Autor Tópico: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?  (Lida 22605 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2008, 17:49 »
Olhem só o que já aconteceu hoje. Meu amigo me ligou, não conseguia conectar na internet (no caso, na rede dele). Já havia mostrado o ícone do Knetworking Manager. Mas ele não apareceu após a inicialização do KDE. Ele logo me ligou para perguntar como fazia para conectar. Foi fácil falar do Menu K > Internet > Knetworking Manager > Rede com e Fio e Pronto!

Agora me digam, como eu ia ficar se tivesse que passar trocentos comandos pra ele dentro de um terminal!?
Não estou criticando, mas como ia ficar fácil de fazer isso, para um usuário acostumado ao XP, estando dentro de um IceWM, Fluxbox e outros Box da vida?

Tudo tem seu custo/benefício. Ele adorou que agora o PC dele ia ter senha para alterar as coisas! Não que no Windows não tenha isso, mas e ele sabia que isso existia no Windows? Ele gostou também que a pré-visualização das fotos ficaram bem mais rápidas que no XP.

São coisas pequenas para nós mais acostumados em lidar com aspectos mais complexos do SO, mas para um iniciante essas pequenas coisas pesam muito!
« Última modificação: 08 de Julho de 2008, 17:56 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

alarcon

  • Visitante
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2008, 18:06 »
Nunca usei o pQui linux e já li sobre ela há muito tempo atrás e não sei se ficou parada no tempo, mas como é feita por um Brasileiro (portanto deve ser em português), é baseado do slackware ( leveza) e ainda vem com uma interface gráfica leve e a cara do windows (windows95/98) poderia ser uma solução, mas acho que a encontrada por você já é mesmo o suficiente.

Para quem nunca viu a interface gráfica Blanes fica aqui uma tela:



É ou não é a a cara do windows?

se quiserem observar mais algumas screenshots, este link tem algumas:

http://www.blanes.com.br/html/desktop-screenshots.html
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 09:21 por alarcon »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #17 Online: 08 de Julho de 2008, 18:57 »
kkkkkkkkk

Lendo essas últimas repostas do Galactus e do Alarcon, recordo que conheço gente que fica enrolada até em página do Orkut   :D :D :D :D :D

Acho que a decisão do Galactus, que conhece e muito de Linux, foi bastante sensata.

Até me bateu aquela curiosidade em um dia domar o todo poderoso Debian.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #18 Online: 08 de Julho de 2008, 19:07 »
Pois é alarcon, eu visitei o site do pQui linux, a última novidade foi postada em Março de 2007! Ainda está em versão Alpha 1! Fica complicado instalar distros em versão de testes para iniciantes né! Esse é outro motivo de ter optado por Debian. Se soubesse configurar o Slackware, talvez tivesse optado por ele.

Então rjbgbo, o maior problema de um SO está na peça entre a cadeira e o teclado!  :P
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline frank_w

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #19 Online: 08 de Julho de 2008, 22:18 »
A melhor com certeza seria o kurumin 2.1. Super leve, facil, completo, amigável. O grande problema é achar ele.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #20 Online: 08 de Julho de 2008, 22:41 »
Vale lembrar que todas as versões de Windows anteriores ao XP, bem como algumas distribuições antigas, não possuem mais atualizações e não devem ser usadas para se conectar à Internet.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #21 Online: 08 de Julho de 2008, 23:52 »
Eu iria de slackware ficaria uma bala o pc
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #22 Online: 09 de Julho de 2008, 00:08 »
Estava pensando agora, o eeepc possui um hardware bem modesto e roda algumas distribuições bem enxutas, desenvolvidas especialmente para ele.

Pelo o que eu vi no modelo mais básico, aquele do Celeron "underclockeado" funciona muito bem todas as funções que uma precisa para a utilização on line com direito até ao Skype com câmera e roda até xvid com um desempenho satisfatório.

Agora seu problema já está resolvido, mas numa próxima aventura com uma máquina pré-histórica talvez seja uma boa idéia pelo menos testar uma distro desse tipo. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Dubiesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #23 Online: 09 de Julho de 2008, 01:32 »
A algum tempo atrás um colega me recomendou a Dizinha para um computador semelhante, não sei como anda essa distro hoje, mas era leve, feita para computadores antigos....

Também tinha ouvido falar, mas não achei para baixar!

http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/distro102.html

Ei-la!

Ah! Parabéns,galactus! Voltar a Ítaca não é fácil... ;D
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 01:35 por Dubiesto »

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #24 Online: 09 de Julho de 2008, 08:39 »
A algum tempo atrás um colega me recomendou a Dizinha para um computador semelhante, não sei como anda essa distro hoje, mas era leve, feita para computadores antigos....

Também tinha ouvido falar, mas não achei para baixar!

http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/distro102.html

Ei-la!

Ah! Parabéns,galactus! Voltar a Ítaca não é fácil... ;D

Olha só rapazes eu não recomendo essa dizinha pois foi descontinuada.
Sem falar que tá cheia de bugs.
Acho melhor procurarem outra
Removido pela Moderação.

alarcon

  • Visitante
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #25 Online: 09 de Julho de 2008, 10:13 »
Pois é alarcon, eu visitei o site do pQui linux, a última novidade foi postada em Março de 2007! Ainda está em versão Alpha 1! Fica complicado instalar distros em versão de testes para iniciantes né! Esse é outro motivo de ter optado por Debian. Se soubesse configurar o Slackware, talvez tivesse optado por ele.

Então rjbgbo, o maior problema de um SO está na peça entre a cadeira e o teclado!  :P

Realmente eu conheci esta distro em 2006, se não me falha a memória (nunca usei) e portanto já imaginava que não deveria estar assim muito atual, mas esta versão 3.0 é que é uma versão alpha, pois a versão atual (ou estável) é a versão 2.0 que deve ser bem antiga. Acho que foi ela (a versão 2.0) que conheci em 2006.

É difícil encontrar uma distribuição atual que funcione bem num PC como o que você dispõe. Veja o caso do Dizinha que parece estar descontinuado. Por isso que realmente acho que a solução encontrada por você deve ser a melhor.

Se quiser verificar a versão atual (estável) do pQui linux o link do download é esse:
http://site.pquilinux.org/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=43
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 10:15 por alarcon »

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #26 Online: 09 de Julho de 2008, 10:22 »
Então rjbgbo, o maior problema de um SO está na peça entre a cadeira e o teclado!  :P

Essa frase é minha! hehhehehehehehehe ;)



Bom, realmente o Debian é extremamente simples e bem mais veloz se comparamos as demais distribuições.
Se bem que um Slackware ficara, além de muito veloz, simples de usar se fosse bem configurado.

Ah, se quizer, instale então aquele ReactOS, heehehee
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 10:28 por IgorM0L »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #27 Online: 09 de Julho de 2008, 10:34 »
Galactus,

Parabéns! Ficou show de bola.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #28 Online: 09 de Julho de 2008, 15:44 »
Vale lembrar que todas as versões de Windows anteriores ao XP, bem como algumas distribuições antigas, não possuem mais atualizações e não devem ser usadas para se conectar à Internet.

FabMak, eu tinha certeza dessa informação qto aos derivados do Windows 95, isto é, 98, 98SE e ME, mas ñ o Windows 2000, e conforme esse link - http://www.meiobit.com/seguranca/microsoft_lan_atualiza_o_para_o_windows_2000
Notamos que as atualizações de segurança p/ o Windows 2000 ficarão ativas até 2010.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #29 Online: 11 de Julho de 2008, 00:57 »
acho que atualmente a Debiam é uma ótima escolha pois é estavel e está atualizada, com certeza ele vai ver a diferença que uma Debiam da dez vezes menos problema que o windows,  tenho ouvido dizer que o slack pode ser ainda mais rápido, porem é muito mais complicado, quando instalei ele aqui pra testar fui frustrado por um problema de resolução de video que eu nem imagino como consertar, pois a tela ficou tremendo e eu não conseguia ler nada para reconfigurar o xorg (monitor antigo 14") então não tive sucesso...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603