1
Programação e Scripts / Gambas Linguagem de Programação introdução em PT.
« Online: 19 de Fevereiro de 2016, 15:31 »
Há algum tempo pediram-me para ver se podia criar algum material sobre a linguagem Gambas, mesmo sabendo quem mo pediu que eu não sou programador, tentei um blog mas não conseguia visitas de portugueses e pensei que talvez através de um fórum se possa dar um lugarzinho a este meu grande amigo o Gambas.
A título introdutório, não deve ser entendido de outra forma colocarei aqui mini tutoriais e se puder acompanho de vídeo em alguma ocasião e espero que se houver pessoas interessadas entendidas em Basic possam dar-me a sua mãozinha em prol de todos.
Espero que o material que deixarmos aqui ajude , não havendo hoje um fórum dedicado a Gambas em PT com conteúdo acessivel a quem não tem grandes conhecimentos de programação.
Enfim espero que sirva esta pequena contribuição que devo ao mundo Gambas, se não servir também se pode mover ou apagar.
Já agora agradecer aqui a jsbsan, Vuott, Gambas Guru e outros que pelo caminho encontrei ...
Fontes:
http://gambas.sourceforge.net/en/main.html
http://www.etnassoft.com/biblioteca/gambas-programacion-visual-con-software-libre/
http://jsbsan.blogspot.pt/
http://www.tuinstitutoonline.es/aula/course/view.php?id=307
https://gambas.guru/tiki-index.php
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1.1.1- Tudo é código máquina ! 0101 , assim todo o computador na verdade é um objecto bastante "limitado" só entende 0's e 1's , não conhece outra coisa e precisa de que alguém lhe dê - só o que ele entende- para poder fazer algo senão simplesmente não entende nada - não faz nada.
Falamos de instruções que são reconhecidas pela - lista de instruções- directamente executáveis pela -unidade de processamento e representadas de forma binária(0 e 1).
Problema do código máquina (manipulação de instruções e dados de forma binária, localização e organizaçã oda informação em memória) -são programas dificieis de escrever ler e depurar e portanto dificieis de colocar em operação.
1.1.2- Devido a esta problemática viriam a nascer outras linguagens diversas , as linguagens ensamblador foram como a primeira resposta ao problema e consistem em instruções código máquina em forma simbólica, códigos nometécnicos fáceis de ler e recordar. No entanto um programa escrito para ensamblador não é directamente executável em máquina e será traduzido a código máquina mediante programa compativel - ensamblador - Assembler.
Ou seja do Assembly passa a Assembler para fim máquina.
1.1.3- Mais tarde surgiram as chamadas de linguagens de Alto Nível, que foram muito impulsionadas pela necessidade de tornar a escrita de código numa escrita mais voltada a semelhanças lógico-matemáticas.
Estas linguagens rápidamente foram ganhando o seu estatuto e hoje são milhares, não obstante elas terão sempre de ser traduzidas a código máquina - isso surge através dos famosos compiladores ou Intérpretes.
Método compilador →
O compilador é em sí um programa que a partir de uma código fonte produz um programa objecto(linguagem máquina):
Método Intérprete →
em tempo execução transcreve a linguagem máquina, executando um por um a sequência do código fonte do programa
1.1.4- Liguagens Estruturadas e orientadas a objectos, são um paradigma de programação orientada a melhorar a claridade qualidade e tempo de desenvolvimento de um programa de computador, utilizando apenas subrutinas e 3 estruturas , sequência , selecção, interacção. Teorema proposto por Böhm-Jacopini.
Este tipo de programação tem vantagens como a claridade do código, a simplicidade de código e tstes, reduz custos de mantimento e aumenta a produtividade.
As linguagens orientadas a objectos evoluem dos estruturados , um outro passo, neles fala-se de objectos que têm um det. estado, com det. comportamento (métodos que podem mudar o seu estado) e uma identidade (que os diferencia do resto).
Mas , se na programação estruturada os dados e procedimentos que actuam sobre os mesmos dados estão separados, já na programação orientada a objectos estão unidos.
Exemplo : um objecto pessoa que teria como dados a data de nascimento, peso.., e como métodos o "fazr anos", "engordar", poderiamos criar tantas instâncias do objecto pessoa como quiséssemos e trabalahr com elas individualmente.
Bom tudo na história tende a simplificar métodos para obter mesmos fins, essa simplificação tende a fazer mais fácil processos para que os métodos sejam mais fáceis e rápidos e claro nas linguagens de programaçã oassistimos um pouco a isso, tal qual o primeiro computador era um gigante e hoje existem do tamanho de uma mão é de supor que outras melhoras venham a surgir no futuro ao nível da tarefa de programar.
Existem umas mais famosas outras menos , uma muito famosa é o Java por exemplo é multi-plataforma, sintaxe similar ao C/C+, voltado a WEB (derivação) e tem uma grande comnunidade éd e tipo alto nível.
Alguns nomes de algumas linguagens para os mais curiosos - COBOL, FORTRAN, BASIC, PASCAL, C/C++, PYTHON...
A nós no Gambas interessa o Basic, Beginner'sAll Purpose Symbolic lnstruction Code , surge em 1964 - Dartmouth College por John George Kemeny e Tom Kurtzas, com o objectivo de construirem uma linguagem fácil de aprender para os seus estudantes.
O primeiro programa feito em BASIC ocorreu às 4:00 da madrugada de 1 de Maio de 1964 , o devenir viria a dotar o BASIC como uma das linguagens mais populares, passando assim do âmbito ciêntifico ao comercial num ápice.
Sim cá está o amigo Gambas um poderoso IDE que se dedica a GNU/Linux e transporta o BASIC para este sistema e muita , mas muita atenção combinar Gambas com GNU/Linux é "pólvora" em cano de "arma" , conheço algum amigo que diz Gambas = ao poder do GNU/Linux aliado à facilidade do BASIC .
O autor do Gambas é Benoît Minisini que podem ver aqui →
O Gambas surgiu porque o amigo Minisini se fartou do Visual Basic e dos seus erros e somava a isso a ânsia de poder usar GNU/Linux um sistema digno desse nome no seu computador e assim começou ele próprio a desenhar o seu ambiente para GNU/Linux surgindo o Gambas como um IDE - 28 Fevereiro de 2002, foi aí que começou o seu caminho para outros e pese embora o Gambas seja um jovem, já está dotado de muitas características importantes e metas interessantes por exemplo voltar-se não só para aplicações desktop como também WEB.
O Gambas tem uma licença GPL e é usado em GNU/Linux um sistema também de licença livre GPL, portanto conjuga-se bem com a filosofia Livre , Libre, Free , cumprindo as 4 condições do Software Livre GPL.
A minha experiẽncia com Gambas é pequena, mas muito proveitosa e porventura dificil para mim, pois vejo programas escritos com ele que são um mundo para mim , desde programas que estão dirigidos a escolas, pequenos jogos, programas com gestão de bases de dados , programas de aceleração gráfica, de sistema , de interface a arduino etc...
Um sem fim.
Tentarei então contribuir através daqui com alguns tutorias sobre Gambas a ver se mais usuários portugueses o usam e fazem melhor do que eu que sou um curioso neste mundo.
No próximo capítulo aprenderemos um pouco mais, mesmo para quem não sabe nada de Programar!
Ensinarei o processo de instalar o Gambas em GNU/Linux Ubuntu.
Assim sendo-
Bem-vindos ao Gambas !!
Até ao próximo capítulo
A título introdutório, não deve ser entendido de outra forma colocarei aqui mini tutoriais e se puder acompanho de vídeo em alguma ocasião e espero que se houver pessoas interessadas entendidas em Basic possam dar-me a sua mãozinha em prol de todos.
Espero que o material que deixarmos aqui ajude , não havendo hoje um fórum dedicado a Gambas em PT com conteúdo acessivel a quem não tem grandes conhecimentos de programação.
Enfim espero que sirva esta pequena contribuição que devo ao mundo Gambas, se não servir também se pode mover ou apagar.
Já agora agradecer aqui a jsbsan, Vuott, Gambas Guru e outros que pelo caminho encontrei ...
Fontes:
http://gambas.sourceforge.net/en/main.html
http://www.etnassoft.com/biblioteca/gambas-programacion-visual-con-software-libre/
http://jsbsan.blogspot.pt/
http://www.tuinstitutoonline.es/aula/course/view.php?id=307
https://gambas.guru/tiki-index.php
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Capítulo 1 - A semente.
1.1- Linguagens de programação
1.1.1- Tudo é código máquina ! 0101 , assim todo o computador na verdade é um objecto bastante "limitado" só entende 0's e 1's , não conhece outra coisa e precisa de que alguém lhe dê - só o que ele entende- para poder fazer algo senão simplesmente não entende nada - não faz nada.
Falamos de instruções que são reconhecidas pela - lista de instruções- directamente executáveis pela -unidade de processamento e representadas de forma binária(0 e 1).
Problema do código máquina (manipulação de instruções e dados de forma binária, localização e organizaçã oda informação em memória) -são programas dificieis de escrever ler e depurar e portanto dificieis de colocar em operação.
1.1.2- Devido a esta problemática viriam a nascer outras linguagens diversas , as linguagens ensamblador foram como a primeira resposta ao problema e consistem em instruções código máquina em forma simbólica, códigos nometécnicos fáceis de ler e recordar. No entanto um programa escrito para ensamblador não é directamente executável em máquina e será traduzido a código máquina mediante programa compativel - ensamblador - Assembler.
Ou seja do Assembly passa a Assembler para fim máquina.
1.1.3- Mais tarde surgiram as chamadas de linguagens de Alto Nível, que foram muito impulsionadas pela necessidade de tornar a escrita de código numa escrita mais voltada a semelhanças lógico-matemáticas.
Estas linguagens rápidamente foram ganhando o seu estatuto e hoje são milhares, não obstante elas terão sempre de ser traduzidas a código máquina - isso surge através dos famosos compiladores ou Intérpretes.
Método compilador →
O compilador é em sí um programa que a partir de uma código fonte produz um programa objecto(linguagem máquina):
Método Intérprete →
em tempo execução transcreve a linguagem máquina, executando um por um a sequência do código fonte do programa
1.1.4- Liguagens Estruturadas e orientadas a objectos, são um paradigma de programação orientada a melhorar a claridade qualidade e tempo de desenvolvimento de um programa de computador, utilizando apenas subrutinas e 3 estruturas , sequência , selecção, interacção. Teorema proposto por Böhm-Jacopini.
Este tipo de programação tem vantagens como a claridade do código, a simplicidade de código e tstes, reduz custos de mantimento e aumenta a produtividade.
As linguagens orientadas a objectos evoluem dos estruturados , um outro passo, neles fala-se de objectos que têm um det. estado, com det. comportamento (métodos que podem mudar o seu estado) e uma identidade (que os diferencia do resto).
Mas , se na programação estruturada os dados e procedimentos que actuam sobre os mesmos dados estão separados, já na programação orientada a objectos estão unidos.
Exemplo : um objecto pessoa que teria como dados a data de nascimento, peso.., e como métodos o "fazr anos", "engordar", poderiamos criar tantas instâncias do objecto pessoa como quiséssemos e trabalahr com elas individualmente.
Bom tudo na história tende a simplificar métodos para obter mesmos fins, essa simplificação tende a fazer mais fácil processos para que os métodos sejam mais fáceis e rápidos e claro nas linguagens de programaçã oassistimos um pouco a isso, tal qual o primeiro computador era um gigante e hoje existem do tamanho de uma mão é de supor que outras melhoras venham a surgir no futuro ao nível da tarefa de programar.
1.2-Linguagens de programação quantas são?
Milhares, seria a resposta.Existem umas mais famosas outras menos , uma muito famosa é o Java por exemplo é multi-plataforma, sintaxe similar ao C/C+, voltado a WEB (derivação) e tem uma grande comnunidade éd e tipo alto nível.
Alguns nomes de algumas linguagens para os mais curiosos - COBOL, FORTRAN, BASIC, PASCAL, C/C++, PYTHON...
A nós no Gambas interessa o Basic, Beginner'sAll Purpose Symbolic lnstruction Code , surge em 1964 - Dartmouth College por John George Kemeny e Tom Kurtzas, com o objectivo de construirem uma linguagem fácil de aprender para os seus estudantes.
O primeiro programa feito em BASIC ocorreu às 4:00 da madrugada de 1 de Maio de 1964 , o devenir viria a dotar o BASIC como uma das linguagens mais populares, passando assim do âmbito ciêntifico ao comercial num ápice.
1.3- O Gambas diz Bem-vindo!
Sim cá está o amigo Gambas um poderoso IDE que se dedica a GNU/Linux e transporta o BASIC para este sistema e muita , mas muita atenção combinar Gambas com GNU/Linux é "pólvora" em cano de "arma" , conheço algum amigo que diz Gambas = ao poder do GNU/Linux aliado à facilidade do BASIC .
O autor do Gambas é Benoît Minisini que podem ver aqui →
[youtube] [MEDIA=youtube]YNHyuv9PS-4[/MEDIA][/youtube]
O Gambas surgiu porque o amigo Minisini se fartou do Visual Basic e dos seus erros e somava a isso a ânsia de poder usar GNU/Linux um sistema digno desse nome no seu computador e assim começou ele próprio a desenhar o seu ambiente para GNU/Linux surgindo o Gambas como um IDE - 28 Fevereiro de 2002, foi aí que começou o seu caminho para outros e pese embora o Gambas seja um jovem, já está dotado de muitas características importantes e metas interessantes por exemplo voltar-se não só para aplicações desktop como também WEB.
O Gambas tem uma licença GPL e é usado em GNU/Linux um sistema também de licença livre GPL, portanto conjuga-se bem com a filosofia Livre , Libre, Free , cumprindo as 4 condições do Software Livre GPL.
A minha experiẽncia com Gambas é pequena, mas muito proveitosa e porventura dificil para mim, pois vejo programas escritos com ele que são um mundo para mim , desde programas que estão dirigidos a escolas, pequenos jogos, programas com gestão de bases de dados , programas de aceleração gráfica, de sistema , de interface a arduino etc...
Um sem fim.
Tentarei então contribuir através daqui com alguns tutorias sobre Gambas a ver se mais usuários portugueses o usam e fazem melhor do que eu que sou um curioso neste mundo.
No próximo capítulo aprenderemos um pouco mais, mesmo para quem não sabe nada de Programar!
Ensinarei o processo de instalar o Gambas em GNU/Linux Ubuntu.
Assim sendo-
Bem-vindos ao Gambas !!
Até ao próximo capítulo