Autor Tópico: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste  (Lida 10163 vezes)

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 20:27 »
O site Anandtech fez um mega teste procurando ver a real necessidade de memória do Vista. Eu sabia que ele era pesado, mas o teste me surpreendeu ainda mais.  Fizeram o teste comparana do XP e o Vista.  Para resumir  (e lembrando que o pessoal gosta de dizer que o Ubuntu é um chumbo):

Mínimo de RAM: 1GB!  Ele já consome praticamente 512MB só com o Boot!

Performance aceitável: 2GB de RAM!  O coitado do Vista ainda levou 20 segundos para abrir o Word 2007, com o Photoshop aberto com 107 fotos. O XP levou 2segundos!

Boa Performance: 3GB de RAM!   Com isso tudo de RAM o vista levou 1.7 segundos para refazer o mesmo teste do Word com o Photoshop!

Ótima preformance: 4GB de RAM!!!   Inacreditável!!!

3GB para uma boa performance??? E pensar que hoje em dia são poucas as pessoas que dispoem de 1GB, ou mais, de RAM. A MS irá pagar caro pelo sistema ser tão pesado. Pensem bem, porque alguém gastaria tanto dinheiro em hardware para rodar o VISTA com uma excelente performance? É mais inteligente comprar um MAC, ou usar Linux: são mais rápidos, dependem de menos requisitos de hardware, mais seguros e mais confiáveis. Só louco para pagar um absurdo para poder ter o Vista. A MS literalmente deu um tiro no próprio pé...

Mudando de assunto, resolvi instalar o Ubuntu 7.04 aqui em casa e utilizá-lo como meu sistema principal. Eu sabia dos riscos que correria, mas no entanto fiquei espantado: esperava um sistema bem mais instável.

Instalei pelo Herd-2, e sem fazer nenhuma atualização o sistema funcionava de forma não muto satisfatória, mas após muitos megas de atualizações o sistema ficou extremamente estável, a não ser pelo f-spot que não funciona de maneira nenhuma.

O gnome 2.18 será muito bom. O novo painel está muito bonito, e bom, mas prefiro ainda o antigo(mas creio que seja ainda só falta de costume com o noo painel). Os temas GTK2 do gnome possuem um interessante recurso agora onde podemos modificar as cores dos mesmo de acordo com o gosto do usuário. A inclusão de um jogo de xadrez e de sudoku irá agradar a todos, com certeza. Os icones do GNOME estão mais bonitos e bem trabalhados a cada versão.

O Synaptic está extremamente mais rápido que na versão anterior e de modo geral o sistema está de performance parecida com o edgy, mas com certeza com o lançamento da versão estável o sistema ficará ainda mais rápido.

A instalação de codecs através de um unico pacote com certeza é a melhor caracteristica do 7.04 na minha opinião. Só ela já indica a soberania do Ubuntu hoje em dia e a extrema preocupação do mesmo com o usuário final.

E vc's? que impressões tiveram do sistema?
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 21:28 »
Alguem sabe ou ja tentou actualizar esta versão a partir da 6.10?ou sera que tenho de formatar?

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #17 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 02:44 »
vocês estão exagerando quanto o desktop 3D
pessoal se o ubuntu chegasse com o beryl (ou o compiz ou outro desktop 3D) é obvio que não seria instalado de cara em qualquer maquina,com uma simples questão de pergunta solucionaria tudo,o sistema não tem que mudar grandes coisas para que seja aceito o desktop 3D! seria (e é!!!) possivel fazer uma pergunta para deixar como ele ativo caso contrario não instalaria.

vocês chegam dizendo "NÃO ! NÃO ! SOU CONTRA!" mas olhando pelo lado todo não prejudica ninguem só ajuda,certo a decisão é deles mas tambem não precissam fazer essa campanha toda contra desktop 3D !


Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #18 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 07:27 »
Bom, não falo que sou contra Destkop 3D e nem a favor, mas não é esse peso todo. Por exemplo, rodei em um notebook HP nc4200 Centrino com 512 e placa de vídeo onbard da Intel. Usei o Beryl 0.15 e o 0.20. Funcionou muito bem. O Beryl ocupa um pouco de memória, cerca de 30MB, mas ele é dependente mais de placa de vídeo. O XORG joga o processamento nas costas da placa de vídeo. Lógico que em uma placa de vídeo boa o desempenho é melhor, mas com uma Intel onboard, que é a placa de vídeo mais comum de se encontrar, é possível ter o Beryl + AIGLX rodando. Uma Nvidia Geforce FX5200 de 128MB permite ter esse desktop. E é uma placa de vídeo low end e barata.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Carlos Araujo

  • Visitante
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #19 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 11:55 »
alguém conseguiu fazer a rede (NM>>Network Manager) funcionar? aqui nada de conexão! ???

Offline daniellfeijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • Daniel Feijó | Engenheiro de Software
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #20 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 17:08 »
O nosso principio é ser livre. Livre para escolher, usar, etc... Minha opnião firme e forte e que o ubuntu deve continuar com essa filosofia de vim com o "básico". Porém deve facilitar ao máximo a vida de quem quer instalar programas como o Beryl, utilizado-se de repositorios ou outras ferramentas que facilitem sua instalação. Assim sendo continuaremos a ser livres para escolher do básico ao 3D. Para mim o principal não é vim como padrão, e sim a facilidade de instalação posterior de progaramas adicionais. Esse é o ponto que temos que focar!!!!

Abraço a todos.......
Daniel Feijó
www.danielfeijo.net

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #21 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 17:32 »
Com certeza amigo. Também admiro de mais essa filosofia do Ubuntu de ser livre e dar ao usuário a opção do que vai usar. E acho também prematuro o Beryl vir ativado por padrão caso o usuário tenha Nvidia, ATI ou Intel mais por causa de alguns bugs que ainda tem e que podem atrapalhar a estabilidade do Ubuntu. Por exemplo, notei aqui que com o Beryl ativado, o sistema trava ao retornar da suspensão ou hibernação. E o DVD e gráficos 3D ficam um pouco lentos quando o Beryl está ativo.

Eu queria mais era saber se tinham decido se iam colocar por padrão, que acabou sendo respondido e também mostrar que também não é esse peso todo que algumas pessoas acham.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #22 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 15:32 »
O nosso principio é ser livre. Livre para escolher, usar, etc... Minha opnião firme e forte e que o ubuntu deve continuar com essa filosofia de vim com o "básico". Porém deve facilitar ao máximo a vida de quem quer instalar programas como o Beryl, utilizado-se de repositorios ou outras ferramentas que facilitem sua instalação. Assim sendo continuaremos a ser livres para escolher do básico ao 3D. Para mim o principal não é vim como padrão, e sim a facilidade de instalação posterior de progaramas adicionais. Esse é o ponto que temos que focar!!!!

Abraço a todos.......
ta mas o que o livre tem a ver? já que o beryl esta regido pela norma GPL.

ubuntu sempre foi criado como um sistema que fosse para usuários finais,que fosse muito facilitado,e principalmente algo que atingisse os usuarios M$ para que usassem o ubuntu. tanto é que é uma das mais recomendadas para usuarios iniciantes em linux.

é a questão que eu sempre tenho conflito com o pessoal pois não consigo concordar com o ponto de vista de ser leve e com poucas coisas,por esse pensamento que o linux demora tanto pra crescer. o pessoal não quer algo "livre" mas algo que seja realmente bom. mas o pessoal quer tirar tudo de intereçante pra que possa rodar até em um 386,que da a impressão de linux ser um sistema esquecido e atrasado...

essa filosofia é muito boa,porem o pessoal não sabe até que ponto usa-la e ixagera... livre sim! sem recurso NÂO!

desculpe-me se ofendi alguem,mas meu ponto de vista é esse,não consigo compreender o ponto de vista exposto acima,mas não me queira como inimigo


Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #23 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:02 »
Pessoal, vamos manter as respostas no foco do tópico principal, que é o teste da nova versão do "serelepe". Há outros tópicos no fórum para trocarmos idéias particulares sobre sl e arredores.

Grande abraço! E que o "alcezinho serelepe" venha logo  ;D
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #24 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:21 »
Pessoal, vamos manter as respostas no foco do tópico principal, que é o teste da nova versão do "serelepe". Há outros tópicos no fórum para trocarmos idéias particulares sobre sl e arredores.

Grande abraço! E que o "alcezinho serelepe" venha logo  ;D

mas pericope,é o assunto do tópico, pois a questão é sobre os desktops 3D no novo ubuntu. só que dai que está, tem pessoal que concorda com a ideia disso e outros não,dai espoem os argumentos desse modo,mas continua o tema principal


Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #25 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:30 »
Essa conversa já ficou meio confusa. O Beryl tá na versão 0.2 (beta) ! Isso é um girino ainda, não dá pra colocar numa distro que tem que ser estável. Se tiver no repositório já tá muito bom!

O problema do Ubuntu em relação a isso é que muita gente acha que pode por ele em um sistema 386. Apesar de, claro, não rodar, ele aceita até que uma configuração modesta de computador pelos recursos que oferece. Além de ter a versão para micros ainda mais simples (xubuntu). Daí que em vez de entenderem que o Ubuntu tenta atender a maior faixa, e tipos de usuários possível; ou chamam ele de pesado porque não  instala num computador de 128 mb de memória (sem swap) ou falam que ele deveria vir com tudo que todo mundo gosta, não importa que é pra KDE, não importa que tá na versão 0.0.1, nem os bugs do software.

Acho que boa parte das pessoas que procuram o Ubuntu buscam nele a filosofia, a segurança liberdade e qualidade. O beryl não acrescenta qualidade nenhuma, só fogos de artifício. Nenhum programa "blockbuster" acrescenta. Até onde eu sei o desenvolvimento do Linux é espantoso. O Windows XP tem falha de segurança descoberta logo no lançamento que não foi corrigida ainda. Quantas atualizações de segurança o Ubuntu faz, de graça, quantas releases novas em quanto tempo? Uma distribuição pra cada gosto de pessoa? Com segurança e confiabilidade? O Ubuntu atende pessoas que precisam disso, e não podem pagar por um programa, que não atende isso. Ele pode não atender algumas exigências de gamers e usuários autocad, mas somando os programas de emulação você pode fazer quase tudo no Ubuntu. Isso contra quase toda a indústria de informática do mundo, inclusive contra, talvez a empresa mais poderosa do mundo, "you know who".

Se mais gente se preocupasse em entender a filosofia do Ubuntu e sua forma de desenvolvimento iriam ver que tem poucas coisas a reclamar! Ainda mais com as notícias do front da nova versão!

Desculpem continuar o off-topic. Isso foi mais um comentário "apaixonado". Quem usava programas livres que tinham versões mais velhas que as de Windows sabe do que eu estou falando. Acho que contra um monte de princípios a Canonical criou uma versão paralela ao Dapper, para incluir tudo que era mais novo e inúmeras melhorias, até em desempenho, em 4 meses. Agora vem a 7.04 que pelas notícias está tendo um foco de desenvolvimento muito bom e atendendo, na medida do possível, os pedidos da comunidade, com um tempo bem maior! Espero que as reclamações diminuam.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 17:35 por inc3rt c0in »

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #26 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 10:02 »
a principio, para uma versão alpha do ubuntu, ela até que esta bem estável.
na realidade, fora o mesmo problema que eu tinha com o edgy que o systray do xmms não funciona direito. o alpha rodou bem redondo no meu pc.

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #27 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:27 »
Versão PT do post no meu blog:

Feisty Fawn Testing :D


Feisty Fawn é o nome de código da pŕoxima versão do Ubunt 7.04 ( Planeada para 19 de Abril ). Algumas das coisas novas que podemos esperar são :

    * O novo 2.6.20 Kernel
    * Gnome 2.18
    * O novo Gnome Control Center ( Vou falar mais tarde sobre isto)
    * Multimedia Simples
    * Gestão de Rede Simples
    * (…)

Pode ver uma lista dos objectivos em @ Launchpad

Hoje decidi instalar a versão  Feisty Fawn Herd 3 Alternate CD (Daily Build 8/02) no meu portatil para testar.

A instalação com o CD é basicamente a mesma, mas pode-se ver algumas diferenças:

- O meu disco, que antes era visto como Hda, agora é visto como Sda. Isto deve-se ao novo Kernel 2.6.20, por isso não se assuste :p
- Na escolha do teclado, aparecem opções para Macintosh( Utilizadores de Mac podem ficar contentes)

Na instalação pelo Desktop CD, o Sistema de Particionamento mundou, mas ainda não está totalmente implementado.

Ou seja, alterações minimas até este ponto.

O sistema arranca suavemente. Parece ser mais suave e rápido que o Edgy ( e o Dapper claro ). Não posso dizer nada sobre o consumo de memória pois ainda é Alpha, e só a versão final importa para compara. Mas até este momento parece ser semelhante ao Edgy.

2 "bugs" surgiram até este ponto:

- A caixa dos "Software Sources" não aparece (para gerir os repositorios gráficamente) - https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/synaptic/+bug/71983
- O sistema montou as minhas partições no /media/, no entanto estas não aparecem no Computer (computer:///) ou no Desktop.
Correr o comando - /etc/init.d/dbus restart - e elas aparecem.

Volto mais tarde com mais info.

Mais Info:

Kernel 2.6.20 : http://kernelnewbies.org/Linux_2_6_20

Herd3 - Ubuntu - Kubuntu

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #28 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:56 »
ai galera quando vai sair a proxima versão alpha do ubuntu?
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Ubuntu 7.04 herd-3 disponível para teste
« Resposta #29 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:58 »
Herd 4 - 15 de fevereiro

 ;)