Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - alexmatos

Páginas: [1] 2 3
1
Café com Ubuntu / Churrascão Livre - Rio de Janeiro
« Online: 16 de Dezembro de 2008, 01:19 »
Atenção pessoal do Rio de Janeiro! No próximo sábado (20/12/08) irá rolar uma confraternização da comunidade de software livre do Rio! Todos estão convidados a comparecerem e levarem seus/suas acompanhantes: amigos(as), namorada(o), esposa(o), etc.

O evento vai ser na UNIRIO da Urca (veja mais detalhes no link abaixo), e contará com internet wireless, datashow e microfone para pequenas apresentações! Além disso, vai rolar muita conversa, carne e cerveja!

Acessem o site abaixo e confirmem presença! Vamos transformar esse evento em uma oportunidade de integrar e mobilizar os usuários de SL do Rio!

http://www.churrascaolivre.com/

Aguardo todos lá! Um abraço!

2
Notícias / Novo tema do Fórum gringo
« Online: 01 de Abril de 2008, 15:23 »
O pessoal do Fórum gringo resolveu fazer um tema especial para comemorar o 1º de abril:

http://ubuntuforums.org/

Tirei um screenshot para caso eles já tenham tirado quando alguém ler essa notícia:

Antes:



Depois:




E que comecem as tentativas de enganar os desavisados!

Obs: só para que fique registrado, é possível alternar entre os temas usando a caixa de seleção que fica no canto inferior esquerdo da página.

3
Café com Ubuntu / Alguém pode me indicar um bom fabricante do PC para todos?
« Online: 15 de Fevereiro de 2008, 21:47 »
E aí, pessoal! Minha namorada está pensando em comprar um computador de baixo custo (na faixa de 800, 900 reais, com monitor) e eu resolvi fazer uma pesquisa de fabricantes. Alguém aqui adquiriu algum desses PCs e recomenda um fornecedor específico? Ao contrário, alguém NÃO recomenda algum? Se pudessem me dar uma ajuda, ficaria agradecido.

4
Depoimentos / Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Online: 10 de Dezembro de 2007, 00:41 »
Tomei a liberdade de fazer uma continuação para a série "Menos drivers = mais fácil" do Duda Nogueira do Planeta Ubuntu Brasil:

Versão 1
Versão 2

Versão 3:

Minha irmã ganhou um MP3 Player da Sandisk, um Sansa Clip vermelho:



Muito bonito e pequeno (menor que meu dedão!). Qualquer coisa eletrônica que entra lá na casa da minha mãe (minhas irmãs moram com minha mãe, e eu com meu pai), a primeira coisa que eu escuto é: "aprende a mexer e depois me ensina!". Como eu adoro essas coisas, nem reclamo. Dessa vez não foi muito diferente: "bota umas músicas aí pra mim?". Ela e minha outra irmã já tinham tentado sem sucesso, e agora era minha vez. Só tinha um problema: na casa da minha mãe só tem Windows (o XP)!

Conectei o danado na porta USB como se costuma fazer com qualquer MP3 Player. O Windows abriu aquela tela de "o que você deseja fazer?" e não tinha "Abrir a pasta para exibir os arquivos". Fui no Meu Computador e o dispositivo não estava lá. Tentei atualizar o driver que o Windows instalou automaticamente e nada. Entrei no site da Sandisk e baixei um atualizador para o firmware do bichinho. O problema é que o servidor de arquivos de firmware tava fora do ar, então o atualizador não conseguia baixar. A Sandisk disponibilizou um arquivo .bin, para sanar esse problema, que deveria ser copiado para a pasta do MP3 Player. "Que pasta? Não tem nada aqui!".

Resolvi trazer o cacareco pra casa e tentar abrir no Ubuntu. Não deu em outra: liguei na porta USB do meu notebook e em poucos segundos o Nautilus pulou na tela mostrando as pastas com o conteúdo do MP3 Player.

Moral da história: vou ter que dar um jeito de atualizar o firmware pelo Ubuntu, pra que o Windows XP reconheça o dispositivo.

Ah, se todo mundo usasse Linux! Seria tudo tão mais fácil...


EDITADO:
Não deu em outra! Consegui atualizar o firmware pelo Ubuntu (foi só arrastar o arquivo para a pasta e desmontar o MP3 Player) e tive que trocar o modo de conexão USB (opção disponível apenas nessa versão nova do firmware) de MTP para MSC. Agora o Windows XP lê o danado na boa (detalhe: o Ubuntu lê com qualquer das opções selecionadas).

Vou mandar um e-mail para a Sandisk e falar para eles recomendarem o uso do Linux para atualização de firmware. :D


EDITADO (2):
Um trecho da conversa com minha irmã, que vale a pena colocar aqui:

- Consegui abrir o MP3 Player pelo Linux. Vou tentar atualizar o firmware por ele.
- Será que esse só roda no Linux? Tinha alguma coisa escrita na caixa?

Quem sabe no futuro... quem sabe?!

5
Screenshots / Openbox + Gnome
« Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:40 »


Tema OB: Murrina-Alexesque Wine (modificação do Murrina-Tangoesque)
Wallpaper: about black
Tema GTK: Clearlooks com cores personalizadas
Ícones: Tango
Fonte: Liberation Sans 9
Fonte do terminal: Terminus 14

6
Estou com um problema que não está me incomodando muito, mas seria legal dar um jeito nele.

Uso o Banshee como reprodutor de músicas e a versão que eu uso está com um pequeno bug: toda vez que eu abro o programa, é criada, na minha pasta pessoal, a pasta Music. Em outras versões eu conseguia definir qual seria a minha pasta de músicas, e a Music (a opção padrão) não era criada. O que eu quero é um script ou alguma coisa que apague automaticamente a pasta Music após ela ser criada pelo Banshee. Eu imagino que seja possível, mas não consegui pensar em como fazer. Talvez alterando o /usr/bin/banshee e adicionando o comando rm -rf ~/Music no final. Isso seria seguro? Possível?

7
Café com Ubuntu / Encontro informal dos usuários de Ubuntu do Rio de Janeiro
« Online: 05 de Dezembro de 2007, 14:09 »
O encontro está sendo combinado através da lista de discussão Ubuntu-RJ. Vai ser em um barzinho no centro da cidade, dia 13 de dezembro de 2007, uma quinta-feira, às 19h. Alguém se interessa?


EDITADO:

Estão agitando outro encontro pra quinta-feira agora (10/01/2008). Esse parece que vai ser mais organizado. Mais informações:

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2699

8
Notícias / Pacote .deb para o Pidgin 2.3.0 disponível para download
« Online: 01 de Dezembro de 2007, 12:12 »
Como alguns devem saber, o Pidgin 2.3.0 foi lançado essa semana. O site getdeb disponibilizou o pacote .deb (para o Gutsy, apenas):

http://www.getdeb.net/app.php?name=Pidgin

O pacote para o Feisty continua na versão 2.2.0, não entendi por que...


9
Dicas e Truques / [Dica] Configuração avançada do Touchpad
« Online: 23 de Novembro de 2007, 23:43 »
Estou fazendo um tutorial de como instalar e configurar o Ubuntu no modelo do meu notebook [link] e achei relevante separar essa dica, já que imagino que sirva para qualquer notebook. Além disso, estou muito satisfeito com a configuração do meu Touchpad, então resolvi compartilhar isso com os amigos do fórum.


Configuração avançada do Touchpad

O Touchpad normalmente é configurado automaticamente no Ubuntu, mas existem algumas configurações avançadas que você pode fazer para extrair o máximo do seu equipamento.

Primeiro, vamos adicionar a seguinte linha ao arquivo /etc/X11/xorg.conf:

Citar
Option         "SHMConfig" "on"

Para isso, dê o comando:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Procure por "Synaptics Touchpad" e adicione a linha. Vai ficar parecido com isso:

Citar
Section "InputDevice"
       Identifier      "Synaptics Touchpad"
       Driver          "synaptics"
       Option         "SendCoreEvents" "true"
       Option         "Device" "/dev/psaux"
       Option         "Protocol" "auto-dev"
       Option         "HorizScrollDelta" "0"
       Option         "SHMConfig" "on"
EndSection

Salve e feche o arquivo. Reinicie o X (Ctrl+Alt+Backspace) para que a mudança seja efetuada.


Usar o tapping (a batida com o dedo para clicar) também para os botões direito e do meio

Vamos instalar o GSynaptics, um programa para configurar o seu Touchpad:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install gsynaptics
Abra o programa indo em Sistema > Preferências > Touchpad. Configure de acordo com as imagens abaixo:







Senti necessidade de diminuir as velocidades de rolagem vertical e horizontal, pois estavam muito sensíveis. Adapte as velocidades e sensibilidades ao seu gosto, ou, se preferir, use a minha configuração como base.

A opção "Enable faster tapping" é o pulo do gato pra essa dica. Após essas configurações, você vai conseguir clicar com o botão direito dando um toque na área 9 (canto inferior direito), e com o do meio na área 3 (canto superior direito), de acordo com a figura abaixo.



Fonte (adaptada e traduzida):
http://www.debuntu.org/2006/06/18/67-how-to-setting-up-touchpad-on-a-laptop-a-complete-guide/


Desabilitar o tapping e a rolagem ao digitar

Muitos usuários reclamam da função tapping, pois, ao digitarem, esbarram sem querer no Touchpad, executando ações que atrapalham a produtividade. Isso acontece também com a rolagem. Há uma forma simples de desabilitar essas duas funções do Touchpad ao digitar, utilizando o SynDaemon. Vá em Sistema > Preferências > Sessões e, na aba Programas Iniciais, adicione uma nova entrada:

  • Nome: SynDaemon
  • Comando: syndaemon -i 1.0 -t -K -d

Citar
Explicando o comando:

  • "-i 1.0" indica quanto tempo (em segundos) o Touchpad vai ficar desabilitado após você parar de digitar. Nesse caso, 1 segundo;
  • "-t" desabilita somente o tapping e a rolagem, permitindo que você mova o cursor;
  • "-K" ignora as teclas de função (Ctrl, Alt, Shift...);
  • "-d" é de daemon, para que o programa rode no background.

Reinicie o X (Ctrl+Alt+Backspace) para que a mudança seja efetuada.

Fonte (adaptada e traduzida):
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=3136787#post3136787


Ficaria grato se os amigos pudessem me dar um feedback dessa dica em notebooks de outros fabricantes que não a HP/Compaq. Espero que fiquem satisfeitos com a nova configuração tanto quanto eu fiquei. Um abraço!

10


E aí, galera! Com o dólar baixo e os notebooks à preço de banana, fica cada vez mais fácil ter um. Um dos modelos populares mais vendidos é o HP/Compaq Presario v6210br, por se tratar de um excelente custo-benefício. Este tópico tem o objetivo de auxiliar os proprietários desse modelo a instalarem e configurarem o Ubuntu afim de tirar o máximo de proveito do seu mais novo amigo. Essas dicas provavelmente servirão para modelos semelhantes da HP ou Compaq (com algumas pequenas alterações).

Antes de começar, recomendo a instalação da versão 7.04 "Feisty Fawn" ao invés da 7.10 "Gutsy Gibbon". Apesar de ser mais recente, a 7.10 apresenta algumas incompatibilidades com notebooks HP. De qualquer forma, vou colocar aqui os procedimentos que utilizei para minimizar os problemas na versão 7.10 (antes de voltar para a 7.04), para aqueles que realmente quiserem utilizá-la. Sem mais delongas, vamos lá!


Instalação

Na tela de boot do LiveCD ou AlternateCD (recomendado), aperte a tecla F6 e digite:

Ubuntu 7.04: "noapic" sem aspas;

Ubuntu 7.10: "noapic nolapic" sem aspas.

Feito isso, dê um ENTER e prossiga a instalação normalmente.


Placa de vídeo (NVIDIA Go 6150)

Depois de fazer todas as atualizações do sistema, baixe o pacote nvidia-glx-new com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install nvidia-glx-new
Feito isso, para configurar a interface gráfica para que ela utilize o driver, digite o comando:

Código: [Selecionar]
sudo nvidia-xconfig
Ou, se você pretende usar o Beryl ou Compiz-Fusion, digite:

Código: [Selecionar]
sudo nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals
Reinicie o computador para efetuar as alterações.


Wireless

Existem duas formas de instalar a wireless nesse notebook.

A primeira é instalando o pacote bcm43xx-fwcutter. Essa forma é mais fácil e pouco dolorosa, porém a qualidade de conexão é ruim (além do que já li, posso garantir isso por experiência própria), ocorrendo quedas na conexão regularmente. No entanto, existem usuários satisfeitos com o desempenho, e você pode vir a ser um deles.

A segunda é utilizando o NDISwrapper. Essa forma é um pouco mais complicada, mas o resultado vale a pena. Como o driver original para Windows é utilizado, você vai conseguir extrair o máximo do seu hardware. Porém, se você está pensando em usar a versão 7.10, provavelmente você vai ter que compilar o NDISwrapper do fonte (devido a um problema na versão 7.10) e, ainda assim, não será possível acessar redes encriptadas com WPA.

Assim, recomendo que você use a combinação Ubuntu 7.04 + NDISwrapper. Ainda assim, vou pôr os dois procedimentos aqui.


bcm43xx-fwcutter

Instale o pacote com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install bcm43xx-fwcutter
Parece que o site que contém o firmware não está mais disponível. Se aparecer um erro com algo parecido com isso, baixe no site da HP o instalador do driver da wireless para Windows e extraia os arquivos necessários:

Citar
1) Crie a pasta wireless na sua pasta pessoal:

Código: [Selecionar]
mkdir ~/wireless
2) Vá para a pasta wireless que acabou de criar:

Código: [Selecionar]
cd ~/wireless
3) Baixe o driver para Windows:

Código: [Selecionar]
wget ftp://ftp.hp.com/pub/softpaq/sp36501-37000/sp36684.exe
4) Instale o cabextract, necessário para extrair os arquivos de instalação do driver:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install cabextract
5) Extraia os arquivos:

Código: [Selecionar]
cabextract sp36684.exe

Para instalar o firmware, use o comando:

Código: [Selecionar]
sudo bcm43xx-fwcutter -w /lib/firmware/ bcmwl5.sys
Reinicie o computador e aproveite!

Fontes (adaptadas e traduzidas):
http://www.youare.not.br/site/
https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/bcm43xx/Feisty_No-Fluff#head-079fa9ceecfe235b6150966744c4094ef0862956


NDISwrapper

O kernel carrega automaticamente o módulo bcm43xx, que conflita com o módulo ndiswrapper. Por isso, vamos adicionar o bcm43xx à lista negra do sistema, para impedi-lo de ser carregado na inicialização, com o comando:

Código: [Selecionar]
echo 'blacklist bcm43xx' | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist
Pronto! Vamos ao que interessa! Instale o pacote ndiswrapper-utils-1.9 com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install ndiswrapper-utils-1.9
Agora, vamos baixar e extrair os arquivos do driver para Windows do site da HP:

Citar
1) Crie a pasta wireless na sua pasta pessoal:

Código: [Selecionar]
mkdir ~/wireless
2) Vá para a pasta wireless que acabou de criar:

Código: [Selecionar]
cd ~/wireless
3) Baixe o driver para Windows:

Código: [Selecionar]
wget ftp://ftp.hp.com/pub/softpaq/sp36501-37000/sp36684.exe
4) Instale o cabextract, necessário para extrair os arquivos de instalação do driver:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install cabextract
5) Extraia os arquivos:

Código: [Selecionar]
cabextract sp36684.exe

Vamos instalar o driver com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo ndiswrapper -i bcmwl5.inf
Verifique se o driver está instalado:

Código: [Selecionar]
ndiswrapper -l
Se a saída do comando for algo parecido com

Citar
bcmwl5 : driver installed
        device (14E4:4311) present (alternate driver: bcm43xx)

tudo saiu bem. Vamos prosseguir, agora com um comando para atualizar a lista de módulos do sistema (esse comando demora um pouquinho):

Código: [Selecionar]
sudo depmod -a
Agora é hora de carregar o módulo do NDISwrapper:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe ndiswrapper
Vamos alterar o arquivo /etc/network/interfaces, mas primeiro, uma cópia de segurança:

Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/network/interfaces /etc/network/interfaces_BACKUP
Agora sim, dê o comando:

Código: [Selecionar]
echo -e 'auto lo\niface lo inet loopback\n' | sudo tee /etc/network/interfaces
que equivale a trocar todo o conteúdo do arquivo por

Citar
auto lo
iface lo inet loopback

Agora, vamos adicionar o NDISwrapper à inicialização do sistema com os comandos:

Código: [Selecionar]
sudo ndiswrapper -m
Código: [Selecionar]
echo 'ndiswrapper' | sudo tee -a /etc/modules
Por último, vamos configurar o sistema para permitir acesso a redes com encriptação WPA:

Código: [Selecionar]
echo 'ENABLED=0' | sudo tee -a /etc/default/wpasupplicant
Reinicie o computador e seja feliz!

Fonte (adaptada e traduzida):
https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/bcm43xx/Feisty_No-Fluff#head-079fa9ceecfe235b6150966744c4094ef0862956


Som

Ubuntu 7.04: o som funciona sem problemas

Ubuntu 7.10: há um problema (com notebooks HP) no módulo alsa. A solução é "recompilar" o módulo. Para isso, vamos usar o pacote module-assistant. Instale-o com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install module-assistant
Após instalado, "recompile" o módulo alsa com os comandos:

Código: [Selecionar]
sudo m-a update
Código: [Selecionar]
sudo m-a prepare
Código: [Selecionar]
sudo m-a a-i alsa
Reinicie o computador e você terá seu som de volta.

Fonte (adaptada e traduzida):
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=3589977#post3589977


Touchpad

O Touchpad é configurado automaticamente, mas existem algumas configurações avançadas que você pode fazer para extrair o máximo do seu equipamento.

Primeiro, vamos adicionar a seguinte linha ao arquivo /etc/X11/xorg.conf:

Citar
Option         "SHMConfig" "on"

Para isso, dê o comando:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Procure por "Synaptics Touchpad" e adicione a linha. Vai ficar assim:

Citar
Section "InputDevice"
       Identifier      "Synaptics Touchpad"
       Driver          "synaptics"
       Option         "SendCoreEvents" "true"
       Option         "Device" "/dev/psaux"
       Option         "Protocol" "auto-dev"
       Option         "HorizScrollDelta" "0"
       Option         "SHMConfig" "on"
EndSection

Reinicie o X (Ctrl+Alt+Backspace) para que a mudança seja efetuada.


Usar o tapping (a batida com o dedo para clicar) também para os botões direito e do meio

Vamos instalar o GSynaptics, um programa para configurar o seu Touchpad:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install gsynaptics
Abra o programa indo em Sistema > Preferências > Touchpad. Configure de acordo com as imagens abaixo:







Senti necessidade de diminuir as velocidades de rolagem vertical e horizontal, pois estavam muito sensíveis. Sugiro que configurem conforme as figuras, pois está muito bom.

A opção "Enable faster tapping" é o pulo do gato pra essa dica. Após essas configurações, você vai conseguir clicar com o botão direito dando um toque na área 9 (canto inferior direito), e com o do meio na área 3 (canto superior direito), de acordo com a figura abaixo.



Fonte (adaptada e traduzida):
http://www.debuntu.org/2006/06/18/67-how-to-setting-up-touchpad-on-a-laptop-a-complete-guide/


Desabilitar o tapping e a rolagem ao digitar

Muitos usuários reclamam da função tapping, pois, ao digitarem, esbarram sem querer no Touchpad, executando ações que atrapalham a produtividade. Isso acontece também com a rolagem. Há uma forma simples de desabilitar essas duas funções do Touchpad ao digitar, utilizando o SynDaemon. Vá em Sistema > Preferências > Sessões e, na aba Programas Iniciais, adicione uma nova entrada:

  • Nome: SynDaemon
  • Comando: syndaemon -i 1.0 -t -K -d

Citar
Explicando o comando:

  • "-i 1.0" indica quanto tempo (em segundos) o Touchpad vai ficar desabilitado após você parar de digitar. Nesse caso, 1 segundo;
  • "-t" desabilita somente o tapping e a rolagem, permitindo que você mova o cursor;
  • "-K" ignora as teclas de função (Ctrl, Alt, Shift...);
  • "-d" é de daemon, para que o programa rode no background.

Reinicie o X (Ctrl+Alt+Backspace) para que a mudança seja efetuada.

Fonte (adaptada e traduzida):
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=3136787#post3136787


Aparência das fontes

Ubuntu 7.04: Quando instalei a versão 7.04, a qualidade das fontes estava muito ruim. Estavam finas, sem acabamento, o que dificultava a visualização. Descobri uma dica que melhorou e muito a visualização (acho que ficou igual ao padrão do Ubuntu 7.10):

Vamos incluir um repositório que iremos utilizar para atualizar nossos pacotes de renderização de fontes. Abra o terminal e edite o arquivo /etc/apt/sources.list com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list
E adicione no fim do arquivo as linhas

Citar
## Pacote de renderização de fontes
deb http://www.telemail.fi/mlind/ubuntu feisty fonts
deb-src http://www.telemail.fi/mlind/ubuntu feisty fonts

Salve e feche o arquivo. Agora, vamos adicionar a chave gpg do repositório com os comandos:

Código: [Selecionar]
gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv-keys 937215FF
Código: [Selecionar]
gpg --export --armor 937215FF | sudo apt-key add -
Feito isso, vamos atualizar a lista de repositórios e instalar os pacotes libfreetype6, libcairo2 e libxft2. Pelo terminal, seria:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude update
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install libfreetype6 libcairo2 libxft2
Depois disso, recomendo rodar o comando:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config
Escolha "Autohinter", Automático e Sim e depois grave as mudanças com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure fontconfig
Ubuntu 7.10: A qualidade padrão das fontes é muito boa.

Fonte (adaptada e traduzida):
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=343670


11
Dicas e Truques / Usando a fonte Dejavu Sans no seu Desktop
« Online: 08 de Novembro de 2007, 01:35 »
Muita gente usa, em seu Desktop, a fonte Sans que vem como padrão no sistema. A maioria muda no máximo o tamanho. Depois de algum tempo usando ela, resolvi procurar outra fonte legal e encontrei: Dejavu Sans Condensed. Isso foi há alguns meses, e na época me deparei com um problema que me impediu de usá-la: o Firefox não a reconhecia e, ao invés dela, usava a fonte Sans em sua interface (se não entendeu, experimente usar a DSC e veja você mesmo). Bom, há alguns dias estava no canal #archlinux.br do Freenode e, por coincidência, descobri como resolver esse problema. Resolvi, então, colocar a solução aqui, já que procurei muito por ela na internet e nunca encontrei.

É necessário criar o arquivo userChrome.css na seguinte pasta:

Pasta pessoal > .mozilla > firefox > [seu perfil] > chrome

Obs1: a pasta .mozilla é uma pasta oculta. Para exibir as pastas ocultas no Nautilus, aperte Ctrl+h.

Obs2: [seu perfil] é algo parecido com 62uvvxj6.default



Se preferir, crie o arquivo pelo terminal com o comando:

Código: [Selecionar]
gedit ~/.mozilla/firefox/*.default/chrome/userChrome.css

Cole o seguinte conteúdo no arquivo e salve-o:

Citar
* {
    font-family: "Dejavu Sans Condensed";
}

Para melhor visualização, sugiro as seguintes configurações em Sistema > Preferências > Aparência, aba Fontes:

  • Use o tamanho de fonte igual a 9;
  • Vá em Detalhes. Em Suavização, escolha Escala de cinza e em Dicas escolha Discreto.

Reinicie o Firefox e aproveite a nova cara do seu Desktop! Eis uma captura de tela do resultado:



Espero que seja útil para bastante gente!

P.S.: Essa dica foi testada no Arch Linux, mas tenho 99,9% de certeza que ela funciona pra qualquer distribuição utilizando o Gnome (até agradeço se alguém testar no Ubuntu e me disser o resultado).

12
Café com Ubuntu / Campanha "Use o torrent para baixar o Gutsy"
« Online: 18 de Outubro de 2007, 10:55 »
A versão 7.10 do Ubuntu está disponível para download. Nos próximos dias, milhares de pessoas ao redor do mundo irão acessar o site oficial para adquirir a nova versão. Todo mundo quer baixar o mais rápido possível a sua cópia, então evitem usar os servidores, e, ao invés disso, usem o torrent. O torrent tem muitas vantagens, mas a principal delas é a velocidade. Além disso, enquanto você baixa, outras pessoas baixam de você as partes que você já baixou (o que aumenta drasticamente o número de fontes).

Outra coisa, nada de miséria na velocidade de upload, hein? Coloque o máximo (ou quase isso) que sua conexão permitir. Se possível, mesmo após o download concluído, deixe o seu cliente de torrent aberto por algumas horas compartilhando o que você baixou. Esse é o espírito do software livre que nós tanto gostamos, então vamos fazer nossa parte!

13
E aí, galera, tudo bom?

Eu tenho um laptop antigo encalhado e resolvi dar um uso pra ele. As configurações são basicamente as seguintes:

AMD K6 II 450 MHz, 128 RAM (na verdade 96, pois 32 são "roubadas" pela placa de vídeo), 4GB de HD, e pesa uns 5 kg!!!

Ele já rodou Xubuntu (Dapper e Edgy), Damn Small Linux, Puppy, entre outras distros leves. Como tenho usado o Openbox no meu Desktop, resolvi colocar o Xubuntu Feisty (somente para eu poder usar os mesmos pacotes que uso no Desktop nele) e Openbox. O problema é que eu já queimei umas 10 mídias (entre elas, Ubuntu Server, Ubuntu Alternate e Xubuntu Alternate) e todas elas acusam erro na hora que eu escolho "checar CD por defeitos". Se eu tentar prosseguir a instalação, chega numa hora em que a instalação pára dizendo que um arquivo está corrompido (nunca é o mesmo arquivo). Pensei que o leitor de CDs tinha ido pro espaço, mas eu consigo instalar qualquer outra distro (além das citadas acima, Debian Sarge e Etch), incluindo versões anteriores do Xubuntu.

Só pra complementar, já usei 3 tipos de mídia diferentes para gravar os CDs, e quando eu executo o teste de defeitos no meu Desktop, ele não acusa nenhum defeito. Estou gravando os CDs a velocidades muito baixas (2 a 4x) e gravei recentemente o Debian Etch que consegui instalar sem problemas.

Dou prioridade à família Ubuntu por estar mais familiarizado e por poder compartilhar meus repositórios do Desktop com o laptop (que a partir de terça-feira vai contar com uma placa de rede).

Baixei os .iso's via torrent e o checksum está OK. Alguém faz idéia do que pode estar ocorrendo?

14
Screenshots / Openbox Old School [boas cores]
« Online: 28 de Junho de 2007, 21:58 »
Tema e .pypanelrc devidamente customizados.

 

15
Screenshots / Ubuntu Feisty + Gnome + Openbox + PyPanel
« Online: 04 de Junho de 2007, 14:55 »
Leve e altamente customizável.

   

Wallpaper: Zen Squares
http://art.gnome.org/backgrounds/abstract/1659

Tema (Gnome): Personalizado

  • Controles: Clearlooks
  • Cores:
           -->  Janelas: #eeeeee (Plano de Fundo), #000000 (Texto)
           -->  Caixa de Entrada: #ffffff (Plano de Fundo), #000000 (Texto)
           -->  Itens Selecionados: #6b92b3 (Plano de Fundo), #ffffff (Texto)
  • Ícones: Tango

Bordas das Janelas (Openbox): r-box
http://hewphoria.com/?p=submission&type=theme&id=172

Painel (PyPanel): Personalizado
(se alguém se interessar, eu ponho meu .pypanelrc aqui)

Skin do Audacious: r-amp
http://customize.org/winamp2/skins/37996


Páginas: [1] 2 3