Autor Tópico: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?  (Lida 32440 vezes)

Offline thiagofanfoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Eu uso Windows a muitos anos , comecei a usar Linux faz muito pouco tempo.
Eu sou o típico usuário burro, conheço muito bem o Windows por causa de sua interface grafica e intuitiva, não me dou muito bem com o Linux por causa das suas dezenas de milhares de comandos (eu sei que esse é o forte do Linux).
Admito que da época que eu comecei a mexer (Conectiva 9.0 , passando pelo Kalango 3.1 , Dream Linux  3.1, Ubuntu 6.06 , 6.10 e o 7.04 agora), melhorou bastante , mas mesmo assim ainda está muito difícil de usar, porque todo usuário burro (como eu), quer um sistema para usar e não para ficar configurando.
Na minha humilde opinião quando o Linux fizer alguns "Wizards" para as tarefas mais comuns e que o pessoal mais novo (como eu) tem mais dificuldades como:

Configurar uma rede domestica (mesmo utilizando o Samba com o Swat ainda está muito difícil)
Compartilhar a internet de maneira mais fácil
Configurar os botões extras de mouses e teclados
Fazer um programa gpl para rodar os programas do Windows com aceleração 3D (o wine não tem 3D e o Cedega e o Win4Lin são pagos).
Maneira mais fácil de configurar dispositivos USB (ex: celulares)
Colocar um botão no Nautilus como "Root aqui" (ou coisa parecida)

Aí sim o sistema vai desbancar o Windows.
Quando Lançaram o Envy para configurar as placas da N-Vidia de maneira fácil eu vi muita gente migrando para o Linux , quando saiu a atualização do envy para placas ATI eu vi um "BOOM" de muita gente usando.
Eu acredito que quando houver essas mudanças, o Linux irá desbancar o Windows completamente.

Sei lá , na minha opinião em vez de ficar colocando firulas no sistema como o compiz e o beryl (admito que tenho o beryl instalado e é bem legal para mostrar para os amigos que tem WIndows Vista ..rs..), começar a colocar mais coisas para facilitar a vida do usuário.
Eu ainda estou aprendendo a mexer, estou lendo bastante a respeito do assunto, mais eu ainda tenho que comer muito arroz e feijão para conseguir fazer qualquer coisa dessas que eu disse


Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2007, 22:57 »
Bom quanto a rede eu concordo poderia ser mais simples, tanto é que nem imagino como fazer para mandar um arquivo do meu ubuntu para o windows na sala.

Agora quanto a emulação de windows sou contra, o que deveria existir era suporte ao linux dos programas que todos gostam mas isso é uma coisa meio utópica, pois o mundo se move paralelamente ao dinheiro e o linux perpendicularmente

Offline anakimsk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2007, 00:23 »
primeiro acho q no linux tudo eh mais facil, só a forma d fazer q é preciso aprender mais dps eh moleza, e digo outra o windows vc nao faz nem 1\10 do q vc faz no linux, eu fico nervoso qd alguem vem dizendo q windows eh mais facil, essa facilidade do windows eh uma ilusao, só trava e trava, pode demorar mais vai travar, o windows eh mt mal feito, entao please nao poste nada a respeito do windows eu to cansado d ouvir isto, aki eh forum de linux relacionado a ubuntu, eu ja fui assim e hj enxergo mt bem q windows eh regredir, e linux eh progresso, eh o futuro.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2007, 13:45 »
Citar
Bom quanto a rede eu concordo poderia ser mais simples, tanto é que nem imagino como fazer para mandar um arquivo do meu ubuntu para o windows na sala.

É realmente o linux calou minha boca, ontem experimentei ir até o menu "Sistema > Administração > Pastas Compartilhadas"
ai ele pediu pra ativar a pasta e disse que teria que instalar o samba e mais um lá, até ai achei até que fácil demais pra ser verdade já que no windows tem um assistente de 10mil avançar. Bom o caso é que nessa brincadeira eu instalara a pasta sem nem perceber.

Ai fui no windows compartilhei o hd e reiniciei as maquinas e pronto!

Muito simples rede com linux (uso o feisty fawn)

Offline thiagofanfoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2007, 13:53 »
Bom ... eu ainda acho que o Windows é muito mais facil ... no Vista você espeta o cabo de rede e se for uma conexão PPPoE ele ja pede nome e senha, ja vem tudo pré-configurado , eu concordo com a parte de ter mais programas para Linux ao invés de ficar emulando os do Windows .. mas infelizmente eu acho que isso vai demorar um pouco.
Eu só gostaria que foce mais facil tudo.
E a parte de que você da trocentos avançar eu desconheço.
Na parte de configurar a rede basta você colocar ambos no mesmo grupo e compartilhar as pastas.
Os assistentes trabalhosos deixaram de fazer alguma coisa significativa des do XPSP1. (só serve se você for configurar a rede com versões antigas do Windows)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2007, 14:24 »
bom, só tenho uma coisa a dizer, "linux não é windows, e vice-e-versa", aproveito e deixo aqui um link para comparação no blog do tuxresources, leiam e tirem suas próprias conclusões:

http://www.tuxresources.org/blog/winlin/

abraços.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2007, 14:32 »
eu não li o que disseram em resposta ao primeiro post, mas o que tenho a dizer acerca da rede, eu até acho super facil de usar, e sou um utilizador iniciante. foi só instalar o samba, e fiquei logo logo a ver a minha rede de casa. o dhcp é MUITO mais rapido que o do windows, concordo, talvez, que fazer um windows ver os nossos ficheiros do ubuntu seja complicadito, mas certamente não tem tantos problemas como o windows, ele dá MUITOs erros nas redes, é certo que quando funciona bem fica sempre a funcionar, mas muitas vezes o windows parece que não quer ir para a rede.

Offline thiagofanfoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2007, 20:13 »
bom, só tenho uma coisa a dizer, "linux não é windows, e vice-e-versa", aproveito e deixo aqui um link para comparação no blog do tuxresources, leiam e tirem suas próprias conclusões:

http://www.tuxresources.org/blog/winlin/

abraços.

admito que esse texto é bem legal ... porem eu continuo (e mta gente burra como eu tbm) apanhando para fazer coisas simples (eu até hj naum consegui compartilhar a conexão com DHCP e nem fazer o moto4lin sincronizar a minha agenda de compromissos e nem a agenda telefonica com o evolution).
Mas ... q q eu posso dizer ... infelizmente na minha área ta entrando mta coisa Linux Based ( www.linuxdevices.com )
e eu tenho que aprender a mexer de qualquer maneira ... acredito que daqui umas 8 versões (ou menos) o linux poderá se tornar mais "user friendly)

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2007, 10:17 »
O problema das pessoas que vêm do janelas é na maioria das vezes a preguiça de perder 5 minutos lendo o guia do ubuntu ou mesmo pesquisando aqui no fórum. Eu uso o linux a menos de 1 ano, e não tem nada aqui que não funcione. A quantidade de documentação que existe sobre o Ubuntu é inimaginável! E outras coisa existem distribuições hoje em dia como por exemplo o openSuse que praticamente tudo é feito gráficamente.

alexcosta67

  • Visitante
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2007, 11:08 »
Curto e grosso!

Respondendo a pergunta:
Pré-conceitos:
Tais como: "Linux é difícil", "é para programadores e nerds", "é feio".

E porque quem não conhece acha que o linux não reconhece hardware, que não funciona; isso eu acho que foi divulgado de proposito quando surgiram as primeiras distros, que tinham que ser configuradas "na unha".

Preguiça, conheço gente que ainda não experimentou porque tem preguiça de estudar e aprender.

Essa é minha opinião.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2007, 12:24 »
Concordando com o amigo Alex Costa acima, mas acrescentando: Quem não usa Linux é por puro preconceito. Antigamente, quem usava pc ou internet, era nerd. Hoje quem não usa está excluído do mundo. Com linux está sendo assim também.

Ontem instalei o Ubuntu Feisty e nunca achei tão fácil usar um Sistema Operacional. Estou realmente encantado. Cada dia menos uso o Windows (só quando quero jogar, mas isso pq meu pc é antigo e não suporta emulação).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2007, 12:41 »
Citar
Configurar uma rede domestica (mesmo utilizando o Samba com o Swat ainda está muito difícil)
Eu discordo com já explicado.
Citar
Compartilhar a internet de maneira mais fácil
Firestarter tem uma interface gráfica para este fim
Citar
Configurar os botões extras de mouses e teclados
Existe um aplicativo chamado klineakd que faz isso graficamente.
Citar
Fazer um programa gpl para rodar os programas do Windows com aceleração 3D (o wine não tem 3D e o Cedega e o Win4Lin são pagos).
Linux não é um emulador de Windows.
Citar
Maneira mais fácil de configurar dispositivos USB (ex: celulares).
No caso de celulares, aí falta aplicações. O Moto4lin só roda como root e é bem limitado. Para Nokia é uma aventura.  Em relação a pen drivers, cameras e impressoras, na minha experiência o Linux supera o Windows em reconhecimento e velocidade.
Citar
Colocar um botão no Nautilus como "Root aqui" (ou coisa parecida)
Já existe, pesquise por nautilus action, porém o ideal é que seja evite fazer tarefas como root.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11469.0

Em uma parte eu concordo com a idéia do comentário inicial. As aplicações devem ser o mais gráficas e intuitivas possíveis. Sistema Operacional não deve necessitar de ler o manual de 200 páginas para poder utilizar. Se um usuário for ler para utilizar, no tempo que gastar, compensará comprar uma licença do Windows.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline thiagofanfoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2007, 12:45 »
bom ... meu hardware eu tenho que admitir que "quase tudo" funciona corretamente, só não consigo fazer o meu mouse funcionar no nautilus (ja tentei usar o imwheel e quando eu faço isso zoa a configuração que funciona no firefox) e meu teclado que grande parte das teclas corretamente , meu adaptador bluetooth funciona mas a aplicação principal dele que é conversar com o meu celular nãi funciona.
Agora a parte de estudar um pouco a documentação .. bom eu estou tentando, porem o que eu mais queria funcionando eu não consigo e ninguem respondeu o meu topico , tentei seguir outros passos e mesmo assim não funciona ... mas tudo bem .. acredito que daqui uns anos o Linux vai ficar mais utilizável para pessoas como eu  :-\

Offline thiagofanfoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2007, 13:00 »
Citar
Configurar uma rede domestica (mesmo utilizando o Samba com o Swat ainda está muito difícil)
Eu discordo com já explicado.
Citar
Compartilhar a internet de maneira mais fácil
Firestarter tem uma interface gráfica para este fim
Citar
Configurar os botões extras de mouses e teclados
Existe um aplicativo chamado klineakd que faz isso graficamente.
Citar
Fazer um programa gpl para rodar os programas do Windows com aceleração 3D (o wine não tem 3D e o Cedega e o Win4Lin são pagos).
Linux não é um emulador de Windows.
Citar
Maneira mais fácil de configurar dispositivos USB (ex: celulares).
No caso de celulares, aí falta aplicações. O Moto4lin só roda como root e é bem limitado. Para Nokia é uma aventura.  Em relação a pen drivers, cameras e impressoras, na minha experiência o Linux supera o Windows em reconhecimento e velocidade.
Citar
Colocar um botão no Nautilus como "Root aqui" (ou coisa parecida)
Já existe, pesquise por nautilus action, porém o ideal é que seja evite fazer tarefas como root.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11469.0

Em uma parte eu concordo com a idéia do comentário inicial. As aplicações devem ser o mais gráficas e intuitivas possíveis. Sistema Operacional não deve necessitar de ler o manual de 200 páginas para poder utilizar. Se um usuário for ler para utilizar, no tempo que gastar, compensará comprar uma licença do Windows.

Concordo que o linux não é um emulador do windows porem grande parte dos jogos são feitos para ele e não para linux

o firestarter eu tenho ele instalado , é um firewall (ja tentei desabilitar tambem), abri algumas portas e mesmo assim não cosegui funcionar porque eu gostaria que funcionasse via dhcp pois mtos amigos meus trazem os notes deles aqui e eu não tenho um roteador.
O swat eu tenho em um livrinho que eu comprei que chama "Ubuntu - Guia prático para iniciantes" da editora ciencia moderna , e pelo visto os textos que tem no forum a respeito ao swat foram retirados dele. (são praticamente iguais e mesmo assim ...)

a questão do root eu admito que um script para isso (eu uso para deletar alguma coisa nas partições NTFS)
eu sei que não é bom ... só que toda vez que eu quero deletar uma pasta nessa partiçao eu tenho que abrir o console e digitar sudo rmdir --ignore-non-empty /media/sda5/nome da pasta e isso me irrita um pouquinho .rs..

O negócio do mouse e do teclado eu vou tentar daqui a pouco.

Eu acho que poderia ter um tópico fixo no forum explicando esse tipo de coisa como configurar o samba com swat , compartilhar conexão , configurar dispositivos bluetooth etc ..

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2007, 23:48 »
Provavelmente a solução para os nossos problemas existe, porém dá um trabalho danado ficar horas procurando e testando as alternativas. Eu já consegui deixar meu computador um pouco mais antigo funcionando redondinho, mas tive que queimar muita pestana para fazê-lo. Agora que troquei meu PC para AMD64, não estou conseguindo configurar as principais coisas (som, conexão automática, flash para firefox). Portanto, em minha modesta opinião, o windows continuando sendo bem mais amigável e isso por uma razão simples: todos os hardwares fazem drives para ele, então é só colocar o CD de configuração no drive e mandar ver. Aí está a resposta ao tópico.

Abraços.