Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - cyberlion

Páginas: [1] 2 3
1
Dicas e Truques / Produzindo HQs com software-livre
« Online: 19 de MAR?O de 2009, 00:47 »
Produzi um tutorial básico sobre a produção de Histórias em Quadrinhos utilizando apenas softwares-livres. O tutorial aborda desde a digitalização até a distribuição.

O produzi em pdf e disponibilizei para download no meu site (ver assinatura) e no seguinte endereço: http://www.4shared.com/file/93705044/36874254/quadrinhos_livres.html

2
Gnome / Nautilus misturando português e inglês
« Online: 06 de Fevereiro de 2009, 03:21 »
http://i90.photobucket.com/albums/k279/rodrigoleaobr/nautilus.png

Não sei o que aconteceu que o Nautilus ficou como pode ser visto na imagem. Fora os rótulos dos itens visíveis, algumas entradas do menu e descrições de arquivos, pastas também ficaram em inglês.

Já aconteceu isso com alguém?

Ah... o Ubuntu é o 8.10

SOLUÇÃO:
O problema está relacionado à ativação do repositório backports (atualizações sem suporte) e a consequente atualização do brasero, mais especificamente a instalação de uma nova biblioteca criada para o brasero 0.9.1 (libbrasero-media0).

Para resolver, desabilite o repositório backports, remova os pacotes do brasero na pasta /var/cache/apt/archives, remova o brasero e o libbrasero-media0 e o instale novamente.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
sudo apt-get remove brasero libbrasero-media0
sudo apt-get install brasero

Obrigado aos amigos alarcon e El Deablo por trazerem uma luz que me levaram a detecção do problema. :D

3
Depoimentos / A evolução de um quadrinista no uso do Software Livre
« Online: 14 de Novembro de 2008, 01:50 »
nota aos administradores do fórum: não sei se esta é a área apropriada para o tópico. Quero apenas compartilhar minha experiência no uso de ferramentas livres e minha atual satisfação com a mesma, achei que aqui era o local mais adequado, apesar do tópico não tratar exclusivamente do Ubuntu.

Por volta de meados de 2006 eu usava e até gostava (dentro dos limites) do Windows.

Como o desenho e os quadrinhos sempre foram duas grandes paixões, eu resolvi inaugurar na web um blog em que passei a publicar algumas tirinhas que eu mesmo produzia. Nessa época eu tinha uma certa intimidade (leia-se "contato") com o Corel Drawn (o famoso programa do balãozinho) e finalizava os desenhos feitos à mão com ele. Após vetorizar, aplicar o fundo e o texto (e após algumas horas), o resultado era esse:





E até tentei algumas coloridas, com resultado deplorável, evidentemente:

http://i90.photobucket.com/albums/k279/rodrigoleaobr/TIRAS/1.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

http://i90.photobucket.com/albums/k279/rodrigoleaobr/TIRAS/29.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)


Foi por essa época que eu comecei a ter um maio acesso a informações sobre o Linux e o software livre em geral. Buscando na rede maiores informações, tomei conhecimento do Ubuntu (então na sua versão 6.06). Baixei e instalei. Deu um trabalho danado, minha placa wireless (único meio de conexão à internet no fim-de-mundo onde moro) insistia em não funcionar, e quando veio funcionar foi por meio de uma gambiarra maluca que até hoje eu não entendo. Enfim, coloquei ele pra funcionar e comecei a utilizar. Os trabalhos da universidade fazia nele (a duras penas, claro), só acessava a internet por ele, e até ouvia música nele (vejam só :) ).
Porém, continuava finalizando as tirinhas no Windows. Eis então que, buscando alternativas ao Corel, conheço o Inkscape. "Poderei finalizar as tirinhas no Linux!", pensei. Instalei o Inkscape, mas não consegui obter os mesmos resultados que obtinha com o Corel. Por mais que dedicasse algumas horas ao trabalho, o que saia era isso:



Decepcionado com os resultados, passei a buscar outras alternativas. Comecei a usar o Gimp, mas os resultados, apesar de melhores, ainda não me deixaram satisfeitos:

http://i90.photobucket.com/albums/k279/rodrigoleaobr/TIRAS/48.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)



http://i90.photobucket.com/albums/k279/rodrigoleaobr/TIRAS/56.png (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

Eis então que eu desisti do blog e da prática do desenho. Resolvi me dedicar a outras atividades e deixei o blog lá, jogado e enterrado. Outras versões do Ubuntu vieram, outras distros também. O Windows tornou-se uma sombra cada vez mais distante no meu passado tecnológico e o Linux uma realidade constante. Tentei abandonar a distro da Cannonical algumas vezes, sempre por causa da minha wireless. Contudo, nenhuma outra distro me satisfez tanto quanto essa marrozinha. O OpenSuse era pesado, o Fedora (ao menos na época e para meu nível de iniciante) complicado, o Debian atrasado (isso a versão estável), o Mandriva bugado, o PCLinux travado, enfim... nenhuma era tão boa quanto o bom e novo Ubuntu.
Algum tempo se passou e eis que recentemente eu descubro algo que me deixou muito (realmente muito) feliz: uma tirinha minha havia sido utilizada na prova do vestibular da UFPB de 2007, que aprova turmas para 2008. A tirinha usada foi essa:

http://i90.photobucket.com/albums/k279/rodrigoleaobr/TIRAS/47.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

Animado com a notícia, resolvi voltar a publicar tirinhas e passei a me perguntar porque eu havia cometido a imbecilidade de parar. Porém, tinha um desafio pela frente: não retornar ao Windows e ao programa do balãozinho. Retornei usando exclusivamente o Gimp (antes, os textos eram colocados no Inkscape) e eis o resultado da primeira tirinha do retorno, na qual utilizei apenas a caneta bic com código fechado :D :

http://lh6.ggpht.com/rodrigoleaobr/SM3Z-KRkW8I/AAAAAAAAAO4/dA3c-jp_uPQ/final.gif (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 45kb)

Passei então a me dedicar mais e resolvi aperfeiçoar ainda mais os traços. Criei vergonha e comprei uma caneta nanquim descartável (a minha pena, pela falta de uso, o tempo se encarregou de levar) e pesquisei um pouco sobre técnicas de tratamento da imagem no GIMP. A coisa começou a melhorar:

http://farm4.static.flickr.com/3279/2909087514_5d8f9be31d_o.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

http://farm4.static.flickr.com/3157/2926341381_ac4d2e10bb_o.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

Mas o preto-e-branco ainda reinava, principalmente por dois motivos: 1) não sabia se colorir uma tirinha com o GIMP ia ficar legal 2) tinha medo de que minhas tirinhas perdessem a "identidade". Passei então a empregar algumas técnicas diferenciadas, combinando elementos preto-e-branco e coloridos:

http://lh3.ggpht.com/rodrigoleaobr/SNwnU7n_8FI/AAAAAAAAAkc/56damSNFY1E/Jr_Headbanger_1.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

http://farm4.static.flickr.com/3118/2917011525_2929638097_o.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

http://farm4.static.flickr.com/3048/2976511259_7e8f51c3a9_o.png (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

http://farm4.static.flickr.com/3016/2900976012_03c4271a53_o.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

E eis que, após algum estudo, surge a primeira tirinha colorida:

http://farm4.static.flickr.com/3063/2983640765_20344bf937_o.jpg (prévia suprimida porque a imagem possue mais de 40kb)

Deste último resultado eu gostei, mas em parte. Me parecia muito tradicional... resolvi então continuar estudando novos meios de colorir, e após algum estudo e aprimorada no estilo, cheguei ao estágio atual:









Como podem ver, o maior defeito das ferramentas livres é a peça que fica sentada na frente do computador. Um pouco de prática, estudo e paciência podem mostrar como esses softwares podem auxiliar qualquer tipo de trabalho. Sei que no Gimp (ao menos por enquanto) não vou conseguir obter resultados "fabulosos" que a ferramenta da Adobe oferece, porém, para o meu nível de uso acho que ele satisfaz todas as minhas necessidades. Sem falar que o Ubuntu oferece todo o suporte que preciso: nada de travamentos ou de "panes" misteriosas que me fazem perder todo o trabalho. Por enquanto, a única reclamação refere-se ao driver do Sanne para o meu arcaico scanner HP scanjet3400c, que insiste em exibir umas listras amarelas que me dão maior trabalho para tratar a imagem. Mas no mais, melhor não poderia ser.

Para se usar software livre é preciso ter também uma mente livre.

EDITADO:

Em Dezembro de 2008, eis o nível da produção de tirinhas com nanquim e GIMP:







4
Hardware e Periféricos / problema com scanjet 3400c
« Online: 03 de Novembro de 2008, 11:35 »
Bem pessoal, eu possuo esse bendito scaner (scanjet 3400c da HP) e no Linux ele está apresentando um problema para escanear imagens:



A imagem sempre fica com listras verticais brancas e algumas listras amarelas, em uma quantidade que varia tanto quanto a posição do sol durante o dia :( .

Isso só acontece no linux, no windows ele funciona perfeitamente... e também não é um problema do Ubuntu, em outras distros acontece o mesmo. Então deduzi que é um problema no driver do sane.

Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer? Já busquei na internet, mas não encontrei nada parecido.

5
Café com Ubuntu / [humor] O linux realmente é muito difícil...
« Online: 02 de Outubro de 2008, 00:12 »
Pessoal, andei um tempo ausente deste fórum... como é de costume nas minhas idas e vindas. Estou demasiadamente ocupado com minha carreira, por isso a ausência. Mas enquanto isso, preparei uma tirinha que relata a dificuldade do nosso amado sistema perante o poderoso Windows.


Fonte: noisnatira.blogspot.com (meu blog, retomando as atividades :D)

6
Café com Ubuntu / Mupen64Plus: novo emulador do N64 para Linux
« Online: 08 de Maio de 2008, 03:04 »
Buscando emuladores eficientes para equipar a máquina daqui de casa e me divertir junto com o meu irmão nos fins de semana, descobri que um pessoal está ressuscitando o Mupen64 e lançaram Mupen64PLUS.

Tradução da notícia no blog do Project64: http://www.pj64-emu.com/blog/2008/index.html

É bom ver que a cena do N64 continua ativa. Se quiser experimentar emulação no Linux, tente o Mupen64Plus. Mupen64 é um emulador de código aberto multiplataforma, que roda em todos os SOs comuns hoje em dia (Windows, Mac OSX, FreeBSD e Linux). Porém, este não é exatamente o MUPEN64, que foi desenvolvido por hacktarux e teve como último lançamento a versão 0.5. Um novo grupo de desenvolvedores decidiu fazer um "fork" do Mupen original e batizou-lhe de Mupen64Plus. Este é um projeto destinado principalmente aos usuários Linux, com vários acessórios. Mas já lançaram uma versão para o Windows. Dê uma olhada e veja o que você acha.

Se estiver interessado em contribuir com este projeto, eles abriram o código pra isso. Então, se você quiser o código ou apenas testar, sinta-se livre para oferecer o seu serviço.

http://code.google.com/p/mupen64plus/

EDITADO: Já testei aqui e pelo que percebi houve melhoras significativas na qualidade gráfica, assim como também agora ele roda uma série de jogos que o Mupen64 comum não rodava. Acho que em pouco tempo teremos um emulador à altura do Project64.


7
Então pessoal...
estou retornando ao fórum em meio ao lançamento do hardy pra saber se algum dos camaradas poderia me enviar uma mídia de DVD do Ubuntu (a versão que contém os repositórios main e restricted). Pois minha banda é "curta" e baixar um DVD é um sacrifício! ;D

Se alguém se disponibilizar, favor se manifestar! Podemos entrar em contato via mp ou email e combinarmos os custos! Ah... qualquer lugar do Brasil serve, já que via encomenda registrada sai bem barato!

8
Jogos e Diversão / SDLMAME e KxMAME em suas últimas versões no Gutsy
« Online: 27 de Fevereiro de 2008, 23:05 »
Pra quem quer ter uma versão mais compatível do MAME, instalem a última versão com pacotes .deb

SDLMAME: http://wallyweek.altervista.org/rel123u2.php
KxMAME (front-end para o xMAME): http://sdcofer.googlepages.com/home

Obs.: Parece que o GxMAME (esquecido há anos) não é compatível com a última versão do xMAME)

fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=691496

9
Café com Ubuntu / A Despedida de Bill Gates!
« Online: 18 de Janeiro de 2008, 01:14 »
Não sou dos que fazem questão de exorcizar a Microsoft (pra mim cada um usa - e paga - o que bem entender, desde que saiba o que está fazendo). Mas esse vídeo me fez bolar de rir!

http://br.youtube.com/watch?v=9cYNPkPhKZM

VIA: http://www.conversasdobruno.webtuga.net/

10
Aplicativos / Parágrafos ou caixas de texto com GIMP
« Online: 17 de Julho de 2007, 15:53 »
Olá pessoal, eu tô tentando diagramar uns Scans aqui com GIMP mas a briga tá feia.
Eu queria saber se tem como formar caixas de texto no Gimp, pra criação de parágrafos automaticamente e tudo mais.

Tem como?

11
Notícias / Convocação para contribuições com a documentação!
« Online: 06 de Julho de 2007, 10:50 »
Saudações pessoal!!! Estou abrindo este tópico como que pra "convocar" aqueles que estão interessados em contribuir com o Ubuntu mas não são programadores (ou são e querem contribuir de outras formas :D).

Como vocês sabem, a comunidade brasileira do Ubuntu (uma das maiores e mais organizadas do mundo, aliás) mantém uma wiki para orientar os usuários de nosso querido sistema. Porém, conforme tenho percebido a seção referente a documentação não tem desempenhando o papel que deveria (em princípio) desempenhar junto aos usuários. Neste sentido tenho me empenhado em adicionar/traduzir/adaptar informações à respeito de aplicativos que estão disponíveis no mundo Linux (com foco especial no Ubuntu) e que podem ser de grande auxílio aqueles que estão querendo desempenhar determinada tarefa no Ubuntu mas não sabem se é possível. Andei criando/ressuscitando algumas páginas da wiki referentes à aplicações, entre elas:

* http://wiki.ubuntubrasil.org/Escritorios
* http://wiki.ubuntubrasil.org/Utilitarios
* http://wiki.ubuntubrasil.org/Graficos
* http://wiki.ubuntubrasil.org/Temas
* http://wiki.ubuntubrasil.org/GerenciadoresDeJanelas

Porém, muita coisa ainda precisa ser feita/organizada/revista/atualizada. Sei que muitos usuários deste fóruns têm competência/experiência suficiente pra adicionar excelente material na Documentação. Mas muitos não fazem isso, talvez pensando que isso vá lhes roubar todo o tempo do mundo. Puro engano. Apenas pra se ter uma idéia, esse material que eu adicionei não me custou mais do que algumas horas de folga :D, uma prova de que qualquer um pode fazer também.

Por isso, venho convocá-los a ajudar a documentação do Ubuntu-BR a atingir um nível de excelência, proporcionando que qualquer usuário (seja iniciante ou não) possa recorrer a ela durante suas dúvidas e sair de lá satisfeito com as informações encontradas.

Para saber como tornar-se membro oficial: http://wiki.ubuntubrasil.org/TimeDeDocumentacao/ComoParticipar
Para saber como se registrar, como wikificar etc: http://wiki.ubuntubrasil.org/TimeDeDocumentacao/GuiaWiki

Muita informação boa já existe na internet, seja em espanhol, em inglês ou até mesmo em português. Para aqueles que querem contribuir com informações de algum aplicativo que usam, mas não sabem como começar indico alguns sites para pesquisa de conteúdo e conseqüente adaptação/tradução para a wiki do Ubuntu (não esqueçam de colocar os créditos):

Help do Ubuntu: https://help.ubuntu.com/community/
Wikipédia em inglês (tem muita coisa!): http://en.wikipedia.org/
Wikipédia em espanhol: http://es.wikipedia.org
Wikipédia em português: http://pt.wikipedia.org
Dicas e Truques de nosso fórum: http://ubuntuforum-br.org/index.php?board=8.0

Por fim é isso pessoal. Sejam bem vindos à vida em comunidade e mãos à obra! ;D

12
Café com Ubuntu / Novo formato do MS WORD (.docx) é cópia do .odf?
« Online: 05 de Julho de 2007, 23:04 »
Amigos, essa semana um amigo veio aqui em casa e eu estava (pra variar) mostrando algumas maravilhas do Ubuntu e SL em geral. Então ele perguntou: "e quanto aos periféricos? USB... reconhece?" Eu prontamente pedi o pendrive dele e conectei ao meu CPU, ele ficou entusiasmado com a velocidade de reconhecimento e etc.

Bem, vamos ao ponto: no pendrive dele tinha alguns arquivos do Word 2007 que ele usa na máquina dele. O Ubuntu reconheceu eles como arquivos compactados, e eu resolvi abrir (não custa nada testar :D). Pra minha surpresa ele abriu e fiquei ainda mais surpreso ao ver arquivos .xml acompanhados de pastas com as imagens e outros arquivos .xml dentro. Comentei com meu amigo, abri também um arquivo .odt e mostrei a semelhança. Tentamos abrir um documento .doc, mas o mesmo não aconteceu - o que prova que essa estrutura é nova nos formatos da microsoft.

Fica a questão: a microsoft imitou o .odf e não anunciou?

13
Dicas e Truques / Instalar o Swiftweasel no Ubuntu
« Online: 03 de Julho de 2007, 18:30 »
EDITADO:

Este era um tutorial pra instalar o IceWeasel, mas como os pacotes .deb que encontrei apresentaram certa incompatibilidade eu resolvi pesquisar mais e encontrei o Swiftweasel.

Aconselho ele para todos aqueles que buscam um Firefox leve. Isso mesmo, um FIREFOX!!! Ele (ao contrário do que se pensa) não é baseado no IceWeasel e sim o Firefox compilado de forma a se adequar melhor a determinados processadores. No meu Celeron 2.6 a diferença foi incrível... agora o Firefox/Swiftweasel abre em segundos.

Ah... não posso esquecer: Ele é 100% compatível com todos os complementos do firefox. Afinal, ele é o firefox compilado para melhorar o desempenho.

Informações sobre o programa e instalação do mesmo: http://wiki.ubuntubrasil.org/swiftweasel

14
Notícias / Reposotórios oficiais para aplicativos Google
« Online: 01 de Julho de 2007, 19:49 »
Após o aclamado lançamento do Google Desktop, o Google lançou repositórios oficiais para seus aplicativos. Mais um ponto pra o Google junto à comunidade OpenSource:

Repositórios: http://www.google.com/linuxrepositories/index.html

15
Críticas e Sugestões / Seção especial sobre a Wiki do Ubuntu
« Online: 28 de Junho de 2007, 23:58 »
Comecei a traduzir/produzir/editar algumas páginas do Wiki do Ubuntu em Português e percebi que muita coisa que lá anda parada já foi publicada aqui umas mil vezes em forma de mini-tutoriais ou até mesmo estão paradas por uma falta de comunicação maior entre os editores da Wiki.

Acredito que uma seção sobre a Wiki iria ajudar tanto na comunicação dos membros atuais da mesma como também no incentivo de mais e mais voluntários na produção de algum tipo de documentação.

Fica a sugestão... o que acham?

Páginas: [1] 2 3