Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - GDA

Páginas: [1] 2 3 ... 13
1
Café com Ubuntu / Edgy Eft 6.10 - Primeiras (excelentes) Impressões
« Online: 04 de Novembro de 2006, 07:52 »
No meu caso, a instalação do Edgy foi a melhor coisa que pude fazer neste mais de um ano de Ubuntu!

Eu uso um P3/1.1GHz com 256MB RAM, dos quais 64MB estão compartilhados com o vídeo "onboard" SiS 630/730, e a sensação que estou experimentando é quase a mesma que tive ao usar o Xubuntu 6.06.1 (ainda instalado em outra partição).

Alguns detalhes, porém, eu demorei a notar. De todos, o mais importante estava relacionado com os temas de controles (GTK engines). Dependendo do controle que utilizava, todo o sistema perdia muito desempenho, chegando mesmo a provocar comportamentos estranhíssimos no Nautilus.

Por exemplo, quando apliquei os controles Alphacube, além de ficar extremamente lento, vez ou outra o Nautilus abria umas três janelas na inicialização! No início pensei que fosse um dos bugs do Edgy, mas acabei notando que isso não acontecia com os controles Human... Certamente isso se deve a alguma incompatibilidade entre algumas engines e a versão 2.16 do Gnome, mas definitivamente não é uma instabilidade do Edgy.

O que fiz, então, foi alterar o tema Human para o meu gosto pessoal, e agora tenho o Ubuntu mais rápido que já tive chance de usar.

Outra vantagem, ainda para o meu caso, é que agora o meu video onboard está quase totalmente operacional, inclusive com algumas funcionalidades de aceleração 3D e calibração antes indisponíveis.

No geral a minha experiência com o Edgy está sendo mais do que satisfatória, e hoje, após 3 dias de testes e ajustes, ele já é o meu sistema default.


[ ]'s

GDA

2
Projetos da Comunidade / Re: Projeto GInGA
« Online: 28 de Outubro de 2006, 19:55 »
Olá.

Mas o Invision não é software proprietário? Proponho o PhpBB se quisermos um fórum.

De qualquer forma ainda é cedo para tal e acho que devemos manter o sítio simples mais um tempo. O google chega para já.

De qualquer forma um Wiki é para já mais útil do que um fórum.

Abraço

Osvaldo



É verdade... não havia lido a licença do programa em si, só os termos de uso do serviço gratuito. Seja como for, o fórum pode aguardar o servidor, e lá teremos tudo de que precisamos.

[ ]'s


3
Projetos da Comunidade / Re: Projeto GInGA
« Online: 28 de Outubro de 2006, 16:52 »
sim, mas tem host free

hospeda em uma invisionfree da vida, google groups sux.

O Google dá pro gasto... :)

Já o Invision, eu já estou configurando uma conta para um trabalho auxiliar ao GInGA. Ainda está em desenvolvimento, mas você pode dar uma olhadinha aqui:

-- link removido depois da advertência do Osvaldo --

Como não deve dar muito movimento nos próximos 20 dias, não deverá ser difícil migrar para o meu servidor definitivo.

[ ]'s


4
Café com Ubuntu / Re: Para uma maior difusão do Ubuntu:
« Online: 28 de Outubro de 2006, 09:43 »
não é melhor criar um fórum na invisionfree ou semelhantes?

Grato pela sugestão!

Sua resposta está aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12327.msg65316#msg65316

Abração

5
Projetos da Comunidade / Re: Projeto GInGA
« Online: 28 de Outubro de 2006, 09:40 »
não é melhor criar um fórum na invisionfree ou semelhantes?

Olá,

Na verdade, o melhor seria criar um projeto no GNA (http://gna.org). Porém, devido ainda ao estado prematuro do nosso projeto, preferimos abrir um canal para trocar idéias, estabelecer objetivos e procedimentos, coletar dados, escrever os primeiros códigos e pacotes de teste, até que tenhamos algo sólido para disponibilizar oficialmente como *um projeto*.

Independente disso tudo, até o dia 15 de novembro eu terei contratado um serviço de hospedagem para alocar o site oficial do GInGA, e lá teremos um CMS (provavelmente drupal) mailing (mailman: http://www.gnu.org/software/mailman/) e um wiki (ainda escolhendo algo simples e eficiente).

É só uma questão de tempo ($$$)... ;)

Até lá, vamos usando o Google Groups (versão beta) que, apesar dos pesares, está com uma ótima estrutura de suporte, com sistema de criação de páginas, upload de arquivos e outros brinquedinhos legais.

Abração!

6
Projetos da Comunidade / Re: Projeto GInGA
« Online: 27 de Outubro de 2006, 16:29 »
Tá lá! :)

Mas o pessoal pode assinar o mailing diretamente em:

http://groups.google.com/group/projeto-ginga

[ ]'s


7
Projetos da Comunidade / Re: Projeto GInGA
« Online: 27 de Outubro de 2006, 14:13 »
Quase isso... :D


O projeto envolve algumas estratégias, como já disse em outros posts:

1 - concentração de recursos;

2 - interfaceamento (acho que vc vai adorar esta parte... hehehe) de recursos originalmente em modo console e de procedimentos que envolvem mais de um aplicativo;

3 - documentação dirigida ao usuário profissional;

4 - "empacotamento" de recursos + aplicativos + documentação para instalação unificada e dirigida aos vários grupos profissionais que pretendemos contemplar (designers gráficos, designers digitais, web designers, desktop publishers, fotógrafos, editores, etc... - os grupos ainda não estão definidos)...



No que tange ao desenvolvimento, algumas coisas eu já tenho bem definidas como, por exemplo, o uso de python como linguagem padrão, e GTK para as GUIs (eu disse que vc ia adorar! rs).

Entra lá na página do mailing que vc vai ver o rumo da prosa.


[ ]'s



8
Projetos da Comunidade / Projeto GInGA
« Online: 27 de Outubro de 2006, 12:00 »
Olá a todos,

Acabamos de criar um mailing para discutir detalhes e coletar informações para a concretização do Projeto GInGA. Se você se interessou pela idéia, pode conhecer a página do grupo e se increver no mailing em:

http://groups.google.com/group/projeto-ginga

O Projeto GInGA objetiva a adequação de aplicativos gráficos livres, baseados em plataforma GNU/Linux, à realidade das necessidades de profissionais da área de design gráfico e digital, web design e powerhouses gráficas. Este é o canal oficial para as nossas discussões iniciais e coleta de dados.

Primariamente, todo o nosso esforço em desenvolvimento e documentação será focado no Ubuntu como base, mas obviamente pretendemos expandir o que viermos a produzir para toda a comunidade Livre.


[ ]'s e sejam bem-vindos com as suas colaborações.


9
Café com Ubuntu / Re: Para uma maior difusão do Ubuntu:
« Online: 27 de Outubro de 2006, 11:55 »
Olá a todos,

Acabamos de criar um mailing para discutir detalhes e coletar informações para a concretização do Projeto GInGA. Se você se interessou pela idéia, pode conhecer a página do grupo e se increver no mailing em:

http://groups.google.com/group/projeto-ginga

Sobre este anúcio, irei criar um novo tópico na seção de "Projetos da Comunidade", e proponho que os comentários dos colegas sejam direcionados para lá.

[ ]'s


10
Notícias / Re: A ameaça de Richard Stallman
« Online: 26 de Outubro de 2006, 10:00 »
Ai ai viu... Livre? Livre pra quem? Livre no sentido Liberal da liberdade, onde quem manda mais é quem tem mais "direito" ($) de participar? E os interesses dos que não tem direito ($) porque trabalham o dia todo em outras coisas e se dedicam a causa nos tempos vagos... Que sempre foram peças importantíssimas para o Movimento do Software Livre... Fica onde?

Belíssimo post! :)

...e a resposta para a citação acima, é simples: a "liberdade" defendida pela FSF e Stallman não é uma entidade abstrata, ideal ou meramente dialética. São princípios claros, bem conceituados e objetivos. Eles estão profusamente difundidos e à disposição para quem quiser conhecê-los, compreendê-los e aceitá-los ou não.

Parabéns!


11
Notícias / Re: A ameaça de Richard Stallman
« Online: 26 de Outubro de 2006, 08:36 »
Para mim, a GPLv3 faz todo o sentido em existir para evitar casos como o Tivosation e esses outros exemplos.. mas, sabendo que qualquer pessoa é livre de continuar a usar a GPLv2 :-)

Isso diz tudo... Estão tentando de todo modo desacreditar a FSF e o Stallman para, com isso, destituir das comunidades o seu valor mais fundamental: a liberdade.

A FSF nunca se manifestou contra o lucro, as estratégias de negócio, ou qualquer outra forma de ganho financeiro. Tudo o que ela sempre defendeu é que todos estes procedimentos sejam guiados por princípios éticos muito bem definidos e justos, a saber, a garantia das quatro liberdades.

Por isso surgiram as GPL's...

Usa quem quer; não quer usar, não tem o apoio da FSF, e nada mais justo. Quem não quer usar, que crie a sua licença, que escolha outros modelos, etc... Mas não venha pedir a aprovação e o reconhecimento de quem está muito bem afinada e comprometida com os seus princípios. Afinal, se o FS é uma utopia, e o Stallman é um maníaco, por que se importar com a GPLv3? Só mesmo para gerar polêmica, ganhar seus 15 minutos de fama e, de quebra, fragilizar a essência de tudo que move a comunidade livre.

[ ]'s




12
Café com Ubuntu / Re: Portabilidade de programas Linux para Windows!
« Online: 26 de Outubro de 2006, 08:09 »
Acho ridículo isso. Geralmente as pessoas são atraídas para um sistema pela quantidade e qualidade de seus programas. Algumas pessoas preferem alguns programas para Linux do que seus equivalentes para Windows. Por exemplo: Conheco muita gente que prefere o Gimp ao photoshop, e o mesmo tem sua versão para Windows, possibilitando o usuário de usá-lo sem ter que passar por nenhuma experiência com o Linux. E o mesmo processo se repete com o firefox.

Alguns pontos que acho importante ter em mente:


1 - Não existe uma rivalidade Linux x Windows...

O que existe é uma rivalidade (do tipo "torcida de futebol") dos usuários Linux de um lado, e questões puramente relacionadas a interesses comerciais por parte das empresas de software proprietário, do outro lado. Desenvolvedores de Software Livre não se preocupam com a plataforma dos seus usuários. Tudo o que eles querem é compartilhar aquilo que produzem com todas as pessoas e de forma indiscriminada. Eventualmente, há programas que rodam também em Windows, eventualmente não... mas isso não faz parte das diretrizes de desenvolvimento.


2 - A "briga" não é contra a MS, mas contra as licenças "proprietárias"...

... e todas as restrições impostas aos usuários por parte dos detentores de "propriedades intelectuais" e patentes. Isso vale para todo e qualquer software proprietário. O exemplo do Photoshop é bom porque, apesar de toda a sua indiscutivel qualidade, ele é distribuído sob uma licença proprietária. Ele não é desenvolvido pela MS, como sabemos, e nem roda apenas em Windows. Com o GIMP, os usuários agora têm uma alternativa "Livre", e isso é o que importa. Se ele vai rodar em outras plataformas além do Linux, melhor para os usuários. Sobre a MS, as pessoas não deveriam utilizar o Windows, não porque o Bill Gates é a besta do Apocalipse, mas porque este produto as priva das suas liberdades; porque, seu uso "não-licenciado" é ilegal, etc...


3 - Apesar de todos os méritos, o Linux não é um fim em si mesmo...

O kernel Linux é uma excelente alternativa para a viabilização de um SO Livre. É a alternativa que mais se popularizou, a que mais investimento de esforços recebe da comunidade, e a que mais chances tem de se tornar um "standart" para o grande público, mas não é um fim em si mesmo e nem a única opção (vide o exemplo do Nexenta: http://www.gnusolaris.org/gswiki). O grande alvo é a disseminação do Software Livre (SO e aplicativos) e da "Cultura de Liberdade", e isso passa por todas as plataformas.


[ ]'s


13
Notícias / Re: A ameaça de Richard Stallman
« Online: 26 de Outubro de 2006, 06:58 »
seria ele um ;/) disfarçado de nerd bomzinho ?

Se fosse, ele seria um lobo-mau comedor de bebês? rs

14
Notícias / Re: A ameaça de Richard Stallman
« Online: 26 de Outubro de 2006, 06:56 »

   Vou tentar resumir em poucas palavras o texto:

   Narrando parte da história de Stallman e do próprio Linux, o jornalista afirma que a GPLv3, se realmente sair do papel do modo como tem sido "rascunhada", vai prejudicar tanto as empresas que utilizam parte ou todo o código do Linux quanto os clientes dessas e a comunidade como um todo.

   Concordo com o jornalista.

   Stallman vive em um mundo utópico, onde tudo é de todos e a "liberdade" está acima de qualquer coisa. É tão radical que não assiste a filmes, não ouve música "proprietária" e não usa celular.

   Na melhor das hipóteses, a GPLv3 será totalmente ignorada e Stallman será apenas um capítulo obscuro na história do Linux.


Se ele abrisse estas concessões, seria chamado de hipócrita, mas como é apenas *coerente*, é chamado de radical... Mas tudo bem, ao menos o rótulo de *radical* não é necessariamente ofensivo, visto que nada de errado há em se tentar manter o foco na raiz das questões.

Por outro lado, já que você teve a boa vontade de resumir uma _tradução da sua interpretação da conclusão do artigo_ que, até pelas diretrizes da agência que o veiculou, é altamente tendencioso, que tal traduzir um resumo dos *argumentos* objetivos desse repórter? De preferência aqueles que demonstrem que ele fez uma análise fria pelo menos da superficialidade dos termos da GPLv3, e não os baseados simplesmente nas "excentricidades" do Richard Stallman...

Que tal? ;)

[ ]'s

15
Café com Ubuntu / Re: Para uma maior difusão do Ubuntu:
« Online: 25 de Outubro de 2006, 20:06 »
De acordo.

Eu não conhecia o "gna", e só isso já foi mais uma excelente dica. Também acho que poderíamos sincronizar nossos primeiros entendimentos por e-mail e/ou jabber.

Os meus endereços são:

jabber: droopalong@jabber.org
mail: gda.devos@gmail.com

[ ]'s



Páginas: [1] 2 3 ... 13