Autor Tópico: Windows 10 com horário errado em dual boot com Ubuntu 15.10  (Lida 4731 vezes)

Offline MichelMarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Windows 10 com horário errado em dual boot com Ubuntu 15.10
« Online: 18 de Abril de 2016, 23:11 »
Olá a todos,

Recentemente, adquiri um notebook Lenovo G50-80 já com Windows 10 instalado. É claro que logo fui instalar o Ubuntu 15.10, o que foi bastante simples e rápido depois de mudar uma coisa ou outra na BIOS.

Contudo, sempre que inicio o Windows 10 ele fica com o horário errado, com três horas a mais. Já busquei algumas soluções, mas nenhuma funcionou.

Experimentei mexer com o hwclock, mas mesmo assim o horário do Windows 10 continua iniciando errado. Se alguém souber a solução, eu agradeço muito.

Abraço!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Windows 10 com horário errado em dual boot com Ubuntu 15.10
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2016, 23:36 »
Não me lembro mais direito como é que fazia para acertar isso e qual é a razão pela qual ocorre em algumas circunstâncias, tive um computador que também acontecia essa falta de sincronia em sistemas operacionais em dual boot, voltava no Windows e o horário estava errado. Não sei se a sugestão abaixo é compatível com o sistema do Windows 10, pois(nunca usei essa alteração em algum sistema dual boot com essa versão mais recente do windows, só experimentando para conferir.

Achei anotado aqui numa das minhas anotações:

arquivo /etc/default/rcS

TMPTIME=0
SULOGIN=no
DELAYLOGIN=no
# modifiquei 06/07/2010 (anotei isto depois)
# UTC=yes
UTC=no
VERBOSE=no
FSCKFIX=no

Ou seja, na essência é alterar o parâmetro UTC para que fique UTC=no

Evidentemente para editar o arquivo é necessário fazer:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/rcS
Salvar e sair

Ou então:

Código: [Selecionar]
sudo sed -i 's/UTC=yes/UTC=no/' /etc/default/rcS


É experimentar e ver o que dá.

Outro assunto, agora deixa eu devolver o pedido:)

Já que você tem instalado o Windows 10 e recentemente instalou o Ubuntu 15.10, numa máquina nova que possivelmente já é setup UEFI, se for possível dá uma força aqui nesse tópico, que também é um caso de Win10 querendo instalar Ubuntu 15.10, talvez você possa adicionar dicas reais que auxiliem para o colega /tipsantos/ que está com dificuldade de fazer a instalação. Não tenho imediatamente instalado o W10 com U15.10 e com alguma (muita) falta de tempo para instalar e criar esse cenário, então se puder ajudar seria bom. Grato.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119781.msg658112.html#msg658112
« Última modificação: 19 de Abril de 2016, 03:08 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline MichelMarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Windows 10 com horário errado em dual boot com Ubuntu 15.10 [Resolvido]
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2016, 21:03 »
@druidaobelix, obrigado pela dica! Consegui resolver seguindo um caminho diferente, mas o que você disse também precisa ser feito para garantir que dê certo.

Primeiro de tudo, é preciso desligar o UTC no Ubuntu digitando o código abaixo no terminal e alterando "UTC=yes" para "UTC=no".
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/rcS
Agora dentro do Windows 10, é preciso pressionar as teclas Windows+R e digitar "regedit". Em seguida, basta acessar o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation, clicar com o botão direito e clicar em "novo" > "DWORD (32-bit) e nomear como "RealTimeIsUniversal" com valor "1".

Depois disso, basta reiniciar o Windows 10, iniciar o Ubuntu e iniciar o Windows 10 novamente. O tempo estará correto em ambos os sistemas  ;)