Autor Tópico: Windows apagou meu Dual Boot [Resolvido]  (Lida 4524 vezes)

Offline Kira Wrath

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Windows apagou meu Dual Boot [Resolvido]
« Online: 31 de Maio de 2009, 23:14 »
Olá,
Eu sou usuário ubuntu (sei que isso é obvio já que estou nesse fórum...) e infelizmente precisei de algo que eu só conhecia no windows, eu cheguei a usar uma virtual box mas não foi o suficiente.
Então apaguei uma de minhas partições para deixar espaço para o aquele triste OS, obviamente minha partição principal, a que continua o arquivo que me permitia escolher meu OS na inicialização (um arquivo de texto que ficava num pasta chamada grub se não me engano), não foi apagada.
Depois de eu instalar o windows no espaço em que eu queria, aconteceu o problema. Quando eu inicializo meu pc, ele não me da a opção de escolher que sistema operacional eu quero, ele simplesmente inicializa o XP sem perguntar nada (típico de windows).
Não sei como inicializar minha partição ubuntu e gostaria de ajuda nisto.
Vale lembrar que não sou usuário ubuntu a muito tempo então sou um tanto leigo.

Agradeço a todos que tiveram a disposição de ler até aqui e mais ainda aos que ajudarem,
Kira.
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 23:14 por Kira Wrath »

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Windows apagou meu Dual Boot
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2009, 23:20 »
Citar
Se você perdeu o boot do Grub ou simplesmente instalou o Window$ depois do Linux, certamente perdeu o dual boot proporcionado pelo Grub. Para recuperá-lo, siga os passos abaixo.



Os sistemas operacionais instalados na máquina foram o Ubuntu 7.10 e o Window$ XP.



Primeiro, inicie o Ubuntu pelo live cd

Abra uma sessão de terminal e digite o seguinte:



sudo grub



Você cairá no shell do Grub….nele, digite o seguinte:



find /boot/grub/stage1



Esse comando irá mostrar onde o Grub encontra-se instalado. No meu caso ele está no (hd0,1).

Digite a seguir o seguinte comando, substituindo os valores 0 e 1 pelos exibidos no comando anterior, caso seja diferente.



root (hd0,1)



Após, instale o Grub com o comando



setup (hd0)



E saia do shell do Grub



quit



E reinicie a máquina

Pronto. No próximo boot você cairá na tela do Grub.


O texto acima foi retirado daqui do fórum justamente quando tive um problema igual ao seu, no entanto, não tenho o link do tópico. Espero que seja útil.

O link abaixo é de outro tópico deste fórum que também ajudará no problema, caso as instruções acima não sirvam.


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
« Última modificação: 31 de Maio de 2009, 23:22 por Risaldo Costa »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Windows apagou meu Dual Boot
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2009, 23:22 »
Pesquise sempre que tiver uma dúvida, normalmente as dúvidas já foram respondidas.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0/topicseen.html
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Kira Wrath

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Windows apagou meu Dual Boot
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2009, 23:13 »
Obrigado pela resposta!
Eu cheguei a dar uma rapida pesquisada, entretando não encontrei o que queria. Na próxima eu tento fazer uma pesquisa mais longa.