Autor Tópico: Virus atraves do Linux  (Lida 4846 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2011, 18:11 »
Não existem mais malwares para Ubuntu, não porque seja um SO do bem, mas pelo marketing share mesmo.

O Android, um Linux, tá aí pra provar que qualquer alvo é útil quando existe retorno.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2011, 18:21 »
Não existem mais malwares para Ubuntu, não porque seja um SO do bem, mas pelo marketing share mesmo.

O Android, um Linux, tá aí pra provar que qualquer alvo é útil quando existe retorno.

Exato. Daí o porquê de eu sempre tomar algumas precauções.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2011, 18:33 »
Concordo, precauções são importantes, mas então digamos que eu clique em um link em algum site e esse link seja um virus(worms, trojans, etc.) ele não afetará o sistema se esse vírus for redirecionado para Windows, ele terá efeito algum aqui no meu PC, certo?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2011, 18:36 »
Concordo, precauções são importantes, mas então digamos que eu clique em um link em algum site e esse link seja um virus(worms, trojans, etc.) ele não afetará o sistema se esse vírus for redirecionado para Windows, ele terá efeito algum aqui no meu PC, certo?

Nenhum.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2011, 18:41 »
Concordo, precauções são importantes, mas então digamos que eu clique em um link em algum site e esse link seja um virus(worms, trojans, etc.) ele não afetará o sistema se esse vírus for redirecionado para Windows, ele terá efeito algum aqui no meu PC, certo?

Exato.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2011, 18:47 »
Ok, sempre quis clicar nele só para saber ;D
Agora eu posso \o/
Viva o Linux sz
rss

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2011, 19:08 »
Ok, sempre quis clicar nele só para saber ;D
Agora eu posso \o/
Viva o Linux sz
rss

Numa situação bem paranóica:

Se você tiver o Wine instalado.
O drive z: do wine (~/.wine/dosdevice) dá acesso a todos os arquivos do sistema.
Se o malware executado via wine fizer uma varredura e tentar apagar algum arquivo, pode ter sucesso (nos arquivos do /home e não dos do sistema -- viva o root desabilitado).

Resolve-se tirando o link de z: dentro da pasta do wine. Contudo, não existem malwares "só pra fazer mal". Eles necessitam infectar algum arquivo específico do Windows.

Eu já instalei um trojan numa máquina virtual com Windows XP e depois acessei sites de bancos.
É bem divertido! ;)

No caso só atingiu o Internet Explorer. O Firefox rodou normal.

Tentei instalar o trojan via wine (com cuidado de remover o dosdevice) no Ubuntu. Também não rodou no Internet Explorer emulado pois cada execução do wine roda como se fosse um máquina separada.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2011, 19:26 »
Não existem mais malwares para Ubuntu, não porque seja um SO do bem, mas pelo marketing share mesmo.

O Android, um Linux, tá aí pra provar que qualquer alvo é útil quando existe retorno.
Eu já estava preparando uma resposta quando caiu a ficha... vc não está dizendo que os malwares pra Linux não existem mais, estava dizendo que não existem em grande número... ::)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Flávio M Portella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2011, 21:41 »
Gostei da discussão!

É bom entender o porque de certas coisas.

Não rodo servidor mas estou num trabalho de convencimento com meus clientes e parceiros para usarmos o Dropbox como linha direta para que eu possa enviar material (sou fotógrafo) de maneira simples e eficiente.

Na verdade nada mudará em relação a mandar arquivos entregando CD's em mãos ou usando um hostage na nuvem. Mas o pessoa sempre pergunta sobre vírus, segurança, etc...

É importante ter o apoio de vcs para reforçar meu convencimento qd se trata de implantar um procedimento.

é, esse papo é bom. Vou dar uma olhada no meu Wine, so pra ter certeza:-)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Virus atraves do Linux
« Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2011, 22:15 »
Citar
É importante ter o apoio de vcs para reforçar meu convencimento qd se trata de implantar um procedimento.
E sempre que precisar a comunidade estará aqui para te ajudar ;), em relação a hostage na nuvem, eu uso o Ubuntu One, baixei o app para Android no meu smart e quando estou longe do PC acesso meu arquivos pelo One on-line ;D, claro, é para fins pessoais, mas ajuda bastante  :D