Autor Tópico: Apontar local na rede como directório apache e mysql  (Lida 2164 vezes)

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Apontar local na rede como directório apache e mysql
« Online: 17 de Dezembro de 2012, 09:59 »
Olá Pessoal,

Tenho a seguinte situação:

Possuo 3 computadores na rede onde um deles possui todos os projectos desenvolvidos sobre apache.
Na minha rede tenho pc's tanto windows como linux(ubuntu) e todos possuem apache e mysql instalados.

O problema é que quando o computador onde os projectos estão localizados se encontra desligado, terei de abri-lo para aceder em rede os projectos, ou então copiar os projectos para o pc em uso e isso está a tornar-se cansativo.

Tenho um router adsl que possui porta usb para partilha de ficheiros, já configurei-o, mapeei a unidade no pc e apontei em httpd.conf para o directorio mapeado, mas o problema é que o apache não o reconhece como uma directoria válida. Já tentei escrever o caminho completo da rede e também não funciona.

Haverá alguma forma de configurar um local na rede como directoria apache e mysql, de forma que eu possa ter acesso aos projectos de qualquer pc, sem a necessidade de ter um computador extra ligado ?

Desde já agradeço.
Giovannio!
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Apontar local na rede como directório apache e mysql
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2012, 12:14 »
Citar
Tenho um router adsl que possui porta usb para partilha de ficheiros, já configurei-o, mapeei a unidade no pc e apontei em httpd.conf para o directorio mapeado, mas o problema é que o apache não o reconhece como uma directoria válida. Já tentei escrever o caminho completo da rede e também não funciona.

Hmmm. Pode dar mais detalhes disso? Como vc fez o mapeamento? E como vc fez a configuração do Apache?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Apontar local na rede como directório apache e mysql
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2012, 16:35 »
Olá zekkerj , muito obrigado por responder!

Normalmente, o mapeamento no Windows, é feito na linha de comandos "net use z: \\caminho_rede\pasta" ou com o assistente do Windows.
Após o mapeamento aparece o icon do disco de rede em "O meu computador" com a respectiva letra (z:).

No apache, em httpd.config, nas duas linhas que referem ao diretório troco os caminhos. Se eu trocar o caminho para uma partição D: ou apontando para o meu pendrive ou disco externo ligado via USB, funciona sem problemas, tanto para o apache como o mysql, tanto no Windows como no Linux (ubuntu), mas já para a unidade de rede mapeada, como o Z: o apache não o reconhece como uma unidade válida, mesmo colocando o caminho de rede completo (Z: \\caminho_rede\pasta), mesmo invertendo as barras, enfim, fiz todas as tentativas ao meu alcance, mas nenhum sucesso. Não testei para o mysql ainda.

Preciso muito dessa vantagem.

Aguardo.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Apontar local na rede como directório apache e mysql
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2012, 18:09 »
Acho que sei o que está acontecendo... o Apache provavelmente está iniciando antes do login script ser executado, e o mapeamento ser re-feito. Tente reiniciá-lo após fazer login.

Note, no entanto, que o fórum é direcionado a problemas com o Ubuntu...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Apontar local na rede como directório apache e mysql
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2012, 14:11 »
Olá,

Peço desculpas por estar no lugar errado. É que dado à grande intimidade do apache com Linux e na categoria de servidores, achei que era o local ideal.

Mesmo assim, muito obrigado.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28