Autor Tópico: Limpando o Linux  (Lida 30469 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Limpando o Linux
« Online: 05 de Junho de 2008, 19:29 »
Citar
Quando recém-instalado, o Ubuntu é um sistema surpreendentemente rápido (em máquinas com recursos que possam ser aproveitados), no entanto, o tempo passa e muitos (muitos mesmo) pacotes são instalados diariamente. Muitas vezes não precisamos mais de algum pacote específico e então o removemos, no entanto suas dependências continuam lá, na maioria dos casos.... Continua em: Removendo Pacotes Desnecessários

Isso s/ contar quem opta pelo update nas versões, ao invés da instalação limpa.

Pensando nisso e vendo vários tópicos nesse fórum sobre esse assunto resolvi pesquisar e compartilhar as dicas encontradas aqui.

Temos aí a wiki oficial do Ubuntu-br - Removendo Pacotes Desnecessários

Neste wiki vemos o excelente pacote deborphan.

Muito bem descrito no excelente trabalho feito por Pedro Oliveira - Remover pacotes desnecessários

Citar
Para quem usa a distribuição Debian (ou baseadas, Ubuntu, etc...) há um pacote bastante útil no que diz respeito a poupar espaço em disco. O pacote chama-se deborphan e a sua função é encontrar pacotes órfãos, ou seja, pacotes que não dependam da instalação de outros para funcionarem. Dá muito jeito para poupar espaço em disco. Para o instalar é só seguir o procedimento habitual nestes sistemas:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install deborphan
O deborphan só mostra os pacotes órfãos, não os remove, para os remover basta redireccionar o output para outro comando:

Código: [Selecionar]
sudo deborphan | xargs sudo apt-get -y remove --purge
E já está! Agora temos a certeza de que não temos pacotes inúteis a ocupar espaço em disco!

Ainda sobre sobre o pacote deborphan, um grd trabalho, inclusive c/ uma GUI GTK p/ esse comando  :) - Clean up your Ubuntu with deborphan

Citar
If you want to clean up your Ubuntu or Debian machine and delete unnecessary (orphaned) deb packages you can use utility deborphan. It finds packages that have no packages depending on them. The default operation is to search only within the libs and oldlibs sections to hunt down unused libraries.

Install deborphan with command sudo apt-get install deborphan and then let’s proceed with cleaning up. To delete unnecessary libraries just execute:
sudo deborphan | xargs sudo apt-get -y remove --purge

To delete unnecessary data packages use command:
sudo deborphan --guess-data | xargs sudo apt-get -y remove --purge

To see all packages which aren't required by any others use command
deborphan --guess-all

At my Ubuntu laptop I've got the following output:
gstreamer0.10-plugins-bad-doc
libusb-dev
libgstreamer-perl
gstreamer0.10-plugins-bad-dbg
gstreamer0.10-plugins-good-doc

libgstreamer-gconf0.8-dev
gstreamer0.10-gnonlin-dev
gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse-dbg
gstreamer0.10-plugins-base-dbg
gstreamer0.10-plugins-ugly-doc
libxcomposite-dev

There is another tool to delete orphaned packages, it’s GtkOrphan (sudo apt-get install gtkorphan) that does the same as deborphan but is built as graphical application. Once it’s installed go to System --> Administration --> Remove Orphaned Packages, enter your password and proceed with cleaning up.



Ainda no mesmo tema, também achei e recomendo a leitura do blog - Colossos - De usuário para usuário

----
Mais outras dicas importantes:

FSlint - Semelhante ao CCleaner para Windows.
Mais informações - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36454.msg217266/topicseen.html#msg217266

KleanSweep - http://www.kde-apps.org/content/show.php?content=28631

E um super tópico do mod. ClCampos - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36499.msg217408.html#msg217408
« Última modificação: 09 de Junho de 2008, 15:02 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2008, 19:56 »
tenho muito lixo aqui
Código: [Selecionar]
miguel@miguel-desktop:~$ deborphan --guess-all
libgnome-speech7
python-gpod
python-ctypes
python-pgm
libsigc++-2.0-dev
libgweather0
python-twisted-web
libmatroska0
python-brlapi
libvlc0
python-clutter
python-imdbpy
libxxf86misc-dev
gstreamer0.10-fluendo-mpegdemux
transmission-common
libxtst-dev
libsdl-image1.2
python-celementtree
libopal-2.2
libgtk2-ruby
gstreamer0.10-sdl
libvcdinfo0
python-cairo-dev
python-pyvorbis
libgocr0
python-avahi
libpigment0.3-3
libxosd2
python-bluez
libcwidget0
libdbus-glib-1-dev
libclutter-gst-0.1-dev
libjpeg-progs
gstreamer0.10-schroedinger
python-xml
libgmime2.2-cil
libgstreamer-plugins-base0.10-dev
python-daap
libgconf2-dev
libgail-gnome-module
python-pyinotify
libxxf86vm-dev
libgtkhtml2.0-cil
python-pylirc
python-pyatspi
libtar
xserver-xorg-dev
python-cddb
libclutter-cairo-0.1-dev
python-eyed3
liblaunchpad-integration0

mas será mesmo tudo lixo ?? esse programa é fiável ? tou com um pouco de medo de desinstalar isso e depois fazer falta

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2008, 22:59 »
Use o gtkorphan, uma GUI para o deborphan. E pode remover (com algum risco, obviamente, pois em informática nada é 100% garantido) os pacotes listados quando vc abre o programa. Eu sempre fiz uso dele quer no Ubuntu, quer no próprio Debian, e nunca tive nenhum problema.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2008, 06:35 »
Use o gtkorphan, uma GUI para o deborphan. E pode remover (com algum risco, obviamente, pois em informática nada é 100% garantido) os pacotes listados quando vc abre o programa. Eu sempre fiz uso dele quer no Ubuntu, quer no próprio Debian, e nunca tive nenhum problema.

Vou fazer diferente, vou copiar esta lista e criar um ficheiro com todos estes pacotes escritos tipo backup e depois apago-os se alguma não funcionar direito é só instalar outra vez

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2008, 14:43 »
Muito útil isso. Concordo que vale a pena salvar a lista dos pacotes que serão removidos só para se precaver caso eles façam falta.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Limpando o Linux
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2008, 21:47 »
É o que eu precisava!

Eu busquei algumas vezes um programa como o "CClear" do Window$, para Linux, estudei bastante sobre a estruturação de diretórios e o funcionamento básico do sistema, mais nunca acreditei que ele não fazia lixo. Algo deve ter, mais nunca soube como descobrir estes lixos. Agora irei fazer uma limpeza! (mania de limpeza, tragam o detergente hauahuahau).

Obrigado pelo tópico!

Exatamente o que eu precisava.

Add nos Favoritos.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2008, 02:38 »
Tenho uma duvida referente a atualização que eu não quero, isso então causando lixo no sistema

Eu não uso o evolution por ex:, não quero atualizar ele, mas no gerenciador de atualização, mesmo desmarcando, fica ali dizendo que tem atualização disponivel, sendo que não quero aquelas ali.

Isso no caso de não querer desinstalar nada, mas não atualizar, uma opção própria minha.

Tem como??

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2008, 04:28 »
Tenho uma duvida referente a atualização que eu não quero, isso então causando lixo no sistema

Eu não uso o evolution por ex:, não quero atualizar ele, mas no gerenciador de atualização, mesmo desmarcando, fica ali dizendo que tem atualização disponivel, sendo que não quero aquelas ali.

Isso no caso de não querer desinstalar nada, mas não atualizar, uma opção própria minha.

Tem como??

Abraço.

É o velho problema das dependências que só não existe (na verdade, existe, mas é diferente) no Slackware. O Evolution faz parte do Gnome, então ele será sempre uma "dependência" de alguns dos pacotes do Gnome. No Debian, por exemplo, remover o Evolution remove pacotes importantes do Gnome (pelo menos, é assim que eu me lembro, já que, apesar ser fã e usuário do Icedove/Thunderbird, deixo o Evolution "quieto" até mesmo quanto às atualizações).

De toda sorte, tem como "fixar" a versão de alguns pacotes que não são usados mas, mesmo assim, precisam ficar no Sistema. Pesquise sobre isso, pois eu não sei como fazer (é, não dá para saber tudo).

Até.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2008, 08:11 »
Nota dez para esse Tópico.
Não merecia ser fixado?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Limpando o Linux
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:54 »
Com Certeza!

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2008, 23:48 »
Então, falando do evolution, a primeira coisa que fiz, quando instalei foi remover ele.
Até agora não vi nada de diferente, a não ser ficar aparecendo atualização pra ele.
Nem sabia dos pacotes, que podia influênciar, mas até agora não vi nada errado.

Eu tinha esquecido que tinha removido ele, hoje fui conferir, ai me lembrei que joguei pra escanteio rsrrrsrsr

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2008, 00:57 »
Tenho 30 arquivos em 8 pastas na pasta tmp.
Fiquei com dúvida após ler a frase "a pasta temp do linux realmente não junta lixo". do clcampos.

Gostaria de saber se tudo que consta nesta pasta realmente é residual (lixo), se posso apagar tudo e qual comando seria mais indicado para a tarefa.

Desde já, grato a todos.
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2008, 10:49 »
Tenho 30 arquivos em 8 pastas na pasta tmp.
Fiquei com dúvida após ler a frase "a pasta temp do linux realmente não junta lixo". do clcampos.

Gostaria de saber se tudo que consta nesta pasta realmente é residual (lixo), se posso apagar tudo e qual comando seria mais indicado para a tarefa.

Desde já, grato a todos.

Pela lógica, tudo que está na pasta tmp é temporário e pode ser removido. Já ouvi dizer de alguém que teve problemas por apagar o conteúdo dessa pasta durante a utilização normal do sistema, e até entendo, pois sendo arquivos temporários eles são criados lá para cuidar de informações de aplicativos que estão sendo executados naquela hora. Então se você excluir um arquivo essencial a um programa que está aberto isso pode trazer consequências.

No meu caso optei por configurar o Ubuntu para excluir o conteúdo da pasta tmp a cada vez que encerrar o sistema.

Aqui uso o Ubuntu 8.04 LTS, talvez tenha alguma diferença em outra versão.

Use o comando:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/init.d/sysklogd
Localize o texto:
Código: [Selecionar]
  stop)
    log_begin_msg "Stopping system log daemon..."
    start-stop-daemon --stop --quiet --pidfile $pidfile --name syslogd
    log_end_msg $?

Acrescente logo abaixo:
Código: [Selecionar]
    rm -fr /tmp/* /tmp/.??*

É só salvar. Prontinho.  ;D
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Limpando o Linux
« Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2008, 12:45 »
Muito bom este tópico! Fixem o tópico!

Os meus parabéns!

Acho que vou fazer um artigo no meu blog acerca do GtkOrphan!! :)
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 12:51 por unrater »

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Limpando o Linux
« Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2008, 03:35 »
...configurar o Ubuntu para excluir o conteúdo da pasta tmp a cada vez que encerrar o sistema.

Quando vi o rm -fr pensei que fosse alguma piada.
Utilizei o comando como mencionaste, mas mesmo assim ainda ficaram 28 itens em 7 pastas.
lightboy, vc tem alguma idéia pq não excluiu tudo?

[]'s
Amicus Plato, sed magis amica veritas