Autor Tópico: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs  (Lida 9581 vezes)

Offline sualk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Online: 23 de Dezembro de 2014, 20:55 »
Formatei meu pc e instalei o unbutu, porém o hd ntfs que estão meus arquivos principais, não está montando..
ps:Não utilizo Windows.. apenas o unbutu mesmo...


Bom... fiz o fdisk -l .. se ajudar em alguma coisa..
Disk /dev/sda: 232,9 GiB, 250059350016 bytes, 488397168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0x7dd0c36c

Device     Boot Start       End   Sectors   Size Id Type
/dev/sda1          63 488395119 488395057 232,9G 42 SFS

Disk /dev/sdb: 149,1 GiB, 160041885696 bytes, 312581808 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0x40964095

Device     Boot     Start       End   Sectors   Size Id Type
/dev/sdb1  *           63  97656312  97656250  46,6G 83 Linux
/dev/sdb2        97656830 312580095 214923266 102,5G  f W95 Ext'd (LBA)
/dev/sdb5        97656832 308383743 210726912 100,5G  7 HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sdb6       308389888 312580095   4190208     2G 82 Linux swap / Solaris

E o erro que estou tendo é o seguinte:
Error mounting /dev/sda2 at /media/klaus/Animes etc: Command-line `mount -t "ntfs" -o "uhelper=udisks2,nodev,nosuid,uid=1000,gid=1000,dmask=0077,fmask=0177" "/dev/sda2" "/media/klaus/Animes etc"' exited with non-zero exit status 12: Failed to read last sector (488388606): Invalid argument
HINTS: Either the volume is a RAID/LDM but it wasn't setup yet,
   or it was not setup correctly (e.g. by not using mdadm --build ...),
   or a wrong device is tried to be mounted,
   or the partition table is corrupt (partition is smaller than NTFS),
   or the NTFS boot sector is corrupt (NTFS size is not valid).
Failed to mount '/dev/sda2': Invalid argument
The device '/dev/sda2' doesn't seem to have a valid NTFS.
Maybe the wrong device is used? Or the whole disk instead of a
partition (e.g. /dev/sda, not /dev/sda1)? Or the other way around? :'(

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2014, 09:56 »
Você não tem sda2.

Como está tentando montar?

Coloque aqui a saída de cat /etc/fstab

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2014, 11:12 »
Colega, você usa RAID aí neste HD? Tá usando um disco dinâmico?

Resumindo, esta não é uma partição comum do Windows né?

Se for um dos dois casos acima, ele não vai montar mesmo! Só se for formatado como um disco básico, padrão mesmo. 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline sualk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2014, 15:01 »
Sigur... Eu estou tentando montar, apenas clicando mesmo, pois o outro hd que está com o sistema, eu clico e ele já monta... mas qnd clico no outro, aparece o erro.
está aqui o cat /etc/fstab :
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=45bd72c1-0bfd-4afc-ad0c-3e03957742e2 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=1a9ae2f4-eca8-4803-8aa2-b825b799142f none            swap    sw              0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0

Galactus, eu não sei como ver isso pelo unbutu.. pois não sei como gerenciar os discos aqui no unbutu.. (Desculpem minha falta de conhecimento sobre o computador.. instalei o unbutu, apenas porque sou curioso mesmo  ;D , e estou querendo utilizar algo diferente do Win .-.')


Ps:Eu utilizava o Win 8.1 e os dois Hds rodavam tranquilamente....

E obrigado pela atenção de todos  :D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2014, 11:19 »
Você precisa saber qual a unidade dele.

Coloque aqui sudo blkid (be ele ka id)

Offline sualk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2014, 12:05 »
sudo blkid:
/dev/sda2: LABEL="Animes etc" UUID="6A04BACD04BA9B8F" TYPE="ntfs"
/dev/sdb1: UUID="45bd72c1-0bfd-4afc-ad0c-3e03957742e2" TYPE="ext4" PTTYPE="dos" PARTUUID="40964095-01"
/dev/sdb5: LABEL="Disco Local" UUID="0EC89A3DC89A22CF" TYPE="ntfs" PARTUUID="40964095-05"
/dev/sdb6: UUID="1a9ae2f4-eca8-4803-8aa2-b825b799142f" TYPE="swap" PARTUUID="40964095-06"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2014, 19:31 »
ALGUÉM ME AJUDA AÍ PELO AMOR DE DEUS !  :'( :-\ :-[ ??? :( ???


Favor retirar a caixa alta! Você está gritando! É contra as regras do Fórum!

Aqui não é suporte pago, o pessoal ajuda conforme seu tempo livre.   

Fica difícil poder te ajudar mais, você nem sabe se foi feito o que perguntei (disco dinâmico), o erro que você relatou tem tudo pra ser isso. Como eu disse antes, e for este o caso não tem outra maneira a não ser formatar este HD com uma partição padrão do NTFS para poder usar ele normalmente no Linux.

Outra opção é usar um Windows para reverter o que você fez, ou se o disco está com uma partição "suja", mandar o Windows verificar e corrigir este sistema de arquivos!

Resumindo, você vai ter que acabar usando Windows pra resolver este problema! Linux não verifica e nem corrige partições Windows! Só lê e grava. Nada mais.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2014, 02:26 »
Solução existe, a questão é se os recursos necessários para implementá-la estão disponíveis.
Esses recursos envolvem conhecimento razoável dos pressupostos da técnica e ainda hardware necessário, parece que não há nem um nem outro.

Começando pelo básico:

Então, /sualk/, você sabe dizer se no sistema anterior (Windows) os discos estavam configurados no modo LDM?

Indo um passo antes: você sabe o que é um sistema de arquivos no modo LDM no Windows?

O Linux não cria discos LDM - mesmo porque são da Microsoft, use Windows para isso -, portanto, não podem ser montados no modo read/write, porém é possível ler as unidades de disco LDM e, consequentemente, salvar os arquivos copiando-os para um outro disco.

A ferramenta para isso é o ldmtool, porém não é algo exatamente trivial de ser usado.

Como primeiro e mais fundamental princípio, obviamente nunca se escreve num disco em que existem dados para serem recuperados e, se já escreveu, então possivelmente não há mais chances de recuperação, entretanto, se o disco foi mantido intacto, há uma boa chance de recuperação do seu conteúdo.

Como decorrência desse primeiro e fundamental princípio, é necessário ter espaço em algum outro disco ou computador para poder movimentar os dados recuperados, sem o que nada será possível fazer.

Um bom roteiro que pode ajudar muito:

Windows Spanned Disks (LDM) restoration with Linux?

http://stackoverflow.com/questions/8427372/windows-spanned-disks-ldm-restoration-with-linux

Veja isso também:

How do I check if a particular hard disk is dynamic?

http://unix.stackexchange.com/questions/108696/how-do-i-check-if-a-particular-hard-disk-is-dynamic

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline sualk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2014, 02:46 »
Primeiramente peço desculpas pela postagem que fiz anteriormente, em segundo lugar, quero agradecer pelo suporte que vcs me deram... tentarei resolver o meu problema com a última resposta do druidaobelix...

Obrigado por tudo.. fiquem com Deus!  :D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2014, 12:16 »
Então, /sualk/, estamos partindo da *suposição* que o sistema Windows anteriormente existente estava configurado com discos dinâmicos usando LUN (número da unidade lógica). Os discos dinâmicos usam uma região privada do disco para manter um banco de dados do Gerenciador de discos lógicos (LDM), ou Logical Disk Manager na sigla original.

Como dito acima, isso é uma *suposição* e isso se baseia no fato da mensagem de erro reportada dizer "HINTS: Either the volume is a RAID/LDM [...]", o que leva a pensar se tratar de um sistema de volumes LDM, entretanto, você deverá verificar se realmente é isso, na forma daquele segundo link que lhe passei no post anterior.

Não se esqueça de algo mutíssimo importante: você **não pode em hipótese alguma gravar algo no disco sda, o disco 0 (zero)**, que é onde supostamente estão os arquivados a serem recuperados, sob pena de tornar irrecuperáveis os arquivos lá existentes.

O normal, após conseguir montar read-only (somente leitura) um volume LDM é copiar os arquivos usando dd para um outro disco, porém o disco sda possui o tamanho de 232,9GB e outro disco que você tem no sistema tem apenas 149,1GB, com um parte obviamente já ocupada, vale dizer, não é possível copiar sda para sdb integralmente, então será necessário conseguir um outro disco de destino para isso ou então terá que fazer cópia seletiva de arquivos recuperáveis.

Não sei o que havia dos seus arquivos nesse disco sda, porém se os arquivos pessoais forem realmente muitíssimo importantes aconselho procurar ajuda especializada, ajuda profissional com real experiência em recuperação de discos, o que evidentemente incorrerá em algum custo financeiro.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #10 Online: 31 de Dezembro de 2014, 12:32 »
Uma outra abordagem possível e complementar é usar o software de recuperação de discos R-Studio que é muito bom nisso e razoavelmente amigável para uso, porém esse software é pago, a licença de uso custa cerca de 50 pratas americanas, mas o detalhe é que é possível baixar gratuitamente o programa do site do fabricante e com ele avaliar a situação do seu disco e a probabilidade de recuperação (ele informa isso) e aí só compra se estiver realmente interessado ou então usa a ferramente gratuita do Linux, que é o ldmtools, mas já tendo avaliado antes pelo R-Studio.

O software baixado é completo porém não habilita a funcionalidade de recuperação, o que só ocorre se comprar a licença, mas permite e faz uma avaliação completa da situação dos discos e informa a probabilidade de recuperação.


http://www.r-studio.com
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline sualk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #11 Online: 01 de Janeiro de 2015, 16:41 »
com o R-Studio consegui achar aqui.. que a partiç é LDM... Agora é só utilizar o ldmtool, né ? agora como fazer isso.. eu não sei  :'(

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #12 Online: 01 de Janeiro de 2015, 18:53 »
Antes de mais nada é preciso mais uma vez deixar muito claro que se os arquivos que você quer recuperar forem realmente muito importantes e não podem de fato serem perdidos, então é melhor você procurar ajuda profissional de quem realmente sabe fazer isso e possui todas as ferramentas adequadas, o que envolve softwares pagos adequados, mas sobretudo expertise na matéria. Digo isso porque a chance de você perder os arquivos é enorme, sobremais se for meio "cru" em Linux e em fazer essas coisas. :-(
Veja que se for adiante você estará indo exclusivamente por sua conta e risco!

Isso posto é necessário traçar uma estratégia de recuperação, vez que, como já antes dito, o disco de origem é maior que o disco de destino, portanto, um não cabe dentro do outro.

1) Você tem um outro disco adicional externo, tipo hd-usb ou mesmo interno que se possa plugar no sistema ou ainda acesso via rede à algum outro computador para onde possa copiar os arquivos?

2) O que há dentro desse disco sda (disc 0 - zero)?
a) Que espécie de arquivos?
b) Qual a estimativa de tamanho?
c) Qual a importância deles?

3) Você baixou e instalou o R-Sudio for Linux em sdb?
a) O R-Studio indicou que os arquivos são recuperáveis?
b)  O que você conseguiu ver lá?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo montar um dos meus Hds ntfs
« Resposta #13 Online: 01 de Janeiro de 2015, 20:53 »
I) Entendendo o problema:

1) Por que isso aconteceu?

O problema aconteceu porque não se pode pura e simplesmente desconsiderar que os volumes de um sistema Windows são LDM, eliminar um dos volumes instalando nele um Linux  eliminando após o Windows do computador. Essa foi a fonte do erro.

2) O que deveria ter sido feito anteriormente para que o problema não acontecesse?

Antes de fazer a migração para o Linux deveria ter transformado os volumes LDM em volumes comuns (MBR) usando o próprio Windows, assim, quando instalasse o Linux não teria ocorrido problema algum.

II) Corrigindo o problema pelo próprio Windows:

A forma mais fácil de corrigir o problema, como o /galactus/ vinha tentando lhe dizer, é retornar ao status quo ante, isto é, voltar à situação anterior à existência do problema, claro, se isso for possível.

Ser possível significa destruir a instalação Linux que você já fez em sdb, ou no mínimo fazer uma enorme ginástica em sdb para lá abrir espaço para instalar novamente o Windows, supondo que você ainda tenha um disco de instalação do Windows.

Como fazer isso, supondo que seja possível?

1) Desligue fisicamente, isto é, desligue os cabos de força e de dados do disco 0 (zero), sda, para não cometer a bobagem de instalar errado em cima dele;

2) Agora, só com o disco 1 (sdb) no sistema, instale o Windows nele,

3) Instalado o Windows, desligue tudo e então reconecte ao sistema a unidade que antes era a sda (o disco 0, que está como LDM), o Windows deverá reconhecer a unidade LDM e será possível transformá-la num disco comum ou, na pior da hipótese, usando o próprio Windows copiar os arquivos de lá (disco 0), do tipo comum, após o que, assegurado que os arquivos estão copiados e salvos. será o caso de formatar a unidade antes LDM para uma unidade MBR comum, sistema de arquivos NTFS.

4) Isso posto, você terá retornado ao estado anterior, isto é, terá retornado ao que deveria ter sido feito originalmente. Agora sim, salvos os seus arquivos e tendo ambas as unidades como MBR comum, será possível instalar o Linux e não ter problemas de reconhecimento de disco.

Caso exista problemas de espaço em disco e você não tenha uma outra unidade de disco para salvar os arquivos, avalie a possibilidade de usar um serviço gratuito de disco virtual, isto é, "nas nuvens" (in cloud, online) do tipo DriveOne da Microsoft, Driver do Google,  Adrive e tantos outros que há por aí. Suba para lá os seus valiosos arquivos recuperados e sinta-se seguro para poder seguir adiante, vez que só o backup salva, o resto é tentativa.

Essa é a melhor solução, pois você estará manejando um sistema que você conhece (Windows) e já que o problema surgiu nele, estará usando ele próprio para corrigir o problema, parece lógico, não?  Use essa opção se for possível, é o melhor a fazer.

III) Corrigindo o problema usando o Linux

Então aí será, como dito antes, usar o ldmtool, mas isso irá implicar numa curva de aprendizado que precisará ser superada.

O roteiro, aliás bem detalhado, já lhe passei, não há grande dificuldade nisso caso você tenha um conhecimento minimamente razoável de Linux.

Tudo começa, claro, por instalar o ldmtool, cujo modo de instalar usando o apt-get está lá no link que lhe passei, mas também pode fazer pela 'Central de Programas do Ubuntu', pois vi aqui que o ldmtool está também disponível lá, então é só digitar ldmtool na caixa de pesquisa da ferramenta de instalação padrão do Ubuntu e mandar instalar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.