Autor Tópico: SDHC de 8GB não "monta" no eeePC 701 rodando o Remix 9.04  (Lida 2098 vezes)

Offline vladcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
SDHC de 8GB não "monta" no eeePC 701 rodando o Remix 9.04
« Online: 29 de Junho de 2009, 22:07 »
Olá, sou usuário de Mac há alguns anos e recentemente (há alguns meses) comecei a experimentar o Linux, primeiro num notebook convencional e agora num eeePC 701. Mais detalhes aqui: http://www.vladimircampos.com/index.php/2009/06/28/title_7. E por ser relativamente novo, algumas coisas ainda me parecem sem explicação. De forma que gostaria de contar com a ajuda de vocês, mais experientes na plataforma.

Instalei no eeePC 701 a versão Remix 9.04 e com a ajuda do Google consegui resolver quase todos os pequenos problemas como vídeo/áudio no skype, tamanho de tela, interface remix, etc...

Meu único problema agora é com o cartão SDHC de 8GB (marca "DANE-ELEC") que funcionou ontem e hoje simplesmente não "monta" mais. Em realidade, quando eu instalei o Ubuntu ele não montava. Com algumas dicas (http://forum.eeebuntu.org/viewtopic.php?f=3&t=539&p=2987&reeedirected=yes) consegui fazer ele "montar", mas hoje não está "montando" mais. Alguém já enfrentou problema similar ou tem alguma dica diferente da do link acima para me ajudar?

Muito obrigado!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: SDHC de 8GB não "monta" no eeePC 701 rodando o Remix 9.04
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2009, 13:45 »
Olá,

Tenho a mesma configuração que você

Meu SDHC de 8 gigas tem problemas de leitura/escrita mas monta normalmente

Então vamos do obvio ao básico

No SDHC tem uma trava, está destravado?

Qual o sistema de arquivos do seu SDHC fat, ext3, etc

Ele não monta automaticamente , nem clicando em locais? Qual a mensagem de erro?

Sugestão:

Instale o pacote gparted via gerenciador de pacotes Synaptic

localize seu SDHC e selecione verificar, para ter certeza que o mesmo esteja limpo

Poste aqui para ajudar-mos

[],s

Offline vladcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: SDHC de 8GB não "monta" no eeePC 701 rodando o Remix 9.04
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2009, 19:43 »
Tota, em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta!
Sobre a trava, foi minha primeira tentativa, mas tava no lugar certo :(
Ou seja, destravado para gravação.

E já que você tocou no assunto formatação, isso está sendo um tabu pra mim. Não consegui encontrar um meio simples de formatar um cartão no Ubuntu. Pesquisei na net e encontrei algumas sugestões de programas e via terminal mesmo, mas não tive muito sucesso. Vou usar a sua sugestão pq quero formatar da melhor forma para a leitura do Linux. Na sua opinião ext3 é o melhor formato?

Agora voltando ao cartão. Ele nem montava nem aparecia nada. Era como se não existisse (apesar de já ter existido um dia). Então nas pesquisas que fiz hoje também via net, li que nosso note esquenta muito na região do cartão e isso faz o cartão ficar um pouco instável. Não sei se a parte da instabilidade faz sentido, mas que o note esquenta muito naquela regão, tenho que concordar.

O problema era que eu não tinha em mente nenhum outro local para ler o cartão (no Mac, por exemplo) pq não tenho leitores de SDHC. Só agora há pouco lembrei da câmera digital. Coloquei o danado lá dentro e bingo, erro! Ou seja, problema no cartão. Mandei formatar e o Ubuntu agora tá reconhecendo.

Só fiquei agora com uma pulga atrás da orelha! O que "estragou" o cartão?! Será eu foi mesmo o tal calor? Esse é um cartão relativamente novo. Usei ele por uns 2 a 3 meses no Palm Treo 680 e só. Então penso que essa questão do calor pode fazer algum sentido. Há quanto tempo vc usa seu cartão?

Mais uma vez, muito obrigado!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: SDHC de 8GB não "monta" no eeePC 701 rodando o Remix 9.04
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2009, 21:24 »
Se você vai usar só no eeepc, ext2 a meu ver é a melhor, diferente da ext3, a dois não faz journaling, deveria fazer o cartão durar mais tempo.

Se for usar na camera, fat.

Se for usar pra ler no Mac use BSD, o Linux lê tudo isto.( compre um leitor barato para SDHC)

Provavelmente o seu cartão deve ter sido removido do slot sem a devida desmontagem do volume.

Isto ocasionou a dificuldade em monta-lo.

Com o gparted você faz isto, formata e verifica seus discos em modo gráfico, o que é muito comodo.

Finalmente, quando for comprar Um SDHC use sempre os classe 5 ou 6 pela velocidade.

Quando aprender mais sobre o Linux, você vai dar show no seu mac, afinal os dois sistemas são iguais. Para o Linux, procure o projeto mac4lín e compiz no forum e na net, você vai fazer seu eeepc um micro Mac com o mesmo visual

E para seu Mac , instale o X11, você pode até instalar o Gnome nele

[],s
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 21:33 por Tota »

Offline vladcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: SDHC de 8GB não "monta" no eeePC 701 rodando o Remix 9.04
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2009, 23:59 »
Gostei do gparted! Formatei em ext2 pq pretendo usar esse cartão só no eeePC.

Sobre as outras sugestões Mac/Linux, vou me aprofundar! Obrigado!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: SDHC de 8GB não "monta" no eeePC 701 rodando o Remix 9.04
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2009, 07:26 »
Mas...

Está montando sem problemas?

Verificou se nas propriedades às permissoes estão corretas?

Se tudo ok para você, por favor edite o título do primeiro post do tópico e acrescente (RESOLVIDO) nele, isto ajudará alguém com a mesma duvida

[],s