Autor Tópico: Administrar redes com gerenciamento  (Lida 1245 vezes)

Offline plgaguiar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Administrar redes com gerenciamento
« Online: 29 de MAR?O de 2009, 22:04 »
Olá pessoal, não faço nem a mínima de como começar mais o negócio é o seguinte! Administro 3 laboratórios de Informática de uma faculdade e todos com computadores utilizando um linux governamental, não sei a versão não mais acho que é kde 3.5 ao todo 60 computadores, e mais uns 20 rodando Ruindow$ XP Professional, e às vezes perco banda de internet, pois com tantos computadores alguem inventa de fazer download P2P e pronto, cai a banda de todo mundo!
Então estou querendo instalar um servidor Linux, pois ouvi falar que é o melhor, sou um pouco usuário de Ubuntu, e acho que com esse SO ficaria mais fácil, o que mais devo instalar, como instalar, por onde começar, ouvi falar num tal squid que pode gerenciar sites, criar logs de sites visitados, definir senhas para usuários... tem como ????

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Administrar redes com gerenciamento
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2009, 02:45 »
Tem como, instale o Linux e, depois o squid.
A instalação é fácil e simples.
Vai precisar aprender Iptables para ajuda-lo a realizar os bloqueios que necessita.
Como Kde 3.5 em nada tem a ver com versão de Linux, creio que está iniciando no universo Linux e, como digo a todos que estão começando, comece pondo a mão na massa e depois tire as duvidas.
Vc já sabe do que precisa, então, comece.

Primeiro: Instale o Linux.
Segundo: Conecte o link no servidor e compartilhe a Internet.
Terceiro: instale o squid.
No Google tem milhares de sites que ensinam a realizar essas tarefas, e aqui nesse fórum também, é só pesquisar.
Quarto: Agora que já leu um pouco, sabe o que é squid, iptables, etc... Comece os bloqueios que deseja realizar.
Nesse quarto ponto precisará de ajuda, nos três primeiros não, basta 30 minutos de pesquisa na Internet, inclusive nesse fórum.
Então, primeiro complete os três primeiros passos e, a partir dai, poste quais problemas está tendo para ajudarmos você.
Antes disso, qualquer resposta mais prática só vai servir para confundi-lo mais ainda.

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.