Autor Tópico: Ubuntu não enxerga meu segundo HD [RESOLVIDO]  (Lida 3992 vezes)

Offline Bob_Crazy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Ubuntu não enxerga meu segundo HD [RESOLVIDO]
« Online: 12 de Setembro de 2006, 22:36 »
Dentre tantas distribuições Linux que teste com LiveCD o UBUNTU ganhou minha preferencia e resolvi instalá-ĺo em minha maquina em Dual junto ao Windows XP.

Porém o Ubuntu não reconhece a existencia de meu segundo HD. Descobri que não estava habilitado no SETUP mas para o XP não fazia-se necessário. Habilitei o mesmo e ainda assim o UBUNTU não o vê !

Minha configuração:

Citar
Primeiro HD: 20 G (Primary Master)
  em duas partições:
    1- 8,9 Gb em NTFS
    2- 9,8 Gb em Fat32

Segundo HD: 40 G (Secondary  Slave)
 em duas partições
    1- 19,5 Gb em Fat32
    2- 17,7 Gb em Fat32

DVDROM (Primary Slave)

CDROM (Secondary Master)

Citar
AMD Athlon XP
256 Mb RAM
ATI NVIDEA 64

Estou querendo instalar o Ubuntu no segundo HD na primeira partição (19,5 Gb) mas sequer é enxergada pelo Ubuntu.

No Navegador de Arquivos aparece:
Citar
Drive de Disquete
CD-RW/DVD
Drive Cd-ROM
ADICIONAL
UBUNTU
Volume 8,9 GB
Volume 9,8 GB
Sistema de Arquivos

Observei que as duas partições que aparecem não são possiveis de serem acessadas, recebando a informação: Não foi possível montar o volume (Dispositivo /dev/hda5 não é removível // não foi possível executar pmount)

O que devo tentar fazer ?

303 Cr4zY
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 10:34 por Bob_Crazy »
Dapper, Samba 3.0.2.2, desde 11/09/2006
Athlon 1,7 , 256 RAM

Offline tombs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não emxerga meu segundo HD
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2006, 04:56 »
 
"Segundo HD: 40 G (Secondary  Slave)".......tente conecta-lo como Master. Acho que ai ja nao haverá problemas.
Na verdade,se fosse comigo, nunca iria deixar o windows como master primario. Isso ainda vai te dar dor de cabeça, mas vc é quem sabe...
De uma pesquisada tambem, de como vc vai ter que fazer com o grub/lilo. Pois convinha estar no master primario, e assim vc vai ter que fazer alguma alteraçao no grub, mas pesquise antes para depois nao passar nervoso. Vc vai ter que mapear os hds, tipo fazer  hda pensar que é o hdb e vice-versa. Algo como isso:

title Windows
map (hd0) (hd1) # Tell the first hard drive to pretend to be the second
map (hd1) (hd0) # Tell the second hard drive to pretend to be the first
root (hd1,0) # Tell GRUB Windows is on /dev/hdb1 (No pretending here)
rootnoverify (hd1,0) # GRUB won't attempt to mount the Windows drive
makeactive # Sets the partition to active
chainloader +1 # Tells GRUB to load the Windows bootloader when done

Mas de uma pesquisada no google, sobre grub e dual-boot.
Espero ter ajudado alguma coisa :)
[]'s

tombs

Offline Bob_Crazy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não enxerga meu segundo HD
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2006, 09:14 »
Ok !
Em casa vou tentar isso !

Agora, nunca maginei que seria tão dificil ingressar no Linu x! :o

Já tento a algum tempo e sempre aparece algum "probleminha" ! O que melhor me adaptei foi o dynebolic, que não existe instalação, apenas se copia a pasta /dyne para o HD com Fat32 e dá boot pelo disquete que ele é direcionado para o HD e vai embora, o problema foi que não consegui instalar o JAVA e outros plugins devido as pastas dos programs serem bloqueadas para escrita e nada nem ninguém conseguiu auxiliar-me, e no fundo, não era bem um LINUX (serviu mais para teste de Multimidea e primeiro contato como Sistema - mas sem segurança, fica em Root o tempo todo, por isso bloqueiam as pastas, acho eu !).

Para colocar o Ubuntu, então vou ter que abrir a máquina, alterar os jamps do CDROM e do HD  ::)    Acho que vou deixar para uma próxima oportunidade, quando for necessário mexer no Windows ( o pior que isso pode demorar, pois com os problemas do Windows, acabei aprendendo a deixá-lo sempre com bom funcionamento) mas queria sari da ilegalidade e me atualizar (Windows é coisa do passado  ;D).

Bem, até a noite dá pra pensar o que fazer.

Obrigado pela ajuda e caso continue com minha insistência como Ubuntu contarei com a boa vontade sua e  da galera daqui !

Valeu !


303 Cr4zY
Dapper, Samba 3.0.2.2, desde 11/09/2006
Athlon 1,7 , 256 RAM

Offline Bob_Crazy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não enxerga meu segundo HD
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2006, 17:45 »
Ainda não testei a troca do Segundo HD de Slave para Master, mas algo me intriga  ??? ???

No liveCD do DyneBolic, nesta mesma máquina, consigo enxergar o primeiro HD e suas partições na boa assim como o segundo HD e suas partições. Coloquei a pasta /dyne dentro do segundo HD e passei a dar boot com o LiveCD e logo no inicio ele abre a gaveta e dá boot pelo HD.

Com o Kurumin também visualizava os dois HD's.

Por que o Ubuntu não enxerga meu segundo HD e outras distribuições enxergam ? Alguma fragilidade, ou arquitetura diferente ? Isso é bom ou mal sinal ? Preciso me decidir quanto a distribuição lá pra casa, pois já consegui colocar o Ubuntu no PC do escritóro e está mais que perfeito (apesar de muitas dúvidas).

Grato,

303 Cr4zY
Dapper, Samba 3.0.2.2, desde 11/09/2006
Athlon 1,7 , 256 RAM

Offline Bob_Crazy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não enxerga meu segundo HD
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2006, 10:34 »
Bem, para quem está companhando o caso, para deixar registrado que já consegui instalar o Ubuntu em casa ! Embora não aparecesse vispivel o segundo HD infrentei a instalação e lá apareceu o segundo HD como opção para instalação. Apenas tive que trocar a opção no canto superior direito, alterando o HD.
Sinceramente não sei dizer se anterioremnte essa caixa estava lá, pois meu total desconhecimento do programa e o medo de perder minha partição, me fez "correr" dali ao não ver a opção do segundo HD, que só aparece após alteração na caixa superior de HD.  ;D ;D

Funcionou até minha Webcam de marca genérica CREATY (R$ 30,00) ! :o

Pra ser cincero, até agora meu único problema foi com o Joystick Gameport, que embora apareça listado nos dispositivos o mesmo não é reconhecido e o emulador para N64 exige instalação de joystick, não permitido opção de teclado ! (como usava no Projesct64), mas deve haver algum jeito de ou configurar esse joystick ou burlar o emulador emulando um teclado no lugar do joystic !

Abraços,

(Esse tópico pode ser fechado pelo moderador)

303 CrazY
Dapper, Samba 3.0.2.2, desde 11/09/2006
Athlon 1,7 , 256 RAM