Autor Tópico: Uso de 2º HD na máquina - Ubuntu 10.10  (Lida 1159 vezes)

Offline HB Informática

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Uso de 2º HD na máquina - Ubuntu 10.10
« Online: 12 de MAR?O de 2012, 13:04 »
Boa tarde a todos os amigos do fórum.

Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a todos por tão boa fonte de conhecimento desse excelente sistema operacional Ubuntu.

Bom, estou começando a me aventurar pelo Linux e escolhi a distribuição Ubuntu 10.10 como pontapé inicial por vários motivos, sendo o prinicipal, por poder contar com toda essa galera aqui do fórum. Estou enfrentando um sério problema e preciso muito da ajuda dos mais experientes. O que ocorre: tenho um computador em nossa oficina, que o transformei numa espécie de "servidor de backup". Nele tenho um HD IDE de 40Gb, onde encontra-se instalado o Ubuntu 10.10 e tenho nessa mesma máquina, outro HD sendo S-ATA, de 1Tb (formatado agora em FAT), onde teoricamente deveriamos salvar os backups de nossos clientes. Mes passado, editei a FSTAB (para que o segundo HD carregasse direto com o SO e não consegui) e depois disso meu Ubuntu não subia mais. Fui obrigado a instalar novamente o SO. Daí, quando abri o HD, nessa nova instalação, verifiquei que eu não conseguia editar nada dentro dele, ou seja, não incluía, nem alterava e nem excluía arquivo algum. Fiquei como um louco buscando solução e como nao encontrei saída, fiz um backup dele e resolvi formatá-lo.Voltei com ele novamente pra maquina após essa reinstalação e observei que quando selecionei tipo de arquivos Ext4, criava-se um diretório chamado "lost+found" que consumia quase 50Gb e não me permitia entrar, renomear enem excluir o tal. Como fiquei encucado, excluí a partição novamente e voltei pro FAT e agora o HD está com 100% livre.

A dúvida é:
será que se caso eu tenha que formatar novamente a maquina o problema ocorrerá denovo? Gente isso me custou uma madrugada inteira mais duas tardes de trabalho..... Eu só quero é compartilhar esse HD na rede de forma que outras máquinas possam enviar backups pra ele e forma rápida e segura e sem que seja preciso eu "montá-lo" antes de fazer isso.

Me ajudem por favor...Qualquer idéia sobre o assunto será muito bem vinda.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Uso de 2º HD na máquina - Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2012, 16:40 »
Faça back-up dos dados.
Após isso, ao instalar, selecione esse segundo HD como partição (/home) e formate ele como ext4.
Instale normalmente o Ubuntu (ou qualquer outra distro) e utilize o seu computador normalmente.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clodoaldops

  • Visitante
Re: Uso de 2º HD na máquina - Ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2012, 19:43 »
-meu desktop tem 2 hd
-hda com ubuntu + mint + suse + fedora
-hdb só p/ bkp formatada em NTFS , que é acessa/escrita/editada pelas 4 distros sem problemas
-a bios está configurada a dar boot pelo primeiro hd /hda



Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Uso de 2º HD na máquina - Ubuntu 10.10
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2012, 22:10 »
Bom, estou começando a me aventurar pelo Linux e escolhi a distribuição Ubuntu 10.10 como pontapé inicial por vários motivos, sendo o prinicipal, por poder contar com toda essa galera aqui do fórum. Estou enfrentando um sério problema e preciso muito da ajuda dos mais experientes. O que ocorre: tenho um computador em nossa oficina, que o transformei numa espécie de "servidor de backup". Nele tenho um HD IDE de 40Gb, onde encontra-se instalado o Ubuntu 10.10 e tenho nessa mesma máquina, outro HD sendo S-ATA, de 1Tb (formatado agora em FAT), onde teoricamente deveriamos salvar os backups de nossos clientes.
Vc tem absoluta certeza que o HD tá formatado com o sistema FAT? Não seria NTFS?
Mes passado, editei a FSTAB (para que o segundo HD carregasse direto com o SO e não consegui) e depois disso meu Ubuntu não subia mais. Fui obrigado a instalar novamente o SO.
Faltou mais informações para o que vc desejava fazer. O funcionamento do linux é bastante simples, apesar de sua complexidade. Sabendo o que se está fazendo, vc nunca vai precisar ficar reinstalando o sistema, como no Windows.
Daí, quando abri o HD, nessa nova instalação, verifiquei que eu não conseguia editar nada dentro dele, ou seja, não incluía, nem alterava e nem excluía arquivo algum. Fiquei como um louco buscando solução e como nao encontrei saída, fiz um backup dele e resolvi formatá-lo.Voltei com ele novamente pra maquina após essa reinstalação e observei que quando selecionei tipo de arquivos Ext4, criava-se um diretório chamado "lost+found" que consumia quase 50Gb e não me permitia entrar, renomear enem excluir o tal. Como fiquei encucado, excluí a partição novamente e voltei pro FAT e agora o HD está com 100% livre.

A dúvida é:
será que se caso eu tenha que formatar novamente a maquina o problema ocorrerá denovo? Gente isso me custou uma madrugada inteira mais duas tardes de trabalho..... Eu só quero é compartilhar esse HD na rede de forma que outras máquinas possam enviar backups pra ele e forma rápida e segura e sem que seja preciso eu "montá-lo" antes de fazer isso.
Garanto a vc que montagem automática de QQ partição não é nenhuma dor de cabeça. basta aprender como se edita o /etc/fstab.
Ou instalar um dos dois softwares abaixo:
    * o Gerenciador de Dispositivos de Armazenamento (Storage Device Manager) - Este é meio simples.
    * o MountManager - Este é mais complexo.

Eu prefiro editar manualmente. Aprendo muito mais assim. Nunca mais perdi dados quando aprendi a mexer com as partições.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049