Autor Tópico: (Resolvido) Ubuntu não pinga computadores de subredes por hostnames.  (Lida 10927 vezes)

Offline brunoqkz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Consigo pingar por hostnames todos os computadores que estão na mesma rede que meu computador (10.54.6.0), no entanto, não consigo pingar por hostnames computadores de outras faixas (10.54.4.0, 10.54.7.0, 10.54.8.0, etc). Quando tento fazer essa operação de dentro da minha VM Windows, eu consigo pingar! Alguém poderia me ajudar a resolver esse problema? Estou sem saber o que fazer ???
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 09:10 por brunoqkz »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2012, 23:18 »
Você consegue pingar essas máquinas por seus endereços?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2012, 06:30 »
O Windows usa um esquema de resolução de nomes próprios chamado winbind. Funciona, mas só numa rede microsoft. Se vc colocar um linux na rede vc tem que fazer o linux entender esta resolução de nomes.

Veja se está configuração resolve
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline brunoqkz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2012, 08:27 »
Você consegue pingar essas máquinas por seus endereços?

Sim, eu consigo pingar pelo ip. Inclusive consigo usar o nmblookup para resolver o ip em hostname! Isso que está me deixando confuso  ???

O Windows usa um esquema de resolução de nomes próprios chamado winbind. Funciona, mas só numa rede microsoft. Se vc colocar um linux na rede vc tem que fazer o linux entender esta resolução de nomes.

Veja se está configuração resolve

Esqueci de mencionar, eu tive que fazer umas pequenas alterações nos sistema para conseguir pingar por hostname os computadores da minha faixa de ip. Fiz as seguintes modificações:

Código: [Selecionar]
$ cat /etc/nsswitch.conf
# /etc/nsswitch.conf
#
# Example configuration of GNU Name Service Switch functionality.
# If you have the `glibc-doc-reference' and `info' packages installed, try:
# `info libc "Name Service Switch"' for information about this file.

passwd:         compat
group:          compat
shadow:         compat

hosts:          files mdns4_minimal [NOTFOUND=return] wins dns mdns4
networks:       files

protocols:      db files
services:       db files
ethers:         db files
rpc:            db files

netgroup:       nis

Código: [Selecionar]
cat /etc/samba/smb.conf

[global]
workgroup = OLYMPUS
netbios name = Minotaur
        netbios aliases = Minotaur
server string = Ubuntu Minotaur Notebook
name resolve order = lmhosts wins bcast host

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2012, 11:09 »
O Windows usa um esquema de resolução de nomes próprios chamado winbind. Funciona, mas só numa rede microsoft. Se vc colocar um linux na rede vc tem que fazer o linux entender esta resolução de nomes.

Veja se está configuração resolve
Pô, selva... o winbind só funciona dentro da rede windows, não no IP... vc conseguiria localizar outras máquinas no navegador, mas não pingar por nome. Pra estar pingando, tem que estar na cadeia de resolução DNS...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2012, 11:10 »
Citar
Esqueci de mencionar, eu tive que fazer umas pequenas alterações nos sistema para conseguir pingar por hostname os computadores da minha faixa de ip. Fiz as seguintes modificações:
Teve que fazer?
Por que "teve" que fazer?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2012, 11:48 »
Teve que fazer?
Por que "teve" que fazer?
Por que se simplesmente acrescentar wins em uma determinada linha do nsswitch.conf, pode-se pingar nas máquinas de uma mesma rede pelo nome, sem ter de configurar nada mais.
A linha em questão é: hosts:          files mdns4_minimal [NOTFOUND=return] wins dns mdns4
Mas o tempo de resposta quando faz essa alteração e pinga pelo nome é um pouco mais lento.
Pra mim, isso é gambiarra...

Amigo, As máquinas windows e linux recebem a mesma dns?
Qual o seu servidor de DNS, é o bind?

AO meu ver, você tem duas opções, que é configurar um servidor DNS ou acrescentar o nome da maquina e o ip no arquivo /etc/hosts de cada maquina, o que é bem mais trabalhoso e inviável caso utilize dhcp ou tenha uma rede com uma quantidade grande de máquinas.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline brunoqkz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2012, 12:12 »
Teve que fazer?
Por que "teve" que fazer?
Por que se simplesmente acrescentar wins em uma determinada linha do nsswitch.conf, pode-se pingar nas máquinas de uma mesma rede pelo nome, sem ter de configurar nada mais.
A linha em questão é: hosts:          files mdns4_minimal [NOTFOUND=return] wins dns mdns4
Mas o tempo de resposta quando faz essa alteração e pinga pelo nome é um pouco mais lento.
Pra mim, isso é gambiarra...

Amigo, As máquinas windows e linux recebem a mesma dns?
Qual o seu servidor de DNS, é o bind?

AO meu ver, você tem duas opções, que é configurar um servidor DNS ou acrescentar o nome da maquina e o ip no arquivo /etc/hosts de cada maquina, o que é bem mais trabalhoso e inviável caso utilize dhcp ou tenha uma rede com uma quantidade grande de máquinas.

existem cerca de 700 computadores na rede :P
há um servidor windows 2008 r2 que roda o dns
como configuro meu sistema pra usar o dns?
já tentei adicionar o ip no gerenciador de configurações de rede, mas mesmo adicionando lá, continuo não conseguindo pingar hostnames de subredes

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2012, 13:45 »
WINS não é pra resolução de nomes geral... é só pra rede windows.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunoqkz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2012, 11:30 »
Então, poderiam me ajudar a configurar o DNS para que eu possa pingar por hostname?
Procurei pela internet, na maioria das vezes encontro tutoriais sobre como criar um servidor DNS, etc.. e não como configurar o sistema a usar um servidor existente na rede..
eu configurei o Network Manager para usar o ip de DNS do servidor que possuímos na rede, mas ou ele não está funcionando corretamente ou eu fiz alguma coisa errada  ???

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2012, 11:52 »
Se você já tem os nomes das máquinas cadastrados no servidor DNS, basta apontar sua máquina pra usar esse servidor DNS, no arquivo /etc/resolv.conf.

Talvez o que esteja faltando seja ajustar os domínios de procura; tipo, se suas máquinas se registram como "maquina1.sala1.empresa.com.br", e o Ubuntu estiver trabalhando como "ubuntu.empresa.com.br", vc precisa definir o cliente DNS pra buscar em "sala1.empresa.com.br" e "empresa.com.br", em vez de só "empresa.com.br".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunoqkz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 não pinga computadores de subredes por hostnames. Windows pinga!
« Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2012, 09:09 »
Se você já tem os nomes das máquinas cadastrados no servidor DNS, basta apontar sua máquina pra usar esse servidor DNS, no arquivo /etc/resolv.conf.

Talvez o que esteja faltando seja ajustar os domínios de procura; tipo, se suas máquinas se registram como "maquina1.sala1.empresa.com.br", e o Ubuntu estiver trabalhando como "ubuntu.empresa.com.br", vc precisa definir o cliente DNS pra buscar em "sala1.empresa.com.br" e "empresa.com.br", em vez de só "empresa.com.br".

parece que consegui aqui
eu precisava adicionar .domínio.corp no final dos hostnames
exemplo
ping hostname.domínio.corp
eu não sabia desse detalhe, justamente porque na gambiarra do wins eu não precisava fazer isso!
vou marcar o tópico como resolvido, muito obrigado à todos que participaram

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: (Resolvido) Ubuntu não pinga computadores de subredes por hostnames.
« Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2012, 11:53 »
Então, Bruno: há uma configuração que pode ser feita que vai dispensar vc de adicionar esse dominio.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunoqkz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) Ubuntu não pinga computadores de subredes por hostnames.
« Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2012, 13:14 »
Então, Bruno: há uma configuração que pode ser feita que vai dispensar vc de adicionar esse dominio.
qual seria essa configuração zekkerj? fiquei interessado, seria uma mão na roda!

--

Edit: editei minha conexão através do gerenciador de conexões de rede e adicionei o endereço do domínio no campo pesquisar domínios e parece que é isso, estou conseguindo pingar somente hostnames!  ;D
nem todos, mas já consigo uma boa parte

novamente, obrigado pela ajuda  :)

« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 16:17 por brunoqkz »