Autor Tópico: Reconhecimento de voz (VEDICS e simon) e texto para voz (espeak/mbrola)  (Lida 3208 vezes)

Offline TommyLeePark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Ola a todos!

Queria pedir ajuda/partilha de experiencias/conselhos, sobre os seguintes assuntos:

simonBr. Alguem usa? O k acham do cenario k vem por defeito? Eu tenho estado a usar em ingles, cenarios em ingles e td, pk o linux esta em ingles... Mas n sei se vale a pena mudar...

SpeechOO. Uma ferramente k teoricamente permite ditar texto em pt_br para o libreoffice e openoffice... No meu sistema (ubuntu 10.04 x64, Libreoffice instalado de toda a maneira possivel e mais alguma, usando ker modelos voxforge ker falabrasil) crasha sempre. Alguem sabe como resolver isso???

Gespeaker/espeak/mbrola. texto para voz. O espeak vem instalado por defeito no ubuntu, o gespeaker instalase na boa, e o mbrola também... As vozes do mbrola sao bastante boas (para uma coisa free k é facil de instalar e k é feita por makina) mas a pt pt n sei porke "falha" algumas palavras... tipu numa frase como "Eu estou a tentar falar correctamente para me ouvirem" lê "Eu tou a tntar falar coetamente pra me ovrem", algo assim... No pt br do mbrola n acontecce! =( Alguem sabe como remediar isto? Ja tentei mexer no speed, delay, etc... nada =(

também, caso alguem tenha curiosidade/necessiade de colocar um pc mais facil de usar para alguem com necessiades especiais... eu tou disponivel para dar sugestoes e ajuda ;) Nao preciso, isto para mim é apenas passatempo, mas estou satisfeito por ver k o linux esta tao acessivel para kem precise e tou kerendo fazer meu pc mais nessa onda... ate para mostrar a kem pensa k linux n presta k é o SO nº1 para kem precisa de acesibilidade facil.

Alguma ajuda?? :)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Reconhecimento de voz (VEDICS e simon) e texto para voz (espeak/mbrola)
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 23:00 »
Ola

Eu aqui do Brasil, não entendi seu Português.

também, k, n, makina...

Citar
   
Regras de Utilização do Fórum

Da língua

4. Este é um fórum em língua portuguesa. Todos os textos devem ser escritos de forma clara, logo, não são permitidas gírias e abreviações que atrapalhem a leitura dos demais.

Haveria a possibilidade de descrever melhor sua dúvida?

[]'s

Offline TommyLeePark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Reconhecimento de voz (VEDICS e simon) e texto para voz (espeak/mbrola)
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 23:50 »
lol, quem nao entende "makina" se calhar tem necessidades especiais que vao alem do k o ubuntu pode ajudar =P
Mas td bem... Ja agora aproveito para mencionar que abreviaturas como "também" "cm" "td" e outras são aceites como sendo abreviaturas correctas dentro da lingua portuguesa.
Ja agora nao poderias ter aproveitado a resposta para dar alguma informação util ao topico?????

Enfim...

Para quem interessar em ajudar:

simonBr: ja alguem usou? O que acham? É melhor k o simon em ingles? Vale a pena trocar o simon ingles por um simon em portugues que apenas tem um grupo de pessoas desenvolvendo? Ou melhor continuar com o ingles que é desenvolvido por varias pessoas em todo o mundo?

VEDICS: Alguem usa? Sabem se dá para usar em portugues?

Gespeaker/Mbrola: Alguem usa ou ja usou? Ao usarem a voz em PT PT tinham a sensaçao de "quebras" nas linhas? Como disse anteriormente, as frases parecem que nãpo se ouvem inteiras, apenas partes... como se "comessem" silabas... Consegui finalmente encontrar o ficheiro PT BR versao feminina, e vou tentar instalar. Se funcionar bem vou usar até ter uma solução para o PT PT. É pena que o PT BR tenha tanta variedade (3 masc. e 1 fem.) e o PT PT so tenha uma voz (fem.) e nao funcione a 100%...

Alguém aqui ja usou o computador usando apenas tecnologias assistivas? Ou conhecem alguem que use? Experiencias e pensamentos??

Como disse, eu nao tenho necessidade disso, isto tudo começou por brincadeira ao ver videos do "Siri" e do "Speaktoit" no Iphone e Android... Mas aos poucos agradame a ideia de ter a possibilidade de controlar certos aspectos do computador apenas com voz... Alem de que, claro, sendo Ubuntu um software livre, quero ter a possibilidade de o recomendar caso encontre alguém que realmente PRECISE disso... Nao sei, acho que faz parte da responsabilidade social que o Richard Stallman falou uma vez... Afinal de contas, o software livre foi começado em parte por querer ajudar o proximo nao é? Entao ter uma alternativa UTIL e GRATUITA para pessoas com necessidades deste genero acho k é uma coisa a trabalhar... Eu nao percebo de programaçao, ha anos que nao mexo com isso... Entao a forma que sinto ter de ajudar é procurar informaçao, juntar, testar, aconselhar, corrigir, e usar, sobretudo mostrar que é possivel dizer nao á pirataria e ao preconceito e usar algo que é realmente positivo para todos a nossa volta...
Ok, ja estou a fugir um pco do tema do topico, lol, apenas quis que percebessem que isto realmente é algo importante para mim... e que gostaria de ver este topico ganhar alguma vida para que eu possa avançar com esta ideia. :)
Obrigado a todos desde ja.

Offline TommyLeePark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Reconhecimento de voz (VEDICS e simon) e texto para voz (espeak/mbrola)
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 00:40 »
Como um exemplo das potencialidades dos programas citados, quero deixar uma curiosidade:

O program gespeaker tem plugins para os conversadores do linux (programas semelhantes ao messenger) nomeadamente aMsn, Pidgin, Emesene e nao sei se mais algum... O que o plugin faz é quando se recebe uma mensagem, ele lê-a em voz alta, usando a volz escolhida. Eu por exemplo defini para ter a voz brasileira masculina (br3) porque é a que me soa melhor. Quando recebo uma mensagem nova além de aparecer o aviso do ubuntu, eu ouço automaticamente a frase que me foi mandada. Isto permite por exempo que uma pessoa cega use um messenger... Apenas precisa de estar com uns fones, ouvir o que esta a ser dito pela outra pessoa e escrever no teclado para responder. Claro, é meio estranho ouvir uma voz masculina grossa a dizer as frases supostamente escritas por uma rapariga, lol, mas funciona e não é tão mau assim... Ainda seria melhor se fosse possivel (talvez um dia no futuro) integrar a coisa melhor para que cada contacto possa ter uma voz definida... Para os contactos masculinos podiamos usar uma voz de homem, para as mulheres uma voz de mulher. Caso tenhamos uma amigo estrangeiro, podiamos porlhe por defeito uma voz da sua lingua para que as frases dele em ingles ou frances por exemplo soassem naturais.

Se a isto somarmos o projecto SpeechOO entao vemos que podemos ter uma conversa de texto... sem o texto! Ouvimos o que a pessoa escreveu por intermedio do Gespeaker e falamos para mandar o texto k keremos.... Alem de ser interessante poder fazer isso, é util para muita gente.
Claro, levanta-se a pergunta... se ambos estiverem a fazer isso entao porke nao apenas telefonar? :P

mas fica aqui a ideia de como isto pode ser util. Eu por exemplo achei interessante nao ter de mudar de janela nem parar de fazer o que estava a fazer para saber o que me estava a ser dito. Ouvia, pensava e depois respondia quando queria :)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Reconhecimento de voz (VEDICS e simon) e texto para voz (espeak/mbrola)
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 09:51 »
lol, quem nao entende "makina" se calhar tem necessidades especiais que vao alem do k o ubuntu pode ajudar =P
Mas td bem... Ja agora aproveito para mencionar que abreviaturas como "também" "cm" "td" e outras são aceites como sendo abreviaturas correctas dentro da lingua portuguesa.
Ja agora nao poderias ter aproveitado a resposta para dar alguma informação util ao topico?????

Ola,

(Rindo) Sim, tenho necessidades especiais. Tenho a Função de administrar este forum e zelar para que as regras sejam cumpridas.

Este forum é acessado por lusófonos do mundo todo, não só Portugal e Brasil, sendo assim as regras são rígidas.

Não são permitidas abreviaturas.

Citar
Da língua

4. Este é um fórum em língua portuguesa. Todos os textos devem ser escritos de forma clara, logo, não são permitidas gírias e abreviações que atrapalhem a leitura dos demais.

Infelizmente nenhum usuário tem obrigação de responder a qualquer topico. Todos aqui são livres desde que observem as regras do forum.

Mesmo após ter lido e aceito as mesmas ao se cadastrar, incluindo aí a leitura das regras de postagem sempre que envia uma mensagem, você continua a desrespeitar nossas regras.

Citar
ATENÇÃO
Antes de escrever uma mensagem, pesquise e lembre-se de respeitar as regras do fórum, em especial essas em destaque.

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.
II - Em caixa-alta (maiúsculas).
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb.
XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.
XVI - Com conteúdo duplicado.

Peço encarecidamente que regularize as abreviações e corrija o vernáculo, bem como acerte o uso de letras maiúsculas.

Se desejar dar destaque a partes de seu texto, utilize a formatação disponível no fórum.

Duas infrações num mesmo tópico levam ao trancamento do mesmo.

Aguardamos 48 horas ou seu proximo logon para providências.

Grato pela colaboração.

[]'s

Offline TommyLeePark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Reconhecimento de voz (VEDICS e simon) e texto para voz (espeak/mbrola)
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 10:36 »
Tota, com o devido respeito, acho que estás a abusar...
És moderador? E eu sou utilizador. Se eu tenho obrigações tu também as tens. Portanto dá o exemplo antes de quereres exigir seja o que for.

Se vires o meu ultimo post verás que praticamente nao usei abreviações, salvo algum erro ortografico (que acontece a toda a gente) ou algum "k" que me tenha escapado. Portanto acho que da minha parte há pelo menos um esforço, já tu pareces esforçarte apenas em encontrar agulhas no palheiro... Sim é uma expressão portuguesa, nao a posso usar? Se é um forum de lingua portuguesa, porque nao posso usar a lingua que me foi ensinada??

Quanto ás letras maiusculas, se fores investigar um pouco verás que "VEDICS" se escreve realmente dessa forma, assim como "simon" se escreve com letra pequena intencionalmente. "SpeechOO" inicia com letra maiuscula e os "o" referem-se a OpenOffice. Usei os nomes correctos dos programas, em vez de os adulterar. Não estás a dizer que isso é errado pois nao???
Sim, é verdade, eskecime de por a negrito em vez de escrever em letra grandes as palavras "precise" "util" e "gratuita". Mas vamos a ver, foi fora de contexto? Foi prejudicial á mensagem?? Ou será que uma regra está a ser indevidamente aplicada e manipulada??
Eu aceitava toda a critica se tivessse escrito uma mensagem deste genero:

"OLA ALGEM JA UXOU SIMON E KEU PRXIXO TRABALHAR P VOZ RESPONDAM RAPIDO"

Isso é um post que também nao gosto de ver nos sites que visito, e os forums sem moderação tão cheinhos disso... E é mt mau, ninguem se entende... Mas uma regra que previne isso de repente está a ser usada para que nem uma palavra possa ser colocada em maiuscula e aseguir ameaças logo com fechar o topico e bla bla bla...
Se eu cometi algum erro e admito que no 1º post nao cuidei o texto da melhor forma, penso que a tua resposta também n ajudou nada...

Agora queres trancar o topico? Tranca, nao te posso impedir mesmo...
Queres-me expulsar daqui? Expulsa, tens poder para isso...


Mas perante isto, com a razão nao ficaste de certeza... E se o fizeres entao este forum está a ir numa linha em que a cultura FOSS nunca se enquandrou. Sim, porque para mim Ubuntu não é apenas uma questão de "ah e tal é de borla". É uma questão de filosofia, de principios, e quem conheça a historia do FOSS percebe que é muito mais do que uma questão de "bar aberto" (free beer) é uma questão de "discurso aberto" (free speech). Onde está isso?

Vá, deixemo-nos de implicações e vamos falar do que era para falar desde o inicio... Reconhecimento de voz no linux, quem usa? :D

edição: Quem quiser saber mais sobre a verdadeira natureza do software livre e sobre toda a ideia de liberdade que está por tás do mesmo, pode ver estes documentários. O primeiro em especial é muito ilustrativo disso.
http://www.youtube.com/watch?v=in6O7xM9SQI


razão de edição: acrescentar links pertinentes
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2012, 10:43 por TommyLeepPark »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Reconhecimento de voz (VEDICS e simon) e texto para voz (espeak/mbrola)
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 10:51 »
Trancado por motivos óbvios.

Procure postar sua dúvida novamente, obedecendo as regras do fórum.

Entenda também que esse fórum o normal é a cordialidade e o uso de termos como "calhar tem necessidades especiais " não são bem recebidos aqui, assim pedimos mais respeito com todos os demais membros do fórum.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!