Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - portaro

Páginas: [1] 2
1
Programação e Scripts / Gambas Linguagem de Programação introdução em PT.
« Online: 19 de Fevereiro de 2016, 15:31 »
Há algum tempo pediram-me para ver se podia criar algum material sobre a linguagem Gambas, mesmo sabendo quem mo pediu que eu não sou programador, tentei um blog mas não conseguia visitas de portugueses e pensei que talvez através de um fórum se possa dar um lugarzinho a este meu grande amigo o Gambas.

A título introdutório, não deve ser entendido de outra forma colocarei aqui mini tutoriais e se puder acompanho de vídeo em alguma ocasião e espero que se houver pessoas interessadas entendidas em Basic possam dar-me a sua mãozinha em prol de todos.

Espero que o material que deixarmos aqui ajude , não havendo hoje um fórum dedicado a Gambas em PT com conteúdo acessivel a quem não tem grandes conhecimentos de programação.

Enfim espero que sirva esta pequena contribuição que devo ao mundo Gambas, se não servir também se pode mover ou apagar.

Já agora agradecer aqui a jsbsan, Vuott, Gambas Guru e outros que pelo caminho encontrei ...

Fontes:
http://gambas.sourceforge.net/en/main.html
http://www.etnassoft.com/biblioteca/gambas-programacion-visual-con-software-libre/
http://jsbsan.blogspot.pt/
http://www.tuinstitutoonline.es/aula/course/view.php?id=307
https://gambas.guru/tiki-index.php
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capítulo 1 - A semente.

1.1- Linguagens de programação

1.1.1- Tudo é código máquina ! 0101 , assim todo o computador na verdade é um objecto bastante "limitado" só entende 0's e 1's , não conhece outra coisa e precisa de que alguém lhe dê - só o que ele entende- para poder fazer algo senão simplesmente não entende nada - não faz nada.

Falamos de instruções que são reconhecidas pela - lista de instruções- directamente executáveis pela -unidade de processamento e representadas de forma binária(0 e 1).

Problema do código máquina (manipulação de instruções e dados de forma binária, localização e organizaçã oda informação em memória) -são  programas dificieis de escrever ler e depurar e portanto dificieis de colocar em operação.




1.1.2- Devido a esta problemática viriam a nascer outras linguagens diversas , as linguagens ensamblador foram como a primeira resposta ao problema e consistem em instruções código máquina em forma simbólica, códigos nometécnicos fáceis de ler e recordar. No entanto um programa escrito para ensamblador não é directamente executável em máquina e será traduzido a código máquina mediante programa compativel - ensamblador - Assembler.
Ou seja do Assembly passa a Assembler para fim máquina.

1.1.3- Mais tarde surgiram as chamadas de linguagens de Alto Nível, que foram muito impulsionadas pela necessidade de tornar a escrita de código numa escrita mais voltada a semelhanças lógico-matemáticas.
Estas linguagens rápidamente foram ganhando o seu estatuto e hoje são milhares, não obstante elas terão sempre de ser traduzidas a código máquina - isso surge através dos famosos compiladores ou Intérpretes.

Método compilador →
O compilador é em sí um programa que a partir de uma código fonte produz um programa objecto(linguagem máquina):


Método Intérprete →
em tempo execução transcreve a linguagem máquina, executando um por um a sequência do código fonte do programa



1.1.4- Liguagens Estruturadas e orientadas a objectos, são um paradigma de programação orientada a melhorar a claridade qualidade e tempo de desenvolvimento de um programa de computador, utilizando apenas subrutinas e 3 estruturas , sequência , selecção, interacção. Teorema proposto por Böhm-Jacopini.
Este tipo de programação tem vantagens como a claridade do código, a simplicidade de código e tstes, reduz custos de mantimento e aumenta a produtividade.

As linguagens orientadas a objectos evoluem dos estruturados , um outro passo, neles fala-se de objectos que têm um det. estado, com det. comportamento (métodos que podem mudar o seu estado) e uma identidade (que os diferencia do resto).
Mas , se na programação estruturada os dados e procedimentos que actuam sobre os mesmos dados estão separados, já na programação orientada a objectos estão unidos.

Exemplo : um objecto pessoa que teria como dados a data de nascimento, peso.., e como métodos o "fazr anos", "engordar", poderiamos criar tantas instâncias do objecto pessoa como quiséssemos e trabalahr com elas individualmente.

Bom tudo na história tende a simplificar métodos para obter mesmos fins, essa simplificação tende a fazer mais fácil processos para que os métodos sejam mais fáceis e rápidos e claro nas linguagens de programaçã oassistimos um pouco a isso, tal qual o primeiro computador era um gigante e hoje existem do tamanho de uma mão é de supor que outras melhoras venham a surgir no futuro ao nível da tarefa de programar.

1.2-Linguagens de programação quantas são?
Milhares, seria a resposta.
Existem umas mais famosas outras menos , uma muito famosa é o Java por exemplo é multi-plataforma, sintaxe similar ao C/C+,  voltado a WEB (derivação) e tem uma grande comnunidade éd e tipo  alto nível.
Alguns nomes de algumas linguagens  para os mais curiosos - COBOL, FORTRAN, BASIC, PASCAL, C/C++, PYTHON...

A nós no Gambas interessa o Basic, Beginner'sAll Purpose Symbolic lnstruction Code , surge em 1964 - Dartmouth College por John George Kemeny e Tom Kurtzas, com o objectivo de construirem uma linguagem fácil de aprender para os seus estudantes.
O primeiro programa feito em BASIC ocorreu às 4:00 da madrugada de 1 de Maio de 1964 , o devenir viria a dotar o BASIC como uma das linguagens mais populares, passando assim do âmbito ciêntifico ao comercial num ápice.


1.3- O Gambas diz Bem-vindo!

Sim cá está o amigo Gambas um poderoso IDE que se dedica a GNU/Linux e transporta o BASIC para este sistema e muita , mas muita atenção combinar Gambas com GNU/Linux é "pólvora" em cano de "arma" , conheço algum amigo que diz Gambas = ao poder do GNU/Linux aliado à facilidade do BASIC .

O autor do Gambas é Benoît Minisini que podem ver aqui →

[youtube] [MEDIA=youtube]YNHyuv9PS-4[/MEDIA][/youtube]

O Gambas surgiu porque o amigo Minisini se fartou do Visual Basic e dos seus erros e somava a isso a ânsia de poder usar GNU/Linux um sistema digno desse nome no seu computador e assim começou ele próprio a desenhar o seu ambiente para GNU/Linux surgindo o Gambas como um IDE - 28 Fevereiro de 2002, foi aí que começou o seu caminho para outros e pese embora o Gambas seja um jovem, já está dotado de muitas características importantes e metas interessantes por exemplo voltar-se não só para aplicações desktop como também WEB.

O Gambas tem uma licença GPL e  é usado em GNU/Linux um sistema também de licença livre GPL, portanto conjuga-se bem com a filosofia Livre , Libre, Free , cumprindo as 4 condições do Software Livre GPL.

A minha experiẽncia com Gambas é pequena, mas muito proveitosa e porventura dificil para mim, pois vejo programas escritos com ele que são um mundo para mim , desde programas que estão dirigidos a escolas, pequenos jogos, programas com gestão de bases de dados , programas de aceleração gráfica, de sistema , de interface a arduino etc...
Um sem fim.

Tentarei então contribuir através daqui com alguns tutorias sobre Gambas a ver se mais usuários portugueses o usam e fazem melhor do que eu que sou um curioso neste mundo.

No próximo capítulo aprenderemos um pouco mais, mesmo para quem não sabe nada de Programar!
Ensinarei o processo de instalar o Gambas em GNU/Linux Ubuntu.

Assim sendo-
Bem-vindos ao Gambas !!
Até ao próximo capítulo

2
Café com Ubuntu / GobangOS inaugura a sua edição para PT
« Online: 10 de Abril de 2014, 22:40 »
http://sourceforge.net/projects/gobangpt/

Uma distribuição com OPenbox, bem prédefinido para users que preferem Ubuntu, é um Ubuntu Based, dizer que a configuração do Openbox em Ubuntus não é simples não tanto instalar mas si mem função dos ambientes e libs de outros gestores e erros de conflito.

Eu uso o Gobang, e o que posso destacar é :
Leveza - mesmo leve estamos a falar de consumos realmente leves.
Eficiência (dá trabalho a editar os lançadores, mas pura e simplesmente instalo tudo o que uso e usava noutros derivados e funciona tudo apesar de temer que viesse a ter problemas nesta parte.

Tudo no momento que queremos - noto uma grande difeença a capacidade de gerir melhor os recuros, por exemplo abro firefox, jdownloader, kiwix com xulrunner, Blender, Gimp (com addons GMIC GAP etc) Blender e OPenshot e a trabalhar no Gimp com tudo aberto e o pc não tilda , não ralentiza , isto para mim noutras distros era impssivel , quando dava por mim pronto tava parado por minutos.

Ah e quando fecho os programs rápidamente a RAM consumida baixa em função do programa que fechei , algo que no XUbuntu e Lubuntu parece nã oser tão linear parece que fica sempre com mais 100 ou mais megas em consumo, e nem limpando a cache conseguia recuperar velocidade de gestão dos dados.

Bom é o meu ponto de vista. Deixo aqui o link, espero que gostem e se quiserem deam sugestões.




3
Quando trabalho com o meu pc toshiba com bateria tenho uma lentidão enorme o pc para por minutos, já indaguei muito sobre isto mas não consigo dar com a resposta, nem mesmo usando o método de retirar aplicações de inicio.

Não percebo porquê mesmo assim a bateria gasta-se em 1 hora.

Alguma sugestão.

4
Internet, Redes e Segurança / Problema com Ping
« Online: 19 de Abril de 2013, 14:35 »
Estranho tenho internet tudo funcionando, mas quando abro terminal e uso o Ping-

recebo o erro

ping: unknown host

Exemplo na imagem->


Alguém me poderia elucidar sobre como contornar isto?

Para saber o IP alvo estou a usar o wget mas queria saber o porque do Ping não funcionar.

Uso conexão wireless via router.

5
Screenshots / Xubuntu voyager T.à.S remaster 12.04
« Online: 16 de Outubro de 2012, 07:33 »






Uploaded with ImageShack.us

6
Quarentena / Xubuntu Remaster - T.à.S
« Online: 10 de Outubro de 2012, 20:57 »
Imagens removidas porque superavam 40 kb e para os que usam conexões lentas não dão para ver ou qualquer coisa do género que me comunicaram.



7
XFCE / Jogos extremamente lentos no meu xubuntu 12.04
« Online: 10 de Outubro de 2012, 18:45 »
Amigos há pouco tempo que uso um Xubuntu remasterizado chamado VOyager e antes já havia usado XUbuntu Xfce 12.04, mas neste novo Voyager os jogos que jogava no xubuntu andam muito mais lentos, já tentei desde remover xserver ati (apesar de o meu pc não ter drivers suportados da ATI tenho de usar os livres), configurar o xorg, etc e nada me resolve o problema de vez no entanto nos jogos em que se consegue se redimensionar a tela andam melhor mas mesmo assim nada que se pareça àquilo que era no passado.

Alguma ideia?

8
Café com Ubuntu / Apoiem o Movimento Linux Social-
« Online: 31 de Janeiro de 2012, 20:25 »
Aproveitando a iniciativa O Meu Movimento do Sítio do Governo Português criou-se o movimento Linux Social, se quiserem apoiem.
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=672
Abraço

9
Sistema / Ubuntu ao desligar fica na tela de plymouth
« Online: 23 de Novembro de 2011, 00:28 »
Meu UBuntu fica na tela de plymouth.
Ao desligar fica na tela de plymouth só quando clico em qualquer tela o monitor se desliga-
que posso fazer?

Obrigado.

10
Iniciantes / empacotar
« Online: 05 de Setembro de 2011, 15:13 »
Já dei uma olhadela no debian new maintiner guide e já consultei a ubuntu guide packaging mas não percebo patabina da mistura de temas que fazem, leio e leio e não percebo nada, comecei a tentar empacotar um source.py mas não rola, alguém sabe de uma boa guia simples e concreta sem a mistura de temas das guias oficiais?

deixo-vos o deb que criei
http://www.megaupload.com/?d=ES8MKZ4V

a guia mais facil que encontrei
http://linuxa-mos.blogs.sapo.pt/684.html

o programa que usei para testar o empacotamento
http://www.cibernodo.net/sharktube

alguém me dá uma ajuda.

11
Distribuições Derivadas do Ubuntu / a minha remaster
« Online: 05 de Setembro de 2011, 15:08 »
http://flavitulinux.blogspot.com/

Se alguém quiser colaborar está à vontade.


12
Iniciantes / como gerar um cd de instala ção personalizado
« Online: 19 de Maio de 2010, 10:20 »
Amigos preciso de uma ajuda. Como posso gerar uma instalação em imagem para queimar num cd, mas que seja personalizada, ou seja que eu possa emular todo o meu sistema que tenho instalado e personalizado conjuntamente com os drivers instalados para fazer um cd que depois seja bootavel.
Estou á procura de um programa para linux tipo nlite para windows.

13
Jogos e Diversão / problema ALien arena
« Online: 30 de Abril de 2010, 19:44 »
Gostaria de saber como posso fazer para resolver este problema (já sei que o ubuntu para jogos não tem grande afinidade)

Instalei o alien arena via Centro de software ubuntu, tudo bem quando vou jogoar a tela abre e fica toda negra só ouço o som e não consigo voltar ao ambiente de trabalho não sei se o comando é ctrl+Alt+f7 Poderá ser este?

Obrigado e desculpem a maçada.

14
Instalação e Atualização / actualizaçao para lucid lynx
« Online: 30 de Abril de 2010, 19:25 »
se eu fizer a actualização via gestor de actualizaçoes vão ser apagadas as pastas que tenho no pc?
gostaria de saber isso

15
Iniciantes / comando mv não sei como fazer
« Online: 29 de Abril de 2010, 21:42 »
Desculpem desde já a minha ignorância, mas tenho estado a tentar usar este comando e não consigo fazer nada
pois ou me diz que o arquivo nao existe ou que o fichiero de destino nao pode ser o que ponho.

no caso pretendo mover um arquivo de nome
industria.txt
>localizado em /home/joao/Documentos

pretendia

colocá-lo em
/home/joao/Transferências/tudor

assim o comando ponho

$ mv  /home/joao/Documentos industria.txt /home/joao/Transferências/tudor
mv: impossível analisar `industria.txt': Ficheiro ou directoria inexistente

ja experimentei  /home/joao/Documentos_industria.txt /home/joao/Transferências/tudor e outras e nada

enfim nao sei que tou fazendo mal

estou a experimentar os comandos e são  muito parecidos aos windows mas este nao sei por muito que dou voltas nao vou lá

Páginas: [1] 2