Autor Tópico: Ubuntu não deixa desbloquear a área de "Contas de usuários" em "Configurações"  (Lida 5635 vezes)

Offline Marlon Pereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
E aí galera!
Formatei o note de um amigo pra Ubuntu, e agr qnd tento instalar algum programa pra ele (tanto pela Central de Programas quanto baixando os arquivos, como tentei fazer com o Ubuntu Tweak) ele não deixa. Mostra a mensagem:
"Você não tem autorização para efetuar essa ação.
Você não tem os privilégios necessários para executar esta ação.
Detalhes: ('system-bus-name', {'name': ':1.658'}): org.debian.apt.install-or-remove-packages"
Dei uma pesquisada por cima e vi que o problema pode ser com a conta. A conta dele é a única e está como "administrador". Oq rola é q qnd vou na área "Contas de usuários" em "Configurações" e clico em desbloquear, pra poder mexer em algo, aparece uma janela que logo fecha e mal dá pra ler, diz:
"Autenticação é necessária para alterar dados de usuário.
Um aplicativo está tentando executar uma ação que requer privilégios. É necessária autenticação para executar esta ação.
Sua tentativa de autenticação falhou, tente novamente."
Embaixo do texto aparece "Detalhes" e as opções "Cancelar" e "Autenticar", mas não consigo clicar em nada pq a janela fecha logo q abre.
Se alguém tiver alguma ideia do q fazer fico feliz!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não deixa desbloquear a área de "Contas de usuários" em "Configurações"
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2015, 20:02 »
Não tem nenhum usário no grupo sudo aí não? Poste a saída do comando aqui:

Código: [Selecionar]
cat /etc/group
Aqui no meu sistema, aparece um linha assim "sudo:x:27:anderson". Ou seja o meu usuário está no grupo sudo. Se não tiver nada do tipo aí, teria que logar como root no terminal, mas o Ubuntu vem com esse usuário desabilitado e só com sudo para mudar isso!!! Então o jeito é entrar em recovery mode, escolher  "root     drop to root shell prompt", digitar o comando:

Código: [Selecionar]
mount -o remount,rw /dev/sdXY /
Onde /dev/sdXY é a partição raiz do sistema.

Depois adicionar o usuário ao grupo sudo:

Código: [Selecionar]
adduser usuario sudo
Onde usuario é o nome do usuário que você criou.

Mas antes de tentar isso, veja o arquivo /etc/group e poste aqui.

Creto

  • Visitante
Re:Ubuntu não deixa desbloquear a área de "Contas de usuários" em "Configurações"
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2015, 11:44 »
agr qnd
Oq rola é q qnd

Eu também e muitos outros também ficariam felizes se houvesse um mínimo de calma ao se explicar o que quer, lembrando que o fórum é lido também por pessoas de outros idiomas, pode acreditar.

Agora estou a disposição da "chamada de atenção", porém acho horrível o internetês  de forma integra em um fórum de suporte.

abraços,
Paulo

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não deixa desbloquear a área de "Contas de usuários" em "Configurações"
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2015, 14:27 »
Duplicado. Trancado. Releia as regras: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

Citar
XVI - Com conteúdo duplicado.

Obs: a observação do creto é pertinente. Procure não usar "q", "agr"... isso não ajuda a intender a sua questão.