Autor Tópico: [OFF-TOPIC] Problema em acesso a sites  (Lida 1250 vezes)

Offline amelotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
[OFF-TOPIC] Problema em acesso a sites
« Online: 09 de Outubro de 2009, 16:18 »
Caros colegas, desculpem por esse OT, mas talvez possam me ajudar. Estou com dois problemas semelhantes, em sistemas diferentes:

1) Tenho duas VMs rodando na Amazon (no EC2, da Amazon). Uma delas roda uma aplicação que acessa os sites da saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), da siciliano, americanas e submarino. De uns dois dias pra cá, a aplicação parou de acessar os sites da saraiva e da siciliano (que são do mesmo grupo). Aparentemente o acesso está bloqueado. Cheguei a testar usando o wget e também não rolou. O traceroute não deu muita informação útil (não traçou toda a rota). vcs já viu isso? ou coisa do tipo? Cheguei a fazer os testes de outra VM, também na Amazon, mas também não funcionou. Apenas os sites da siciliano e da saraiva estão dando problemas. Submarino, americanas e livraria cultura funcionaram normalmente.
Estou suspeitando que o problema esteja:
- Na Siciliano que pode ter bloqueado o acesso
- Num roteador no meio do caminho, que perdeu informações sobre essa rota.
O acesso aos sites da americanas e submarino é feito através da Akamai, ou seja, a requisição não chega aos servidores deles aqui no Brasil. Mas o da livraria cultura é feito direto, e funciona normalmente.

2) Um cliente tem acesso via velox. Já a algum tempo eles não conseguem acessar alguns sites do governo de minas (polícia civil e prodemge, em especial). De nenhuma máquina. Teste usando o traceroute só conseguem traçar a rota até um servidor da telemar e depois disso nenhum mais responde (podem estar apenas bloqueando os pacotes do traceroute). Outro escritório, do mesmo cliente, que também tem acesso via velox, consegue acessar os sites normalmente. Neste cliente não há proxy, firewall, nada do tipo.

Alguém já teve esse tipo de problema? Alguma pista de onde pode estar o problema?

Abraços,

Luiz