Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível  (Lida 690808 vezes)

Offline jg_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #495 Online: 26 de Setembro de 2009, 02:42 »

Novidades
* GNOME 2.27.91
* Linux Kernel 2.6.31
* Empathy substitui o Pidgin como mensageiro padrão, introduzindo o framework Telepathy.
* Novo driver de vídeo Intel (testing)
* Novo GCC (GCC-4.4 vs GCC-4.3)
* Sistema de arquivos EXT4 por padrão
* Grub2 por padrão
* Ubuntu One instalado por padrão
* Kubuntu pela primeira vez inclui uma versão para netbooks
* Images o Ubuntu Enterprise Cloud (UEC) e Amazon's EC2
* O processo de instalação com iSCSI foi melhorado e colocar o sistema de arquivos raiz em iSCSI agora é permitido
* Melhorias no AppArmor, tornado-o melhor e mais rápido
* Libvirt agora contém integração como o AppArmor usando KVM ou QEMU, melhorando a virtualização no Ubuntu fornecendo proteção tanto para o espaço do usuário quanto para isolação do convidado.



Mais novidades do Ubuntu 9.10 Karmic Koala


Além das novidades já citadas no tópico principal, há mais algumas. Vou listar aqui as outras novidades que li em sites de notícias para que possam ser adicionadas ao primeiro post do tópico.


  • Adiconar/Remover Programas será substituído pelo aplicativo Ubuntu Software Store.
  • Boot em 5 segundos em SSDs.
  • Wubi virá com uma ferramenta de migração da instalação para uma nova partição.
  • Empathy substitui também o Ekiga, como cliente Voip padrão.
  • Novo membro da família, Ubuntu Moblin Remix, baseado no Moblin da Intel.
  • Novo GDM, agora com ícone dos usuários (não será mais preciso digitar o nome do usuário).
  • Melhorias na integração com o Wine:
    • Aplicativos instalados através do Wine poderão ser desinstalados pelo gerenciador de pacotes do sistema;
    • Haverá um painel de controle para configuração do Wine;
    • Caso o usuário tente instalar um aplicativo para Windows e o Wine não estiver instalado, o Ubuntu fará a instalação automática do Wine, para que o aplicativo para Windows possa então ser instalado.
  • Novidades no instalador do sistema (Ubiquity), em que serão exibidos slides para apresentação de recursos do Ubuntu, durante a instalação.
  • Novo Mantenedor do Sistema (Computer Janitor), para limpeza e otimizações



=======================



Fontes:
- Screenshots do Ubuntu Moblin Remix
- Screenshots da Ubuntu Software Store  
- Screenshots das novidades no instalador do sistema
- Screenshots do novo Computer Janitor  
- Vídeo da Ubuntu Software Store
- Vídeo com as novidades no instalador do sistema
- Vídeo do novo GDM e novo tema do splash  
- 10 New Features/Changes Coming In Karmic  
- André Godin (Equipe Ubuntu): Ubuntu 9.10 Karmic Koala, o que vem por aí
- Boot em 5 segundos




« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 10:49 por jg_ »

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #496 Online: 26 de Setembro de 2009, 09:50 »
Aí é que está a coisa boa do Ubuntu: facilmente se modifica o visual para o que se bem entender!

Parece que o 9.10 já vem diferente, como será, visualmente, o 10.04?

Offline Thales Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Atrás da Tela
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #497 Online: 26 de Setembro de 2009, 10:34 »


Novidades
* GNOME 2.27.91
* Linux Kernel 2.6.31
* Empathy substitui o Pidgin como mensageiro padrão, introduzindo o framework Telepathy.
* Novo driver de vídeo Intel (testing)
* Novo GCC (GCC-4.4 vs GCC-4.3)
* Sistema de arquivos EXT4 por padrão
* Grub2 por padrão
* Ubuntu One instalado por padrão
* Kubuntu pela primeira vez inclui uma versão para netbooks
* Images o Ubuntu Enterprise Cloud (UEC) e Amazon's EC2
* O processo de instalação com iSCSI foi melhorado e colocar o sistema de arquivos raiz em iSCSI agora é permitido
* Melhorias no AppArmor, tornado-o melhor e mais rápido
* Libvirt agora contém integração como o AppArmor usando KVM ou QEMU, melhorando a virtualização no Ubuntu fornecendo proteção tanto para o espaço do usuário quanto para isolação do convidado.



Mais novidades do Ubuntu 9.10 Karmic Koala


Além das novidades já citadas no tópico principal, há mais algumas. Vou listar aqui as outras novidades que li em sites de notícias para que possam ser adicionadas ao primeiro post do tópico.


  • Adiconar/Remover Programas será substituído pelo aplicativo Ubuntu Software Store.
  • Boot em 5 segundos em SSDs.
  • Wubi virá com uma ferramenta de migração da instalação para uma nova partição.
  • Empathy substitui também o Ekiga, como cliente Voip padrão.
  • Novo membro da família, Ubuntu Moblin Remix, baseado no Moblin da Intel.
  • Novo GDM, agora com ícone dos usuários (não será mais preciso digitar o nome do usuário).
  • Melhorias na integração com o Wine:
    • Aplicativos instalados através do Wine poderão ser desinstalados pelo gerenciador de pacotes do sistema;
    • Haverá um painel de controle para configuração do Wine;
    • Caso o usuário tentar instalar um aplicativo para Windows e o Wine não estiver instalado, o Ubuntu fará a instalação automática do Wine, para que o aplicativo para Windows possa então ser instalado.
  • Novidades no instalador do sistema (Ubiquity), em que serão exibidos slides para apresentação de recursos do Ubuntu, durante a instalação.
  • Novo Mantenedor do Sistema (Computer Janitor), para limpeza e otimizações



=======================



Fontes:
- Screenshots do Ubuntu Moblin Remix
- Screenshots da Ubuntu Software Store 
- Screenshots das novidades no instalador do sistema
- Screenshots do novo Computer Janitor 
- Vídeo da Ubuntu Software Store
- Vídeo com as novidades no instalador do sistema
- Vídeo do novo GDM e novo tema do splash 
- 10 New Features/Changes Coming In Karmic 
- André Godin (Equipe Ubuntu): Ubuntu 9.10 Karmic Koala, o que vem por aí
- Boot em 5 segundos


Vlw d+ o post! ;)
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #498 Online: 26 de Setembro de 2009, 10:41 »
Estranho, ao atualizar agora ele vem com pacotes do pidgin, será que houve alguma mudança no projeto?

Ia postar isso aqui agora, engraçado mesmo. Acho que viram que o Empathy não foi muito bem recebido. o Pidgin não é ruim, inclusive melhor que o Empathy, mais tinha o problema do comodismo. Acho que depois do susto de sair da distro mais popular do mundo com mais de 12 milhões de usuários os caras se tocaram. Acho que até o momento não tem nada definido. Só vamos saber mesmo depois de um anuncio oficial.

E só esperar para ver!

O empathy é mais leve que o pidgin, só que tá bugado: Entra sempre no oculto, e nao muda a opção.
Para mim, tanto faz como tanto fez eles colocarem um ou outro, basta instalar o que se quer.
Mas, que a turma do pidgin é bem arrogante, isso é, certo. Teve uma vez que eles tiveram a coragem de dizer que eles faziam o software "para eles e não para os outros"
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #499 Online: 26 de Setembro de 2009, 12:31 »
Depois de um tempinho sem usar o KK voltei a instala-lo no meu note para testar, para minha surpresa esta muito bom e usavel, a cada atualização ele melhora mais, o unico problema agora é o bootsplash(xSplash), que no inicio aparece o verbose, e no final (ao desligar) as vezes aparece o logo do ubuntu (muito bonito por sinal).

Mas estou gostando muito e isso é coisa que eles vão consertar até o lançamento.

também gostei dos icones (melhor do que os que estavam), o tema mudou pero no mucho.

vamos ver dia 1/10 as futuras novidades.

espero me surpreender.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #500 Online: 26 de Setembro de 2009, 12:42 »
Uma coisa que vem passando despercebida é o fato do Ubuntu carregar as pastas de uma rede Windows muito mais rápido. E essa diferença eu senti logo de cara. Não sei se vocês perceberam. Em relação ao Miniaplicativo Gerenciador de Redes na sua versão 0.7.996 não está fixando ip fixo, predominando apenas a configuração DHCP. Alguém passou por esse problema?

Sobre o novo tema, não gostei desse marrom escuro das bordas da janela, "quem sabe uma laranja com tom diferente!" os ícones ficaram bem legais, uma bela evolução.



Os papeis de parede, tem alguns legais, mais outros bem feinhos. O papel de parede defult, continua no mesmo padrão. Deixando a desejar. Acho que ainda falta muito, pois, as maiores limitações são impostas pelo próprio Gnome.   

Esse artigo fala sobre isso:
http://vdepizzol.wordpress.com/2009/01/21/pensamentos-sobre-o-gnome-3-parte-1/

http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #501 Online: 26 de Setembro de 2009, 15:59 »
Peço desculpa pelo duplo post, mas como é uma notícia importante achei pertinente fazê-lo!

Já saiu o calendário do Ubuntu Lucid Lynx, um grande obrigado ao André Gondim por partilhar esta informação! Actualizei o tópico com esta informação!

Citar
3 de Dezembro, 2009 – Alpha 1
7 de Janeiro, 2010 – Alpha 2
4 de Fevereiro, 2010 – Alpha 3
4 de Março, 2010 – Beta1
1 de Abril, 2010 – Beta2
15 de Abril, 2010 – Versão candidata
29 de Abril, 2010 – Ubuntu 10.04 LTS

Artigo Original:
http://andregondim.eti.br/?p=1066

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #502 Online: 26 de Setembro de 2009, 19:21 »
se esse for o visual final do karmic, estas sao minhas impressões:

1- melhorou muito o boot e shutdown
2- ofereceu um pacote muito bom de wallpaper fotográficos.
3- novo tema de icones foi trocar 6 por meia-duzia. alguns icones sao melhores (tray icons, ações) e outros piores q antes (bluetooth, update, synaptic, ubuntu logo, ... ). e sempre no estilo cartoon sem vida dos anos 90.
4-tema gtk e metacity também nem melhorou nem piorou, só ficou diferente. mudaram a cor e tiraram o icone no canto superior das janelas, além de colorir a barra de rolagem.

de 0 a 10, eu do um 7 pro karmic atual. to valorizando o boot pois se ele nao melhorassem isso eu nao seira capaz, já o resto eu me viro no gnome-look. :)
; Linux is almost there!

Offline Thales Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Atrás da Tela
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #503 Online: 26 de Setembro de 2009, 20:37 »
Estou tentando entender qual a dificuldade que a canonical está tendo para criar um novo tema, alguém sabe?
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #504 Online: 26 de Setembro de 2009, 22:32 »
Estou tentando entender qual a dificuldade que a canonical está tendo para criar um novo tema, alguém sabe?
falta de vontade...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Thales Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Atrás da Tela
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #505 Online: 26 de Setembro de 2009, 22:40 »
Estou tentando entender qual a dificuldade que a canonical está tendo para criar um novo tema, alguém sabe?
falta de vontade...
É o que eu acho também =/ Estão com a faca e o queijo na mão, acho que talvez sejam conservacionistas d+
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #506 Online: 26 de Setembro de 2009, 22:51 »
Já comecei a digitar o que vou digitar aqui muitas vezes e sempre desisto. Primeiro entendam que é um pensamento pessoal meu.

Acho que o Ubuntu não vai sair muito da identidade visual que já criou, gostando os usuários ou não.

Segundo, tentar superar o Mac não é colocar um tema que vocês acham "bonitinho", isso ai a gente mesmo faz rapidinho. Existem muitos outros atrativos por lá, e é neles que deve-se focar.

Prefiro 10 mil vezes um sistema com aparência conservadora mas bem construído que um sistema cheio de firulas só para agradar quem ve uma primeira vez.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #507 Online: 27 de Setembro de 2009, 00:11 »
Citar
Já comecei a digitar o que vou digitar aqui muitas vezes e sempre desisto. Primeiro entendam que é um pensamento pessoal meu.

Acho que o Ubuntu não vai sair muito da identidade visual que já criou, gostando os usuários ou não.

Segundo, tentar superar o Mac não é colocar um tema que vocês acham "bonitinho", isso ai a gente mesmo faz rapidinho. Existem muitos outros atrativos por lá, e é neles que deve-se focar.

Prefiro 10 mil vezes um sistema com aparência conservadora mas bem construído que um sistema cheio de firulas só para agradar quem ve uma primeira vez.

Citar
* Linux Kernel 2.6.31
* Sistema de arquivos EXT4 por padrão
* Novo GCC (GCC-4.4 vs GCC-4.3)

Como eu queria que eles dessem pelo menos uma atenção pequena ao kernel... pelo que estou vendo o kernel do Ubuntu precisa de mais gente trabalhando para dar mais velocidade ao sistema e deixá-lo mais estável ou então um ciclo de desenvolvimento maior.

O kernel 2.6.31 está instável ainda... (podiam deixá-lo em um ppa com alguns desenvolvedores e focavam no 2.6.30.8) somando ao EXT4 que ainda recebe uma boa quantidade de atualizações e não está 100% ainda + GCC novo... eu fico pensando no trabalho que esses desenvolvedores terão para deixar esse ubuntu usável... (isso é muito trabalho!!!...)

Eles têm que dar um passo de cada vez buscando a excelência e não tentar dar um passo maior que a perna e escutar mais os usuários senão fica difícil mostrar o padrão de qualidade Ubuntu em um ciclo tão curto de desenvolvimento.

Citar
Prefiro 10 mil vezes um sistema com aparência conservadora mas bem construído que um sistema cheio de firulas só para agradar quem ve uma primeira vez.

Um sistema eficiente precisa ser bem construído...

Vc resumiu o que a maioria de nós usuários precisamos. Só falta isso entrar na cabeça e conseguir entrar no ciclo de desenvolvimento...

Meus Parabéns!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Thales Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Atrás da Tela
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #508 Online: 27 de Setembro de 2009, 00:22 »
Já comecei a digitar o que vou digitar aqui muitas vezes e sempre desisto. Primeiro entendam que é um pensamento pessoal meu.

Acho que o Ubuntu não vai sair muito da identidade visual que já criou, gostando os usuários ou não.

Segundo, tentar superar o Mac não é colocar um tema que vocês acham "bonitinho", isso ai a gente mesmo faz rapidinho. Existem muitos outros atrativos por lá, e é neles que deve-se focar.

Prefiro 10 mil vezes um sistema com aparência conservadora mas bem construído que um sistema cheio de firulas só para agradar quem ve uma primeira vez.

[]'s

Cristiano
Um sistema para ser bem construido não pode ter uma boa interface?
Eu queria uma tema legal para ubuntu, e também é um desejo pessoal meu.
Mas um tema novo não atrapalha em nada o sistema em si =]
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #509 Online: 27 de Setembro de 2009, 00:29 »
Já li em vários sites que o próprio Gnome2X atrapalha um pouco essa questão, por limitar muito a construção de novos temas melhores, já que essa versão do Gnome teria sido feita baseando-se em uniformidade de sistema, algo simples e uniforme de se usar. O problema é que isso "amarrou" também a mão dos criadores de tema, que precisariam programar em baixo nível para mudar algo significante. Entendam, apenas coloquei aqui o que vi em vários sites.

Concordo plenamente com clcampos no que ele colocou sobre em que se deve concentrar os esforços das equipes. Bater a Microsoft em segurança, qualidade e funcionalidade já deixou de ser meta do GNU/LINUX há muito tempo, especialmente do Ubuntu. O problema persiste em empresas que insistem em criar ótimos drivers e softwares como Adobe e cia ltda para essa plataforma. A Apple sim pode-se dizer que é uma bela de uma meta a ser superada, até mesmo e em especial no olhar de nossos amigos designers e entusiastas da área multimídia (eu como designer gráfico sonho em ter um Mac algum dia).

Sobre à revolta da galera com relação ao tema, também acho compreensível e eu sou um deles. Não me importo que o Ubuntu não seja tão bonito quanto o Mac. De verdade. Customizar em um piscar de olhos está ao alcance de muitos que participam desse fórum. Na minha humilde opinião o problema maior é Mark Shuttleworth dizer que o faria! Isso é que me deixou chateado. Várias promessas nesse sentido já foram feitas, mas dessa vez ficou claro que seria para valer. Ok, houve alguma mudança, mas não foi nem próximo do prometido. Sei que eles não têm obrigação nenhuma de nos dar algo bonito e de graça como é o Ubuntu, mas se ele não tivesse dado nenhuma esperança, as "novas cores" seriam encaradas como um esforço a mais da equipe, e não como um fracasso frente à promessa que foi feita.

Acho que com o Gnome3X a Canonical vai conseguir atender aos usuários que anseiam por dias mais bonitos. Assim como alguém neste tópico disse sobre o KDE ter precisado ter sido criado de novo e deu trabalho e ficou mais lerdo, creio que será o mesmo com o Gnome (espero que não fique mais lerdo). Agora se mesmo com o potencial do Gnome3X a Canonical dormir no ponto das cores de novo, a situação ficará um pouco desconfortável.

Com toda a repercussão que isso está dando mundo afora, creio que em alguns dias veremos palavras de Mark sobre o assunto. Esperar para ver.

E mais uma vez afirmo: o Ubuntu está cada dia melhor. Não são temas e ícones que me afastarão desse sistema. Somos seres humanos comuns e como tal não gostamos de quando criam expectativas e não as cumprem. De resto meus parabéns e agradecimentos sinceros à Canonical.

[]'s,
Peterson

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite