Autor Tópico: Dapper nao se conecta a internet compartilhada [resolvido!]  (Lida 4573 vezes)

Fabio Margarido

  • Visitante
Dapper nao se conecta a internet compartilhada [resolvido!]
« Online: 06 de Junho de 2006, 15:05 »
Fala pessoal,

instalei o Ubuntu 6.06 na minha máquina e toda a configuração foi feita sem problemas. No entanto, não consigo acessar a internet. Minha máquina é dual boot, e no Windows funciona sem problemas. Estou em uma rede interna com conexão à internet compartilhada por outra máquina rodando Windows XP. Configurei o Ubuntu com IP estático na mesma sub-rede do roteador, tudo certinho, mas nao consigo nem pingar o roteador. Acredito não haver problemas nos cabos, pois no Windows funciona normal.
Alguem jah viu algo parecido e/ou sabe como sair dessa confusão?
Obrigado desde já!

Offline lebeziatnikov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
    • http://www.lcc.ufcg.edu.br/~erick
Dapper nao se conecta a internet compartilhada [resolvido!]
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2006, 18:34 »
Se vc não consegue nem pingar o servidor o problema está na sua configuração de rede ou na parte física do enlace, cabos e placa de rede. Verifique se sua placa de rede foi realmente reconhecida e só posso pedir que vc reveja suas configurações... Não há como ser alguma coisa diferente disso.

Dê mais detalhes da sua estrutura de rede pra que a gente possa ajudar.

[]'s

Fabio Margarido

  • Visitante
Dapper nao se conecta a internet compartilhada [resolvido!]
« Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2006, 14:00 »
Pois eh cara, eu também estava achando muito estranho, e depois de muito procurar no forum do Ubuntu em inglês, acabei descobrindo a resposta....
Este tópico do forum internacional ( http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=186430 ) explica a solução para um problema que parece estar acontecendo com bastante gente por aí. O problema em questão é que o sistema carrega o driver errado para certos chipsets de placas ethernet, mais especificamente do fabricante Davicom. Ao chegar em casa, fiz um lspci na minha máquina e nao deu outro, minha NIC era da Davicom. Bastou seguir os passos descritos (extremamente fáceis) e o problema desapareceu completamente. O engraçado é que mesmo com o driver errado a interface subia, aceitava a configuração e não indicava nada de errado, exceto pelo não funcionamento e o alto índice de colisões e erros mostrados no ifconfig.
Acredito que muita gente que está observando comportamento similar pode se beneficiar dessa solução, já que placas de rede com esse chipset são as mais baratas e comuns por aí. Vale a pena tentar de qualquer forma.
Abraço e obrigado pela atenção de qualquer maneira.