Autor Tópico: Compartilhamento de pastas de windows para linux *RESOLVIDO  (Lida 6043 vezes)

Offline davisnog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Compartilhamento de pastas de windows para linux *RESOLVIDO
« Online: 25 de Junho de 2007, 21:42 »
eu sou iniciante em linux e ainda naum sei nada do SO, e a principio eu tenho o windows e o linux no meu pc, estou buscando conhecimento e tenho uma pergunta a fazer: Eh possivel eu compartilhar uma pasta que esta no windows e utiliza-la no linux tambem, ex: uma pasta de musica que eu compartilhe e assim qdo estiver no linux eu conseguir acessa-la para ouvir as musicas....

Obrigado.

Davi
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 17:50 por davisnog »

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2007, 21:45 »
Sim é possível vc compartilhar todas as pastas do Windows no Linux.
Depois que vc instalar o Ubuntu também existe uma ferramenta que instala que se chama Ntfs-3g que permite gravar na partição Windows.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2007, 23:19 »
Se seu Windows está numa partição formatada em NTFS, a dica do Versuri é perfeita. Se está em FAT32, dê uma olhada no tópico "Montar HD", resposta #4...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2007, 23:30 »
Se seu Windows está numa partição formatada em NTFS, a dica do Versuri é perfeita. Se está em FAT32, dê uma olhada no tópico "Montar HD", resposta #4...

VB5


Não li a dica do VB5, mas para NTFS e FAT32 eu uso o automatix. Para tanto instalo a opção Automatix read/write NTFS and FAT32 Mounter que fica em Miscellaneous.
« Última modificação: 25 de Junho de 2007, 23:31 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2007, 23:38 »
Boa, cicampos!... quando instalei o meu ainda não havia essa alternativa, então fiquei na opção mais antiga, mas que funcionu para mim.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline davisnog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux *RESOLVIDO
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2007, 13:36 »
td bem, mais eh o seguinte, eu naum sei nada msm, nadinha de nada, o q acontece eh q qdo instalei o Ubuntu 7.04, ele me avisou q criaria uma repaticaum em minha Hd, soh q o problema eh q eu naum sei q formato ele utilizou para fazer isso se foi em NTFS ou FAT32, como faço pra saber em qual formato ela esta.....

valew
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 17:50 por davisnog »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2007, 17:32 »
Aqui na prefeitura de recife as repartições usam linux também, mas com partições ext3...brincadeira... :D :P

Desculpa  a brincadeira, é que não resiti,  :P.

O nome correto é partição e não repartição;).

Não se preocupa , com o tempo você vai aprendendo e se acostumando com esses termos todos, todo mundo estranha um pouco no começo.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 17:40 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2007, 17:35 »
Bem vamos à pergunta,

As partições NTFS e FAT32 são nativas do windows. No linux há outros padrões como REISERFS e EXT3 por exemplo.

É possível sim você ler suas pastas do windows quando estiver no ubuntu.

Pra falar a verdade logo depois de instalado o ubuntu deveria enxergar automaticamente o seu windows.

Faz o seguinte, vai em: Locais > computador

E diz pra gente o que é que aparece lá.

Se tiver  um ícone escrito hda1, ou hda com algum outro número é bem provável que sejo seu windows.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 17:38 por gabriel0085 »

Offline davisnog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux *RESOLVIDO
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2007, 12:47 »
eh verdade gabriel0085 , a particaum do windows aparece sim, como vc disse, e agradeço pela informacaum prestada, e pela força, pra quem eh iniciante, pra mim ja foi algum avanço....
ah, sim... realmente repartições naum tem como ter no pc msm neh, hehehehehhe..... eh na minha casa tem reparticaum, mais no pc soh achei particaum, rsrsrsrs

valeu Obrigado......
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 12:52 por davisnog »

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Duvidas sobre acesso a pastas.
« Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:12 »
Para não abrir outro tópico, vou pegar carona na duvida do davisnog.

É o seguinte, é a segunda vez que instalo o Ubuntu na minha maquina, a primeira vez foi a versão anterior a 7.4 e foi um amigo que instalou, como preciso aprender e instalar s.o., coisa não é nada dificil me aventurei na versão 7.4.

Instalou blz, tudo lindo (e o Ubuntu é lindo mesmo), a ultima vez usei o tutorial para instalar os drives de audio e vídeo, desta vez usei o automix, porem, depois da instalação desses drives e outros softwares, todas as pastas que contem audio e video na partição do windows NTFS sumiram, mais quando rodo o ruindos elas estão lá, o que eu faço???   
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux *RESOLVIDO
« Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2007, 22:03 »
Somente essas pastas "sumiram"? Você ainda acessa as outras pastas do Windows sem problema?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux *RESOLVIDO
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2007, 22:11 »
Para não abrir outro tópico, vou pegar carona na duvida do davisnog.

É o seguinte, é a segunda vez que instalo o Ubuntu na minha maquina, a primeira vez foi a versão anterior a 7.4 e foi um amigo que instalou, como preciso aprender e instalar s.o., coisa não é nada dificil me aventurei na versão 7.4.

Instalou blz, tudo lindo (e o Ubuntu é lindo mesmo), a ultima vez usei o tutorial para instalar os drives de audio e vídeo, desta vez usei o automix, porem, depois da instalação desses drives e outros softwares, todas as pastas que contem audio e video na partição do windows NTFS sumiram, mais quando rodo o ruindos elas estão lá, o que eu faço???   

Não é que sumiram, se vc perceber, estas pastas no windows são aquelas que possuem emblemas (vídeo, imagens, etc), experimente criar uma nova pasta no windows (normal) e copiar os dados para lá, vc conseguirá ver os arquivos.

Outra opção é escolher outro tema de ícones no Ubuntu, no meu, por exemplo, utilizo o aqua projet e consigo ver as pastas.

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de pastas de windows para linux *RESOLVIDO
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:18 »
Desculpas gente,

Foi erro meu, uma lógica errada.

O que deu problema foram os acentos nos nomes das pastas e arquivos, é um problema normal de acontecer, e tem muitos tópicos no site que falam sobre isso, e minhas pastas de audio e vídeo tem acento nos nomes, por isso eu pensei que o problema fosse com audio e vídeo.

Obrigado a todos pela atenção,

assim que resolver o problema eu posto a solução aq.
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...