Autor Tópico: Uso de 2º HD na máquina - Ubuntu 10.10  (Lida 1159 vezes)

Offline HB Informática

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Uso de 2º HD na máquina - Ubuntu 10.10
« Online: 12 de MAR?O de 2012, 13:04 »
Boa tarde a todos os amigos do fórum.

Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a todos por tão boa fonte de conhecimento desse excelente sistema operacional Ubuntu.

Bom, estou começando a me aventurar pelo Linux e escolhi a distribuição Ubuntu 10.10 como pontapé inicial por vários motivos, sendo o prinicipal, por poder contar com toda essa galera aqui do fórum. Estou enfrentando um sério problema e preciso muito da ajuda dos mais experientes. O que ocorre: tenho um computador em nossa oficina, que o transformei numa espécie de "servidor de backup". Nele tenho um HD IDE de 40Gb, onde encontra-se instalado o Ubuntu 10.10 e tenho nessa mesma máquina, outro HD sendo S-ATA, de 1Tb (formatado agora em FAT), onde teoricamente deveriamos salvar os backups de nossos clientes. Mes passado, editei a FSTAB (para que o segundo HD carregasse direto com o SO e não consegui) e depois disso meu Ubuntu não subia mais. Fui obrigado a instalar novamente o SO. Daí, quando abri o HD, nessa nova instalação, verifiquei que eu não conseguia editar nada dentro dele, ou seja, não incluía, nem alterava e nem excluía arquivo algum. Fiquei como um louco buscando solução e como nao encontrei saída, fiz um backup dele e resolvi formatá-lo.Voltei com ele novamente pra maquina após essa reinstalação e observei que quando selecionei tipo de arquivos Ext4, criava-se um diretório chamado "lost+found" que consumia quase 50Gb e não me permitia entrar, renomear enem excluir o tal. Como fiquei encucado, excluí a partição novamente e voltei pro FAT e agora o HD está com 100% livre.

A dúvida é: