Autor Tópico: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu  (Lida 11358 vezes)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2007, 12:25 »
sem querer entrar em polemicas distro x distro, mas sempre que vejo indice de popularidade, arvores "genealógicas" de distribuições me vem uma sensação de trabalho duplicado... outra coisa que pesa para a popularidade tbm é a quatidade de CD's para ser baixado para instalar o sistema.. pq baixar 5 CD's ou 1 DVD (no caso do OpenSuse) se é só para testar ou não migrar totalmente?? esse deve ser um fator que psa na popularidade.. t+

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2007, 18:18 »

Usuário final? ubuntu nele.
Usuário avançado? ubuntu também, pq não ? é linux do mesmo jeito.


concordo. só tenho isso a contribuir nesse topico  :P

Eu também...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2007, 22:30 »
O PCLinuxOS nem ao menos aparece na pesquisa de hardware do br-linux.org O_o
Não sei como ele tem mais votos que o Ubuntu na distrowatch.com
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2007, 22:45 »
O PCLinuxOS nem ao menos aparece na pesquisa de hardware do br-linux.org O_o
Não sei como ele tem mais votos que o Ubuntu na distrowatch.com

A Estatística engana, meu amigo. É a tecnica utilizada pelos politicos brasileiros em epoca de eleição: eles delimitam apenas uma parcela do eixo x ou y, e mostram o "grande impacto" do viaduto que eles construiram para o bem estar da população...

Pelo menos, é minha modesta opiniao  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #19 Online: 23 de Julho de 2007, 09:28 »
Citar
Citação de: RxDx em Ontem às 22:30
O PCLinuxOS nem ao menos aparece na pesquisa de hardware do br-linux.org O_o
Não sei como ele tem mais votos que o Ubuntu na distrowatch.com

A Estatística engana, meu amigo. É a tecnica utilizada pelos politicos brasileiros em epoca de eleição: eles delimitam apenas uma parcela do eixo x ou y, e mostram o "grande impacto" do viaduto que eles construiram para o bem estar da população...

Pelo menos, é minha modesta opiniao  Piscada [ ]s


Bom pessoal, o PClinuxOS não aparece nas listas do Br-linux porque não é muito popular no Brasil, talvez porque não tenha uma versão diretamente em português.

Mas lá fora ele está sim tomando o lugar do Ubuntu como distro mas popular.

E merecidamente, pois se vocês tiverem oportunidade de testar verão que é uma distro bem superior ao Ubuntu.

O PClinuxOS é mais rápido, mais leve, mais fácil de usar e mais bonito que o Ubuntu. E tem um exelente painel de controle, que o usuários de ubuntu tanto reclamam não ter.

Testem que vocês verão que para um usuário iniciante vale muito mais a pena usar PClinuxOS e não Ubuntu.

 

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #20 Online: 23 de Julho de 2007, 09:56 »
Enquanto o PClinuxOS ñ tiver em português, vou ficando c/ o Ubuntu, que ando adorando.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #21 Online: 23 de Julho de 2007, 10:31 »
O PCLinuxOS é uma distribuição do tipo Live CD em desenvolvimento semelhante ao Knoppix baseada no Mandrake versão 9.2

Por filosofia: Bisneta indireta do Debian... Nesse ponto de vista, já temos o Big Linux que funciona redondo, e em português  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #22 Online: 23 de Julho de 2007, 11:05 »
Citar
O PCLinuxOS é uma distribuição do tipo Live CD em desenvolvimento semelhante ao Knoppix baseada no Mandrake versão 9.2

Por filosofia: Bisneta indireta do Debian... Nesse ponto de vista, já temos o Big Linux que funciona redondo, e em português  Piscada

[ ]s

Assim Eunir, é mais ou menos parente do debian né... :P

PClinuxOS usa pacotes rpm, e um painel muito similar ao do antigo mandrake, porém melhorado.

O curioso é que a distro que seria a evolução do mandrake é o Mandriva, mas o PClinuxOS, para muitos, superou o mandriva em qualidade.


Quem quiser dar uma olhada no visual, aqui vão umas screenshots:
http://shots.linuxquestions.org/?linux_distribution_sm=PCLinuxOS%202007


Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #23 Online: 23 de Julho de 2007, 11:11 »
A Estatística engana, meu amigo. É a tecnica utilizada pelos politicos brasileiros em epoca de eleição: eles delimitam apenas uma parcela do eixo x ou y, e mostram o "grande impacto" do viaduto que eles construiram para o bem estar da população...

Pelo menos, é minha modesta opiniao  ;) [ ]s

Pois é! Nem podemos confiar nos números que apontam a popularidade do Ubuntu :D
Li recentemente que o Linus Torvalds tem o F7 instalado na maioria de suas máquinas, mas ele frisa que não tem uma distro preferida, nem isso significa que ele goste mais do Fedora. hehehe

Ao menos ele sabe ser político ;)
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #24 Online: 23 de Julho de 2007, 11:31 »
Ih, pelo jeito estou seguindo as massas. Gosto do Ubuntu, do Debian (e das distros derivadas dele) e testarei o Fedora este fim-de-semana. Será que sou seguidor de moda? rsrs

Citar
Bom pessoal, o PClinuxOS não aparece nas listas do Br-linux porque não é muito popular no Brasil, talvez porque não tenha uma versão diretamente em português.

Mas lá fora ele está sim tomando o lugar do Ubuntu como distro mas popular.

E merecidamente, pois se vocês tiverem oportunidade de testar verão que é uma distro bem superior ao Ubuntu.

O PClinuxOS é mais rápido, mais leve, mais fácil de usar e mais bonito que o Ubuntu. E tem um exelente painel de controle, que o usuários de ubuntu tanto reclamam não ter.

Testem que vocês verão que para um usuário iniciante vale muito mais a pena usar PClinuxOS e não Ubuntu.

Troquei o Fedora 7 pelo PCLinuxOS. Realmente muito mais bonito e mais fácil de usar. O Fedora detonou as minhas outras partições de Linux. Tive que instalar tudo de novo. Alguém aí quer um DVD do Fedora 7? rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #25 Online: 23 de Julho de 2007, 11:52 »
Citar
O PCLinuxOS é uma distribuição do tipo Live CD em desenvolvimento semelhante ao Knoppix baseada no Mandrake versão 9.2

Por filosofia: Bisneta indireta do Debian... Nesse ponto de vista, já temos o Big Linux que funciona redondo, e em português  Piscada

[ ]s

Assim Eunir, é mais ou menos parente do debian né... :P

PClinuxOS usa pacotes rpm


Bisneto paterno do Red hat e materno do Debian, Gabriel  ;D


Pois é! Nem podemos confiar nos números que apontam a popularidade do Ubuntu :D
Li recentemente que o Linus Torvalds tem o F7 instalado na maioria de suas máquinas, mas ele frisa que não tem uma distro preferida, nem isso significa que ele goste mais do Fedora. hehehe

Ao menos ele sabe ser político ;)


Depois que o Linus Torvalds criticou o Gnome, faço analogia das palavras do Romário referindo ao Pelé a ele: Calado o Mr. Torvalds é um poeta  ;)

Um poeta político, grande Mythus  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #26 Online: 23 de Julho de 2007, 13:25 »
Troquei o Fedora 7 pelo PCLinuxOS. Realmente muito mais bonito e mais fácil de usar. O Fedora detonou as minhas outras partições de Linux. Tive que instalar tudo de novo. Alguém aí quer um DVD do Fedora 7? rsrs

Pode mandar pra cá que eu sei domar a fera. ;) Só não mande sedex a cobrar que eu to duro! Vou mandar meu endereço pra ti! \o/
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #27 Online: 23 de Julho de 2007, 14:58 »

Troquei o Fedora 7 pelo PCLinuxOS. Realmente muito mais bonito e mais fácil de usar. O Fedora detonou as minhas outras partições de Linux. Tive que instalar tudo de novo. Alguém aí quer um DVD do Fedora 7? rsrs

O fedora 7 incluiu o meu Ubuntu (isto é, eu inclui) no Grub na MBR mas, na hora que escolhi o Ubuntu para dar boot, deu mensagem de erro (sistema desconhecido, ou coisa parecida e, não abriu o Ubuntu).
Resultado, tive que recuperar o Grub e como não consegui de jeito nenhum abrir o /boot/grub/menu.lst do Fedora para inclui-lo no Grub do Ubuntu fiquei num vai não vai e, acabei detonando meu Ubuntu 7.04.
Estou doando tbém um DVD do Fedora 7 (Gnome, 32 e 64 bits)...hehehe...
Outra coisa fui instalar o de 64 bits e, não consegui ler nada na tela...o anaconda, né isso?, (muito legal por sinal) não funcionou com 64 bits.
E tem outra, apesar de muito rápido o consumo de memória é mesmo muito grande, 249 Mb sem nada aberto...
Se alguém vier me falar agora que o Fedora é melhor que o Ubuntu, já viu né...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #28 Online: 23 de Julho de 2007, 19:07 »
O fedora 7 incluiu o meu Ubuntu (isto é, eu inclui) no Grub na MBR mas, na hora que escolhi o Ubuntu para dar boot, deu mensagem de erro (sistema desconhecido, ou coisa parecida e, não abriu o Ubuntu).
Resultado, tive que recuperar o Grub e como não consegui de jeito nenhum abrir o /boot/grub/menu.lst do Fedora para inclui-lo no Grub do Ubuntu fiquei num vai não vai e, acabei detonando meu Ubuntu 7.04.
Estou doando tbém um DVD do Fedora 7 (Gnome, 32 e 64 bits)...hehehe...
Outra coisa fui instalar o de 64 bits e, não consegui ler nada na tela...o anaconda, né isso?, (muito legal por sinal) não funcionou com 64 bits.
E tem outra, apesar de muito rápido o consumo de memória é mesmo muito grande, 249 Mb sem nada aberto...
Se alguém vier me falar agora que o Fedora é melhor que o Ubuntu, já viu né...
Eu só não falo que é melhor por dois motivos: não existe um critério objetivo para analisar isso; e porque estou num fórum de ubuntu. ;)

O que eu vou falar não se aplica apenas ao Fedora, mas a todas as distros em geral: Sempre que você for instalar uma distro nova na sua máquina, tenho você já mais de um sistema operacional, a sua instalação é fora da instalação normal, o mesmo se aplica quando você vai instalar uma distro nova por cima da sua velha. Não use a instalação padrão nesses casos e sempre que possível acompanhe o processo de instalação de forma a interagir e evitar que o sistema "tome decisões" erradas para a sua máquina.

Outra coisa: se você instala um sistema de arquivos diferente do ext3, certifique-se que a distro que você está instalando tem suporte na instalação padrão ou que você já habilitou esse suporte. Qualquer mudança no sistema ou criando uma partição, pode alterar os números das patições. Só pra ter uma idéia: digamos que você instalou teu hd assim:
hda1 - windows
hda2 - extensão
hda5 - meus documentos
hda6 - / do ubuntu
hda7 - swap
Dai você reduz a partição dos meus documentos para instalar outra distro você vai ter:
hda1 - windows
hda2 - extensão
hda5 - meus documentos
hda6 - / da outra distro
hda7 - / do ubuntu
hda8 - swap
Já deu pra ver o caos que você vai fazer no grub?

Outra coisa que já foi muito assunto pras mangas: Consumo de memória para quem tem muita memória nada significa. O kernel sabe o quanto você tem de RAM e vai procurar usar da melhor forma possível, pouco adianta uma distro que usa 10% da sua RAM e tem que ficar o tempo todo fazendo troca com o HD ou a swap.

O F7, por exemplo, tem quase os mesmos requisitos mínimos que o Ubuntu 6.04
http://docs.fedoraproject.org/release-notes/f7/en_US/sn-ArchSpecific.html#sn-ArchSpecific-x86-hw
E ainda menos de mínimo de RAM para o ambiente gráfico: 192MB contra 198MB do Ubuntu.

Nesse momento estou num BigLinux e olha o consumo de RAM
Código: [Selecionar]
free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:           217        213          3          0          6         87
-/+ buffers/cache:        119         98
Swap:         2000          0       2000

Isso por acaso significa que a distro é ruim?!

Mas, como já disse anteriormente toda essa discussão é inútil e fútil.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #29 Online: 23 de Julho de 2007, 19:30 »
Essa do Fedora não abrir o Ubuntu no boot pra mim foi um fora daqueles...
Eu estou ainda com o Fedora instalado, só que agora o Grub na MBR é do Ubuntu que abre o Fedora sem o menor problema...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog