Autor Tópico: linguagem de programação para ubuntu  (Lida 8272 vezes)

Offline maria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
linguagem de programação para ubuntu
« Online: 15 de Setembro de 2007, 19:29 »
Olá!

Gostaria de saber qual linguagem de programação gráfica que eu posso instalar no ubuntu e desenvolver minhas próprias aplicações gostaria de linguagem que fosse de fácil aprendizagem.
Outra pergunta como que eu faço backup usando cd no ubuntu.

Darcamo

  • Visitante
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2007, 09:53 »
Nenhuma linguagem de programação é a melhor para todas as situações e a linguagem mais adequada depende do tipo de aplicação que você quer desenvolver.

Mas respondendo a sua pergunta, acho que uma boa escolha seria python. É muito fácil se trabalhar com python e fazer os mais diversos tipos de aplicação. O livro "Dive into python" (disponível gratuitamente na internet) é de fácil leitura e é bem completo. Muita coisa no Ubuntu é feita em python.

Dica: na própria ajuda do Ubuntu (aquele que aparece quando aperta F1) você encontra o livro "Dive into Python".

Offline flavioamieiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2007, 14:51 »
Eu comecei a aprender Python há pouco tempo; posso dizer que é uma linguagem bem tranquila, e que tem MUITOS recursos na internet.
O melhor livro que eu vi pra um iniciante (em programação), foi o How to think like a Computer Scientist - versão em Python. Ele não só ensina a linguagem, como mostra a um iniciante o que é programar. É muito bom.
Como o Darcamo já disse, tem o Dive Into Python que, apesar de ser voltado àqueles que já programam em outras linguagens, é bem tranquilho de acompanhar, e é uma ótima opção pra se aprofundar.
No Ubuntuforums.org tem um tópico com uma série de links muito úteis pra quem quer começar a programar, em qualquer linguagem. O post sobre Python está aqui.

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2007, 15:53 »
Aproveitando o assunto, alguém aqui conseguiu instalar o Anjuta com todas as dependências requeridas?
Eu o instalei mas sempre falta algo!

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2007, 18:07 »
Existe uma tradução de "How to think like a Computer Scientist" em português.

Offline flavioamieiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2007, 18:34 »
Existe uma tradução de "How to think like a Computer Scientist" em português.

Obrigado pela dica. Está aqui

Darcamo

  • Visitante
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2007, 22:11 »
Realmente o python tem muitos recursos disponíveis na internet. Praticamente para todo tipo de coisa você encontra algo.
Aliado ao fato de ser uma linguagem interpretada em que você pode testar código com muita facilidade ela se torna uma linguagem muito fácil de se usar e rápida de se programar. Eu não teria paciência pra tentar usar expressões regulares em C++, mas em python é até divertido.   :P


Offline snooze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2007, 15:24 »
Recomendo Python para programar e pyGtk e pyGlade para gerar as interfaces gráficas.

Descobri há alguns dias um programinha (também escrito em python) chamado tepache que facilita muito a vida do iniciante. Você cria as interfaces dos programas no glade-3 e usa o tepache para gerar o código em python:

$ tepache programa.glade programa.py

Para editar os arquivos .py uso o geany que além de muito leve, tem aquela arvore lateral com as funções, classes e métodos e você ainda pode ir testando o código apenas apertando F5.

Ubuntu 8.04 Hardy Heron
MoBo Intel D102GGC2 | Processador Intel Celeron 3,06Ghz | Memória 512DDR2 533mhz | Video ATI Radeon XPRESS 200 | Audio Realtek ALC833 (HDA ATI SB) | Rede Realtek 8101L | Modem Agere V.92 56k

Offline flavioamieiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2007, 20:57 »
Gente,

Pra quem entende inglês e quer aprender Python encontrei um ótimo blog.

Tem uns tutoriais que mostram bem como fazer uma interface gráfica usando PyGTK e Glade.

O blog é o Learning Python

e os tutoriais estão em http://www.learningpython.com/tutorial-index/

Offline dan_trash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2007, 17:04 »
Este post esta muito bom. Parabens a todos. Gostei dos comentários.

cadiles

  • Visitante
Re: linguagem de programação para ubuntu
« Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2007, 17:15 »
Este post esta muito bom. Parabens a todos. Gostei dos comentários.

Concordo com você.....

Já extraí algumas informações interessantes...