Autor Tópico: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??  (Lida 2812 vezes)

Offline daniellfranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Olá pessoal, eu sou bem iniciante (não faz 48 horas que eu estou com o linux ubuntu 12.04) e estou tendo problemas com programas de 32 bits, sei que tem muitos tópicos por ai, mas nenhum sanou bem minhas duvidas...
Eu queria instalar 100% todas as bibliotecas do sistema de 32bits pra não faltar nenhuma para não ficar me estressando depois...
Eu achei uns tutoriais com uns comandos porem alguns comandos deram erro e não baixaram as bibliotecas, vou citar qual eu baixei e quais deram erro até agora:

$ sudo apt-get install ia32-libs (deu certo)
$ sudo apt-get install ia32-libs-gtk (não deu certo)
$ sudo apt-get install ia32-libs-sdl  (não deu certo)

OBS: faz umas 30 horas que eu estou com o linux instalado e eu só reiniciei ele uma vez... e depois eu comecei tentar instalar as bibliotecas e não reiniciei mais, porem nos tutoriais internet afora não diz que precisa reiniciar o computador apos cada biblioteca instalada...

já não lembro direito o erro q deu... bem por cima era alguma coisa como: "tentou baixar mais não deu, sera que tem alguma coisa que já esta rodando?"

apesar que minhas pesquisas resultaram em muitas bibliotecas e não somente essas 3... então eu queria saber se tem algum código pra por no terminal que vai baixar tudo de uma vez só??? (não me importo em ter que baixar uns par de gigabytes em bibliotecas)
ou eu vou ter que ir atras das bibliotecas manualmente???

uma duvida que eu não vi em lugar nenhum: a adição dessas bibliotecas no sistema deixa ele mais lento ou não altera em nada???


Obrigado pela compreensão e ajuda de todos e t+! ^^
« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 11:19 por daniellfranco »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2012, 11:31 »
Citar
pra não faltar nenhuma para não ficar me estressando depois...
Se um pacote depende de uma biblioteca 32bits, ela vai ser instalada como dependência, não há estresse.
Pra instalar manualmente, use o formato nomeDoPacote:i386. Ex: sudo apt-get install libcurl3:i386

Offline daniellfranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2012, 12:04 »
Citar
pra não faltar nenhuma para não ficar me estressando depois...
Se um pacote depende de uma biblioteca 32bits, ela vai ser instalada como dependência, não há estresse.
Pra instalar manualmente, use o formato nomeDoPacote:i386. Ex: sudo apt-get install libcurl3:i386
Mas dai toda vez que eu instalar um programa eu teria que instalar uma biblioteca antes, correto?
Seria bom se não precisasse ter que estar instalando uma biblioteca especifica toda vez...

Vou esperar mais um pouco pra ver se alguém me da uma dica de como instalar tudo de uma vez...

Tava pensando numas coisas que eu li... as bibliotecas ficam dentro da pasta usr/lib32 ou usr/lib64 correto?? se copiasse essa pasta lib32 de um ubuntu 12.04 de 32bits, por exemplo, para o ubuntu 12.04 de 64bits ele reconheceria a biblioteca?? ou não é todas as bibliotecas que ficam nessa pasta??
« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 12:07 por daniellfranco »

Offline Richether

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2012, 12:10 »
como foi dito anteriormente
as libs serão baixadas junto com o programa
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2012, 13:05 »
Citar
Mas dai toda vez que eu instalar um programa eu teria que instalar uma biblioteca antes, correto?
Não, releia o meu comentário, e procure se informar sobre a plataforma 64bits e gerenciamento de pacotes.

Offline daniellfranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2012, 23:03 »
hmmm... acho que entendi...
ele instala as bibliotecas conforme o aplicativo exige, correto?
então eu somente teria que instalar manualmente caso o aplicativo ralmente apresentar um erro na hora de instalar acusando a falta da biblioteca, correto?

desculpe-me se eu não entendi direito, e meio difícil ser iniciante hehehe
desculpe-me também ter demorado para responder, tava meio ocupado hoje... ^^

t+

Offline Richether

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2012, 09:05 »
hmmm... acho que entendi...
ele instala as bibliotecas conforme o aplicativo exige, correto?
então eu somente teria que instalar manualmente caso o aplicativo ralmente apresentar um erro na hora de instalar acusando a falta da biblioteca, correto?

desculpe-me se eu não entendi direito, e meio difícil ser iniciante hehehe
desculpe-me também ter demorado para responder, tava meio ocupado hoje... ^^

t+
isso mesmo
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Offline andrecarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2012, 10:33 »
Você quer todas as bibliotecas de todos os programas?

Para quê? Desculpe a intromissão, mas eu não vejo necessidade... tudo que preciso vou no Central de programas do Ubuntu, caso algo não tenha lá, vou no google e resulta em um único problema: Wine.

Offline daniellfranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2012, 15:40 »
Você quer todas as bibliotecas de todos os programas?

Para quê? Desculpe a intromissão, mas eu não vejo necessidade... tudo que preciso vou no Central de programas do Ubuntu, caso algo não tenha lá, vou no google e resulta em um único problema: Wine.
A resposta mais obvia para sua pergunta: para não precisar estar correndo atras de bibliotecas quando precisar...

Offline andrecarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: É possível instalar todas as libs do sistema 32bits no de 64bits??
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2012, 17:05 »
Mais ai que ta a questão, quando precisar, ele solicitará... Sério cara, esquenta com isso não... Eu mesmo só precisei de 4 bibliotecas:

- Som;
- Vídeo;
- Office;
- Wine;

Até agora não precisei de nada... FireFox, Thunderbird... já vem tudo... roda um sudo apt-get update ou upgrade...