Autor Tópico: Instalar Ubuntu 2 Hd  (Lida 2427 vezes)

Offline albertoguedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalar Ubuntu 2 Hd
« Online: 20 de Janeiro de 2011, 21:51 »
Sou novo com o Linux, tou levando pau para instalar o Unbuntu 10 no meu micro, tenho tres hds na maquina um com windows 7, um livre e outro para backup, no hd livre gostaria de colocar o linux como faço para rodar os dois sistema, tem algum tipo de formatação diferente.?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 2 Hd
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2011, 22:19 »
Não, o Ubuntu usa o grub2 como gerenciador de boot e com isso, antes de entrar no sistema, vai aparecer uma lista com as opções disponíveis (vai listar não só o linux, mais qualquer sistema que você tenha).

Dois detalhes:
Instale o grub2 no disco que é feito o boot, no sei caso o com windows.
Se recuperar/reinstalar o windows, o grub é perdido -> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html (pra recuperar).

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalar Ubuntu 2 Hd
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2011, 20:06 »
Eu prefiro instalar todos os SO no mesmo hd e deixar os dados em hd separado.
Por exemplo no HD1 eu deixaria metade p/win2 e metade p/ ubuntu.
Os HD2 e HD3 eu deixaria p/ BKP.
A instalação é mais simples deste modo... eu acho... mas aguarde o parecer de alguem mais experiente...ok?

blackwinds

  • Visitante
Re: Instalar Ubuntu 2 Hd
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 10:47 »
ola , uso tres hds no meu pc , e instalo o ubuntu numa hd separado do windows pois tive muitos problemas com o bootloader do windows  em relaçao ao grub,no meu caso instalei o ubuntu no hd,com a hd do windos deligada depois inclui o windows vista no grub com o seguinte comando no terminal , sudo update-grub,tenho feito isso por causa de algumas atualizaçoes do windows que simplesmente sumian com meu grub,depois disso tenho o dualboot feito a mais de um ano sem problema algum

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 2 Hd
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:43 »
A coisa é bem simples

Instale a distro linux normalmente no HD livre e tenha o cuidado de instalar o grub (legacy ou 2, dependendo da distro escolhida) na raiz do HD escolhido. Depois é só configurar na bios a opção de prioridade para esse HD no boot.

Com isso, o sistema carregará o HD do linux, que exibirá o grub e sua lista de entradas de boot para os sistemas instalados no PC
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS