Autor Tópico: Telnet no ubuntu 8.10  (Lida 9815 vezes)

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Telnet no ubuntu 8.10
« Online: 29 de Dezembro de 2008, 22:03 »
Boas!

Tenho Ubuntu e estou a tentar aceder, através de telnet, a um computador da minha rede que tem Windows.
Mas não estou a conseguir.

Se estiver no computador que tem Windows consigo aceder facilmente ao computador que tem Ubuntu, mas com o Ubuntu não consigo aceder ao computador que tem Windows.

No windows:
Escrevo "telnet IP_do_computador_com_ubuntu" no prompt e aparece-me logo o login e a password do Ubuntu.

No Ubuntu:
Escrevo "telnet IP_do_computador_com_windows" na consola e aparece o seguinte:

Trying IP_computador_windows...
telnet: Unable to connect to remote host: Connection refused

Nota: Tenho ambos os sistemas operativos com a firewall desligada.

Alguém me explica o porquê de não conseguir aceder ao Windows através de telnet?
Obrigado!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2008, 22:08 »
Primeiramente: o serviço de telnet está ativo no Windows?

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2008, 22:32 »
Sim.
Se eu estiver no computador com Windows eu consigo aceder por telnet ao computador com Ubuntu. Mas se estiver no computador com ubuntu já não consigo aceder ao computador com Windows. Isso não quer dizer que o telnet do windows está activo?
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2008, 22:34 por akyu »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2008, 22:36 »
Segunda pergunta: o serviço de Telnet no W$ está liberado para aceitar conexões?... provavelmente não

Terceira pergunta: porque não usar SSH, muito mais seguro?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2008, 22:40 »
Eu estou começar a aprender, pouco ou nada sei. Por isso comecei por telnet, porque me pareceu o mais simples para começar.
Vou procurar como se liberta o telnet do windows para aceitar conecções.

Em relação ao SSH:
É preciso instalar alguma coisa no cliente ou no computador ao qual nos vamos ligar? Através de SSH consigo aceder a um computador que não tenha SSH instalado?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2008, 23:06 »
Em meu trabalho, o SSH é muito utilizado na comunicação ente máquinas rodando Linux; basta instalar via Synaptic o cliente (se necessário, normalmente já o está) na máquina Linux. Para mais informações sobre seu uso, digite 'man ssh' no Terminal.

Na máquina W$ provavelmente será preciso instalá-lo igualmente (desconheço o processo mas deve ser fácil achar um cliente conveniente via Google). Após a configuração básica - especialmente da máquina  que receberá a chamada - a comunicação já deve ser imediata.  Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2008, 23:47 »
Então quer dizer que se o computador ao qual nos vamos ligar não tiver telnet ou SSH instalado, é impossível aceder a esse computador através de telnet ou SSH?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:57 »
Para estabelecer uma conexão através de um determinado serviço, ele deve estar disponível em ambas as máquinas. É por isso mesmo que desabilito o Telnet em todas as máquinas de minha rede...   ;)  ele permite um controle total da máquina, com baixa segurança. No XP, por default o Telnet já vem desabilitado. Vá no Painel de Controle> Ferramentas Administrativas> Serviços e verifique...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2009, 04:55 »
Olá Novamente!

Desde que comecei a usar telnet apenas o usava dentro da minha rede de caseira.
Mas há pouco tempo precisei de aceder a um computador fora da minha rede e não consigo.

Quando me ligo, ligo-me pela porta 23 e a ligação é estabelecida, mas o problema é que a ligação é estabelecida com a página do router e não com o computador ao qual me desejo ligar.
Como é que redireciono a ligação telnet do router para o computador que quero aceder?

Obrigado.

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #9 Online: 01 de Janeiro de 2009, 20:36 »
Quero aceder remotamente por telnet a um compudator da minha rede cujo o IP é 87.196.89.XXX
Quando tento aceder acontece isto:
Citar
telnet> open
(to) 87.196.89.XXX
Trying 87.196.89.XXX...
Connected to 87.196.89.XXX.
Escape character is '^]'.

         _   _                         _      ___  ____
        | |_| |_   _  __ _ _     _____(_) __ |_  \/ ___| ___  _   _
        |  _  | | | |/ _` \ \   / / _ \ ||__|  / / /    / _ \| \ / |
        | | | | |_| | (_| |\ \^/ |  __/ |     _\ \ \___| (_) |  V  |
        |_| |_|\___,|\__,_| \_^_/ \___|_|    |___/\____/\___/|_| |_|


Login:

Aqueles caractéres formam a palavra HUAWEI, que é o meu router.

Quando digito o login e a password do computador ao qual quero aceder, dá paralavra passe errada. Mas se eu colocar o login e a palavra passe do router já consigo aceder por telnet ao router.
Isso não me adianta de nada. Preciso mesmo é de me ligar ao computador e não ao router.

Tenho que fazer o redirecionamento do router para o computador ao qual quero aceder ou estou a fazer alguma coisa mal?
Se me pudessem ajudar agradecia.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2009, 20:59 por akyu »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #10 Online: 01 de Janeiro de 2009, 23:13 »
Se compreendi bem, seu computador e aquele ao qual quer ter acesso estão na mesma rede roteada; isto é, ambos estão ligados ao mesmo router.  Nesse caso, algum motivo especial para usar Telnet, como executar um programa instalado no outro computador? Se for só para acessar/transferir arquivos, não há necessidade.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2009, 16:59 »
Não era bem isso que queria dizer.
O computador é da minha rede, eu é que não estou na minha rede. Quero aceder por telnet no escritório ou em casa de um amigo.

O IP da minha rede é 87.196.89.XXX e quando faço login apenas consigo aceder por telnet ao router e não ao computador que quero aceder. Como faço para aceder directamente ao computador?
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2009, 20:58 por akyu »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2009, 23:48 »
Se sua rede é roteada, acho que não é possível. Seu router parece atribuir um endereço 87.196.89.xxx a cada máquina da rede, e este não é um endereço válido na Internet. Na verdade , cada router tem dois IP's: um que é o designado por seu provedor ao seu modem (e que é clonado pelo router), que é válido; na rede interna, porém, usa algo como 192.168.0.1 (caso dos routers DLINK) e cada máquina da rede é 192.1680.xxx ( endereços inválidos na Internet,  por serem usados por todos os routers da marca).

Isto ajuda muito na segurança, justamente por impossibilitar esse tipo de acesso. Veja no manual do seu router se é possível habilitá-lo, ou se é possível criar outro tipo de conexão à maquina desejada.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2009, 14:05 »
Não estou a entender porque não é possível.
Se eu estou no trabalho tem que ser possível aceder a um computador da minha rede de casa.
Mas do modo que estou a fazer só me consigo ligar ao router e não a um computador específico da minha rede.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Telnet no ubuntu 8.10
« Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2009, 23:39 »
Não estou a entender porque não é possível.
Se eu estou no trabalho tem que ser possível aceder a um computador da minha rede de casa.
Mas do modo que estou a fazer só me consigo ligar ao router e não a um computador específico da minha rede.

Cada IP válido na Internet designa apenas uma única "máquina" - que pode ser um computador, um switch, um router, etc. Seu provedor lhe fornece um IP assim, que é atribuido ao seu modem (estou presumindo que a conexão é de banda larga) e então acessado por um computador ligado a ele. Quando o modem é ligado a um router e este a várias outras máquinas ( podem ser até 254), o mesmo IP deve atender a todas. Como isto é por definição impossível, seu router é quem pega o IP fornecido pelo provedor. A fim de poder distribuir o mesmo sinal a vários computadores diferentes, ele usa este IP na rede externa ( isto é, a Internet) e um outro na rede interna. Este IP interno é geralmente do tipo "192.168.0.1" nos routers DLINK de cabo, e algo como "10.0.0.1" em modens ADSL roteados; no seu caso parece ser "87.196.89.1". Cada computador ligado ao router recebe então um IP próprio do mesmo tipo (que só é válido internamente) para poder comunicar-se com o router; este então  acessa à Internet através do seu IP externo e encaminha os pacotes recebidos ao computador local que os requisitou - por isso é chamado "roteador"...

Deste modo, quando você tenta acessar diretamente uma máquina da rede interna a partir de outro local, não o consegue, pois está chamando um IP que não existe na Internet. Para poder fazê-lo, você precisaria ter uma conta diferente com seu provedor para cada máquina, o que não é economicamente viável.

Note  que tudo isto baseia-se em teoria, pois seria preciso ter informação mais concreta sobre o caso - que tipo de conexão tem, qual o IP designado por seu provedor, o resultado do comando 'ifconfig', etc.

Em princípio, porém, esse tipo de conexão não será possível.

VB
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB