Autor Tópico: Debian Jessie  (Lida 10896 vezes)

Advanced-S17

  • Visitante
Debian Jessie
« Online: 06 de Setembro de 2015, 17:55 »
Para um sistema que tem a maior história do software livre, me decepcionei com o Debian 8. A não ser que esse Debian Jessie seja um sistema projetado pra te apresentar constantes problemas, estranho tantos problemas em menos de 4 dias de testes:
1) Primeiro Linux que a configuração do Grub estragou o carregamento do Ubuntu (tendo que reinstalar e fazer gambiarras, como instalando o grub do Debian (porque tem que instalar em algum lugar, não dá uma opção pra não instalar, o que já resolveria) na própria partição do Debian, /dev/sda8 e depois no Ubuntu, apagando, copiando o /dev/zero bs=446 count=1 com dd);
2) Só foi adicionar um repositório da alemanha, pra instalar o Unetbootin, que precisei usar todos os comandos que encontrei, pra resolver dependências quebradas, sem solucionar nada;
3) Sei lá porque, na primeira instalação, usei o KDE de começo e um espelho da Unicamp, que configurou a placa wireless, mas sem KDE (que não acho ter relação, pq a instalação de módulos, deve ser do próprio Debian) e usando um espelho da USP, não reconheceu a placa wireless
4) Depois de instalar vários aplicativos e usar o XFCE, LXDE, Gnome e Gnome Clássico por umas 20 vezes, depois da segunda hibernação, não carrega mais nenhum ambiente. Depois de digitar o nome de usuário e senha, desliga e liga o monitor, voltando pro Lightdm

Quando teclo CTRL+ALT+F1/F2/F3/F4-F12, aparece uma mensagem que se repete em loop infinito de falha ao carregar RALINK...alguma coisa .bin. Como resolver, só reinstalando?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2015, 18:48 por Advanced-S17 »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Debian Jessie
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2015, 19:49 »
Não entendi muito bem se esse tópico é para suporte ou apenas um depoimento. Se for para suporte, creio que o certo é ir no fórum do Debian, mas se for só para depoimento, como está na seção Café com Ubuntu, creio que tudo bem. Porém, permita-me contar minha experiência recente com o Debian, embora seja com a versão antiga (Wheezy).

Tenho um PC antigo com processador AMD Athlon XP 2200 e uma placa de vídeo SiS integrada, placa-mãe Asus (não lembro o modelo exato), só que coloquei mais RAM (1GB + 256MB) e uma placa de rede wifi (Ralink RTL3060). Instalei o Debian 7.8 XFCE nele recentemente, sem conexão com internet mesmo, pois de cara não reconheceu a Ralink. Tinha a opção de não instalar o Grub (aliás, o Ubuntu é que te obriga a instalar o grub). Depois baixei o pacote firmware-ralink do Debian Packages pelo meu notebook e instalei no Computador. Pronto, rede funcionando na hora. Muito mais fácil do que instalar o driver para o Windows dessa placa.

Iceweasel e Seamonkey funcionando legal, porém flash não roda (é uma PC antigo né, acho que de 2002), mas HTML5 até que vai. Vídeo salvos no HD dá para rodar tranquilo em 720p pelo VLC. Inclusive, se você pegar um link de vídeo no Youtube e colar no VLC, dá para ver em HD. Fiquei abismado com a fluidez que o Debian executa arquivos de vídeo. Realmente muito bom. Coloquei só duas linhas no sources.list, e com isso já dava para instalar alguns bons programas. Se você teve problemas com dependências, creio que seja problema do repositório que adicionou aí. É bom ver apenas os oficiais. De cara agora, lembro que instalei Minitube, Qupzilla, Qbittorrent, ecryptfs-utils, Icedove, Hedgewars, não é muita coisa até porque não dá para exigir muito do hardware. Mas vi que tinha muito mais programas, como o Chromium.

O interessante, é que antes de instalar o Debian, eu havia instalado o Lubuntu 14.04.1 nesse mesmo PC. Ficou bom também, parece que videos em HTML5 ficou um pouco melhor, mas bem pouco mesmo, porém vídeos executados por arquivos salvos no HD, o Lubuntu fica muito atrás. E o grub, eu deixei o do Debian, e a única coisa que atrapalhou foi que o plymouth do Lubuntu que ficou distorcido, o resto foi normal.

Também tenho uma experiência boa com o Debian Wheezy em um netbook com 2GB e Intel Atom N270. Nesse caso, minha surpresa foi com o desempenho de vídeo em flash.

Sem otimizações nem nada, o sistema estava subindo com apenas 90MB na RAM. Hibernação e suspensão não testei.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Debian Jessie
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2015, 22:04 »
Muito estranho esses problemas. O debian stable tem fama de ser muito estável e robusto. Talvez os desenvolvedores não testaram o sistema direito ou lançaram antes da hora.  :(
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re:Debian Jessie
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2015, 09:13 »
Uso o Debian desde a versão 6 (squeeze), e é minha segunda distro e não tenho nada a reclamar dela, mas pra instalar programas que tenham dependencias, é as vezes trabalhoso, e como não sou nenhum usuário avançado, antes dou uma pesquisado na vasta literatura do sistema pra não quebrar o sistema. Agora estou usando o Debian/Stretch/Sid próximo lançamento ainda em fase de desenvolvimento.

Creto

  • Visitante
Re:Debian Jessie
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2015, 11:37 »
Uso o Debian desde a versão 6 (squeeze), e é minha segunda distro e não tenho nada a reclamar dela, mas pra instalar programas que tenham dependencias, é as vezes trabalhoso, e como não sou nenhum usuário avançado, antes dou uma pesquisado na vasta literatura do sistema pra não quebrar o sistema. Agora estou usando o Debian/Stretch/Sid próximo lançamento ainda em fase de desenvolvimento.
Faço da mesma forma e já uso ele já a uns 3 anos sempre no ramo testing ou "sid" e nada de errado com ele.

T+

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Debian Jessie
« Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2015, 16:36 »
Veja só, a gente sabe que Debian, CentOs e Slackware  são distros que presam pela estabilidade, mas não quer dizer que sejam 100% funcionais em todos os Hardwares! 

Então em alguns casos elas podem ser problemáticas mesmo. Até elas! 

Então pra mim não é novidade que qualquer distro possa apresentar problemas em determinada combinação de hardware.

Eu mesmo quando comecei no mundo Linux, com a combinaçaõ de hardware que possuia na época, só o Ubuntu 5.04 funcionava 100%.  E olha que fui num install fest com feras em todas as distros!  Foram várias tentativas com Conectiva, Slackware e Debian!  Ubuntu foi a última opção na época.

Por isso eu mesmo não me esquento muito com isso. Não funcionou com uma versão? Tento com outra.  Não deu em nenhuma versão? Troco de distro até achar uma que funcione a contento!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Debian Jessie
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2015, 16:54 »
Bem, mudei para o Debian 8 Jessie faz alguns meses e não encontrei qualquer problema. Já havia testado a versão 7 Wheezy, e também gostei bastante, mas na época estava usando Windows.

Preferi muito o Gnome ao Unity. Sistema mais leve, mais robusto e... fácil de usar! É impressionante a dificuldade que encontrei para migrar do Windows para o Ubuntu e a facilidade que encontrei de migrar do Ubuntu para o Debian.

Sobre o GRUB, realmente não gostei de não ter a possibilidade de não instalar ele. Tentei isso, mas não há como. Já quanto a ter estragado o carregamento do Ubuntu, não sei o porquê. Adicionar repositórios e PPA's é a receita mais fácil que descobri para se quebrar o APT, seja no Ubuntu, no Linux Mint, e no Debian...

Bem, já sobre o último ponto, acho que isso pode ter sido causado por modificações no sistema. Os Dinos daqui sempre dizem que não é legal usar mais de um ambiente de trabalho. Já usei vários juntos para testar no Ubuntu, mas isso quando realmente estava com vontade de quebrar o sistema e instalar do zero.

Uma coisa que aprendi com o Ubuntu e sei que vale ainda mais para o Debian, é que se deve usar o sistema com responsabilidade. Não dá para querer sair instalando tudo e modificando o que quer sem achar que não vai encontrar problemas.

Espero que resolva os problemas que está passando.

Advanced-S17

  • Visitante
Re:Debian Jessie
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2015, 11:20 »
Então Matheus, já estraguei o Ubuntu por vários motivos, mas o uso de vários ambientes nunca estragou. Agora instalei o 7.9, e vou seguir essa dica.

Graças a Deus, sou ex mendigo, compre nossos produtos e outros.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Debian Jessie
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2015, 12:25 »
Oi! Neste "café" estou com o meu Ubuntu-14.04-LTS-interface xfce, loco de contente. Um dia chego lá. Abs!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:Debian Jessie
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2015, 03:37 »
Adicionar repositórios e PPA's é a receita mais fácil que descobri para se quebrar o APT, seja no Ubuntu, no Linux Mint, e no Debian...

Quebra se você não souber o que está fazendo. Aliás, não era nem para estar usando no Debian...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Creto

  • Visitante
Re:Debian Jessie
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2015, 08:51 »
PPA's no Ubuntu já são "dor de cabeça" na certa, olha em um Debian onde as permissões são (digamos) mais duras.

Off: E digo mais se fixarem esse negócio de PPA no Debian largo ele também e vivo no Arch Linux

T+

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:Debian Jessie
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2015, 11:22 »
PPA's no Ubuntu já são "dor de cabeça" na certa, olha em um Debian onde as permissões são (digamos) mais duras.

Off: E digo mais se fixarem esse negócio de PPA no Debian largo ele também e vivo no Arch Linux

T+

O problema não está em PPAs, o problema está entre a cadeira e o computador...

Para os que reclamam de PPA, vocês tem noção do quão difícil é mandar os pacotes para os repositórios do debian? Tanto em termos de empacotamento como em termos burocráticos? Vocês já participaram do processo ao menos uma vez na vida?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Debian Jessie
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2015, 15:40 »
O problema não está em PPAs, o problema está entre a cadeira e o computador...



+1
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Creto

  • Visitante
Re:Debian Jessie
« Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2015, 17:40 »
Discordo, pois nem todos tem o interesse de se apresentar a um fórum e para ser sincero PPA's bicham qualquer sistema para mim são como um usuário windows que enche seu sistema de Baixaki's.

É dificil enviar o PPA? Pode ser, mas o caso é o cara que mantém ele estará sempre disponível a mantê-lo? Duvido!!!!

T+

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Debian Jessie
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:46 »
Discordo, pois nem todos tem o interesse de se apresentar a um fórum e para ser sincero PPA's bicham qualquer sistema para mim são como um usuário windows que enche seu sistema de Baixaki's.

É dificil enviar o PPA? Pode ser, mas o caso é o cara que mantém ele estará sempre disponível a mantê-lo? Duvido!!!!

T+

Acho que o Sergio Benjamim estava falando na dificuldade de enviar pacotes para os repositórios oficiais, Creto. Imagino que deve ser muito difícil enviar algo para os repositórios oficiais do Debian, o processo é muito rigoroso para que não quebre a estabilidade do sistema.  Os PPA's seriam "a solução" para esse problema, visto que um desenvolvedor poderia criar um para que possa desenvolver e manter algo e disponibilizar para os que desejam de maneira fácil e independente do que entra ou não nos repositórios oficiais sistema.

Concordo que o problema em geral está "entre a cadeira e o computador", entretanto, acho que devem lembrar que ninguém nasce sabendo o que fazer, e que os que se arriscam para aprender algo podem quebrar o sistema de uma forma ou de outra, e que nem todos dispõe de tempo para aprender algo. Logo, surgem casos e mais casos com exemplos de pessoas reclamando sobre algo de errado que surgiu em um sistema, seja ele Ubuntu, Debian, Windows, etc., etc., etc..

Já quebrei muito o Ubuntu, mas na época dispunha de tempo para fazer tudo de novo. Nunca quebrei o Debian, mas se vier a quebrar, seja o APT ou o sistema inteiro, meu backup resolve. Se não resolver, faço tudo novamente, não vou culpar o sistema por um problema que deve ter sido criado por mim.

Já quanto aos PPA's no Debian, acho que para mim e para a Comunidade em si o único ponto negativo seria se muitos desenvolvedores deixarem a comodidade falar mais alto e passarem a deixar de submeter os pacotes aos repositórios oficiais. Mas acho que isso não irá ocorrer.