Fórum Ubuntu Linux - PT

Área para Iniciantes => Dicas e Truques => Tópico iniciado por: galactus em 29 de Agosto de 2010, 02:04

Título: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 29 de Agosto de 2010, 02:04
Tunando o ext4 para Desempenho! - Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!

Autor: Marcelo A.  S. Pugliesi o galactus do Fórum Ubuntu Brasil

   Pois bem pessoal, aqui estou eu novamente com mais novidades para vocês! Como procuro não ficar “parado”, continuei meus estudos e venho aqui com vocês dividir o que aprendi!  No tutorial anterior vocês aprenderam como tunar o Ext4 para desempenho, mas sem segurança de seus dados!  Agora mostrarei a vocês novas opções de desempenho com ou sem segurança! Lembrando que este tema está longe de ser esgotado! Existem muitas outras modificações que podem ser feitas, mas coloquei aqui as que julgo serem mais úteis para usuários desktop! Fique a vontade para acrescentar mais alguma dica ou indicar qualquer erro!

   Decidi dividir este tutorial em três partes! A primeira é uma pequena introdução, a segunda parte é composta das alterações que você pode realizar desde a formatação e instalação do sistema. Na terceira parte mostro o que você pode fazer depois de já ter realizado uma instalação padrão ou não do Ubuntu! Procurei deixar clara as dicas que deixam o seu sistema mais seguro e as que deixam o seu sistema mais inseguro, fica ao seu critério o que usar! Não me responsabilizo por perda de dados e corrompimentos do sistema! Faça backup dos seus dados e na dúvida treine numa máquina virtual antes de tentar na vida real!

   Este tutorial faz ainda mais uso do terminal/consola do que o anterior!  Portanto, se você não gosta de usar o terminal, por favor, pare por aqui! Se você gostaria de ter um sistema muito mais rápido que sua instalação padrão e não se importa em usar o terminal, fique a vontade e tire bom proveito das dicas a seguir!

   As dicas a seguir não são exclusividade do Ubuntu, elas podem ser aplicadas a qualquer distribuição moderna que tenha o seu kernel suportando o ext4 e use versões mais recentes dos comandos listados neste tutorial! Este tutorial não é voltado ao usuário leigo ou iniciante! Assumo que você sabe o que está fazendo! Entretanto um novato com paciência e um pouco de leitura poderá realizar os mesmos passos!

   Por favor, leia todo o tutorial antes de realizar quaisquer mudanças!



Introdução – Entendo o Journal!

   O ext4 por padrão vem preparado para segurança dos dados em detrimento do desempenho. Tanto o ext3 quanto o ext4 são sistemas de arquivos com journal. Journaling é o processo de registro de mudanças no sistema de arquivos por meio de um journal (um arquivo de registro (log) dedicado em uma região adjacente do disco). As alterações reais no armazenamento físico são então efetuadas a partir do arquivo de registro (log), que pode implementá-las com mais confiabilidade e garantir a consistência, mesmo se houver travamento do sistema ou faltar energia durante a operação. O resultado é que se reduzem as chances de que o sistema de arquivos seja corrompido.

   O ext3 e o ext4 oferecem suporte a vários modos de journaling, dependendo das necessidades do usuário. São eles: * Ordered (padrão): Somente os metadados dos arquivos são escritos na área de journal, porém força a escrita do conteúdo do arquivo no sistema de arquivos principal logo após os metadados terem sido gravados no journal. Este é o que oferece a melhor relação confiabilidade VS desempenho. * Writeback: Somente os metadados são escritos na área de journal, porém o kernel irá definir quando o conteúdo do arquivo será escrito no sistema de arquivos principal (sync ou pdflush). O writeback oferece o melhor desempenho, porém em caso de queda do sistema, os dados podem ser reescritos fora de ordem os corrompendo. Segundo o Tio Linus, o Writeback é modo dos idiotas! * Journal: metadados e dados do arquivo (conteúdo do arquivo) são escritos na área de journal e depois escritos no sistema de arquivos principal, aumentando a confiabilidade, porém oferecendo menos desempenho. 

   O Journal do sistema de arquivos é a parte mais acessada do seu disco rígido. Seja lá o que for que você faça o Journal é acessado, ou seja, tanto nas operações de leitura como de escrita! Como vocês sabem o disco rígido é uma das partes mais lentas do seu PC! Então como poderemos melhorar isso?  Apenas em relação ao Journal existem três maneiras principais!  Primeiro alterando a forma de gravação do Journal (explicado logo acima), segundo alterando o seu tamanho e terceiro mudando a sua localização! 

   Por padrão o ext4 procura calcular, de acordo com o tamanho do sistema de arquivos, o melhor tamanho do journal! Contudo isso também pode acabar gerando perda de desempenho, isso porque o journal pode ficar pequeno em relação à quantidade de dados guardados em seu sistema de arquivos.  No geral o Journal criado tem cerca de 128MB! Esse tamanho pode ser duplicado (256MB) e até mesmo triplicado (400MB) se mantido dentro do mesmo sistema de arquivos!  Se colocado fora do mesmo sistema de arquivos, ele pode ser maior que 1GB!  Quanto à localização, ele pode ser colocado fora do mesmo sistema de arquivos, mas dentro do mesmo disco rígido, e pode ser colocado fora do disco rígido onde está o seu sistema de arquivos! Como você pode estar imaginando, o Journal grande e colocado em outro disco rígido que não o do seu sistema de arquivos é a opção mais rápida!  E essa técnica não é nova!  É muito utilizada em servidores, mas devido a sua complexidade ela é evitada no mundo desktop!

   Além das alterações no Journal, podemos inserir novos parâmetros na hora da formatação para acelerar as coisas em nosso sistema de arquivos!  Na hora de formatar é possível criar um índice dos diretórios e usar extent nos blocos! A criação de um índice de diretório acelera a leitura dos mesmos! O uso de extents na hora de guardar as informações dos blocos nos inodes acelera e muito o acesso ao sistema de arquivos!

   Mesmo após a formatação podemos alterar as opções na hora da montagem do sistema de arquivos, fazendo com que a leitura e gravação dos dados possam ficar ainda mais rápidas mas ao custo de segurança dos dados! Então vamos deixar dos entre tantos e partir logo para os finalmentes! :)
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 29 de Agosto de 2010, 02:05
- Primeira parte - Ações realizadas antes da instalação!


* Opção 1 – Journal externo em outro disco rígido!

   Você realizará uma instalação nova do seu Ubuntu (ou de uma de suas variantes) e deseja aperfeiçoar o seu sistema de arquivos desde o início! Essa é a melhor opção!  

   De posse de um Live-CD do Ubuntu ou do CD do Parted Magic iremos realizar uma formatação em modo texto! É, isso mesmo, você leu corretamente, em modo texto! Assim temos muito mais opções no que alterar! Agora é a hora de você planejar como vai deixar a sua tabela de partições! Vai criar uma instalação simples com duas partições (raiz mais Swap) ou vai criar mais de duas partições, separando também o Home? Isso fica ao seu critério! O que interessa neste tutorial é que você precisará primeiro criar sua tabela de partições para posteriormente inserir as novas opções que farão toda a diferença durante a formatação! Você tem duas maneiras de fazer isso! Você pode utilizar o cfdisk em modo texto (eu sei, eu sei, os que nadam ou já nadaram em águas do Slakware agora abriram o maior sorriso), ou usar o gparted mesmo em modo gráfico! A vantagem desse processo é que você deixa tudo pronto no disco rígido em questão e depois apenas aponta para o particionador da instalação onde vai montar o sistema de arquivos e qual o tipo dele! Você não manda formatar tudo outra vez! Também é ótimo se você quiser usar um Alternate Install CD ou a instalação mínima do Ubuntu!

Usando o cfdisk!

   Use o comando fdisk -l como root para descobrir a atual situação de sua tabela de partições! É importante saber se o disco rígido que você vai alterar é o dispositivo sda/sdb/sdc e etc. . No exemplo a seguir eu vou usar dois discos rígidos vazios de uma máquina virtual! Um com 8GB e outro com 1GB!Como usuário root faça:

Código: [Selecionar]
#cfdisk /dev/sd?
   Altere a interrogação conforme a letra da unidade do disco rígido a ser modificada! No caso da máquina virtual, o primeiro disco rígido era o /dev/sda!

Você será brindado com a seguinte tela:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg841.imageshack.us%2Fimg841%2F4282%2Fcfdisk1.th.png&hash=27f8987d5bc28c3620c91a1ec48a3f2f77333d5f) (http://img841.imageshack.us/i/cfdisk1.png/)


Use as setas do teclado para navegar nas opções do utilitário e do disco rígido! Selecione o disco rígido desejado e tecle Enter para criar a nova tabela de partição! Ele vai te perguntar se a nova partição será primária ou lógica, faça a sua escolha e depois defina o tamanho da partição em MB! Defini como sendo 7500MB ou 7.5GB! Depois ele pergunta se você vai querer que a partição seja localizada no início ou no fim do disco. Escolhi no início! Tecle Enter na opção “Iniciali.” para tornar essa partição inicializável se esta for a partição raiz! Depois navegue até a opção “Tipo” e tecle Enter. Aí escolha a opção “83”, tipo de sistema de arquivos Linux! Se tudo correu bem até aqui, sua tela do cfdisk deve estar igual a essa:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg28.imageshack.us%2Fimg28%2F6447%2Fcfdisk2.th.png&hash=7b3b73b7f2a9fd97b1c67230ff7e1df1751a5153) (http://img28.imageshack.us/i/cfdisk2.png/)


Agora navegue até o espaço livre restante e vamos criar a partição Swap! Novamente tecle enter e escolha entre partição primária e lógica! Defina o tamanho, no caso escolhi o máximo e depois o tipo! Dessa vez escolha a opção “82”, partição Swap! Agora chegou a hora de gravar suas alterações no disco! Navegue até a opção “Gravar” e digite “sim” seguido da tecla Enter para que as mudanças tomem efeito! Enquanto você escolhe as alterações, mas não mandar gravar nada, nada está perdido ou alterado!  Feita a primeira parte, saia do cfdisk navegando até a opção “Sair” e teclando Enter! Sua tela deve estar parecida com isso:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg833.imageshack.us%2Fimg833%2F3987%2Fcfdisk3.th.png&hash=0771c08be4c4b330608a2997a0b40d1c7f0d2846) (http://img833.imageshack.us/i/cfdisk3.png/)



Agora vamos repetir o passo de criar uma partição primária no segundo disco rígido que será usado como uma partição Journal externa! Atente para o fato que essa partição deve ser primária!  Se usar uma partição lógica o sistema não instalará! Execute o comando fdisk -l e veja como está a sua tabela de partição. Ela deve estar parecida com esta:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg819.imageshack.us%2Fimg819%2F2586%2Fcfdisk4.th.png&hash=a9b530aec8ba69f571e3575a92599e25b74533eb) (http://img819.imageshack.us/i/cfdisk4.png/)



Então fazemos como root: cfdisk /dev/sd?

   Onde novamente a interrogação vai depender da letra da unidade do seu disco rígido. Aqui no meu exemplo foi sdb!  Crie uma partição primária com o tamanho de 1GB (1024MB) tipo Linux (“83”), ela não precisa ser marcada com o “inicializar”! Grave as alterações no segundo disco rígido e saia do cfdisk!

Observações: Isso foi apenas um exemplo! Você pode criar quantas partições julgar necessário no seu disco rígido em que ficará o seu sistema! Contudo, para cada partição criada você terá que criar um journal externo para ela se quiser alto desempenho! Quanto ao segundo disco rígido, nada impede de você usar o restante do mesmo para guardar seus dados! Apenas use o início dele para servir de Journal! Qual o motivo do 1GB?  É que com esse tamanho todo ele tem mais velocidade quando lidando com muitos arquivos dentro de muitos diretórios seja em ações de gravação ou de leitura! Se não quiser usar isso tudo, fique com 256MB ou 400MB! Já estão de bom tamanho também! Porque eu não uso mais de 1GB?  Porque não dá diferença nenhuma para um usuário Desktop!  Só se você tivesse uma grande massa de dados em um único volume! Tipo um LVM!  Em servidores eles podem chegar ou passar dos 8GB de Journal!  



Usando o Gparted!

   Se estiver usando o CD do Parted Magic, é só chamar o “particionador”!  Se estiver com um Live-CD do Ubuntu vá até Sistema > Administração > Gparted!

   Com o Gparted aberto escolha o disco rígido em que vai ficar o sistema e crie apenas a tabela de partição com os tamanhos definidos de acordo com a sua necessidade! Não formate nada! Mas como? Na opção “Sistema de arquivo” escolha “Não formatada”! Como mostrado na figura a seguir:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg841.imageshack.us%2Fimg841%2F263%2Fgparted.th.png&hash=14189584f981b12274b95cab44e89981ed22df1c) (http://img841.imageshack.us/i/gparted.png/)



Veja essa nova foto como exemplo:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg811.imageshack.us%2Fimg811%2F9638%2Fgparted2.th.png&hash=1755ce40bb8a1f6228ea7b02947c704819e975a8) (http://img811.imageshack.us/i/gparted2.png/)



Na hora da partição Swap, você escolhe que o sistema de arquivos deve ser formatado! Repita o passo da partição raiz para a partição do segundo disco rígido que será usada como Journal externo! Lembre-se, partição primária!


   Finalizada a fase de criar as partições chegamos ao momento tão aguardado! Vamos formatar as partições! Sempre como usuário root faça os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
# mke2fs -t ext4 -O dir_index,extent /dev/sda1

   Aqui criamos o sistema de arquivos ext4 com índice de diretórios e extent nos blocos! Altere a letra e o número da unidade conforme for o seu caso!

   Sua tela deve ficar igual a essa:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg13.imageshack.us%2Fimg13%2F1435%2Fformatacao.th.png&hash=ed27be8195238d0ff4e29ad309e440d0b709c7b0) (http://img13.imageshack.us/i/formatacao.png/)


Agora vamos criar uma partição Journal no segundo disco rígido!

Código: [Selecionar]
#mke2fs -O journal_dev /dev/sdb1
   Sua tela deve ficar parecida com esta:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg507.imageshack.us%2Fimg507%2F3789%2Fformtacao2.th.png&hash=7cc5c87aba380e2e8e1c5a71269629be792bc35e) (http://img507.imageshack.us/i/formtacao2.png/)


Agora vamos dizer ao sistema de arquivos recém criado no “sda1” que ele não possui mais Journal:

Código: [Selecionar]
#tune2fs -O ^has_journal /dev/sda1
   
Em seguida certifique-se que tudo correu bem com o comando:

Código: [Selecionar]
#tune2fs -l /dev/sda1

   Sua tela deve ficar parecida como a tela a seguir (atente para a linha “Filesystem Features”, você não deve ler a opção “has_journal” se tudo foi executado corretamente, isso indica que o /dev/sda1 não possui mais journal):


(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg180.imageshack.us%2Fimg180%2F9010%2Fformatacao3.th.png&hash=74f3996bc92e01262122b40d4f7b3adf02b9c625) (http://img180.imageshack.us/i/formatacao3.png/)


O último passo consiste em dizer ao /dev/sda1 que o seu Journal está em outro disco rígido, no caso do exemplo, no /dev/sdb1. Mas não é só isso, aqui vai outro pulo do gato! Lembre-se que existem três tipos de gravação do Journal. Não lembram?  
   
   Relembrando: journal_data (o mais seguro e também mais lento), journal_data_ordered (o padrão, melhor custo/benefício entre velocidade e segurança), journal_data_writeback (maior velocidade a custa de segurança dos seus dados). Agora você pode dizer ao sistema qual deles você quer usar!   Veja que em momento algum eu recomendo que você use o seu sistema de arquivos sem journal! Se for assim use o ext2! Mesmo usando o writeback, você não perde o journal! Perde o que você está fazendo que não foi salvo em uma queda de energia!  Por exemplo, com um documento do Writer aberto, o que foi digitado no documento e não foi salvo, perde-se com uma queda de energia! Mesmo escolhendo a opção mais segura journal_data, mas com o journal em outro disco rígido, você ganhará um aumento em média de 30 a 60% nas taxas de gravação e leitura! Ou seja, seu sistema estará mais seguro e ainda mais rápido do que ao usar o writeback dentro do mesmo disco rígido!  Escolhendo o writeback esse ganho pode passar da casa da dezena! Fica ao seu critério o que escolher!  Fiz o teste com o journal_data e o writeback e os ganhos são assombrosos em relação à utilização do journal dentro do mesmo disco rígido! E notem que não estou me referindo às mudanças que ainda podemos fazer com o fstab!  


Então se quiser unir maior velocidade com segurança:

Código: [Selecionar]
#tune2fs -o journal_data -j -J device=/dev/sdb1 /dev/sda1
   Se quiser a opção padrão do sistema:

Código: [Selecionar]
#tune2fs -o journal_data_ordered -j -J device=/dev/sdb1 /dev/sda1
   Se quiser o máximo de desempenho à custa de alguma segurança dos seus dados:

Código: [Selecionar]
#tune2fs -o journal_data_writeback -j -J device=/dev/sdb1 /dev/sda1
   Em seguida certifique-se que tudo correu bem!

Código: [Selecionar]
#tune2fs -l /dev/sda1
   Sua tela deve ficar parecida com essa (note que o “has_journal” voltou à linha do “Filesytem features” se tudo correu bem):

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg822.imageshack.us%2Fimg822%2F5333%2Fformatacao4.th.png&hash=6ba8f76313f41e047508e6afc0a2842d10ab5f2e) (http://img822.imageshack.us/i/formatacao4.png/)

Pronto! Agora basta clicar no ícone do instalar Ubuntu e na hora que ele chamar o particionador, você escolhe a opção “especificar particionamento manual – avançado”! Daí você escolhe a partição ext4 e clica em “Alterar” e coloca o “usar como” em “Sistema de arquivos com journaling ext4”, NÃO marque a partição para formatação e escolhe o ponto de montagem de sua escolha! Tudo como na figura abaixo:

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg442.imageshack.us%2Fimg442%2F1835%2Fformatacao5.th.png&hash=9f38250b37d4d500051a41a5b9539312214d2baf) (http://img442.imageshack.us/i/formatacao5.png/)


A partição Swap você não muda nada! E na partição que aparece como ext2 do outro disco rígido, você também não mexe em nada! Na hora de instalar o Ubuntu vai reclamar com você que a partição raiz não foi marcada para formatação, você ignora essa mensagem e manda bala! Se você não errou em nada, sua instalação ocorrerá normalmente. Você não deve sentir muita diferença na instalação agora, pois você está preso a parte mais lenta do seu PC, sua leitora/gravadora de CD/DVD!  Mas aguarde até o primeiro boot! : )



* Opção 2 - Journal externo, mas dentro do mesmo disco rígido!

   Este é o caso se você não tem outro disco rígido, mas possuem muitos dados dentro de muitos diretórios e subdiretórios e quer acelerar um pouco as coisas!  Com essa opção você sentirá uma melhora nas taxas de leitura, mas não das de gravação! Eu só usaria essa opção no caso de grande volume de dados dentro de um disco rígido também grande! Se esse não for o seu caso, não compensa usar essa opção!

   Se você entendeu a opção 1, a opção 2 é idêntica! Basta apenas apontar a partição dentro do mesmo disco rígido com os comandos listados na opção 1!  Ou seja, as letras da unidade continuarão as mesmas, o que vai mudar são os números! Exemplo: sda1/sda2/sda3 e assim por diante! Você pode criar uma partição para o journal não tão grande também, de 256MB ou 400MB! Você decide!



* Opção 3 - Journal dentro do mesmo sistema de arquivos, mas aumentado além do tamanho padrão!

   Como eu disse antes, por padrão o ext4 calcula o tamanho do Journal automaticamente de acordo com o tamanho do seu sistema de arquivos! Em geral ele fica em torno de 128MB! Mas se você quiser aumentar as taxas de leitura, você pode aumentar o tamanho do Journal interno! Contudo, existe um limite! Você não pode passar dos 400MB! Para a grande maioria dos mortais, 256MB já está bom demais! Um journal maior dentro do mesmo sistema de arquivos sobrecarrega as ações de gravação e o seu processador!  Portanto, se não tiver um bom processador eu também não recomendo essa alteração! Você vê logo que na hora de instalar programas algo fica diferente! A barrinha de progresso não se move mais como numa instalação padrão! Ela demora mais para encher, mas na hora de ler os arquivos fica mais rápido! Vocês viram essa opção número três em ação no tópico do Kernel Ominslash! Foi com o vídeo do meu PC com kernel BFQ do Hqxriven!  Ali eu estou usando um journal interno de 400MB para acelerar as taxas de leitura! Isso tudo vale para o ext4! Outros sistemas de arquivos também se lançam deste mesmo recurso, é o caso do XFS e do JFS! Os ganhos no JFS são notáveis e ele não sofre da perda nas taxas de gravação!

   A primeira parte quanto ao uso do cfdisk ou do gparted são iguais em relação à opção 1!
Defina a sua tabela de partição normalmente para o seu disco rígido. Na hora da formatação é que o comando muda! Como root execute:

   Se quiser um journal de 256MB:

Código: [Selecionar]
#mke2fs -t ext4 -J size=256 -O dir_index,extent /dev/sda1
   Se quiser um journal de 400MB – tamanho máximo permitido para um journal interno:

Código: [Selecionar]
#mke2fs -t ext4 -J size=400 -O dir_index,extent /dev/sda1
   Você pode estar se perguntando, mas galactus, e o data writeback na opção 3? É possível?  Sim é possível. Mas você tem que formatar primeiro e dizer ao sistema de arquivos que quer mudar a gravação do journal depois! Assim:

Código: [Selecionar]
#tune2fs -o journal_data_writeback /dev/sda1

Depois é tudo igual à opção 1 em relação à instalação!




* Opção 4 - Deixar as opções padrões do Journal mas melhorando o acesso ao sistema de arquivos!

   Você não quer se incomodar com o tamanho e localização do Journal, mas gostaria de usar as opções que aceleram o acesso ao seu sistema de arquivos!  Então execute o comando:

Código: [Selecionar]
#mke2fs -t ext4 -O dir_index,extent /dev/sda1
Pronto! Agora é só seguir com sua instalação como mostrado na opção 1!



- Desvantagens do Journal Externo!

Quais seriam as desvantagens ou problemas ao se utilizar de um Journal externo em outro disco rígido?

1- Se o disco rígido em que está o journal externo for acidentalmente desligado, você não poderá iniciar o seu sistema, mas nenhum dado estará perdido! Nem mesmo com um Live-CD você terá acesso aos seus dados! Você precisará do Journal externo para ler os seus dados! Basta então religar o disco rígido em questão na mesma ordem em que tudo foi configurado que tudo volta ao normal!

2- Se o disco rígido em que está o journal externo sofrer uma pane lógica ou física você também não poderá acessar os seus dados e o que você estiver fazendo no momento da pane pode estar perdido! Como então eu volto a ter acesso aos meus dados? Simples, substitua o disco com defeito (se for este o caso), formate uma nova partição journal, repita os comandos onde você diz que o disco rígido não possui Journal e em seguida “mostre” a ele onde está o novo journal externo! Reinicie o sistema normalmente, este primeiro reinicio com o novo journal será mais demorado, mas ele volta a ligar o sistema com os seus dados já gravados antes da pane intactos!

3- Em alguns casos, ao se colocar um novo disco rígido no sistema, aumentando a capacidade de dados do mesmo ou se você quiser fazer uma cópia dos dados de outro disco rígido, o seu sistema pode não iniciar!  Não estou me referindo a um disco rígido externo USB! Isto pode acontecer mais facilmente nos seguintes casos: a) Atente para o fato que você terá que manter a ordem original do disco em que está o seu sistema e o journal externo! Portanto se colocar um disco rígido a mais alterando a ordem de boot, seu sistema não inicializará! b) Se usar um kernel não oficial no seu Ubuntu como é o meu caso onde utilizo o Kernel Omnislash! Neste caso use o Kernel oficial do Ubuntu! c) Ele não inicializa mesmo com o kernel oficial do Ubuntu! Neste caso, você terá que usar um Live-CD para fazer a cópia dos dados! Ainda não tenho uma solução realmente satisfatória para este caso! Se alguém souber como resolver, por favor nos mostre como!

Nota: Independentemente do seu sistema de arquivos e das modificações que você possa fazer no seu sistema, sempre faça backup!  
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 29 de Agosto de 2010, 02:06
- Segunda Parte – Alterações realizadas após instalação!


   Você já instalou o seu Ubuntu ou qualquer uma das suas variantes e agora quer melhorar ainda mais o desempenho do seu sistema! A boa notícia é que ainda podemos realizar algumas alterações para acelerar o sistema de arquivos que não envolvem formatação! São elas:

1- Adicionar o Índice de diretórios ao seu sistema de arquivos!

   Esta dica é para quem já tem o seu Ubuntu particionado de maneira tradicional e não colocou essa opção na hora de formatar! De posse de um Live-CD do Ubuntu, de o boot normalmente e dentro do terminal como root faça fdisk -l para descobrir como está a sua tabela de partição e depois execute o comando com a partição desmontada:


Código: [Selecionar]
#tune2fs  -O dir_index /dev/sdxy
Onde o xy vai depender da ordem encontrada na sua tabela e partição! Lembre-se, o comando tune2fs deve ser executado com a partição desmontada!


2- Usar o Journal Writeback para acelerar o seu sistema de arquivos!

   Você já formatou o seu Ubuntu de maneira padrão e não quer formatar tudo novamente, contudo gostaria de usar o modo Writeback do Journal para maior velocidade! Como root faça:

Código: [Selecionar]
#fdisk -l
   Ele vai listar a tabela de partição do seu sistema! Sabendo qual partição alterar execute como root:

Código: [Selecionar]
#tune2fs -o journal_data_writeback /dev/sdxy
   Onde o xy vai depender da sua tabela de partição! Lembre-se, o comando tune2fs deve ser executado com a partição desmontada!


3- Realizar alterações no seu fstab para montar o sistema de arquivos com maior velocidade!


   a) Se usar o Journal externo não há necessidade de alterar nada no fstab por causa do journal.

   b) Já tendo alterado a forma de gravar do journal para writeback com o journal interno, seja na formatação inicial ou depois dela, é preciso alterar o seu fstab e o grub2 para que tudo corra bem! Dentro do seu sistema, faça Backup do seu fstab se não estiver seguro do que vai fazer. As dicas a seguir são mais indicadas para sistemas ligados a um No-Break ou Notebooks usados com sua bateria!

Como root use o seu editor de arquivos preferido, como sugestão temos:

   No Ubuntu

Código: [Selecionar]
#gedit /etc/fstab 
   No Kubuntu

Código: [Selecionar]
#kedit /etc/fstab
   Para qualquer variante do Ubuntu

Código: [Selecionar]
#nano /etc/fstab
   Mas o que você pode alterar além do writeback? Temos as seguintes opções entre tantas:

   noatime - Desativa o registro de tempo de acesso do arquivo, que é basicamente uma operação de gravação que deve ser evitada em SSDs. Trocando em miúdos, lembram quando vocês clicam com o botão direito do mouse para acessar as propriedades de um arquivo, lá contém a data de gravação e a data em que o arquivo foi acessado! Com essa opção o sistema não registrará mais quando você acessou o arquivo, apenas quando você modificar o mesmo! Essa opção não envolve risco de perda de dados!
   barrier=0 - Esse assunto é complexo e já levou a muita discussão entre os desenvolvedores, mas vou procurar resumir para vocês. O "barrier" certifica-se que tudo esteja em ordem entre o cache do disco rígido e a sincronização de dados e metadados antes da gravação do journal! Com a opção "0" essa certificação deixa de existir! Barrier=1 atrasa muito o desempenho do disco!  Não é nada seguro você usar a opção "Barrier=0" no ext4 em um sistema sem No-break ou em Notebooks sem bateria! Contudo o ext3 usa o barrier=0 por padrão!
   data=writeback - O writeback oferece o melhor desempenho entre as formas de gravação do Journal, mas deixa seu sistema mais vulnerável a perda de dados ou corrupção dos mesmos!
   nobh (No buffer heads) - Quando um bloco é armazenado na memória (por exemplo, após uma leitura ou uma gravação pendente), ele é armazenado em um buffer. Cada buffer é associado com exatamente um bloco. O buffer serve como o objeto que representa um bloco de disco na memória. Lembre-se que um bloco é composto por um ou mais setores, mas não é mais do que uma página de tamanho. Portanto, uma única página pode conter um ou mais blocos na memória. Com essa opção ativa no fstab, não existe mais essa associação de páginas e buffers, seu consumo de memória RAM pode inclusive diminuir!  A opção nobh implica no uso do Writeback!
   commit=100 - O ext4 pode ser configurado para sincronizar dados e metadados a cada "n" segundos! O valor padrão é 5 segundos. Isso significa que se você sofre uma queda de energia, você ira perder apenas os últimos 5 segundos de trabalho (se o seu sistema de arquivos não for danificado, graças ao Journaling). O valor padrão ou qualquer valor abaixo dele irão afetar o desempenho para pior, mas isso será bom para a integridade dos dados. Colocar um valor igual a zero terá o mesmo efeito do valor padrão, 5 segundos. Aumentar esse valor melhorará o desempenho! Um valor igual a 60 já está bom o bastante para discos rígidos de pratos magnéticos. Valores superiores a esse, como o igual a 100 do exemplo, são mais indicados para discos SSD!
   nouser_xattr - Vamos logo ao ponto, com essa opção ativa seus dados não terão mais a permissão data de gravação/criação e acesso registrados nas informações dele! Ou seja, todas essas ações, que são de ações de gravação no disco, não serão mais realizadas. Isso aumenta o desempenho do sistema e a vida útil dos SSDs. Contudo eu não aconselho a vocês usarem essa opção! Quando vocês precisarem acessar os seus dados de um Live-CD por exemplo, ou remover o disco rígido para usar em outra máquina, será surpreendido por um monte de cadeados nos seus dados, negando uma série de atividades ao seu sistema!

Exemplo de um fstab padrão pós instalação do Ubuntu:

[...]
UUID=d818ddf9-ff01-e21a-a67d-3ceab43a9e2b / ext4 relatime,errors=remount-ro 0 1
UUID=0d339122-74e0-e0ea-805a-7879b1fa3172 /home ext4 relatime 0 2
[…]



   Vou deixar como exemplo as opções que uso no meu fstab (notem que não há espaço entre as opções, apenas vírgulas):

[...]
UUID=d818ddf9-ff01-e21a-a67d-3ceab43a9e2b / ext4 noatime,barrier=0,data=writeback,nobh,commit=60 0 1
UUID=0d339122-74e0-e0ea-805a-7879b1fa3172 /home ext4 noatime,barrier=0,data=writeback,nobh,commit=60 0 2
[...]


   As opções do arquivo anterior:errors=remount-ro podem ser removidas com segurança pois é padrão do sistema! Agora chegou o momento de alterar o GRUB2! É preciso alterar o Grub para que todos os kerneis instalados rodem com o data=writeback! Isso no caso de você usar o journal interno! Não mude se usar o journal externo! Como root dentro do seu sistema mesmo, altere o arquivo /etc/default/grub:

   - Ubuntu

Código: [Selecionar]
#gedit /etc/default/grub

   - Kubuntu

Código: [Selecionar]
#kedit /etc/default/grub

   - Outras variantes

Código: [Selecionar]
#nano /etc/default/grub

   Ao final do arquivo insira a seguinte linha:


rootflags=data=writeback


   Depois rode um:


Código: [Selecionar]
#update-grub

Nota!

   Ao realizar uma atualização do Ubuntu ou qualquer variante dele nos pacotes do grub2, o sistema vai reclamar com você que o arquivo do grub2 não é original e o que você gostaria de fazer! Mande-o instalar a nova versão sobre a versão alterada e depois da atualização volte a realizar o procedimento descrito logo acima quanto ao rootflags=data=writeback no grub2!

   Até o momento em uma queda de energia, eu perdi o que havia inserido a mais numa planilha do Calc sem ter salvado o arquivo! No mais não houve corrompimento de dados! Mas seu sistema fica mais inseguro com isso tudo no seu fstab!


4- Otimizar e compactar os diretórios!

   Se você é um instalador compulsivo de programas ou tem muitos arquivos espalhados em vários diretórios, você pode melhorar um pouco mais as coisas no que se refere ao desempenho otimizando os diretórios!  Faça isso com o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
#fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy

   O comando acima deve ser realizado como root na partição alvo DESMONTADA! Use um Live-CD ou o modo de recuperação do seu sistema para isso!  O que ele faz é otimizar os diretórios, reindexando e comprimindo os mesmos se possível!  É ótimo de ser usado depois de você ter finalizado toda a instalação do seu sistema, digo de tudo mesmo, codecs e programas afins que você usa!  Também é bom de ser feito se você continuar a inchar o seu sistema com dados em muitos diretórios! Porque alterei o comando em relação à versão anterior do tutorial? Simples, descobri que o comando e2fsck -D só realizava a otimização dos diretórios em sistemas não limpos! Com o fsck -f -D ele obriga a otimização mesmo em um sistema limpo!


5- Tornar o seu disco rígido mais rápido às requisições do seu sistema!

   Antes você precisa saber sobre as características técnicas do seu disco rígido.  É que vamos habilitar dois parâmetros dele que vêm desabilitados por padrão. A gravação em cache do mesmo e fazê-lo funcionar a toda velocidade desde o início da requisição! Para isso execute o comando como root:


Código: [Selecionar]
#hdparm -I /dev/sdX

   
   Onde o X vai depender do disco rígido que você quer tunar!  O comando acima faz um relatório detalhado sobre o seu disco rígido, listando todas as características técnicas do mesmo!  Procure por duas informações importantes: Write Cache Enable e o Acoustic Management!

O seu sistema pode estar montado sem problemas.  Então faça como root:


Código: [Selecionar]
#hdparm -W1 -M254  /dev/sdX
   O "W" deve ser maiúsculo mesmo! NÃO erre no "W"! O "w" minúsculo vai detonar o seu sistema! Então, o -W1 ativa a gravação no cache do seu disco e o -M254 fazem com que o disco trabalhe mais barulhento (alta rotação inicial), o padrão é 128, o mais silencioso (baixa rotação inicial)!
    
   Se o seu disco rígido não suportar esses comandos ele vai dar erro na saída do comando! Se tudo correr bem ele vai avisar que tudo foi ligado (On)!  Não se preocupe que não há risco de danos ao disco rígido ou ao seu sistema! Com essas duas mudanças você pode ganhar em média de 2 a 4MB/s a mais nas taxas de leitura do seu disco rígido! É só fazer por três vezes e sem nada sendo usado no sistema o comando e comprovar o que eu digo:

Código: [Selecionar]
#hdparm -Tt /dev/sdX


   Se tudo correu bem, agora você vai querer colocar esses comandos de forma permanente! Sim, pois só em executar esse comando no terminal não o torna permanente, ele volta ao estado padrão a cada reinicialização do sistema!  Então o que fazer? Ta na mão, coloque o comando no arquivo /etc/rc.local antes do exit = 0 (se tiver isso no seu arquivo)!

Código: [Selecionar]
#gedit /etc/rc.local
hdparm -W1 -M254 /dev/sdX

   Você pode colocar quantos discos rígidos você tiver no seu sistema que suportem esses comandos, cada disco rígido deve ter a sua linha de comando!  O comando é dado para o disco rígido e não sua partição!


   Não reinventei a roda para escrever este tutorial. Isso tudo é fruto de leitura e pesquisa! Referências para este tuto:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Tunando-o-sistema-de-arquivos-entendendo-o-journal-do-EXT3
http://www.ibm.com/developerworks/linux/library/l-anatomy-ext4/index.html
http://lwn.net/Articles/203915/
http://lwn.net/Articles/283161/
http://blog.loxal.net/2009/04/tuning-ext4-for-performance-with.html
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1396128
http://linux-kernel-prog.net/Novell.Press-Linux.Kernel.Development.Second.Edition/0672327201/ch13lev1sec2.html
http://manpages.ubuntu.com/manpages/jaunty/man8/e2fsck.static.8.html
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/hdparm-Tire-o-maximo-do-seu-HD
http://www.vivaolinux.com.br/dica/hdparm-Aumente-a-velocidade-do-HD

Espero ter ajudado!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 29 de Agosto de 2010, 02:07
Reservado!


Se preferir você pode ter esse tutorial em PDF: http://www.megaupload.com/?d=Q3SG0SR8
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: niquelnausea em 29 de Agosto de 2010, 10:16
Ja achava o outro tutorial bem completo, dessa vez você se superou, muito bom cara.

Meu pc ja é meio "velho" (soquete AM2) esse tipo de dica ajuda e muito na velocidade, vou testar e volto pra dizer se funcionou (ou se terei que formatar  ;D)
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: platao em 29 de Agosto de 2010, 10:45
Olha.....o pessoal aqui anda se superando!!!! Os tutoriais matadores do Ucastrobr e do Pidgin esse agora e com direito a pdf de brinde!!!! so nao aprende quem nao quer!!!! parabens galactus esta sendo utilissimo e obrigado pelo pdf tbm.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: ucastrobr em 29 de Agosto de 2010, 10:58
O galactus sempre foi obcecado por desempenho, vou testar algumas dicas acima.
Para quem não sabe quem é o Galactus aqui vai uma sinopse.

Galactus, algumas vezes chamado de Devorador de Mundos, é um personagem de histórias em quadrinhos, uma entidade cósmica dentro do universo Marvel da Marvel Comics. Criado por Jack Kirby e Stan Lee, ele estreou em Fantastic Four nº48, o inicio de um arco de história algumas vezes considerado como a melhor colaboração Lee/Kirby.

Quando Galactus ameaçou destruir a Terra, o Quarteto Fantástico (auxiliado pelo Vigia Uatu e pelo arauto rebelde de Galactus, o Surfista Prateado) o derrotou ameaçando-o com o Nulificador Total. Galactus jurou nunca mais tentar atacar a Terra.

Apresentado inicialmente como vilão, mais tarde teve sua função no Universo esclarecida em um julgamento onde várias raças tentavam decidir o destino de Galactus por suas ações pregressas. Através de um depoimento de Odin foi a público que sua função é a de encontrar um planeta seguro, que fosse capaz de sobreviver a próxima entropia do universo, uma vez que o próprio Galactus seria o único sobrevivente de uma entropia anterior.

Apesar de ser conhecido como Devorador de Mundos, Galactus não conseguiu se alimentar do planeta mãe dos Espectros. A corrupção da raça dos Espectros era tamanha que foi capaz de contaminar o planeta em que viviam, tornando-o inadequado.

Hoje ele vive no mundo Ubuntu tentando sobreviver a próxima entropia do universo.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: dtomadon em 29 de Agosto de 2010, 11:20
O galactus sempre foi obcecado por desempenho, vou testar algumas dicas acima.
Para quem não sabe quem é o Galactus aqui vai uma sinopse.

Galactus, algumas vezes chamado de Devorador de Mundos, é um personagem de histórias em quadrinhos, uma entidade cósmica dentro do universo Marvel da Marvel Comics. Criado por Jack Kirby e Stan Lee, ele estreou em Fantastic Four nº48, o inicio de um arco de história algumas vezes considerado como a melhor colaboração Lee/Kirby.

Quando Galactus ameaçou destruir a Terra, o Quarteto Fantástico (auxiliado pelo Vigia Uatu e pelo arauto rebelde de Galactus, o Surfista Prateado) o derrotou ameaçando-o com o Nulificador Total. Galactus jurou nunca mais tentar atacar a Terra.

Apresentado inicialmente como vilão, mais tarde teve sua função no Universo esclarecida em um julgamento onde várias raças tentavam decidir o destino de Galactus por suas ações pregressas. Através de um depoimento de Odin foi a público que sua função é a de encontrar um planeta seguro, que fosse capaz de sobreviver a próxima entropia do universo, uma vez que o próprio Galactus seria o único sobrevivente de uma entropia anterior.

Apesar de ser conhecido como Devorador de Mundos, Galactus não conseguiu se alimentar do planeta mãe dos Espectros. A corrupção da raça dos Espectros era tamanha que foi capaz de contaminar o planeta em que viviam, tornando-o inadequado.

Hoje ele vive no mundo Ubuntu tentando sobreviver a próxima entropia do universo.


CAraca meu , que review de quadrinhos marvel, só faltou meus preferidos o Demolidor e Elektra !!!! Parabéns Galactus ficou show!!!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: niquelnausea em 29 de Agosto de 2010, 12:27
.... só da maluco  ;D

acho que o menos pior de ruim da cabeça dorme com camisa de força  :o
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Gunss em 29 de Agosto de 2010, 19:03
quando o HD novo chegar vou fazer a dica nº 1 certeza  ;D
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 30 de Agosto de 2010, 07:03
Que bom que gostaram!  Me deu o maior serviço mesmo!  :P

Rapaz isso aqui daqui a pouco vai virar fórum da Marvel hein!  

Se formos pegar só os resumos dos personagens desse fórum...  

Só do Wolverine ucastrobr nem se fala. Só do fator de cura e do Adamantium tem várias novelas!

Olha a fuga ao tema em pessoal!

Voltando ao assunto!

Eu e meu amigo Agner estamos usando a opção 1 já faz uns 30 dias! Resistindo bem as quedas de energia e a Resets aleatórios que fizemos de propósito pra ver se a coisa não se destruia, isso com o modo Writeback! Testamos o modo Journal e também fica muito rápido! Nem se compara ao Journal dentro do próprio disco rígido. Parece que o Ubuntu sofreu um upgrade de hardware!

Meu HD do sistema principal, o único que coloquei o journal externo, no uso padrão do journal interno, dava 99MB/s na saída do hdparm! 

Só de ter colocado o journal externo, sem mexer em mais nada, do fstab e etc., ele passou para os 122MB/s! Isso não é pouca coisa mesmo!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Gunss em 30 de Agosto de 2010, 14:10
uma dica que li, é para mover os diretorios /tmp e /var/tmp para a memória RAM! tenho medo de testar pois só tenho 1GB de ram  :-\
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 30 de Agosto de 2010, 19:48
uma dica que li, é para mover os diretorios /tmp e /var/tmp para a memória RAM! tenho medo de testar pois só tenho 1GB de ram  :-\

Tem dica de usar o Journal na RAM!  De compartilhar o Journal de vários discos rígidos em um só (essa não tem suporte no Linux)!

Eu acho que não usaria essa dica do tmp na RAM! Não em um desktop! Sem memórias ECC e sem No-break!  Nem pensar! Aí dá um pau na sua RAM, e as informações nela vão passar desta para melhor!  Não sei a te que ponto as coisas contidas no tmp são importantes! No Mandriva eu sei que ele usa muito!  No Ubuntu eu ainda não prestei atenção!  Mas eu tiro só pelas gravações de CDs e DVDs!  Eles usam o tmp para gravar os discos!  Aí bate com o que você disse da sua quantidade de RAM! 
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: irtigor em 30 de Agosto de 2010, 20:09
Eu acho que não usaria essa dica do tmp na RAM! Não em um desktop! Sem memórias ECC e sem No-break!  Nem pensar!
Eu uso em um desktop sem nobreak e não tive problemas (a energia já caiu algumas vezes e está tudo ok), mas é realmente bom ficar atento aos aplicativos usados, alguns gerenciadores de pacotes (não é o caso do apt) usam o /tmp, videos flash também são carregados lá entre outras coisas.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Gunss em 30 de Agosto de 2010, 20:22
uma dica que li, é para mover os diretorios /tmp e /var/tmp para a memória RAM! tenho medo de testar pois só tenho 1GB de ram  :-\

Tem dica de usar o Journal na RAM!  De compartilhar o Journal de vários discos rígidos em um só (essa não tem suporte no Linux)!

Eu acho que não usaria essa dica do tmp na RAM! Não em um desktop! Sem memórias ECC e sem No-break!  Nem pensar! Aí dá um pau na sua RAM, e as informações nela vão passar desta para melhor!  Não sei a te que ponto as coisas contidas no tmp são importantes! No Mandriva eu sei que ele usa muito!  No Ubuntu eu ainda não prestei atenção!  Mas eu tiro só pelas gravações de CDs e DVDs!  Eles usam o tmp para gravar os discos!  Aí bate com o que você disse da sua quantidade de RAM! 

dei uma conferida aqui, após 48hrs de utilização o diretório /tmp tinha 500KB e o /var/tmp estava vazio
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Alyscom em 31 de Agosto de 2010, 03:52
Uma duvida! ;D
Se eu tiver dois HD's  separados, um só com o Ubuntu e o outro só com arquivos, se caso acontecer de dar algum problema com essas suas dicas, os dois HD's terão problema?? Desculpe se você já respondeu isso em algum post anterior, mas é que eu não consegui ler tudo(Muita coisa)!! :P


[]'s


Alyscom
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 31 de Agosto de 2010, 06:46
Uma duvida! ;D
Se eu tiver dois HD's  separados, um só com o Ubuntu e o outro só com arquivos, se caso acontecer de dar algum problema com essas suas dicas, os dois HD's terão problema?? Desculpe se você já respondeu isso em algum post anterior, mas é que eu não consegui ler tudo(Muita coisa)!! :P


[]'s


Alyscom

Isso está respondido no tutorial! Você só terá problemas na partição com journal externo em outro HD!

Vou dar o meu exemplo!

Tenho 4 partições no meu HD Seagate de 1TB com o Ubuntu instalado. Fiz uma divisão básica para o Ubuntu. Raiz mais Swap! Esta raiz é que tem o seu journal externo num outro HD de 1TB,  no inicio dele! No restante dele eu tenho meus dados em uma partição NTFS!  Em caso de pau na partição raiz do Ubuntu, só a partição raiz do ubuntu será afetada! É uma informação lógica que aponta para uma porção de um disco físico! Passou o cartão?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 31 de Agosto de 2010, 21:07
Corrigi dois erros no tutorial quanto a linha de comando, não prejudicava em nada, ele daria erro e mostraria o comando certo! Atualizei o PDF também!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Alyscom em 02 de Setembro de 2010, 20:11
Agora eu "intindi"!! ;D (Eu demoro a pegar no tranco as vezes) rs

Forte abraço e valeu pela ajuda! ;)
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: overlock@ em 16 de Setembro de 2010, 12:44
Resolvi formatar meu pc e testar essa ótima dica, fiz tudo certinho deixando e journal no mesmo hd, mas em uma partição separada, e o desempenho ficou muito superior mesmo, vela a pena fazer ... confirmado .... muito boa sua dica parabens mano ...

Abraço ...    ;D
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 16 de Setembro de 2010, 14:52
Resolvi formatar meu pc e testar essa ótima dica, fiz tudo certinho deixando e journal no mesmo hd, mas em uma partição separada, e o desempenho ficou muito superior mesmo, vela a pena fazer ... confirmado .... muito boa sua dica parabens mano ...

Abraço ...    ;D

Que bom que tudo deu certo! Obrigado pelo retorno!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 17 de Setembro de 2010, 17:54
Uma pergunta estas regras funcionariam em outros S.O.´s não derivados do Ubuntu. Faço a pergunta porque utilizo para meus testes um HD antigo Quantum de 8gb =D e atualmente utilizo o Fedora 13. A máquina em questão é um Atlhon 64 3200+, soquete 474, mother Asus A8N, 1gb de RAM, video nvidia FX5200. Atualmente uso uma partição ext4 (padrão da instalação) sem swap. Como falei utilizo como sistema de teste mesmo então não há problemas quanto a perda de dados. Alguma sugestão visando apenas o desempenho máximo?
desde já grato
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 17 de Setembro de 2010, 20:56
Uma pergunta estas regras funcionariam em outros S.O.´s não derivados do Ubuntu. Faço a pergunta porque utilizo para meus testes um HD antigo Quantum de 8gb =D e atualmente utilizo o Fedora 13. A máquina em questão é um Atlhon 64 3200+, soquete 474, mother Asus A8N, 1gb de RAM, video nvidia FX5200. Atualmente uso uma partição ext4 (padrão da instalação) sem swap. Como falei utilizo como sistema de teste mesmo então não há problemas quanto a perda de dados. Alguma sugestão visando apenas o desempenho máximo?
desde já grato

Sim é totalmente possível utilizar essas dicas em outras distros linux. Digo isso inclusive no tutorial! Basta a sua distribuição ter suporte ao ext4 no seu kernel e possuir as versões mais recentes dos comandos listados! Infelizmente num HD tão pequeno acredito que você só poderá usar as dicas referentes ao dir_index e o extent, além é claro do writeback! Com um HD velho assim ele com certeza não vai ter gerenciador de ruídos e talvez não deixe gravar nada no seu cache! Que aliás, deve ser minúsculo!
Enfim, acho bastante limitado esse seu HD, não dá pra trocar por coisa mais nova? Pelo menos um SATA de 80GB?  

Bom aprendizado nos testes!

Há sim, uso essas dicas no Mandriva e no OpenSuse!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 18 de Setembro de 2010, 10:42
Uma pergunta estas regras funcionariam em outros S.O.´s não derivados do Ubuntu. Faço a pergunta porque utilizo para meus testes um HD antigo Quantum de 8gb =D e atualmente utilizo o Fedora 13. A máquina em questão é um Atlhon 64 3200+, soquete 474, mother Asus A8N, 1gb de RAM, video nvidia FX5200. Atualmente uso uma partição ext4 (padrão da instalação) sem swap. Como falei utilizo como sistema de teste mesmo então não há problemas quanto a perda de dados. Alguma sugestão visando apenas o desempenho máximo?
desde já grato

Sim é totalmente possível utilizar essas dicas em outras distros linux. Digo isso inclusive no tutorial! Basta a sua distribuição ter suporte ao ext4 no seu kernel e possuir as versões mais recentes dos comandos listados! Infelizmente num HD tão pequeno acredito que você só poderá usar as dicas referentes ao dir_index e o extent, além é claro do writeback! Com um HD velho assim ele com certeza não vai ter gerenciador de ruídos e talvez não deixe gravar nada no seu cache! Que aliás, deve ser minúsculo!
Enfim, acho bastante limitado esse seu HD, não dá pra trocar por coisa mais nova? Pelo menos um SATA de 80GB?  

Bom aprendizado nos testes!

Há sim, uso essas dicas no Mandriva e no OpenSuse!

Beleza. Então vou fazer alguns testes. Pois é o HD é velho mesmo hehehe mas é como eu falei uso primeiro as dicas nessa máquina de teste para aprender depois repasso ela para o computador de uso pessoal. Até está nos planos a aquisição de um HD novo mas sou aquele tipo de pessoa que gosta de usar o equipamento até não dar mais mesmo. =D Antes desse Quantum ST 38410A eu usava um Quantum Fireball LC10 de 15gb para o Sistema mas ele tá em um estado precário (batendo a agulha) dai coloquei ele para slave e ainda utilizo para salvar alguns dados sem muita importância. Na mesma máquina ainda tenho um HD Sansung SATA HD080HJ mas nele estão salvos os dados que não posso perder. Então a ideia é "surrar" os outros dois HD pequenos até pifarem. Após adquirir um novo HD maior para colocar os dados que não posso perder e só então esse SATA de 80gb irá passar a ser utilizado para o sistema. Mas vou fazer uns testes aqui e depois reporto as novidades.
De qualquer forma grato pela atenção
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: vampire_thunder em 22 de Setembro de 2010, 11:05
Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:
(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg837.imageshack.us%2Fimg837%2F493%2Fcapturadeteladevsddgpar.th.png&hash=82b14c5d5630044a1e28035eee7db0ab5595e238) (http://img837.imageshack.us/my.php?image=capturadeteladevsddgpar.png)

Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Gunss em 22 de Setembro de 2010, 11:35
Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:
(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg837.imageshack.us%2Fimg837%2F493%2Fcapturadeteladevsddgpar.th.png&hash=82b14c5d5630044a1e28035eee7db0ab5595e238) (http://img837.imageshack.us/my.php?image=capturadeteladevsddgpar.png)

Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.

só uma pergunta, pq tu não usou o journal separado na partição raiz?



aqui qnd eu comprar um HD novo vou colocar o journal em outro HD
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: vampire_thunder em 22 de Setembro de 2010, 12:35
Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:
(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg837.imageshack.us%2Fimg837%2F493%2Fcapturadeteladevsddgpar.th.png&hash=82b14c5d5630044a1e28035eee7db0ab5595e238) (http://img837.imageshack.us/my.php?image=capturadeteladevsddgpar.png)

Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.

só uma pergunta, pq tu não usou o journal separado na partição raiz?



aqui qnd eu comprar um HD novo vou colocar o journal em outro HD

Porque o que me interessa são os dados da pasta home, e eu quero usar apenas um HD mesmo. Faz tempo que não tenho um Desktop. Esse HD ficará numa case e será de transporte. Como só é possível ter 4 partições primárias em um HD, dei preferência à partição da home.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 22 de Setembro de 2010, 13:52
Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:
(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg837.imageshack.us%2Fimg837%2F493%2Fcapturadeteladevsddgpar.th.png&hash=82b14c5d5630044a1e28035eee7db0ab5595e238) (http://img837.imageshack.us/my.php?image=capturadeteladevsddgpar.png)

Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.

Porque não tem como ele não criar um Journal interno junto com os blocos e inodes com o comando dado no tutorial! Você deu o comando pra ele formatar certo? Nisso ele criou um journal interno conforme o tamanho da sua partição e junto com ele as informações dos blocos e inodes. Depois você passa o comando para ele não usar mais esse journal interno! Entendeu agora?

Se você não quiser perder esse espaço todo, você terá que criar a partição do journal antes de mandar formatar essa partição, daí na hora de formatar você "diz" pra ele que o journal já existe em outro lugar!  Contudo você deve especificar o tamanho dos blocos! Se o tamanho dos blocos forem diferentes dá pau!

É mais uma complicação para você pensar na hora de formatar! Por isso deixei o comando como está! Veja que nem todo esse espaço é do journal! Ele tem que guardar informações dos blocos e inodes também! Como seu HD é grande daí tem que ter muito espaço pra guardar todas essas informações! Afinal são 850GB de espaço livre mas que teve que ser "mapeado"!

Agora, ficar criando várias partições journal dentro do mesmo HD vai acabar é atrasando o funcionamento do sistema! Lembre-se, ele vai levar as cabeças do HD seja na leitura ou na escrita para a partição journal! Então se você cria 5 partições dentro dele, sendo duas só de journal, ele vai ficar bem "loquinho" com isso tudo aí!  Nunca usei essa configuração sua! Estou apenas te falando o que acho que vai acontecer por suposição!

Como você diz quer usar tudo no mesmo HD, não é melhor criar o journal interno com 400MB?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: vampire_thunder em 22 de Setembro de 2010, 17:24
Porque não tem como ele não criar um Journal interno junto com os blocos e inodes com o comando dado no tutorial! Você deu o comando pra ele formatar certo? Nisso ele criou um journal interno conforme o tamanho da sua partição e junto com ele as informações dos blocos e inodes. Depois você passa o comando para ele não usar mais esse journal interno! Entendeu agora?

Se você não quiser perder esse espaço todo, você terá que criar a partição do journal antes de mandar formatar essa partição, daí na hora de formatar você "diz" pra ele que o journal já existe em outro lugar!  Contudo você deve especificar o tamanho dos blocos! Se o tamanho dos blocos forem diferentes dá pau!

É mais uma complicação para você pensar na hora de formatar! Por isso deixei o comando como está! Veja que nem todo esse espaço é do journal! Ele tem que guardar informações dos blocos e inodes também! Como seu HD é grande daí tem que ter muito espaço pra guardar todas essas informações! Afinal são 850GB de espaço livre mas que teve que ser "mapeado"!

Agora, ficar criando várias partições journal dentro do mesmo HD vai acabar é atrasando o funcionamento do sistema! Lembre-se, ele vai levar as cabeças do HD seja na leitura ou na escrita para a partição journal! Então se você cria 5 partições dentro dele, sendo duas só de journal, ele vai ficar bem "loquinho" com isso tudo aí!  Nunca usei essa configuração sua! Estou apenas te falando o que acho que vai acontecer por suposição!

Como você diz quer usar tudo no mesmo HD, não é melhor criar o journal interno com 400MB?

Mas não foi isso que eu criei? Com a diferença que coloquei 512MB. Só a partição maior está sem Journal. Coloquei a partição de 512 para ser o journal dele.
Qual seria, então, o comando para formatar informando a partição de 512 (no exemplo, a /dev/sdd4) como sendo o journal da /dev/sdd1? Como você disse que eu tenho que especificar, eu tenho que informar 512MB, certo?
Lembrando que essa partição terá uma grande quantidade de arquivos, incluindo fotos, músicas, vídeos e documentos.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 23 de Setembro de 2010, 08:05
Uma pergunta estas regras funcionariam em outros S.O.´s não derivados do Ubuntu. Faço a pergunta porque utilizo para meus testes um HD antigo Quantum de 8gb =D e atualmente utilizo o Fedora 13. A máquina em questão é um Atlhon 64 3200+, soquete 474, mother Asus A8N, 1gb de RAM, video nvidia FX5200. Atualmente uso uma partição ext4 (padrão da instalação) sem swap. Como falei utilizo como sistema de teste mesmo então não há problemas quanto a perda de dados. Alguma sugestão visando apenas o desempenho máximo?
desde já grato

Sim é totalmente possível utilizar essas dicas em outras distros linux. Digo isso inclusive no tutorial! Basta a sua distribuição ter suporte ao ext4 no seu kernel e possuir as versões mais recentes dos comandos listados! Infelizmente num HD tão pequeno acredito que você só poderá usar as dicas referentes ao dir_index e o extent, além é claro do writeback! Com um HD velho assim ele com certeza não vai ter gerenciador de ruídos e talvez não deixe gravar nada no seu cache! Que aliás, deve ser minúsculo!
Enfim, acho bastante limitado esse seu HD, não dá pra trocar por coisa mais nova? Pelo menos um SATA de 80GB?  

Bom aprendizado nos testes!

Há sim, uso essas dicas no Mandriva e no OpenSuse!

Cara, muito bom! Mesmo sendo esse meu HD velho pacas o aumento de desempenho foi sensível. Ainda não realizei todas as dicas contidas no tuto, mas coloquei o journal em outra partição (no mesmo hd) de 256mb e mudei para o writeback a diferença de velocidade se tornou perceptível logo no boot. Ah sim vale comentar que no primeiro teste ferrei tudo e tive que formatar todo hd =/
Cara grande dica essa sua. Parabéns e obrigado por compartilha-la
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 23 de Setembro de 2010, 08:52
Porque não tem como ele não criar um Journal interno junto com os blocos e inodes com o comando dado no tutorial! Você deu o comando pra ele formatar certo? Nisso ele criou um journal interno conforme o tamanho da sua partição e junto com ele as informações dos blocos e inodes. Depois você passa o comando para ele não usar mais esse journal interno! Entendeu agora?

Se você não quiser perder esse espaço todo, você terá que criar a partição do journal antes de mandar formatar essa partição, daí na hora de formatar você "diz" pra ele que o journal já existe em outro lugar!  Contudo você deve especificar o tamanho dos blocos! Se o tamanho dos blocos forem diferentes dá pau!

É mais uma complicação para você pensar na hora de formatar! Por isso deixei o comando como está! Veja que nem todo esse espaço é do journal! Ele tem que guardar informações dos blocos e inodes também! Como seu HD é grande daí tem que ter muito espaço pra guardar todas essas informações! Afinal são 850GB de espaço livre mas que teve que ser "mapeado"!

Agora, ficar criando várias partições journal dentro do mesmo HD vai acabar é atrasando o funcionamento do sistema! Lembre-se, ele vai levar as cabeças do HD seja na leitura ou na escrita para a partição journal! Então se você cria 5 partições dentro dele, sendo duas só de journal, ele vai ficar bem "loquinho" com isso tudo aí!  Nunca usei essa configuração sua! Estou apenas te falando o que acho que vai acontecer por suposição!

Como você diz quer usar tudo no mesmo HD, não é melhor criar o journal interno com 400MB?

Mas não foi isso que eu criei? Com a diferença que coloquei 512MB. Só a partição maior está sem Journal. Coloquei a partição de 512 para ser o journal dele.
Qual seria, então, o comando para formatar informando a partição de 512 (no exemplo, a /dev/sdd4) como sendo o journal da /dev/sdd1? Como você disse que eu tenho que especificar, eu tenho que informar 512MB, certo?
Lembrando que essa partição terá uma grande quantidade de arquivos, incluindo fotos, músicas, vídeos e documentos.

Pera aí, vamos por partes!

Você só vai querer uma partição grande com o journal externo mas no mesmo HD, é isso?

Então só precisa continuar as dicas do tutorial! Depois de que você criou essa partição grande e já criou essa de 512MB para ser o journal da partição maior, só precisa seguir a dica do tutorial!

Agora se for criar mais partições de journal externo no mesmo HD eu não recomendo! Isso vai acabar é atrasando tudo!

Quanto aos comandos para criar a partição sem o journal indicando que ela já existe em outro lugar, aí vou ficar te devendo por enquanto! Nunca fiz isso, mas se você tiver paciência eu posso tentar aqui e depois te digo! Então me diz se vai querer mesmo esse comando pra mim pesquisar mais a respeito!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 23 de Setembro de 2010, 08:55


Cara, muito bom! Mesmo sendo esse meu HD velho pacas o aumento de desempenho foi sensível. Ainda não realizei todas as dicas contidas no tuto, mas coloquei o journal em outra partição (no mesmo hd) de 256mb e mudei para o writeback a diferença de velocidade se tornou perceptível logo no boot. Ah sim vale comentar que no primeiro teste ferrei tudo e tive que formatar todo hd =/
Cara grande dica essa sua. Parabéns e obrigado por compartilha-la

Que bom que deu certo aí!

Obrigado pelo retorno!

Quanto a detonar o sistema faz parte!

Se você quer aprender essas coisas acaba errando em algum lugar, mas depois você acerta!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: vampire_thunder em 23 de Setembro de 2010, 10:36

Pera aí, vamos por partes!

Você só vai querer uma partição grande com o journal externo mas no mesmo HD, é isso?

Então só precisa continuar as dicas do tutorial! Depois de que você criou essa partição grande e já criou essa de 512MB para ser o journal da partição maior, só precisa seguir a dica do tutorial!

Agora se for criar mais partições de journal externo no mesmo HD eu não recomendo! Isso vai acabar é atrasando tudo!

Quanto aos comandos para criar a partição sem o journal indicando que ela já existe em outro lugar, aí vou ficar te devendo por enquanto! Nunca fiz isso, mas se você tiver paciência eu posso tentar aqui e depois te digo! Então me diz se vai querer mesmo esse comando pra mim pesquisar mais a respeito!

Sim, é isso  ;D
Eu fiz tudo seguindo o tutorial, sendo que a partição /dev/sdd3, onde será instalada o sistema, está com o journal na própria partição. Só a maior que está com o journal na partição de 512.
Quanto ao comando, então não precisa se incomodar. Mas agradeço!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: AndreColli em 23 de Setembro de 2010, 18:38
Primeiro, prazer a todos!

Quanto ao tópico...

Depois de muito suor, estou com o 10.04 instalado em RAID 0 (2x1Tb), o qual está com 5 partições; raiz, home, swap, windows 7 e outra (ntfs) com todos meus dados (filmes, musicas, documentos, etc...)

Instalei o Kernel Omnislash e realizei a maioria alterações da segunda parte do tutorial, o sistema esta voando!

Agora, dois pontos:
O journal externo funciona com o Kernel Omnislash? (Foi comentado isso no tutorial, mas não entendi direito)
Teoricamente, será que usar o journal em um outro HD será mais rápido do que usar o journal em uma partição do mesmo HD, sendo ele montado em RAID 0?

ps: O Ubuntu 10.04 não gosta muito de RAID ...  :-\
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 24 de Setembro de 2010, 15:23

Agora, dois pontos:
O journal externo funciona com o Kernel Omnislash? (Foi comentado isso no tutorial, mas não entendi direito)
Teoricamente, será que usar o journal em um outro HD será mais rápido do que usar o journal em uma partição do mesmo HD, sendo ele montado em RAID 0?

ps: O Ubuntu 10.04 não gosta muito de RAID ...  :-\

Sim, o Omnislash funciona com o journal externo! O que dá pau é acrescentar mais um disco rígido ao seu sistema depois de tudo pronto! Não sei o motivo disso com o Omnislash!  Com o kernel padrão do Ubuntu isso não acontece!
Eu já instalo o Ubuntu com o kernel Omnislash!

Não sei te responder a segunda pergunta! Nunca usei RAID, então nem tenho como comparar os desempenhos!  
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 29 de Setembro de 2010, 13:29


Cara, muito bom! Mesmo sendo esse meu HD velho pacas o aumento de desempenho foi sensível. Ainda não realizei todas as dicas contidas no tuto, mas coloquei o journal em outra partição (no mesmo hd) de 256mb e mudei para o writeback a diferença de velocidade se tornou perceptível logo no boot. Ah sim vale comentar que no primeiro teste ferrei tudo e tive que formatar todo hd =/
Cara grande dica essa sua. Parabéns e obrigado por compartilha-la

Que bom que deu certo aí!

Obrigado pelo retorno!

Quanto a detonar o sistema faz parte!

Se você quer aprender essas coisas acaba errando em algum lugar, mas depois você acerta!

Tava olhando uma matéria sobre SSD e me veio a cabeça uma questão. Se não me engano eu tinha lido em algum local que o filesystem ext4 quando faz o processo de leitura/escrita ele apaga os dados no disco (não deve ser esse o termo técnico) ao invés de só apagar no MTF (mapa), disso se tem que em questão de segurança de dados o ext4 é mais seguro, vez que ao excluir um arquivo ele apaga-o na área fisica impossibilitando sua recuperação por outrem. Contudo, consequentemente se houver uma exclusão acidental resta impossibilidade essa recuperação. Eu fiquei pensando que esse processo de exclusão de dados na área de armazenamento de dados deve tomar certo tempo se levássemos em comparação em relação ao tempo que levaria se houvesse apenas a exclusão de dados no MTF. Assim minha dúvida é:
1) O ext4 trabalha com esse padrão de mapa de dados e os dados propriamente ditos?
2) Há como desabilitar/habilitar essa opção de exclusão de dados "no próprio disco" deixando apenas no MTF?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: overlock@ em 30 de Setembro de 2010, 10:37
galactus,

Uma dúvida, o ext3 tem o mesmo desempenho do ext4 com journal externo ? o ext3 é realmente mais rápido que o ext4 ? eu ví por ai que a velocidade dele seria superior ao ext4, isso procede? qual seria o sistema de arquivo mais rápido ? desculpe minha dúvidas  :-\
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 30 de Setembro de 2010, 10:46

Tava olhando uma matéria sobre SSD e me veio a cabeça uma questão. Se não me engano eu tinha lido em algum local que o filesystem ext4 quando faz o processo de leitura/escrita ele apaga os dados no disco (não deve ser esse o termo técnico) ao invés de só apagar no MTF (mapa), disso se tem que em questão de segurança de dados o ext4 é mais seguro, vez que ao excluir um arquivo ele apaga-o na área fisica impossibilitando sua recuperação por outrem. Contudo, consequentemente se houver uma exclusão acidental resta impossibilidade essa recuperação. Eu fiquei pensando que esse processo de exclusão de dados na área de armazenamento de dados deve tomar certo tempo se levássemos em comparação em relação ao tempo que levaria se houvesse apenas a exclusão de dados no MTF. Assim minha dúvida é:
1) O ext4 trabalha com esse padrão de mapa de dados e os dados propriamente ditos?
2) Há como desabilitar/habilitar essa opção de exclusão de dados "no próprio disco" deixando apenas no MTF?


Vou ficar te devendo sobre isso! Não sei nada sobre esse assunto, mas fiquei curioso também! Vou procurar saber!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 30 de Setembro de 2010, 11:08
galactus,

Uma dúvida, o ext3 tem o mesmo desempenho do ext4 com journal externo ? o ext3 é realmente mais rápido que o ext4 ? eu ví por ai que a velocidade dele seria superior ao ext4, isso procede? qual seria o sistema de arquivo mais rápido ? desculpe minha dúvidas  :-\

O que eu li em vários testes espalhados pela Web é que em algumas situações o EXT3 dá uma surra no EXT4. Mas no geral, o ext4 é mais rápido que o ext3! O EXT3 ainda é mais seguro que o EXT4. Claro né, o EXT3 é muito mais testado! Estão corrigindo muitas falhas do EXT4, algumas críticas que acarretavam perda de dados foram corrigidas não faz muito tempo. Outra coisa a levar em consideração é que o ext4 já foi pensado no uso moderno onde o tamanho médio dos dados cresceram muito em relação a época em que o ext3 foi criado! Então o ext4 tira muito melhor proveito de arquivos grandes comparado ao ext3! Olha essas análises do Phoronix que é um dos caras que mais testa sistema de arquivos!

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ext4_benchmarks&num=1

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ext4_btrfs_nilfs2&num=1

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ext4_then_now&num=1

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODIxNw

Não sei te dizer se o ext3 é mais rápido que o ext4 só por causa do journal externo! Não fiz esse teste ainda!

O sistema de arquivos mais rápido depende do que você vai fazer com o seu PC! Eu sei que parece uma resposta em cima do muro, mas é verdade! Cada sistema de arquivos foi pensado para um determinado uso. Então a performance deles varia muito de acordo com o cenário empregado!

No PC de casa eu uso ext4, no Atom eu uso JFS, e no servidor do meu amigo usamos XFS com Nobreak! Cada um com sua vantagem e desvantagem!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: overlock@ em 30 de Setembro de 2010, 13:17
Humm, valew galactus, esses links que me passou deixou claro que pra mim, o ext4 está bom, obrigado novamente ....


Abraço ....  ;D
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 30 de Setembro de 2010, 13:35
galactus,
No PC de casa eu uso ext4, no Atom eu uso JFS, e no servidor do meu amigo usamos XFS com Nobreak! Cada um com sua vantagem e desvantagem!

Aproveitando a deixa... Em netbooks com atom (like acer one) é vantajoso usar JFS ao invés do ext4? Essa dica me interessa porque minha namorada tem um desses =D
Também estou procurando informações sobre a questão levantada anteriormente (MTF.. e bla bla bla)
Se achar alguma coisa faço contribuições.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 01 de Outubro de 2010, 08:54


Aproveitando a deixa... Em netbooks com atom (like acer one) é vantajoso usar JFS ao invés do ext4? Essa dica me interessa porque minha namorada tem um desses =D
Também estou procurando informações sobre a questão levantada anteriormente (MTF.. e bla bla bla)
Se achar alguma coisa faço contribuições.

Então hiltongil, pra mim foi vantajoso pois sou um usuário multitarefa! São duas as grandes vantagens do JFS pra mim. É o que consome menor quantidade de recursos da CPU e é muito seguro, resiste muito bem a quedas de energia.
Não espere alta velocidade de Boot com ele. Mas ele desliga rápido o sistema.
Como você deve saber os Atom são mais pobres que um Celeron! Daí já viu né, pra usuários como eu que já é padrão estar com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, tudo o que for bom pra aliviar a CPU é ótimo!
Agora, é preciso dar alguma turbinada no sistema em geral além do kernel para ele ficar realmente excelente! Vou pegar o vídeo que fiz com o Celeron do meu amigo pra você ver! Usei JFS!  
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 01 de Outubro de 2010, 16:05


Aproveitando a deixa... Em netbooks com atom (like acer one) é vantajoso usar JFS ao invés do ext4? Essa dica me interessa porque minha namorada tem um desses =D
Também estou procurando informações sobre a questão levantada anteriormente (MTF.. e bla bla bla)
Se achar alguma coisa faço contribuições.

Então hiltongil, pra mim foi vantajoso pois sou um usuário multitarefa! São duas as grandes vantagens do JFS pra mim. É o que consome menor quantidade de recursos da CPU e é muito seguro, resiste muito bem a quedas de energia.
Não espere alta velocidade de Boot com ele. Mas ele desliga rápido o sistema.
Como você deve saber os Atom são mais pobres que um Celeron! Daí já viu né, pra usuários como eu que já é padrão estar com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, tudo o que for bom pra aliviar a CPU é ótimo!
Agora, é preciso dar alguma turbinada no sistema em geral além do kernel para ele ficar realmente excelente! Vou pegar o vídeo que fiz com o Celeron do meu amigo pra você ver! Usei JFS!  

Blz... vou aproveitar uma hora que o net dela estiver ocioso e fazer essas modificações. Agradeço a dica mais uma vez galactus.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: overlock@ em 07 de Outubro de 2010, 08:51
Resolvi formatar meu pc novamente, e assim testar uma outra dica do galactus, na primeira vez como eu não tinha de posse de um outro hd resolvi deixar o journal em outra partição, e obtive um resultado bom, mas agora resolvi somente aumentar o journal e obtive um resultado ótimo, melhor que o anterior, estou digamos assim satisfeito com a velocidade em que está o sistema, recomendo para que for fazer !!!!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: macabu em 07 de Outubro de 2010, 20:27
Gold, but too hard to me so far ;/

@edit
Tradução:
Ótimo, porém muito difícil para mim até o momento ;/
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: overlock@ em 08 de Outubro de 2010, 09:53
Difícil ? porque ? o que aconteceu ?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: macabu em 08 de Outubro de 2010, 13:01
Digo a questão dos termos, não sou muito familiarizado com coisas tipo journal, mesmo dando a definição, me embolo um pouco ainda ><
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 08 de Outubro de 2010, 17:51
Digo a questão dos termos, não sou muito familiarizado com coisas tipo journal, mesmo dando a definição, me embolo um pouco ainda ><
Dá uma lida primeiro e depois segue o tutorial não tem erro. Té tudo mastigado.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: vampire_thunder em 08 de Outubro de 2010, 20:27
Tem como "devolver" o journal para a partição?
Como eu relatei, coloquei a partição separada no mesmo HD, e ele está numa case USB. O problema é que quando eu coloco esse HD em outra máquina, a partição não monta e aparece "dmesg | tail".
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 09 de Outubro de 2010, 07:30
Tem como "devolver" o journal para a partição?
Como eu relatei, coloquei a partição separada no mesmo HD, e ele está numa case USB. O problema é que quando eu coloco esse HD em outra máquina, a partição não monta e aparece "dmesg | tail".

Bom dia vampire!

Então, me diz uma coisa, seu HD externo só funciona na sua máquina?

Quanto a sua resosta. Tem sim!

Primeiro você diz pra ele que sua partição não tem mais Journal, você indica a partição em que estão seus dados!

Código: [Selecionar]
#tune2fs -O ^has_journal /dev/sdxy
Com isso ele vai deixar de apontar o journal externo dentro do mesmo HD!

Depois você diz pra ele que partição voltou a ter journal, mas agora ele está dentro da mesma partição! E escolhe o tipo!

Código: [Selecionar]
#tune2fs -o journal_data_ordered /dev/sdxy
Botei o ordered pois é o padrão!

Deu pra entender?

É parecido se o seu HD externo com journal desse pau! Da primeira vez que ele der o boot, deve demorar um pouco mais pra montar ele, mas ele deve seguir as coisas!

Há sim, já tem muita coisa importante dentro dele?  Se ele montar na sua máquina normalmente, faz cópia dos seus dados antes só pra se precaver né!
Eu to fazendo um servidor com proxy + squid + samba em casa e só estou usando o journal aumentado dentro das mesmas partições! Dá menos dor de cabeça já que quero colocar mais HDs nele!

Tenta aí e me conta depois!

Fui!



Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: vampire_thunder em 09 de Outubro de 2010, 14:55
Tem como "devolver" o journal para a partição?
Como eu relatei, coloquei a partição separada no mesmo HD, e ele está numa case USB. O problema é que quando eu coloco esse HD em outra máquina, a partição não monta e aparece "dmesg | tail".

Bom dia vampire!

Então, me diz uma coisa, seu HD externo só funciona na sua máquina?

Quanto a sua resosta. Tem sim!

Primeiro você diz pra ele que sua partição não tem mais Journal, você indica a partição em que estão seus dados!

Código: [Selecionar]
#tune2fs -O ^has_journal /dev/sdxy
Com isso ele vai deixar de apontar o journal externo dentro do mesmo HD!

Depois você diz pra ele que partição voltou a ter journal, mas agora ele está dentro da mesma partição! E escolhe o tipo!

Código: [Selecionar]
#tune2fs -o journal_data_ordered /dev/sdxy
Botei o ordered pois é o padrão!

Deu pra entender?

É parecido se o seu HD externo com journal desse pau! Da primeira vez que ele der o boot, deve demorar um pouco mais pra montar ele, mas ele deve seguir as coisas!

Há sim, já tem muita coisa importante dentro dele?  Se ele montar na sua máquina normalmente, faz cópia dos seus dados antes só pra se precaver né!
Eu to fazendo um servidor com proxy + squid + samba em casa e só estou usando o journal aumentado dentro das mesmas partições! Dá menos dor de cabeça já que quero colocar mais HDs nele!

Tenta aí e me conta depois!

Fui!





Teoricamente, não precisa formatar, certo?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 09 de Outubro de 2010, 15:59


Teoricamente, não precisa formatar, certo?


Exato!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: luciannoaramalho em 10 de Outubro de 2010, 09:12
Como eu poderia ver se REALMENTE meu journal foi configurado com 400MB, conforme dica?

tune2fs? com -l ? qual entrada vejo isso?

Grande abraço

Segue abaixo:

# tune2fs -l /dev/sda7
tune2fs 1.41.11 (14-Mar-2010)
Filesystem volume name:   <none>
Last mounted on:          /home
Filesystem UUID:          bdaf2b95-c422-479f-bab9-31ac61f8f2fc
Filesystem magic number:  0xEF53
Filesystem revision #:    1 (dynamic)
Filesystem features:      has_journal ext_attr resize_inode dir_index filetype needs_recovery extent flex_bg sparse_super large_file huge_file uninit_bg dir_nlink extra_isize
Filesystem flags:         signed_directory_hash
Default mount options:    journal_data_writeback
Filesystem state:         clean
Errors behavior:          Continue
Filesystem OS type:       Linux
Inode count:              7094272
Block count:              28363008
Reserved block count:     1418150
Free blocks:              16627765
Free inodes:              7012891
First block:              0
Block size:               4096
Fragment size:            4096
Reserved GDT blocks:      1017
Blocks per group:         32768
Fragments per group:      32768
Inodes per group:         8192
Inode blocks per group:   512
Flex block group size:    16
Filesystem created:       Thu Oct  7 15:47:36 2010
Last mount time:          Sun Oct 10 06:04:27 2010
Last write time:          Sun Oct 10 06:04:27 2010
Mount count:              23
Maximum mount count:      -1
Last checked:             Thu Oct  7 15:47:36 2010
Check interval:           604800 (1 week)
Next check after:         Thu Oct 14 15:47:36 2010
Lifetime writes:          59 GB
Reserved blocks uid:      0 (user root)
Reserved blocks gid:      0 (group root)
First inode:              11
Inode size:             256
Required extra isize:     28
Desired extra isize:      28
Journal inode:            8
First orphan inode:       3287939
Default directory hash:   half_md4
Directory Hash Seed:      442092bb-7525-4038-94e3-de52b8a2cc3e
Journal backup:           inode blocks
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 10 de Outubro de 2010, 16:32
Como eu poderia ver se REALMENTE meu journal foi configurado com 400MB, conforme dica?

tune2fs? com -l ? qual entrada vejo isso?

Grande abraço

Segue abaixo:

# tune2fs -l /dev/sda7
tune2fs 1.41.11 (14-Mar-2010)
Filesystem volume name:   <none>
Last mounted on:          /home
Filesystem UUID:          bdaf2b95-c422-479f-bab9-31ac61f8f2fc
Filesystem magic number:  0xEF53
Filesystem revision #:    1 (dynamic)
Filesystem features:      has_journal ext_attr resize_inode dir_index filetype needs_recovery extent flex_bg sparse_super large_file huge_file uninit_bg dir_nlink extra_isize
Filesystem flags:         signed_directory_hash
Default mount options:    journal_data_writeback
Filesystem state:         clean
Errors behavior:          Continue
Filesystem OS type:       Linux
Inode count:              7094272
Block count:              28363008
Reserved block count:     1418150
Free blocks:              16627765
Free inodes:              7012891
First block:              0
Block size:               4096
Fragment size:            4096
Reserved GDT blocks:      1017
Blocks per group:         32768
Fragments per group:      32768
Inodes per group:         8192
Inode blocks per group:   512
Flex block group size:    16
Filesystem created:       Thu Oct  7 15:47:36 2010
Last mount time:          Sun Oct 10 06:04:27 2010
Last write time:          Sun Oct 10 06:04:27 2010
Mount count:              23
Maximum mount count:      -1
Last checked:             Thu Oct  7 15:47:36 2010
Check interval:           604800 (1 week)
Next check after:         Thu Oct 14 15:47:36 2010
Lifetime writes:          59 GB
Reserved blocks uid:      0 (user root)
Reserved blocks gid:      0 (group root)
First inode:              11
Inode size:             256
Required extra isize:     28
Desired extra isize:      28
Journal inode:            8
First orphan inode:       3287939
Default directory hash:   half_md4
Directory Hash Seed:      442092bb-7525-4038-94e3-de52b8a2cc3e
Journal backup:           inode blocks


Você vê isso na hora da formatação!

Na hora em que você executar o comando da formatação com journal de 400MB! Ele vai te mostrando um relatório completo de cada etapa, depois de escrever a tabela de inodes (writing inodo tables), ele vais mostrar a seguinte linha:

Creating journal (102400 blocks): concluído ou done

Estes 102400 blocos do sistema de arquivos são o equivalente a 400MB!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: vampire_thunder em 13 de Outubro de 2010, 02:43


Teoricamente, não precisa formatar, certo?


Exato!

Funcionou perfeitamente!
Valeu!!!  ;)

Agora, na próxima vez que eu for instalar, vou usar essa partição journal na partição do sistema, e não na home.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 13 de Outubro de 2010, 11:54


Teoricamente, não precisa formatar, certo?


Exato!

Funcionou perfeitamente!
Valeu!!!  ;)

Agora, na próxima vez que eu for instalar, vou usar essa partição journal na partição do sistema, e não na home.

Que ótimo! Eu acredito que ele não funcionava em outros PCs por canta da ordem diferente de montagem! Como seu HD é externo, em cada máquina a sua montagem pode ser diferente! Se alterar a ordem de montagem dá pau mesmo!
Por isso é mais fácil fazer o journal grande dentro da mesma partição! Aí não vai ter erro!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Gordobit em 13 de Outubro de 2010, 21:41
Pessoal, dei uma lida no tutorial e me ocorreu uma coisa...

O Journal externo em outro disco poderia ser em um cartão de memória? Isso daria certo? Eu estou usando o UBUNTU 10.04 em um EEEPC 1005. Eu poderia usar o leitor de cartão para esse fim?

Abraço e parabéns ao Galactus pelo tutorial!!!  ;)

Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 14 de Outubro de 2010, 08:43
Pessoal, dei uma lida no tutorial e me ocorreu uma coisa...

O Journal externo em outro disco poderia ser em um cartão de memória? Isso daria certo? Eu estou usando o UBUNTU 10.04 em um EEEPC 1005. Eu poderia usar o leitor de cartão para esse fim?

Abraço e parabéns ao Galactus pelo tutorial!!!  ;)



Poder pode! A questão é se ele vai ser rápido ou vai atrasar tudo! Tem que lembra também se ele não vai ser fácil de corromper os dados!  Os caras usam HDs SSD pra turbinar ainda mais o Journal! 
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Gordobit em 14 de Outubro de 2010, 16:19
Pessoal, dei uma lida no tutorial e me ocorreu uma coisa...

O Journal externo em outro disco poderia ser em um cartão de memória? Isso daria certo? Eu estou usando o UBUNTU 10.04 em um EEEPC 1005. Eu poderia usar o leitor de cartão para esse fim?

Abraço e parabéns ao Galactus pelo tutorial!!!  ;)



Poder pode! A questão é se ele vai ser rápido ou vai atrasar tudo! Tem que lembra também se ele não vai ser fácil de corromper os dados!  Os caras usam HDs SSD pra turbinar ainda mais o Journal! 

Hum, então é melhor deixar quieto pq no caso de um cartão de memoria a corrupção dos dados deve ser fácil de acontecer, não tinha atentado pra esse fato!  ::)
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: worm83 em 17 de Outubro de 2010, 16:41
Gostei das dicas, muito interessantes (quero ver fazer isso com ntfs  :P)
.
Teria como usar a mesma partição para journal de duas ou mais partições? Tipo, sda1, sda2, uma é raiz e outra é minha home, e crio uma sda3 para ser a partição de journal das duas (sda1 e sda2), da certo isso? E qual o tamanho mínimo dessa partição journal ?

EDIT: Reli e entendi que preciso de no máximo 1G dessa partição, certo?

 E outra, o sistema de arquivos da partição de journal tem que ser no mesmo sistema de arquivo? Tipo assim, tenho uma sda1 e sda2, sda2 vai ser a partição com o journal, sda1 é minha raiz formatada em ext4, a partição sda2 de journal tem que ser em ext4 tbm?
.
Grato.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 17 de Outubro de 2010, 18:07
Gostei das dicas, muito interessantes (quero ver fazer isso com ntfs  :P)
.
Teria como usar a mesma partição para journal de duas ou mais partições? Tipo, sda1, sda2, uma é raiz e outra é minha home, e crio uma sda3 para ser a partição de journal das duas (sda1 e sda2), da certo isso? E qual o tamanho mínimo dessa partição journal ? E outra, o sistema de arquivos da partição de journal tem que ser no mesmo sistema de arquivo? Tipo assim, tenho uma sda1 e sda2, sda2 vai ser a partição com o journal, sda1 é minha raiz formatada em ext4, a partição sda2 de journal tem que ser em ext4 tbm?
.
Grato.

Infelizmente o Linux não suporta o compartilhamento do journal entre suas partições! Me parece que o Unix pode!

O sistema de arquivos da partição journal é o ext2! Isso é padrão do comando dado para criação da partição journal em separado!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: worm83 em 17 de Outubro de 2010, 18:40
Então se eu tiver uma raiz, home e mais um swap, vou precisar de mais 2 partições de 1 GB para o journal que serão formatadas (pelo comando) em ext2, certo?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 17 de Outubro de 2010, 18:42
Então se eu tiver uma raiz, home e mais um swap, vou precisar de mais 2 partições de 1 GB para o journal que serão formatadas (pelo comando) em ext2, certo?

Exato! Mas não vejo necessidade de criar a raiz e o home em separado se o motivo for desempenho com o journal externo em outro HD!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: worm83 em 17 de Outubro de 2010, 18:44
Na verdade faço por segurança e posso instalar outra distro se quiser, sem perder meus dados. E queria saber de alguma maneira de esconder essas partições do gnome ou do sistema. Sei de uma opção (flag) chama hide no gparted (deve ter no cfdisk tbm), mas não sei vai ficar "hide" pro sistema tbm, impossibilitando de ser usado como journal.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 17 de Outubro de 2010, 19:25
Na verdade faço por segurança e posso instalar outra distro se quiser, sem perder meus dados. E queria saber de alguma maneira de esconder essas partições do gnome ou do sistema. Sei de uma opção (flag) chama hide no gparted (deve ter no cfdisk tbm), mas não sei vai ficar "hide" pro sistema tbm, impossibilitando de ser usado como journal.

Agora fiquei confuso!

Esconder quem? O journal? Ou o raiz e o home?

O journal não aparece para o nautilus!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: worm83 em 17 de Outubro de 2010, 19:28
Citar
Agora fiquei confuso!

Esconder quem? O journal? Ou o raiz e o home?

O journal não aparece para o nautilus!

Esconder as partições em que estão o journal.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 17 de Outubro de 2010, 19:39
Citar
Agora fiquei confuso!

Esconder quem? O journal? Ou o raiz e o home?

O journal não aparece para o nautilus!

Esconder as partições em que estão o journal.

Mas foi o que eu disse! As partições Journal não aparecem no navegador de arquivos! Só se você usar o fdisk -l como root ou o gparted como root também! Então é só não passar a senha de root do seu sistema!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: worm83 em 17 de Outubro de 2010, 19:44
Poxa, incrível. Por que para quem compartilha o pc, poderia ser um problema. Outros usuários salvando seus arquivos nessas partições, bagunçando tudo.
Interessante, mas acabei de instalar meu debian aqui, não queria formatar o sistema de novo [:p]
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Andreson Goveia em 23 de Outubro de 2010, 12:10
@Galactus

Da para usar essa opção mesmo depois do sistema já instalado e rodando??
Citar
#mke2fs -t ext4 -J size=400 -O dir_index,extent /dev/sda1
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 23 de Outubro de 2010, 13:28
@Galactus

Da para usar essa opção mesmo depois do sistema já instalado e rodando??
Citar
#mke2fs -t ext4 -J size=400 -O dir_index,extent /dev/sda1

NÃO!

Só se você quiser que seus dados passem desta para melhor!  ;D

O comando mke2fs FORMATARÁ sua partição!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 06 de Novembro de 2010, 18:27
Comprei um note novo tô aqui arrancando o "janelas" e me veio uma dúvida na cabeça. A partição que eu for fazer o journal não pode ser dentro de uma partição estendida? E ela precisa obrigatoriamente não estar formatada? Porque notei que a partição criada dentro da estendida se não é formatada não aparece com /dev/sda(x) mas quando é criada como primaria sim.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 07 de Novembro de 2010, 13:36
Comprei um note novo tô aqui arrancando o "janelas" e me veio uma dúvida na cabeça. A partição que eu for fazer o journal não pode ser dentro de uma partição estendida? E ela precisa obrigatoriamente não estar formatada? Porque notei que a partição criada dentro da estendida se não é formatada não aparece com /dev/sda(x) mas quando é criada como primaria sim.

Se o Journal ficar fora do seu sistema de arquivos, esta partição do Journal deverá ser primária!

Se o Journal ficar dentro do seu próprio sistema de arquivos, esta partição poderá ser estendida!


Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 10 de Novembro de 2010, 21:17
Comprei um note novo tô aqui arrancando o "janelas" e me veio uma dúvida na cabeça. A partição que eu for fazer o journal não pode ser dentro de uma partição estendida? E ela precisa obrigatoriamente não estar formatada? Porque notei que a partição criada dentro da estendida se não é formatada não aparece com /dev/sda(x) mas quando é criada como primaria sim.

Se o Journal ficar fora do seu sistema de arquivos, esta partição do Journal deverá ser primária!

Se o Journal ficar dentro do seu próprio sistema de arquivos, esta partição poderá ser estendida!

valeu...
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: brottor em 03 de Janeiro de 2011, 23:17
@galactus

Eu consigo mudar para journal_data_writeback minha partição ext4, sem ter q formata-la?

usando o tun2fs.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 03 de Janeiro de 2011, 23:26
@galactus

Eu consigo mudar para journal_data_writeback minha partição ext4, sem ter q formata-la?

usando o tun2fs.

Sim pode, tá no tutorial, na parte das alterações após instalação! Faça backup dos dados importantes antes de alterar qualquer coisa!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: brottor em 04 de Janeiro de 2011, 10:01
Sim pode, tá no tutorial, na parte das alterações após instalação! Faça backup dos dados importantes antes de alterar qualquer coisa!

Massa... Então vou mudar. Vou fazer um bkp da minha /home e vou fazer o tuning pós instalação. Acho q já vai melhorar.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: mkleber em 05 de Janeiro de 2011, 00:33
Parabéns ! já linkei seu tópico no tutorial de instalação...

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=77271.msg429788#msg429788
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Stivekx em 05 de Janeiro de 2011, 00:48
Senti uma diferenca de uns 10mb/s na hora de transferir. Otimo..
so notei uma coisa... Quando transfiro de uma particao pra outra do mesmo HD, o uso dsa CPU fica em 100%
Quando transfere do pendrive - HD, HD - pendrive, nao aumenta.
Achei estranho, mas a diferenca aqui ta bem grande. (Y)
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 05 de Janeiro de 2011, 02:12
Senti uma diferenca de uns 10mb/s na hora de transferir. Otimo..
so notei uma coisa... Quando transfiro de uma particao pra outra do mesmo HD, o uso dsa CPU fica em 100%
Quando transfere do pendrive - HD, HD - pendrive, nao aumenta.
Achei estranho, mas a diferenca aqui ta bem grande. (Y)

Qual o kernel você está utilizando? Configuração da CPU?
Usar partições diferentes para transferir dados dentro do mesmo HD realmente usa muita CPU! Afinal você está fazendo ações de leitura e escrita dentro do mesmo HD! As entradas e saídas do disco são exigidas duplamente, sem falar no journal, ele tem que usar o journal pra tudo, seja em leitura ou na escrita! Passou o cartão? Se um HD só lê e você tem outro só gravando é bem mais fácil! Você está lendo e gravando ao mesmo tempo com o mesmo HD!
Quanto ao Pendrive não pode mudar muito mesmo, pois é o Pendrive que vai limitar tudo!  Mesmo que você use um Pendrive rápido, vamos dizer que você use um Kingston Data Traveler que consegue fácil 20-21MB/s, qualquer disco rígido moderno, mesmo os de 5400rpm, conseguem taxas muito mais altas que isso, seja em leitura ou escrita! Então o gargalo aqui é o Pendrive e não o HD!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Stivekx em 05 de Janeiro de 2011, 16:45
To usando o 2.6.32 do 10.04 com drivers especificos pra minha configuracao (o instalador minimal me deu essa opcao e usei).
Meu processador e um Turion x2 p520 (2.3ghz).

Eu nao experimentei transferir pra outro HD, mas o problema deve ser esse que voce falou, de ler e gravar no mesmo disco..
Eu nao faco muitas transferencias de um HD pro outro, foi so pra restaurar uns backups, pensei em mudar o journal que eu passei pra 256 de novo pra 128, mas como quase nao transfiro, vou deixar assim mesmo, senti muito o desempenho.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: brottor em 05 de Janeiro de 2011, 22:26
Fiz a parte que dá pra fazer depois de tá instalado.

Bom eu senti uma melhora, também troquei o metacity pelo open-box... mas ainda falta o kernel melhor, mas principalmente na hora de abrir o home...  vc sente a diferença após indexar os arquivos a primeira vez.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Ricardo_Branco em 26 de Junho de 2011, 20:30
Pessoal, Galactus... podem me ajudar? Se o post nao for indicado me avisa que deleto na hora...

Chegou meu note novo e finalmente vou poder usar EXT4!!!

Seguinte, o note veio com Windows 7 e nao vou abrir mao dele... Primeiro motivo, eu paguei por ele e veio com oficce 2010 que eu uso para fazer graficos bonitinhos para usar na escola. Segundo, compraria briga com a esposa por fazer isso, e nao quero brigar com ela...

O note veio com 3 particoes primarias, jah redimensionei o hd e ficou assim:
SDA1 hidden NTFS - PQSERVICE
SDA2 NTFS - SYSTEM RESERVED
SDA3 NTFS - Windows7
Quero criar
SDA4 - NTFS BKP
SDA5 - EXT4 para sistema principal
SDA6 - EXT4 para teste
SDA7 - EXT4 para BKP (nao vou fazer home separada)

Mas o Gparted avisa que nao posso ter mais que 4 particoes primarias... Como devo proceder?

Obrigado.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 28 de Junho de 2011, 04:45
Pessoal, Galactus... podem me ajudar? Se o post nao for indicado me avisa que deleto na hora...

Chegou meu note novo e finalmente vou poder usar EXT4!!!

Seguinte, o note veio com Windows 7 e nao vou abrir mao dele... Primeiro motivo, eu paguei por ele e veio com oficce 2010 que eu uso para fazer graficos bonitinhos para usar na escola. Segundo, compraria briga com a esposa por fazer isso, e nao quero brigar com ela...

O note veio com 3 particoes primarias, jah redimensionei o hd e ficou assim:
SDA1 hidden NTFS - PQSERVICE
SDA2 NTFS - SYSTEM RESERVED
SDA3 NTFS - Windows7
Quero criar
SDA4 - NTFS BKP
SDA5 - EXT4 para sistema principal
SDA6 - EXT4 para teste
SDA7 - EXT4 para BKP (nao vou fazer home separada)

Mas o Gparted avisa que nao posso ter mais que 4 particoes primarias... Como devo proceder?

Obrigado.

Você deve criar uma grande partição extendida e colocar todas as partições do Ubuntu dentro dela!  No linux é permitido instalar todo o sistema dentro de partição extendida!

Agora, eu to achando partições demais dentro desse HD!  Mas tudo bem....
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Stivekx em 21 de Agosto de 2011, 10:08
To com duvida numa coisa...
Se eu desativar o journal ele fica com o mesmo desempenho do data-writeback? ;s

Pretendo desativar devido ao SSD...
Ou eu devo deixar ativado e com write back? (visto que eu quero desempenho)

Edit:
De acordo com esse carinha pode dar um melhor desempenho sim...
http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/torvalds/linux-2.6.git;a=commit;h=0390131ba84fd3f726f9e24fc4553828125700bb

Edit 2:
Vou usar ext4 sem journal e comparar a performance então.
Uso em notebook, perder dados não é problema.

Vou fazer meus testes, qualquer coisa volto pro data-writeback
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 26 de Agosto de 2011, 00:56
Ao desativar o Journal você terá máximo desempenho!

Mas a segurança dos seus dados será praticamente nula!

Se for pra usar um sistema sem Journal, você pode usar o ext2!

Eu não recomendo de forma alguma usar um sistema sem journal!

O que o data write back faz é atrasar a gravação do Journal! O Journal não é eliminado!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Paulo Correa em 26 de Agosto de 2011, 07:45
Não me confundam com orkuteiro (kakak) com o passar do tempo aqui no fórum vamos achando certos materiais que posso dizer melhor que muito curso pago por ai.

Parabéns Marcelo!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 26 de Agosto de 2011, 09:08
Não me confundam com orkuteiro (kakak) com o passar do tempo aqui no fórum vamos achando certos materiais que posso dizer melhor que muito curso pago por ai.

Parabéns Marcelo!

Obrigado!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Stivekx em 30 de Agosto de 2011, 01:54
Quero usar o ext4 devido ao suporte ao TRIM
http://en.wikipedia.org/wiki/TRIM

Sem journal nao tem problema, já que uso em notebook.

Só to esperando chegar meu ssd que já instalo e testo o desempenho.

Edit:
Chegou o SSD, instalei.
Realmente a performance fica melhor sem journal e pelo que eu li aumenta a vida do SSD.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Stivekx em 26 de Setembro de 2011, 08:41
Atualizando minha resposta anterior...

Não foi uma boa experiencia usar ext4 sem journal.
Toda vez que eu ligava o fsck rodava e pedia pra consertar os erros do disco, depois reiniciava (isso ficava chato até).
Bom, com isso tudo bem, até que comecei a perder dados.
Perdi minhas senhas salvas do google chrome (fiquei meia hora pra achar a senha e entrar no gmail e aqui no fórum), e perdi outros dados também, mas não era nada importante.

Vou usar ext4 com writeback e journal externo.

Só acho que vá ficar mais lento pois o journal vai ficar no hd com 5400 rpm e rodando com usb...
----

Pode ser que não tenha sido culpa do ext4, usei também o noop ao invés do cfq, discard e outras opções no fstab, isso pode ter ajudado também a perder os dados.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Cybereu em 08 de MAR?O de 2012, 00:50
O cara -> aqui (http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:EwXQU2rfP4wJ:www.mail-archive.com/linuxkernelnewbies%40googlegroups.com/msg01125.html+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&client=opera) <- diz que não vale a pena tirar o journal em SSD, vou instalar com journal mesmo.

Outro link interessante é:how to tweak your ssd in ubuntu for better performance (http://www.howtogeek.com/62761/how-to-tweak-your-ssd-in-ubuntu-for-better-performance/) o qual apresenta alguns tweaks para SSD, observação para "Switching IO Schedulers", em alguns testes houve 200% de aumento de perfomance.



Desculpe ressucitar o tópico, mas achei relevante.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 08 de MAR?O de 2012, 14:03
O cara -> aqui (http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:EwXQU2rfP4wJ:www.mail-archive.com/linuxkernelnewbies%40googlegroups.com/msg01125.html+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&client=opera) <- diz que não vale a pena tirar o journal em SSD, vou instalar com journal mesmo.

Outro link interessante é:how to tweak your ssd in ubuntu for better performance (http://www.howtogeek.com/62761/how-to-tweak-your-ssd-in-ubuntu-for-better-performance/) o qual apresenta alguns tweaks para SSD, observação para "Switching IO Schedulers", em alguns testes houve 200% de aumento de perfomance.



Desculpe ressucitar o tópico, mas achei relevante.

Eu particularmente acho loucura usar o ext4 sem o Journal! Isso para quem quer ter segurança dos seus dados é fundamental! Numa queda de energia os seus dados podem ir pro vinagre! Agora, se apenas o sistema estiver sem Journal e os seus dados em outro HD com Journal, aí até poderia ser! Mas mesmo assim as chances do seu sistema ser moído numa queda de energia ou travamento do sistema são grandes!

Realmente já tinha lido sobre mudanças com os SSDs, quanto a mudança do IO Schedulers é uma faca de dois Gumes! 

O que os testes dele não mostram é como ficou o uso do sistema como um todo.

Lembre-se, nosso sistema, para um usuário final, deve ser multitarefa.  Alterações no IO Schedulers surtem mais efeitos em servidores dedicados, onde geralmente ele tem uma obrigação marcante. 

O IO Schedulers noop ajuda sim nas taxas de transferências, mas e o resto? O XFS mesmo é bem conhecido por "gostar" do noop, mas não sei como vai ficar o resto!  É preciso testar. O CFQ é o padrão por um ótimo motivo, ele tenta equilibrar as coisas não importa a carga do sistema! É o mesmo caso da gente compilar o kernel com BFQ por padrão. Vai ficar mais rápido que o CFQ? Vai! Mas até você abusar da carga no sistema, se tiver uma CPU "fraca" ou um HD velhinho com pouco cache aí você vai ver que a vaca vai pro brejo rapidinho!

Obrigado pelos links, conhecimento nunca é demais!

Não precisa se desculpar por trazer informação relevante né!

Eu não tenho um HD SSD, por isso não posso te dizer da diferença das dicas nestes tópicos. Você já testou?

outra coisa é que o uso do noatime, implica no uso do nodiratime! Então só precisa usar um deles, no caso o noatime!



Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Stivekx em 09 de MAR?O de 2012, 22:05
Eu tenho um SSD e atualmente uso ele sem journal sim!

A performance é notável e é bom pois reduz a quantidade de escritas no disco...

Quanto a perder dados, se tratando de notebook, não tem muitos problemas, unico problema é, que, se você desligar ele direto você perde aqueles dados... Se ele travar você perde... Tem algum provavel bug no ubuntu 11.10 que, faz com que o disco nao seja desmontado corretamente...
Com isso, o fsck toda vez que você liga tem que corrigir uns problemas que causa no HD ... E talvez você possa perder dados com isso.
Mas usando o ubuntu 11.04 ou o 10.04 com kernel 2.6.39-ck2 ou kernel-3.2.9-ck1 não tive problemas.

No meu post anterior de messes atrás eu falei que não valeria a pena, pois estava usando outra versão do kernel, a padrão do 10.04 (acho que é a 2.3.32 ou .34).

Então, se for usar, certifique-se que tenha ubuntu 10.04/11.04 com kernel 2.6.39 ou o 3.2.9 ...
Use também com o elevator=noop
No fstab, sempre usei discard,commit=300,noatime,nodiratime,nouser_xattr,barrier=0
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Cybereu em 11 de Maio de 2012, 16:38
Surgiu um problema novo por aqui, segui o tutorial como sempre para usar journal no mesmo hd, e parti para uma instalação pelo minimalcd, na parte da escolher a partição para instalar aparece o seguinte erro: "falha ao remover arquivos conflitantes" , não tenho noção de arquivos seriam esses, não tenho nenhum outro sistema instalado nesse HD.
Desisti dessa vez tunar o ext4, só espero que não altere tanta a perfomance, pretendo usar esse notebook velho como media center.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 17 de Maio de 2012, 16:22
Surgiu um problema novo por aqui, segui o tutorial como sempre para usar journal no mesmo hd, e parti para uma instalação pelo minimalcd, na parte da escolher a partição para instalar aparece o seguinte erro: "falha ao remover arquivos conflitantes" , não tenho noção de arquivos seriam esses, não tenho nenhum outro sistema instalado nesse HD.
Desisti dessa vez tunar o ext4, só espero que não altere tanta a perfomance, pretendo usar esse notebook velho como media center.

Oi Cybereu, fiz o meu teste aqui, baixei o mini cd Install do 12.04 32bits, usei o gparted com um live-cd do ubuntu no HD em questão para fazer as partições e formatar só a swap!  Depois usei o comando no terminal para tunar a formatação do ext4. Sai do live-cd e  segui a instalação do mini cd. Só apontei a partição já formatada, no modo manual, e ele aceitou numa boa e seguiu com a instalação padrão do mini cd.   

Claro que ele avisou se eu gostaria de instalar numa partição não marcada para formatação, mas foi!

Pode dar mais detalhes do que você fez?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Sahave em 04 de Dezembro de 2012, 10:37
Oi pessoal, sou novo e resolvi me cadastrar devido a este tópico, realmente para quem se diz apenas um usuário de desktop multitarefa esta muito bom mesmo! Parabéns!

Gostaria apenas de realçar uma questão que andei lendo em alguns tópicos, um SSD não é um HD, portanto dizer que possui um HD SSD é estranho, HD quer dizer Hard Disk, mas um SSD não tem disco, bom entenderam.

Utilizo servidores com RAID 50 em unidades SSD e realmente o tratamento com SSD é um tanto diferente, nem sequer sonhei em montar um sistema sem journal, mesmo otimizando desempenho, estamos falando de SSD, IO tendendo a zero, a escrita é tão rápida que o journal não vai afetar o desempenho, ok SSD em RAID fica realmente rápido, mas a diferença vai ser tão baixa que não vale o custo da segurança. Meu ponto de vista.

Obrigado, realmente o tutorial esta ótimo!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Cybereu em 05 de Abril de 2013, 14:49
Já faz algumas versões do ubuntu que não consigo mais usar os tweaks, sempre aparece mensagens de erros no boot:
Errors found while checking disk drive for /
(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg267.imageshack.us%2Fimg267%2F2324%2Fimg20100926103608.th.jpg&hash=25da741517309d7e369aa6af833521476cea17a7)
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 19 de Abril de 2013, 08:49
Utilizo essa dica de tunning do ext4 desde que a conheci.

E andei pensando se não havia alguma forma de automatizar o comando
Citar
#fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy
para que ele fosse executado a cada "x" dias, semanas, meses.

Como o comando deve ser rodado com o sistema desmontado não me veio a cabeça alguma forma de automatizar via script. Dai lembrei que o tune2fs checa a integridade do filesystem a cada 180 dias ou 30 montagens (dependendo do sistema). Nisso me veio a dúvida: Alguém sabe se tem como configurar essa checagem que o tune2fs faz a cada "x" dias para que ele execute o comando de otimização?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 20 de Abril de 2013, 16:51
Já faz algumas versões do ubuntu que não consigo mais usar os tweaks, sempre aparece mensagens de erros no boot:
Errors found while checking disk drive for /
(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg267.imageshack.us%2Fimg267%2F2324%2Fimg20100926103608.th.jpg&hash=25da741517309d7e369aa6af833521476cea17a7)

Olá. Quais Tweaks?

Sua foto está muito pequena não consegui ler a  mensagem na foto.  Existe um Bug na montagem do Ubuntu, já documentada, dizem que corrigiram na versão 13.04. Erros na motagem principalmente do diretório/partição tmp acontecem muito por causa desse BUG.

Venho usando as alterações em alguns dos meus sistema ext4 com sucesso.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 20 de Abril de 2013, 16:57
Utilizo essa dica de tunning do ext4 desde que a conheci.

E andei pensando se não havia alguma forma de automatizar o comando
Citar
#fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy
para que ele fosse executado a cada "x" dias, semanas, meses.

Como o comando deve ser rodado com o sistema desmontado não me veio a cabeça alguma forma de automatizar via script. Dai lembrei que o tune2fs checa a integridade do filesystem a cada 180 dias ou 30 montagens (dependendo do sistema). Nisso me veio a dúvida: Alguém sabe se tem como configurar essa checagem que o tune2fs faz a cada "x" dias para que ele execute o comando de otimização?

Difícil essa viu. Tem como alterar a cada quantos boots ele vai fazer a checagem, diminuir, aumentar ou até mesmo desabilitar as checagens padrões. Mas alterar essa checagem padrão via script....

Como ele vai ler esse script se a partição raiz tem que estar desmontada?   ??? ??? ???
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 23 de Abril de 2013, 19:37
Utilizo essa dica de tunning do ext4 desde que a conheci.

E andei pensando se não havia alguma forma de automatizar o comando
Citar
#fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy
para que ele fosse executado a cada "x" dias, semanas, meses.

Como o comando deve ser rodado com o sistema desmontado não me veio a cabeça alguma forma de automatizar via script. Dai lembrei que o tune2fs checa a integridade do filesystem a cada 180 dias ou 30 montagens (dependendo do sistema). Nisso me veio a dúvida: Alguém sabe se tem como configurar essa checagem que o tune2fs faz a cada "x" dias para que ele execute o comando de otimização?


Difícil essa viu. Tem como alterar a cada quantos boots ele vai fazer a checagem, diminuir, aumentar ou até mesmo desabilitar as checagens padrões. Mas alterar essa checagem padrão via script....

Como ele vai ler esse script se a partição raiz tem que estar desmontada?   ??? ??? ???

Pois é Galactus. Esse é o paradoxo da coisa. Eu já tinha visto o manpage do tune2fs e vi que dava para aumentar/diminuir a frequencia com que ele checa. Mas infelizmente não tinha como personalizar o comando. A opção de script eu já tinha descartado por este mesmo motivo que você citou (necessidade de partição montada). Minha dúvida é como o tune2fs faz essa checagem antes da partição montar. É essa a minha procura. :)

E quando sai um tutorial desse porte sobre o btrfs e zfs? Eu ando lendo e fazendo testes com o brtfs mas fazer uso do recurso semelhante ao "time machine" é dureza total. E até onde sei só o OpenSuse desenvolveu algo para lidar com isso o Snapper. Um tutorial dando tudo isso "mastigado" seria muito bem vindo heheh.

Abraço.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: rudregues em 30 de Abril de 2013, 23:19
Utilizo essa dica de tunning do ext4 desde que a conheci.

E andei pensando se não havia alguma forma de automatizar o comando
Citar
#fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy
para que ele fosse executado a cada "x" dias, semanas, meses.

Como o comando deve ser rodado com o sistema desmontado não me veio a cabeça alguma forma de automatizar via script. Dai lembrei que o tune2fs checa a integridade do filesystem a cada 180 dias ou 30 montagens (dependendo do sistema). Nisso me veio a dúvida: Alguém sabe se tem como configurar essa checagem que o tune2fs faz a cada "x" dias para que ele execute o comando de otimização?
Não sei se entendi direito, mas seria o que está descrito neste tópico (em ingles) http://askubuntu.com/questions/151025/how-can-i-make-fsck-run-non-interactively-at-boot-time ?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 01 de Maio de 2013, 14:44
Utilizo essa dica de tunning do ext4 desde que a conheci.

E andei pensando se não havia alguma forma de automatizar o comando
Citar
#fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy
para que ele fosse executado a cada "x" dias, semanas, meses.

Como o comando deve ser rodado com o sistema desmontado não me veio a cabeça alguma forma de automatizar via script. Dai lembrei que o tune2fs checa a integridade do filesystem a cada 180 dias ou 30 montagens (dependendo do sistema). Nisso me veio a dúvida: Alguém sabe se tem como configurar essa checagem que o tune2fs faz a cada "x" dias para que ele execute o comando de otimização?
Não sei se entendi direito, mas seria o que está descrito neste tópico (em ingles) http://askubuntu.com/questions/151025/how-can-i-make-fsck-run-non-interactively-at-boot-time ?

De repente até seja por ai. O problema é que não consegui entender bem como funciona a explicação. E nem como colocaria esse comando personalizado. Alguém que entenda melhor de script para ajudar?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: rudregues em 01 de Maio de 2013, 19:04
Utilizo essa dica de tunning do ext4 desde que a conheci.

E andei pensando se não havia alguma forma de automatizar o comando
Citar
#fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy
para que ele fosse executado a cada "x" dias, semanas, meses.

Como o comando deve ser rodado com o sistema desmontado não me veio a cabeça alguma forma de automatizar via script. Dai lembrei que o tune2fs checa a integridade do filesystem a cada 180 dias ou 30 montagens (dependendo do sistema). Nisso me veio a dúvida: Alguém sabe se tem como configurar essa checagem que o tune2fs faz a cada "x" dias para que ele execute o comando de otimização?
Não sei se entendi direito, mas seria o que está descrito neste tópico (em ingles) http://askubuntu.com/questions/151025/how-can-i-make-fsck-run-non-interactively-at-boot-time ?

De repente até seja por ai. O problema é que não consegui entender bem como funciona a explicação. E nem como colocaria esse comando personalizado. Alguém que entenda melhor de script para ajudar?
Nesse tópico do askubuntu, tem muita informação junta. Uma das coisas que li foi que no último numero do fstab voce define se o fsck será executado ou não, como pode ser visto aqui http://www.vivaolinux.com.br/artigo/FSTAB-Sua-funcao-e-parametros?pagina=4

Meu arquivo /etc/default/rcS tem o seguinte conteúdo:
Código: [Selecionar]
#
# /etc/default/rcS
#
# Default settings for the scripts in /etc/rcS.d/
#
# For information about these variables see the rcS(5) manual page.
#
# This file belongs to the "initscripts" package.

# delete files in /tmp during boot older than x days.
# '0' means always, -1 or 'infinite' disables the feature
TMPTIME=0

# spawn sulogin during boot, continue normal boot if not used in 30 seconds
SULOGIN=no

# do not allow users to log in until the boot has completed
DELAYLOGIN=no

# assume that the BIOS clock is set to UTC time (recommended)
UTC=no

# be more verbose during the boot process
VERBOSE=no

# automatically repair filesystems with inconsistencies during boot
FSCKFIX=no
Lendo esse conteúdo, podemos imaginar que colocando FSCKFIX=yes ou FSCKFIX=y o fsck sera executado automaticamente. Sendo que nesse arquivo mesmo, diz que para editar as as settings no diretório /etc/rcS.d/

Um dos caras fala algo sobre mountall.c, dei uma procurada e achei algo relevante, rodei então:
Código: [Selecionar]
pires@pires-Aspire-5315:/etc/init.d$ cat /etc/init/mountall.conf

# mountall - Mount filesystems on boot
#
# This helper mounts filesystems in the correct order as the devices
# and mountpoints become available.

description "Mount filesystems on boot"

start on startup
stop on starting rcS

expect daemon
task

emits virtual-filesystems
emits local-filesystems
emits remote-filesystems
emits all-swaps
emits filesystem
emits mounting
emits mounted

# temporary, until we have progress indication
# and output capture (next week :p)
console output

script
    . /etc/default/rcS    [color=red] -->>olha ele acessando nosso arquivo anterior[/color]
    [ -f /forcefsck ] && force_fsck="--force-fsck"     [color=red]-->>acho que está passando um parametro ao fsck[/color]
    [ "$FSCKFIX" = "yes" ] && fsck_fix="--fsck-fix"

    # set $LANG so that messages appearing in plymouth are translated
    if [ -r /etc/default/locale ]; then
        . /etc/default/locale
        export LANG LANGUAGE LC_MESSAGES LC_ALL
    fi

    exec mountall --daemon $force_fsck $fsck_fix [color=red] -->> acho que é aqui que ele executa[/color]
end script

post-stop script
    rm -f /forcefsck 2>dev/null || true
end script
Talvez se voce editar uma dessas linhas consiga algo.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: rudregues em 01 de Maio de 2013, 19:23
Achei um link que o cara quer rodar um script antes de montar a raiz, parece que tem que editar o inird http://h30499.www3.hp.com/t5/General/Easiest-method-to-run-shell-script-before-mounting-root-fs/td-p/4793289 mas num explica muito bem não...

Achei outro link, uma wiki bem organizada do Gentoo http://wiki.gentoo.org/wiki/Early_Userspace_Mounting me parece nortear melhor pois ao decorrer dela, aparece um script que monta a "raiz temporária", checa o disco e monta a "raiz real", olha um trecho que achei importante:
Código: [Selecionar]
check_filesystem() {
    # most of code coming from /etc/init.d/fsck

    local fsck_opts= check_extra= RC_UNAME=$(uname -s)

    # FIXME : get_bootparam forcefsck
    if [ -e /forcefsck ]; then
        fsck_opts="$fsck_opts -f"
        check_extra="(check forced)"
    fi

    echo "Checking local filesystem $check_extra : $1"

    if [ "$RC_UNAME" = Linux ]; then
        fsck_opts="$fsck_opts -C0 -T"
    fi
Dá pra ver que tem opções de checagem do disco ao longo do código.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 01 de Maio de 2013, 20:18
Rapazes. Se vocês conseguirem esse feito vai ser do Baralho!

Agora, testem isso aí num sistema que não seja de produção né!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: rudregues em 02 de Maio de 2013, 01:53
Rapazes. Se vocês conseguirem esse feito vai ser do Baralho!

Agora, testem isso aí num sistema que não seja de produção né!
Seria esse comando?
Código: [Selecionar]
tune2fs -t ext4 -i 47d -c 27 -O dir_index /dev/sdxy -t ext4: sistema de arquivos ext4
-i 47d: checar a cada 47 dias
-c 27: checar a cada 27 montagens
-O dir_index: otimização por hashed b-trees

Citar
-O [^]feature[,...]
    Set or clear the indicated filesystem features (options) in the filesystem. More than one filesystem feature can be cleared or set by separating features with commas. Filesystem features prefixed with a caret character ('^') will be cleared in the filesystem's superblock; filesystem features without a prefix character or prefixed with a plus character ('+') will be added to the filesystem.
The following filesystem features can be set or cleared using
    tune2fs:
dir_index
    Use hashed b-trees to speed up lookups in large directories.

fonte: http://linux.die.net/man/8/tune2fs


EDIT: parece que é isso mesmo, mas de acordo com http://linuxpoison.blogspot.tw/2007/10/tune-your-ext3-filesystem.html não é o suficiente, é preciso rodar e2fsck na partição com o parâmetro -D para otimizar os diretórios pra o dir_index.
Acho que ele quis dizer que deve-se rodar ao menos uma vez o comando e2fsck para ativar essa otimização e depois num precisa mais, mas num tenho certeza. Talvez tenha-se que levar em consideração que é um post de 2007 e de repente não seja mais necessário rodar o e2fsck uma vez para essa suposta "ativação".
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 02 de Maio de 2013, 07:44
Rapazes. Se vocês conseguirem esse feito vai ser do Baralho!

Agora, testem isso aí num sistema que não seja de produção né!
Seria esse comando?
Código: [Selecionar]
tune2fs -t ext4 -i 47d -c 27 -O dir_index /dev/sdxy -t ext4: sistema de arquivos ext4
-i 47d: checar a cada 47 dias
-c 27: checar a cada 27 montagens
-O dir_index: otimização por hashed b-trees

Citar
-O [^]feature[,...]
    Set or clear the indicated filesystem features (options) in the filesystem. More than one filesystem feature can be cleared or set by separating features with commas. Filesystem features prefixed with a caret character ('^') will be cleared in the filesystem's superblock; filesystem features without a prefix character or prefixed with a plus character ('+') will be added to the filesystem.
The following filesystem features can be set or cleared using
    tune2fs:
dir_index
    Use hashed b-trees to speed up lookups in large directories.

fonte: http://linux.die.net/man/8/tune2fs


EDIT: parece que é isso mesmo, mas de acordo com http://linuxpoison.blogspot.tw/2007/10/tune-your-ext3-filesystem.html não é o suficiente, é preciso rodar e2fsck na partição com o parâmetro -D para otimizar os diretórios pra o dir_index.
Acho que ele quis dizer que deve-se rodar ao menos uma vez o comando e2fsck para ativar essa otimização e depois num precisa mais, mas num tenho certeza. Talvez tenha-se que levar em consideração que é um post de 2007 e de repente não seja mais necessário rodar o e2fsck uma vez para essa suposta "ativação".


Bah você conseguiu bastante material.
Vou ler e tentar implementar e testar alguma coisa dai coloco os resultados por aqui.
Valeu pela contribuição.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 02 de Maio de 2013, 11:28
Hoje quando você manda formatar com ext4, o dir_index já deve estar incluído na formatação padrão. Pra ver se ele foi "ativado" é simples, faz um

tune2fs -l /dev/sdxy


E dá uma olhada na linha

Filesystem features:      has_journal ext_attr resize_inode dir_index filetype needs_recovery extent flex_bg sparse_super large_file huge_file uninit_bg dir_nlink extra_isize


Aí estão listadas todas as propriedades deste ext4.

A opção -D do fsck otimiza os diretórios refazendo a lista do índice de diretórios (dir_index). Por isso vocês já devem ter notado que fica mais rápido para aparecer os diretórios depois de usar este comando, principalmente num sistema de arquivos com um monte de diretórios que foram deletados ou gravados.
É bom fazer isso de tempos em tempos no seu sistema já instalado.

Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 03 de Maio de 2013, 00:21
Então rodei o comando

Citar
tune2fs -t ext4 -i 47d -c 27 -O dir_index /dev/sdxy

Primeiro informou que a opção -t ext4 era inválida. Removi ela e rodei

Citar
tune2fs -i 3d -c 7 -O dir_index /dev/sdxy


Hoje ao reiniciar o tune2fs fez a checagem e pau. Não carregou. Tive que pressionar ctrl+d para prosseguir com a inicialização. Agora rodei o comando

Citar
tune2fs -i 3d -c 7 /dev/sdxy

Na próxima oportunidade que rodar quero ver se o carregamento se dá de forma automática.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Cybereu em 28 de Junho de 2013, 20:22
Já faz algumas versões do ubuntu que não consigo mais usar os tweaks, sempre aparece mensagens de erros no boot:
Errors found while checking disk drive for /
(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg267.imageshack.us%2Fimg267%2F2324%2Fimg20100926103608.th.jpg&hash=25da741517309d7e369aa6af833521476cea17a7)

Olá. Quais Tweaks?

Sua foto está muito pequena não consegui ler a  mensagem na foto.  Existe um Bug na montagem do Ubuntu, já documentada, dizem que corrigiram na versão 13.04. Erros na motagem principalmente do diretório/partição tmp acontecem muito por causa desse BUG.

Venho usando as alterações em alguns dos meus sistema ext4 com sucesso.

Estou tentando usar um SSD com journal separado em uma particao, ja faz algumas versoes do Ubuntu que nao consigo mais faze-lo sem dar erro no boot sobre erro de montagem do tmp por exemplo, no momento estou tentando com o Ubuntu 13.04.


Edit: Encontrei uns benchmarks mostrando como modificar o fstab pode ser útil:
http://www.howtogeek.com/62761/how-to-tweak-your-ssd-in-ubuntu-for-better-performance/

Edit 2: Nesse site (https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/ssd) o autor recomenda não habilitar o TRIM no fstab (discard).
Código: [Selecionar]
7.3. Another widely used method for automatic TRIM is to add the option discard to /etc/fstab, for the line for your root partition and for possible other Linux partitions that are being mentioned there.

Note: do not add it to the line for the swap partition, as that's already being trimmed automatically by the system by default, during the boot process!

The disadvantage of this method is, that it may cause the system to slow down. Because it forces the system to apply TRIM instantly on every file deletion. That's why this method is not my favourite.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 29 de Junho de 2013, 09:33
Obrigado pelas dicas Cybereu, mas porque você não faz um tuto de como tunar um SSD? É que eu não tenho nenhum SSD, daí não posso testar e nem confirmar essas mudanças!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 04 de Julho de 2013, 08:30
Bom dia pessoal segue abaixo o link da Linux Fundation sobre tunagem de sistemas de arquivo.
http://elinux.org/images/b/b6/EMMC-SSD_File_System_Tuning_Methodology_v1.0.pdf
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 04 de Julho de 2013, 09:49
Olá hiltongil. O artigo é muito interessante, principalmente porque eles testaram em hardware para dispositivos móveis, um processador ARM e os cartões SD.

Ele não mostra nenhuma dica de tunagem nova, mas sim o desempenho dos sistemas de arquivos testados em várias situações.

Gostei de saber que a opção nobarrier para o ext4 não vai aumentar o risco de perda de dados em uma queda de energia!

Já eperava que o BTRFS "virasse farelo" com as quedas de energia já que a ferramenta de checagem do sistema de arquivos ainda engatinha!

Obrigado por ter compartilhado o artigo com a gente!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 04 de Julho de 2013, 10:02
Olá hiltongil. O artigo é muito interessante, principalmente porque eles testaram em hardware para dispositivos móveis, um processador ARM e os cartões SD.

Ele não mostra nenhuma dica de tunagem nova, mas sim o desempenho dos sistemas de arquivos testados em várias situações.

Gostei de saber que a opção nobarrier para o ext4 não vai aumentar o risco de perda de dados em uma queda de energia!

Já eperava que o BTRFS "virasse farelo" com as quedas de energia já que a ferramenta de checagem do sistema de arquivos ainda engatinha!

Obrigado por ter compartilhado o artigo com a gente!

Pois é Galactus. Tô esperançoso em relação ao BTRFS. Se ele tivesse a velocidade e resistência a falhas do Ext4 com os recursos de CoW seria ótimo. Depois que vi o vídeo do OpenSUSE com o snapper fiquei empolgado. Procurei alguma GUI que facilitasse a manutenção de snapshots do BTRFS mas não tive êxito. Seria legal ter um programa que fizesse isso algo como o Nexenta tem (http://en.wikipedia.org/wiki/Nexenta_OS) um Time Machine. Aliás, alguém aqui já teve alguma experiência com ZFS no Linux?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Xterminator em 04 de Julho de 2013, 10:15
Olá hiltongil. O artigo é muito interessante, principalmente porque eles testaram em hardware para dispositivos móveis, um processador ARM e os cartões SD.

Ele não mostra nenhuma dica de tunagem nova, mas sim o desempenho dos sistemas de arquivos testados em várias situações.

Gostei de saber que a opção nobarrier para o ext4 não vai aumentar o risco de perda de dados em uma queda de energia!

Já eperava que o BTRFS "virasse farelo" com as quedas de energia já que a ferramenta de checagem do sistema de arquivos ainda engatinha!

Obrigado por ter compartilhado o artigo com a gente!

E eu ainda continuo usando o bom e velho Reiserfs3 ;-)
que para uso doméstico ainda acho uma das melhores opções, experimentei o btrfs por um tempo
e tenho usado Ext4 no Fedora, em algumas operações simples o Reiser chega a ser 2 vezes mais rápido que o EXT4
estes dias por exemplo tive que mover e redimensionar 2 partições com cerca de 15GB, uma de cada tipo, o EXT4 demorou muito para fazer o processo
não lembro exatamente o tempo, mas sei que quando fiz no reiser o processo foi muito mais rápido, digamos que EXT4 10 minutos e reiserfs 3 minutos.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 04 de Julho de 2013, 12:46
Aliás, alguém aqui já teve alguma experiência com ZFS no Linux?

Eu nunca usei o ZFS no Linux. Só com FreeBSD mesmo. Num servidor de arquivos NAS com RAID 5 e o ZFS. Das soluções que já havia usado ou visto, servidor de arquivos Windows ou Linux,  essa sem dúvida foi a melhor em matéria de resistir a muitas requisições como se não fosse nada! Só nas taxas de transferências é que ele não era o mais rápido. Mas em compensação em resisitir a um monte de coisas ao mesmo tempo e a sua segurança, era realmente muito bom.

Nós simulamos a perda de um HD e o sistema continua operando, mais lento é claro, mas continua funcionando. Formatei o HD e simulei ter colocado um disco novo, zerado. Ele refez o Pool dos dados, demorou pra cacete, mas refez tudo bonitinho e com o sistema ainda em uso.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 04 de Julho de 2013, 12:55

E eu ainda continuo usando o bom e velho Reiserfs3 ;-)
que para uso doméstico ainda acho uma das melhores opções, experimentei o btrfs por um tempo
e tenho usado Ext4 no Fedora, em algumas operações simples o Reiser chega a ser 2 vezes mais rápido que o EXT4
estes dias por exemplo tive que mover e redimensionar 2 partições com cerca de 15GB, uma de cada tipo, o EXT4 demorou muito para fazer o processo
não lembro exatamente o tempo, mas sei que quando fiz no reiser o processo foi muito mais rápido, digamos que EXT4 10 minutos e reiserfs 3 minutos.

O Reiserfs é o mais rápido para arquivos pequenos, sem dúvida, como para a maioria dos mortais, seus dados são pequenos, você sente o sistema mais rápido com o Reiserfs. Mas é só mudar o cenário, coloque um servidor de multimidia com Raiserfs e coloca vários usuários assistindo vídeos nele, que você vai ver que ele pede água logo.  Para isso o XFS é muito superior. 

Cada sistema de arquivos tem seus prós e contras. O ideal seria poder usar cada sistema de arquivos para uma situação específica, naquilo que ele rende mais.
Mas como o desenvolvimento dele parou, assim como do excelente JFS, e os dados de uma forma geral aumentaram muito de tamanho, acaba que temos que mudar um dia de sistema de arquivos.

Outra coisa que praticamente é a pá de cal para o Reiserfs3, ele é o que mais consome recursos do processador! Em tempos de dispositivos móveis com processadores ARM....
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Xterminator em 04 de Julho de 2013, 15:34

E eu ainda continuo usando o bom e velho Reiserfs3 ;-)
que para uso doméstico ainda acho uma das melhores opções, experimentei o btrfs por um tempo
e tenho usado Ext4 no Fedora, em algumas operações simples o Reiser chega a ser 2 vezes mais rápido que o EXT4
estes dias por exemplo tive que mover e redimensionar 2 partições com cerca de 15GB, uma de cada tipo, o EXT4 demorou muito para fazer o processo
não lembro exatamente o tempo, mas sei que quando fiz no reiser o processo foi muito mais rápido, digamos que EXT4 10 minutos e reiserfs 3 minutos.

O Reiserfs é o mais rápido para arquivos pequenos, sem dúvida, como para a maioria dos mortais, seus dados são pequenos, você sente o sistema mais rápido com o Reiserfs. Mas é só mudar o cenário, coloque um servidor de multimidia com Raiserfs e coloca vários usuários assistindo vídeos nele, que você vai ver que ele pede água logo.  Para isso o XFS é muito superior. 

Cada sistema de arquivos tem seus prós e contras. O ideal seria poder usar cada sistema de arquivos para uma situação específica, naquilo que ele rende mais.
Mas como o desenvolvimento dele parou, assim como do excelente JFS, e os dados de uma forma geral aumentaram muito de tamanho, acaba que temos que mudar um dia de sistema de arquivos.

Outra coisa que praticamente é a pá de cal para o Reiserfs3, ele é o que mais consome recursos do processador! Em tempos de dispositivos móveis com processadores ARM....

Realmente você tem toda razão eu utilizo reiserfs "somente" para a partição do sistema /home por guardar maiores arquivos eu deixo em EXT4, quanto ao consumo de CPU para o uso que faço do computador considero normal, nunca cheguei a ter picos altos de consumo.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 19 de Outubro de 2013, 14:41
Utilizo essa dica de tunning do ext4 desde que a conheci.

E andei pensando se não havia alguma forma de automatizar o comando
Citar
#fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy
para que ele fosse executado a cada "x" dias, semanas, meses.

Como o comando deve ser rodado com o sistema desmontado não me veio a cabeça alguma forma de automatizar via script. Dai lembrei que o tune2fs checa a integridade do filesystem a cada 180 dias ou 30 montagens (dependendo do sistema). Nisso me veio a dúvida: Alguém sabe se tem como configurar essa checagem que o tune2fs faz a cada "x" dias para que ele execute o comando de otimização?

Difícil essa viu. Tem como alterar a cada quantos boots ele vai fazer a checagem, diminuir, aumentar ou até mesmo desabilitar as checagens padrões. Mas alterar essa checagem padrão via script....

Como ele vai ler esse script se a partição raiz tem que estar desmontada?   ??? ??? ???


Então esses dias vi um artigo: http://www.devin.com.br/auto-fsck/
E pensei se talvez a solução não estivesse por aqui...

Nesse artigo que mencionei o autor informa que há como colocar a opçãp "-p" como regra a ser seguida no fsck ao inicializar. Daí pensei: Se ele aceita a opção "-p" será que não aceitaria a opção: "-t ext4 -f -D /dev/sdxy"

Rodei aqui e não tive nenhuma mensagem de erro. Agora a dúvida: Como saber se o comando foi executado correto? Ou seja, como saber se quando reiniciei o sistema o comando executado pelos o fsck foi -t ext4 -f -D /dev/sdxy

Alguma ideia de como verificar isso galactus? Pois, se o comando tiver rodado certinho. Encontramos a solução, pois, bastará inserir um agendamento no cron para a cada "x" dias gerar os arquivos /fsck e /fsckoption e acho que automatizamos essa otimização sem necessidade de rodar o comando através de um livecd/pen
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 24 de Outubro de 2013, 22:09
Infelizmente não tenho ideia ainda hiltongil.

Mas vou procurar, dar uma pesquisada pra saber. Qualquer novidade eu posto aqui.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 25 de Outubro de 2013, 07:38
Infelizmente não tenho ideia ainda hiltongil.

Mas vou procurar, dar uma pesquisada pra saber. Qualquer novidade eu posto aqui.

Vou ver se acho algo sobre isso também.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 25 de Outubro de 2013, 16:09
Olha só hiltongil, o "negócio" tava debaixo dos nossos olhos e a gente não via! Se fosse cobra já tinha mordido faz tempo! :)

É só olhar o relatório do tune2fs -l !

Ele informa um monte de coisas entre elas a última vez em que o sistema foi checado! Dá o Dia/Mês/Ano e a hora ! Impossível você não saber se o sistema não foi checado!

Achei outros tutoriais que explicam direitinho como forçar uma checagem completa do seu sistema de arquivos na hora do Boot!

O  touch /forcefsck é uma das alternativas.  Também pode alterar o próprio fstab para que ele faça essa checagem automática quando alguma coisa está errada.

Com certeza dá um ótimo tutorial com muita coisa interessante.  Olha só o que achei:

http://www.devin.com.br/auto-fsck/

http://www.maketecheasier.com/check-repair-filesystem-fsck-linux/

http://pc-freak.net/blog/how-to-enable-auto-fsck-ext3-ext4-reiserfs-lvm-filesystems-checking-on-linux-boot-through-etcfstab/

http://www.thegeekstuff.com/2012/08/fsck-command-examples/

http://askubuntu.com/questions/14740/force-fsck-ext4-on-reboot-but-really-forceful


Acredito que agora a coisa está bem completa. Responde as suas dúvidas e dá pra você fazer aquele tutorial melzinho na chupeta pra nóis! hehehehehehehe

É só você colocar as opções de checagem que você quiser dentro do arquivo fsckoptions que vai ser lido pelo forcefsck ! Simples não!  :P

Espero ter ajudado.

Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 25 de Outubro de 2013, 16:15
Olha só hiltongil, o "negócio" tava debaixo dos nossos olhos e a gente não via! Se fosse cobra já tinha mordido faz tempo! :)

É só olhar o relatório do tune2fs -l !

Ele informa um monte de coisas entre elas a última vez em que o sistema foi checado! Dá o Dia/Mês/Ano e a hora ! Impossível você não saber se o sistema não foi checado!

Achei outros tutoriais que explicam direitinho como forçar uma checagem completa do seu sistema de arquivos na hora do Boot!

O  touch /forcefsck é uma das alternativas.  Também pode alterar o próprio fstab para que ele faça essa checagem automática quando alguma coisa está errada.

Com certeza dá um ótimo tutorial com muita coisa interessante.  Olha só o que achei:

http://www.devin.com.br/auto-fsck/

http://www.maketecheasier.com/check-repair-filesystem-fsck-linux/

http://pc-freak.net/blog/how-to-enable-auto-fsck-ext3-ext4-reiserfs-lvm-filesystems-checking-on-linux-boot-through-etcfstab/

http://www.thegeekstuff.com/2012/08/fsck-command-examples/

http://askubuntu.com/questions/14740/force-fsck-ext4-on-reboot-but-really-forceful


Acredito que agora a coisa está bem completa. Responde as suas dúvidas e dá pra você fazer aquele tutorial melzinho na chupeta pra nóis! hehehehehehehe

É só você colocar as opções de checagem que você quiser dentro do arquivo fsckoptions que vai ser lido pelo forcefsck ! Simples não!  :P

Espero ter ajudado.




Fala Galactus.
Então, vou dar uma lida em tudo e depois na verdade apenas trato de complementar o seu excelente tutorial.
Posto aqui depois o complemento e o PDF completo.
Abraço.

Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: vampire_thunder em 26 de Abril de 2014, 07:19
Quando vai rolar um tuto do btrfs?

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_33_btrfs&num=1
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: hiltongil em 26 de Abril de 2014, 11:22
Quando vai rolar um tuto do btrfs?

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_33_btrfs&num=1

Bah seria excelente. Apesar da performance não ser a mesma do ext4 o btrfs tem recursos bem interessantes (COW, compactação, desfragmentação).

Faz algum tempo que venho buscando informações sobre btrfs para tentar fazer "na mão" algo semelhante ao Snapper do OpenSuse (aquilo é fantástico). Mas por enquanto minha monografia da pós-graduação tá sendo prioridade. =/
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Renan Rischiotto em 26 de Abril de 2014, 15:53
Tem alguma previsão pro Btrfs substituir o ext4?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 26 de Abril de 2014, 16:47
Eu nem cheguei a testar o brtfs. Não tinha me aventurado num sistema de arquivos que nem tinha checagem de sua integridade no meio de 2012.
Não sei a quantas anda o seu desenvolvimento. Vou dar uma pesquisada. Acho que ainda vai demorar para o brtfs tomar o lugar do ext4, principalmente com a Red Hat tornando o XFS o sistema de arquivos padrão na versão 7 enterprise.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: rudregues em 27 de Abril de 2014, 05:26
Bah seria excelente. Apesar da performance não ser a mesma do ext4 o btrfs tem recursos bem interessantes (COW, compactação, desfragmentação).
Pra mim desfragmentação não é recurso interessante a priori... ext4 pelo menos não precisa ser desfragmentado, se o btrfs fragmenta é um ponto negativo.
Obs.: alguma vez li que a maioria dos sistemas de arquivos para Linux fragmenta, mas de forma desprezível e por isso não havia necessidade de um desfragmentador
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: niquelnausea em 27 de Abril de 2014, 10:41
o xfs tem um desempenho inferior ao ext4 com arquivos pequenos?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 28 de Abril de 2014, 00:56
Sim o XFS tem desempenho inferior ao ext4 com arquivos pequenos. O XFS foi feito para ser grande.
Quanto a fragmentação do sistema de arquivos, eu não conheço nenhum sistema que não sofra de fragmentação dos seus dados com longo período de uso.  Eu vejo com bom olhos um sistema de arquivos com ferramentas para conter sua fragmentação.

Vamos imaginar um cenário de produção, como a Red Hat enfrenta com seus clientes. Os dados estão ficando cada vez maiores, e não menores e o sistema de arquivos estão contendo muitos, mas muitos terabytes de dados. Então vejamos, mesmo um ext4 que diz quase não se fragmentar, e por isso não tem ferramentas para não se desfragmentar, vai sofrer alguma fragmentação com o uso contínuo do sistema. Lembre-se que não se trata dos testes tipo do phoronix.com onde ele pega um sistema limpo e recém instalado e aplica testes sintéticos. Num sistema de produção tudo o que você não quer é ter que recomeçar do zero. E seus usuários gravam e deletam dados dentro dos seus servidores todos os dias, por meses a fio. Vai dizer que não fragmenta?

Vamos especular e dizer que ele fragmenta só 1%. 1% de quantos terabytes de dados?  Os caras tem clientes com servidores que ocupam uma área de campo de futebol. 1% de quantos terabytes mesmo? Vai dizer que "só esses 1%" não vão atrasar um pouco o sistema?

Para piorar a situação são milhares de acessos simultâneos, esse sistema de arquivos tem que ter alguma reserva para se garantir com muitas requisições por segundo. Isso não acontece com o ext4, o XFS tem reserva para isso. E eles enfrentaram problemas com o ext4 na hora de crescer o seu sistema de arquivos com muitos terabytes de dados. Por isso a Red Hat vai mudar para o XFS.

É claro que para usuários "pobres mortais" como a gente, que na maioria absoluta, só tem um HD e sem backup de nada, nada disso importa  e o ext4 tá "baum" demais!

Tenho certeza que se o brtfs for tudo o que seus desenvolvedores prometem que ele será, todos vão migrar para ele. Por enquanto não dá.

Então as vezes o que parece não valer nada em alguns recursos do sistema de arquivos para um usuário comum, mostra-se ser uma mina de ouro para grandes empresas.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Cybereu em 26 de Junho de 2014, 02:31
Vale a pena modificar o local ou o tamanho do journal em um Raspberry Pi usando sdcard classe 10 ?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 26 de Junho de 2014, 10:45
Vale a pena modificar o local ou o tamanho do journal em um Raspberry Pi usando sdcard classe 10 ?

Rapaz, eu nunca testei. Mas acreditro que não vai ajudar muito. Sabe o motivo? O journal aumentado dentro do mesmo disco aumenta a carga no processador, como o processador do Raspberry é fraco, talvez acabe mais prejudicando que ajudando. Todas as tarefas de gravação vão ficar mais pesadas, as de leitura mais rápidas.

Mas se puder vale a pena testar. Se a segurança dos dados não for crítica, eu usaria Writeback no journal mais o barrier = 0 no fstab.

O pessoal recomenda que sistema de arquivos para o Raspberry?
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Cybereu em 26 de Junho de 2014, 22:41
As distros que usei usam ext4 com padrao, contudo muitos usuarios mudam para ext2 para reduzir a escrita nos cartoes sd. Eu mudei o scheduler para noop e estou usando writeback e barrier = 0 com voce havia citado.

No momento nao estou conseguindo testar os tweaks no Pi, a instalacao usa o DD para copiar a imagem para o cartao, e ja vem com o sistema de arquivo junto, tentei montar a imagem e extrair o conteudo e colocar no cartao sd ja com os tweaks no ext4 so que nao deu boot, nao sei bem o porque, acredito que tenha que consetar o fstab, pois estavam havia uma particao vfat so para /boot.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Tupac em 08 de Janeiro de 2015, 00:18
Boa madrugada, galera.
Eu fiquei com dúvidas em relação a como proceder quando as partições / e /home estiverem separadas em um mesmo HD. Desejo usar essa configuração para poder atualizar o sistema operacional sem ter trabalho extra de passar os documentos para um outro meio etc...

Porém não consegui entender muito bem como ficam as configurações do jornal externo no mesmo disco e do jornal interno neste cenário.

Se alguém puder me dar uma explicação meio mastigadinha ficarei muito agradecido.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 11 de Janeiro de 2015, 23:09
Olá.  Recomendo que você utilize a Opção 3 do tutorial, o journal aumentado dentro da mesma partição.  Já está tudo mastigado, o que mais poderia fazer? 
Use o gparted para criar as partições sem sistema de arquivos e no tamanho que  você quiser. Depois use os comandos da opção 3 para cada partição criada sem sistema de arquivos. Na hora de instalar o Ubuntu você apenas aponta para ele montar a partição criada, não formata ela.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Tupac em 12 de Janeiro de 2015, 20:08
Obrigado, galactus. Testarei aqui, com certeza.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Tupac em 13 de Janeiro de 2015, 21:00
Boa noite, galera.

Fiz a instalação do LXLE (derivado do Lubuntu), em uma máquina bem antiga da minha sogra, seguindo as orientações deste tópico relacionado a melhoria usando journal interno, bem como algumas orientações do tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html.

A máquina está voando. Abre o libreoffice quase instantaneamente, o gerenciador de arquivos, o navegador. Ficou muito rápido. Mais rápido do que meu note com um P6100, 2GB de RAM, 128MB ou 64MB (não lembro) da linda Intel Graphics hehe... No meu note eu só fiz os procedimentos após instalação, sem mexer no journal etc. Com certeza o ganho é absurdo.

Descrição da máquina:

Processador: VIA C7-M 6300MHz
Memória: Acho que 1GB, mas o sistema lista 950MB mais ou menos. Não consegui localizar aqui, mas acho que é DDR2 (dmidecode não reconhece o tipo).
HD: 160GB ATA SAMSUNG HD161GJ

O que fiz (por alto):
1- Separei o HD em três partições, usando o cfdisk, uma pra SWAP, uma pra / e uma pra /home.
2- Formatei seguindo os passos do journal interno, executando o comando tanto para / quanto para /home. Coloquei a capacidade para 400 do journal interno.
3- Mandei instalar apontando como descrito para as minhas partições e boa.
4- Mexi no fstab e no grub, aumentei quantidade de requisições suportadas etc.
5- Algumas outras modificações, como tirar o logo do libreoffice etc.
6- Instalei o low-latency, pra dar o toque final.

Pois bem, o sistema tá voando, muito rápido na maioria dos comandos.

Acontece que, apesar de grande parte do sistema estar simplesmente fantástico em termos de performance, quando acesso o youtube o processador vai pra 100% e não sai. A memória fica em consumo baixo, tranquilona, mas o processador fica full power o tempo todo, até o vídeo acabar. Isso faz com que usar outros aplicativos ou outra aba do navegador (chrome) seja inviável. Além do vídeo ficar em alguns momentos como em camera lenta e em outros dando umas travadinhas. Caso não se manipule mais pra nada a máquina, aí o vídeo pode rolar normalmente durante um tempo, mas sempre alternando entre a camera lenta e as travadinhas.

Não sei como era o sistema antes, ao assistir vídeos do youtube com o windows xp sem vírus, pois peguei a máquina com um windows xp cheio de vírus e derivados, fazendo com que o sistema travasse pouco depois de iniciar e sendo extremamente dificil executar qualquer coisa. Por isso não sei se essa já era uma limitação do processador ou se foi devido as alterações feitas.

Já que esse computador provavelmente não será utilizado pra muita coisa, apenas talvez pra usar um libreoffice (o que está sendo executado lindamente rápido) ou navegar um pouco na net (já deixarei avisado que youtube é fora de cogitação). Dessa forma não vou reinstalar modificando os padrões de journal. Mas como existe um aviso de que journal interno com 400 e processadores fracos não é um bom casamento, resolvi prestar meu depoimento sobre a situação.

Valeu galera.


p.s.: Instalei o LXLE porque com Ubuntu e Lubuntu ocorria um problema com o Xserver, o modo gráfico não carregava. As novas versões não suportavam o controlador de vídeo do pc (uma VIA que só serve pra dar problema). Encontrei no LXLE a minha salvação.

p.s.2: Com o firefox a CPU consegue abaixar um pouco o consumo, variando entre 86% a 98%, em alguns poucos pontos indo a 100%. No geral um desempenho melhor que o Chrome.

p.s.3: O minitube roda os vídeos do youtube de boa. O processamento fica em torno de 50% pra menos na maior parte do tempo.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 13 de Janeiro de 2015, 22:00
Nossa Tupac, você tá tirando leite de pedra!  ;D ;D ;D

Que ótimo que as alterações surtiram um bom efeito pra você!

Ficar melhor que isso só usando Debian + LXDE + JFS + kernel 486!

Eu te indicaria o Opera como navegador ou o Chromium. O Opera consome menos recursos dos "grandes" navegadores. Infelizmente a sua versão 32bits ainda é a 12, para 64bits está na 26. Acho que vale apena testar.

Estas travadas com vídeos do Youtube são normais com este processador, meu Pai tem um desses em casa com XP, ele se recusa a mudar de sistema, tá todo bichado, o processador fica em 100% quase o tempo todo, se arrasta pra tudo. Se tivesse falado que ia instalar neste processador tão fraco teria falado outras dicas a serem feitas durante e pós a instalação do sistema. Mas se tá tudo funcionando a contento, ótimo!

Obrigado pelos comentários.

Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Tupac em 25 de Janeiro de 2015, 00:55
Boa madrugada, galera.

Galactus, conta aí quais são essas dicas a mais, pra já ficar registrado para as próximas vezes, hehe...

Fiz uma nova instalação, novamente seguindo os passos dos tutoriais, agora instalando o Lubuntu 14.04 na seguinte máquina:

Positivo Z62
Celeron 560
RAM 1GB (acho que não é DDR3, já que não é SDRAM, mas sim DRAM. Imagino que seja DDR2).
HD de 120GB
Placa de vídeo interna da SiS 671/771 - que precisou de configurações para exibir resoluções diferentes de 640x480 (postei a solução neste tópico - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,112445.0.html).


Bixinho ta tinindo... Dá uma sensação tão gostosa ver o desempenho de um troço véio, mas que bate em muito "windows 8" de pc top por ae hehehe...
Mais uma vez, muito obrigado por ter compartilhado maravilhosamente essas informações.

p.s.: Agora é a vez do meu Dell, que voltou tranquilo do conserto, nesse vou abusar um pouco mais de algumas instruções do seu tutorial, além de testar o pf-kernel e o liquorix pra ver se fica melhor que o low latency.

Um dia quero trocar meu hd fraco por um SSD, aí o bicho vai pegar hauhauha...

edit: No celeron, os vídeos do youtube também fazem o processador ficar em 100% all the time. Esse computador, com windows, conseguia rodar uns vídeos tranquilamente. Agora, ele roda de boa, sem os travamentos da outra máquina que fiz anteriormente, porém a CPU fica em 100% e tentar fazer outra coisa pesa...

edit 2: Testes com firefox e chrome, simplesmente horríveis. Os piores desempenhos. É possível ver alguns vídeos, mas é colocar o vídeo e não fazer mais nada. O Midori me surpreendeu, rodou muito melhor que os dois primeiros, e o vídeo ficou bom de assistir, porém cai no mesmo problema de só fazer isso. O último navegador testado foi o qupzilla, foi parecido com o Midori. No começo achei até que seria o melhor, porque a CPU baixou pra 60% e depois deu uma variada entre 80 e 82%, mas com o avançar do video foi pra 100 e ficou variando pra 98. Em tela cheia nem pensar.

Minha sogra curte jogar bobeiras naquele site com nome de rei, mexer no facebook e ver vídeo. Com o sistema do jeito que tá, apesar de estar um foguete pra quase tudo, não sei se vai dar certo, porque as funções que ela mais precisa deixa a desejar. Acho que vou ter que desfazer as melhorias e deixar o lubuntu praticamente original, só pra ela navegar mesmo a resposta do sistema seja lenta pra abrir as coisas etc., não vai comprometer a rotina dela.

Edit 3: Desfiz as melhorias e reinstalei o lubuntu seco. Houve uma melhora na execução de vídeos, porém, diferente do que imaginei, o problema não estava tanto nas modificações, mas sim no próprio processador que não aguenta essas versões modernas dos navegadores (e sites como youtube). O processamento continuou variando entre 100 e um pouco menos. Devia ter deixado com as melhorias, pelo menos o restante tava voando hehe.


Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 26 de Janeiro de 2015, 09:10
Obrigado pelas considerações Tupac!

Eu já estou upando um Vídeo com um sistema que recebi como um desafio, o processador é fraco e o usuário não abre mão que seja o Unity!   Já viu né!

Mas é como você percebeu, os recursos exigidos para executar um vídeo no Youtube em 720p são muito altos, em 1080p nem se fala. Meu A10 7850k com o Driver da ATI instalado usa 16-20% dos 4 núcleos em qualquer vídeo em 1080p do Youtube, com qualquer navegador moderno atualizado, Chrome, Firefox ou Opera.

Mais uma vez te digo que não usaria ext4 nesses processadores limitados para as tarefas de hoje. Mas é bom que esteja tendo bons resultados.

Depois que subir o vídeo eu aviso.

Há sim, se tiver  instalado o driver proprietário com o kernel padrão do Ubuntu e depois instalar um dos kerneis experimentais, reinstale o driver proprietário, o desempenho fica horrível se não remover ou reinstalar o driver proprietário.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 26 de Janeiro de 2015, 12:24
Dá uma olhada neste tópico Tupac: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116045.0.html
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Tupac em 26 de Janeiro de 2015, 22:47
Poxa, Galactus. Para a configuração, ficou bem bom o desempenho. E eu duvido muito, mudando de unity pra KDE, Lubuntu, Xubuntu, etc., que esse processamento de CPU ao assistir vídeos ficasse muito diferente.

Nossa, nem sabia dessa dos drivers. Mas agora já nem faz diferença porque fiz uma instalação limpa do Lubuntu e entreguei sem muita coisa, fiz, sei lá, um preload, etc.

O mais doido é que localmente a máquina voa, libreoffice, gimp, inkscape, minitube, gerenciador de arquivos e pastas, abrir chrome, firefox, pdf, abrir vlc, iterar imagens... Voa! Mas na hora que chega na web aí vira uma carroça sem salvação.

Bom, vou parar de sofrer por ter falhado com os pcs da minha sogra e vou formatar meu dell colocando essas dicas aqui porque no dell a história será muito diferente. Aí vou recuperar minha autoestima hehehe...

Valeu, galactus. Tamo ae em que for possível. Abraços.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Tupac em 28 de Janeiro de 2015, 20:57
Boa noite, pessoal!

Fiz essa pergunta para o galactus e como é uma pergunta que pode ajudar a comunidade, ele me orientou a refazê-la aqui, pois bem:

Eu gostaria de saber se existe alguma forma de saber o tamanho que foi configurado para o Journal. Dei uma procurada e não achei confiável as orientações que encontrei. Portanto, vim perguntar pro guru (galactus) hehe... Claro, qualquer amigo forista que souber e se dispuser a ajudar, aceito e agradeço enormemente.

Valeu!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 28 de Janeiro de 2015, 22:37
Boa noite, pessoal!

Fiz essa pergunta para o galactus e como é uma pergunta que pode ajudar a comunidade, ele me orientou a refazê-la aqui, pois bem:

Eu gostaria de saber se existe alguma forma de saber o tamanho que foi configurado para o Journal. Dei uma procurada e não achei confiável as orientações que encontrei. Portanto, vim perguntar pro guru (galactus) hehe... Claro, qualquer amigo forista que souber e se dispuser a ajudar, aceito e agradeço enormemente.

Valeu!


Olá Tupac, tem duas maneiras de saber disso, a mais simples e direta é essa:

sudo dumpe2fs /dev/sua_partição  | grep Journal



Como exemplo a saída do comando no meu Note:


root@galactus-Movel:/home/galactus# dumpe2fs /dev/sda7 |grep Journal                                                                                                                            
dumpe2fs 1.42.10 (18-May-2014)                                                                                                                                                                  
Journal inode:            8
Journal backup:           inode blocks
Journal features:         journal_incompat_revoke
Tamaho do Journal:             8M
Journal length:           8192
Journal sequence:         0x000001d9
Journal start:            1
root@galactus-Movel:/home/galactus#  



Não se espante com o tamanho deste Journal, é apenas da minha partição /boot que tem menos de 500MB.


Vou atualizar o Tutorial no final de semana! Tem coisas novas, algumas mudaram, outras melhoraram, novas opções de tunagem. Vou aproveitar e colocar essa dica acima junto com a segunda maneira de descobrir o tamanho do Journal.

Espero ter ajudado!
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Tupac em 01 de Fevereiro de 2015, 15:37
Maravilha, muito obrigado pela ajuda, mais uma vez e estou ansioso pelas atualizações no tutorial. Tenho aprendido muito com suas contribuições.

Abraços.
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: lotavio em 23 de Abril de 2015, 23:24
Qual tipo de tune ext4 recomendado para diretório de /boot de 512MB ?
O restante dos diretórios vão ser em XFS
Título: Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 24 de Abril de 2015, 09:36
Qual tipo de tune ext4 recomendado para diretório de /boot de 512MB ?
O restante dos diretórios vão ser em XFS

Eu deixo na formatação padrão mesmo, só altero alguma coisa no fstab, tipo colocar um noatime. Só. Isso quando coloco essa partição separada. Nos meus desktop eu não separo essa partição.
Título: Re:Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Grinder em 17 de Julho de 2015, 17:14
Muito bom o tópico @galactus em ensinou um bucado a respeito de ext4

Na verdade encontrei esse tópico quando eu estava procurando alguma forma de aumentar a velocidade do meu SSD no Linux.
Possuo um Crucial M4 120GB há mais de 2 anos mas ele está firme e forte.

Nesses meus testes foram incluídos F2FS,JFS e EXT4, mas acabei optando pelo ext4 mesmo.

Antes de começar as suas dicas eu fiz isso:
http://www.anandtech.com/show/2738/11

Aqui um breve resumido bem sem vergonha, eu tinha feito um bem mais completo com comandos de DD e HDPARM mas acabei perdendo.

Código: [Selecionar]
Somente com discard e noatime (EXT4)

Dota pela 1a vez = 17,5s
Dota pela 2a vez = 16s
Extração do Arquivo = 1min 11s
Envio do Arquivo para mesma partição = 12s
Envio do Arquivo para outra partição = 6s

Sem discard e com noatime,barrier=0,nobh

Dota pela 1a vez = 18s
Dota pela 2a vez = 17s
Extração do Arquivo = 1min 9s
Envio do Arquivo para mesma partição = 8s
Envio do Arquivo para outra partição = 6s

Sem discard e com noatime,barrier=0,nobh e as otimizações de diretório
e adicionado os comandos de write-back (sem mexer no fstab e grub)

Dota pela 1a vez = 17,6s
Dota pela 2a vez = 16s
Extração do Arquivo = 1min 14s
Envio do Arquivo para mesma partição = 8,5s
Envio do Arquivo para outra partição = 6s

Agora completo, do jeito que está no tutorial com todas as opções.

Dota pela 1a vez = 18s
Dota pela 2a vez = 16s
Extração do Arquivo = 1min 14s
Envio do Arquivo para mesma partição = 8,4s
Envio do Arquivo para outra partição = 7s

Enfim, pelo o que eu vi em SSD a diferença é pequena em questão de performace, mas achei interessante pelo lado da vida útil dele, afinal o meu aqui já tem 2 anos e alguns meses hehe.

Mas eu fiquei com dúvidas galactus, ou qualquer outra pessoa que souber me responder.

1) Quando eu formato uma partição pelo instalador do Linux ou somente com o comando mkfs.ext4 ela já vem com jornal? Se sim, de qual tipo? Se não, você adiciona ela no tutorial, mas porque?

2)  Quando eu uso esse comando "mke2fs -t ext4 -O dir_index,extent /dev/sda1" para antes da formatação ou esse "tune2fs  -O dir_index /dev/sdxy" para após formatação comum. E esse "tune2fs -o journal_data_writeback /dev/sda1" eles ficam salvo diretamente na partição ou fica salvo no sistema?

Quanto a segunda pergunta deixa eu explicar bem direitinho.
Eu tenho 3 partições EXT4
SDA5 -> / root
SDA6 -> /home/backup
SDA7 -> /home/games

Pergunto isso porque eu formato direto o Linux e nesse processo sempre formato a partição " / " (sda5) mas não formato a partição sda6 e nem sda7, eu apenas monto elas após formatado.

A minha segunda pergunta se refere as partições SDA6 e SDA7 e não a SDA5 que eu formato ela na instalação do Linux e essa  provavelmente é perdida todas as otimizações.

Então reformulando a 2a pergunta

Fiz os procedimentos:
mke2fs -t ext4 -O dir_index,extent /dev/sda6
e depois
tune2fs -o journal_data_writeback /dev/sda6

Depois que fiz isso, eu fomatei o meu Linux (sda5) e reinstalei meus programas e tudo e montei a partição SDA6 no meu novo Linux. Queria saber se minha partição SDA6 aonde fiz os comandos acimas estarão ainda com essas configurações ou se perde elas quanto eu reinstalo o sistema.
Título: Re:Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: galactus em 18 de Julho de 2015, 09:34
1) Quando eu formato uma partição pelo instalador do Linux ou somente com o comando mkfs.ext4 ela já vem com jornal? Se sim, de qual tipo? Se não, você adiciona ela no tutorial, mas porque?

2)  Quando eu uso esse comando "mke2fs -t ext4 -O dir_index,extent /dev/sda1" para antes da formatação ou esse "tune2fs  -O dir_index /dev/sdxy" para após formatação comum. E esse "tune2fs -o journal_data_writeback /dev/sda1" eles ficam salvo diretamente na partição ou fica salvo no sistema?

Quanto a segunda pergunta deixa eu explicar bem direitinho.
Eu tenho 3 partições EXT4
SDA5 -> / root
SDA6 -> /home/backup
SDA7 -> /home/games

Pergunto isso porque eu formato direto o Linux e nesse processo sempre formato a partição " / " (sda5) mas não formato a partição sda6 e nem sda7, eu apenas monto elas após formatado.

A minha segunda pergunta se refere as partições SDA6 e SDA7 e não a SDA5 que eu formato ela na instalação do Linux e essa  provavelmente é perdida todas as otimizações.

Então reformulando a 2a pergunta

Fiz os procedimentos:
mke2fs -t ext4 -O dir_index,extent /dev/sda6
e depois
tune2fs -o journal_data_writeback /dev/sda6

Depois que fiz isso, eu fomatei o meu Linux (sda5) e reinstalei meus programas e tudo e montei a partição SDA6 no meu novo Linux. Queria saber se minha partição SDA6 aonde fiz os comandos acimas estarão ainda com essas configurações ou se perde elas quanto eu reinstalo o sistema.

Então Grinder, respondendo na ordem:

1) A formatação seja feita pelo instalador gráfico ou com o comando mkfs.ext4  já vem com journal! Ele usa como padrão o journal Ordered.   Como explico no tutorial ainda existem mais duas opções de journal. Se quiser usar as outras duas opções você deve alterá-las manualmente no Ubuntu.  O Suse permite mudar isso no seu instalador gráfico. E claro, se quiser mesmo viver perigosamente, você ainda pode desativar o journal! Opção essa que eu não recomendo mesmo, mas se quiser testar...

2) Os comandos mkfs e tune2fs são  aplicados no sistema de arquivos da partição em questão do seu disco rígido ou SSD.  Então não vai afetar o sda6 e sda7 o fato de você ter formatado o sistema do sda5!

O que muda,  ou como você referiu acima "perde",  são as opções de montagem que ficam no fstab ou qualquer outra opção de tunagem que você use no sysctl.conf rc.local ou nos arquivos dentro da pasta /sys/block/sda/queue/

Então a cada nova formatação você deve recolocar  as tunagens destes arquivos, evidentemente se você usar tunagens nestes vários arquivos.  Mas o que você alterou com os comandos mkfs e tune2fs não mudaram!




Agora quanto aos seus testes. Deixa ver se entendi, você aumentou o journal?  Você colocou o Journal em outro disco rígido?  Muitas das opções de formatação do mkfs.ext4 agora são padrões.  Os tutoriais que li para tunar o SSD envolve mais o uso do TRIM ou discard, reserva de blocos não formatados e  uso da opção noatime no fstab!  Só!

O que estão fazendo para melhorar muito o desempenho é usar um SSD como journal dos HDs tradicionais com pratos magnéticos!  Com SSD a coisa muda pois não existem partes móveis, são bancos de memória. Então realmente faz sentido as opções usadas para HDs tradicionais as vezes não funcionarem direito no SSD. Mas é ótimo você testar mesmo. Para tirar a dúvida!

E no hdparm? Piorou ou melhorou?   Outra coisa, o Dota tá instalado  no SSD?   
Título: Re:Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
Enviado por: Grinder em 19 de Julho de 2015, 00:37
Então Grinder, respondendo na ordem:

1) A formatação seja feita pelo instalador gráfico ou com o comando mkfs.ext4  já vem com journal! Ele usa como padrão o journal Ordered.   Como explico no tutorial ainda existem mais duas opções de journal. Se quiser usar as outras duas opções você deve alterá-las manualmente no Ubuntu.  O Suse permite mudar isso no seu instalador gráfico. E claro, se quiser mesmo viver perigosamente, você ainda pode desativar o journal! Opção essa que eu não recomendo mesmo, mas se quiser testar...

2) Os comandos mkfs e tune2fs são  aplicados no sistema de arquivos da partição em questão do seu disco rígido ou SSD.  Então não vai afetar o sda6 e sda7 o fato de você ter formatado o sistema do sda5!

O que muda,  ou como você referiu acima "perde",  são as opções de montagem que ficam no fstab ou qualquer outra opção de tunagem que você use no sysctl.conf rc.local ou nos arquivos dentro da pasta /sys/block/sda/queue/

Então a cada nova formatação você deve recolocar  as tunagens destes arquivos, evidentemente se você usar tunagens nestes vários arquivos.  Mas o que você alterou com os comandos mkfs e tune2fs não mudaram!


Agora quanto aos seus testes. Deixa ver se entendi, você aumentou o journal?  Você colocou o Journal em outro disco rígido?  Muitas das opções de formatação do mkfs.ext4 agora são padrões.  Os tutoriais que li para tunar o SSD envolve mais o uso do TRIM ou discard, reserva de blocos não formatados e  uso da opção noatime no fstab!  Só!

O que estão fazendo para melhorar muito o desempenho é usar um SSD como journal dos HDs tradicionais com pratos magnéticos!  Com SSD a coisa muda pois não existem partes móveis, são bancos de memória. Então realmente faz sentido as opções usadas para HDs tradicionais as vezes não funcionarem direito no SSD. Mas é ótimo você testar mesmo. Para tirar a dúvida!

E no hdparm? Piorou ou melhorou?   Outra coisa, o Dota tá instalado  no SSD?   

Muitíssimo obrigado, tirou as dúvidas que eu tinha.

1- Me desculpe não fui muito específico na hora de explicar os testes, eu apenas colei um .txt que eu tinha feito aqui rs.
Mas te respondendo, não, não mexi com journal em outra partição e nem de aumentar o tamanho dela.

2-Mas realmente após tudo, concordo com você, acho que o ideal para SSD é somente o discard para o trim, noatime para não judiar muito dele e o barrier=0 é interessante também e só.

Senão me engano aumentou um pouco sim no hdparm, no caso melhorou. Dota2 está no SSD
Lembro que quem gostou do HDPARM no SSD aqui foi o JFS, coisa de 30 ou 40mb/s a mais :)

Edit:
Testei o Dota2 novamente, o tempo de carregamento dele pela primeira vez caiu de 17s para 15.5s é um tempo significativo se tratando que não mudei nenhuma peça do meu computador, apenas otimizando :-0

Passei um HDD Erase no meu SSD também pra dar uma ajudada.