Autor Tópico: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!  (Lida 11254 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Online: 14 de Julho de 2007, 15:10 »
Já é a 2ª bola fora dessa Fabiane Lima postando coisas infundadas no Meio Bit. E a mesma que disse que o Fedora 7 rodava KDE.

Confissões de um linuxer
http://www.meiobit.com/linux/confiss_es_de_um_linuxer

Enviado por Fabiane Lima
Normalmente, quando se é muito ligado(a) à tecnologias, você tende a desenvolver valores afetivos relacionados a coisas/objetos/sistemas operacionais. Você quer usar uma camiseta escrito "Geekier than you", torce o nariz quando uma amiga diz que teve de formatar o PC, trata seu iPod ou celular como se fosse um filho e conversa com seu computador. Quando se chega a esse ponto, você sabe que: 1) é hora de dar um tempo/arranjar um namorado/praticar um esporte/etc, ou 2) você tende a piorar.

É difícil até mesmo reconhecer as deficiências das ferramentas que se usa. Relutantemente eu digo que já passei por três kernel panics no Mac OS X e nunca tive o mesmo problema em nenhuma das distros Linux que usei até hoje, mas é isso aí - e nem por isso o Mac deixa de ser minha plataforma preferida. Quando se entende que nenhum sistema é perfeito, e que até os mais meia-boca têm o seu valor (estou escrevendo isso do Windows XP, veja bem), é um sinal de bom senso e equilíbrio.

Pensei nos parágrafos anteriores quando o Ricardo me mandou este link. Um usuário auto-intitulado fã do Linux resolveu pôr as cartas na mesa e falar abertamente sobre seu sistema e seus, não exatamente problemas, mas como ele mesmo escreveu, dez "detalhes que não se gosta muito a respeito do Linux".

Não vou comentar todos, apenas os mais interessantes. No primeiro tópico, ele diz que a maioria das distribuições Linux têm uma instalação simples e fácil, mas uma pessoa inexperiente pode fazer caca. Mais verdade impossível, e eu pude ver isso na instalação do Fedora 7. Você precisa ler guias, tutoriais e fóruns para saber exatamente o que está fazendo, não só na instalação, e isso nem sempre o usuário novato faz.

Outro aspecto que ele aponta é que, querendo ou não, o usuário vai ter que aprender a usar linha de comando. Não adianta: detalhes e configurações, alterações no Xorg.conf, por mais simples que seja sua distribuição, um dia você vai ter que usar linha de comando. Já ouvi muito usuário dizer que "linha de comando não morde", que é simples, que a linha de comando é mais poderosa e dá mais opções que a GUI, e tal. Tudo isso pode ser verdade, e é até familiar pra maioria dos usuários de Linux, mas afugenta os usuários. Como, por exemplo, um determinado software que não se encontra em repositórios ou pacotes, e precisa ser compilado, e ter suas dependências resolvidas; isso é uma dor de cabeça até pros mais experimentados, e vai exigir um certo conhecimento técnico por parte de usuário - aliás, este também é um dos tópicos apontados no texto.

Usuários do sistema do pinguim gostam de fazer pessoas que não o conhecem babarem em efeitos especiais, os chamados "recursos para impressionar visitas", como é o caso do Compiz e Beryl (agora partes do mesmo projeto, o Compiz Fusion), mas estes recursos demandam esforço por parte do usuário, como uma certa pesquisa, uso do terminal, ver se o hardware suporta, etc. O autor do texto também coloca isso na lista de coisas que ele não gosta muito no Linux: efeitos que enchem os olhos, fazem boa parte do marketing em torno do sistema e, quando o usuário cativado, quer ter aquilo em seu desktop, fica desapontado pela trabalheira.

E essa lista continua: não é todo hardware que funciona 100% no Linux, o fato dos fabricantes de software esquecerem que o sistema existe, que apesar de ele ser quase que livre de malwares algum cuidado ainda se faz necessário...

O tópico que sem dúvida chama mais a atenção é o último: O Linux assume que você é uma pessoa inteligente. O autor fala da parte técnica, que o sistema espera que o usuário quando loga como root, sabe o que está fazendo. Talvez seja a hora de encarar esse "inteligente" por outro ângulo e pensar um pouquinho que é necessário deixar o fanatismo de lado. Flamewars acontecem a todo momento, mesmo dentro da própria comunidade Linux - como as já clássicas "Debian vs Slackware", "Gnome vs KDE", "Carlos Morimoto vs Patrick Volkerding". O único cara que conseguiu ganhar a vida fazendo guerra ideológica foi o Stallman, e esse aí nem conseguiu ainda terminar o OS que vem desenvolvendo há mais de 20 anos.

PS: A 1º bola fora foi essa!
http://meiobit.com/destaque/fedora_7_primeiras_impress_es
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 15:21 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Minha resposta no post dela!
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2007, 15:10 »
Falou um monte de coisas infundadas.

1ª tem distros como Suse que você nunca verá o xorg na sua vida, como também outras centenas de configurações são feitas via yast. O Ubuntu 7.10 vira com o configurador gráfico do xorg e com ele não serão mais necessárias configurações por linha de comando.

Em relação aos pacotes diferentes de cada distro, esse cara nunca ouviu falar do autopackage http://autopackage.org pois do kurumin ao debian, você pode instalar o mesmo pacote somente com alguns cliques e sem dependências.

Quanto ao recurso 3D do desktop Linux não é difícil configurar o beryl, pelo menos no Ubuntu, pois está disponível em adicionar e remover.... E no Suse ou Mandriva já vem por padrão.

O Compiz Fusion “antigo Beryl e Compiz” gera é inveja e dor de cotovelo nos usuários da Apple e a Microsoft, ambos tem efeitos no desktop, porem limitados se comparados ao Compiz Fusion. Isso sem contar que a nova versão do Mac os X tem muitas coisas parecidas como o Apple Spaces "como os múltiplos desktops do Linux" e outros efeitos simulares ao do Linux.

Quando ao recursos do Compiz Fusion, eu acho útil e uso, obviamente não fico sacudindo janelas e rodando o cubo que nem um nerd adolescente, mais não é verdade que não tem utilidade. Basta configura-lo ao seu modo.

Com relação a suporte a hardaware garanto que o Linux tem melhor abrangência, pois o cd do vista ou do xp numa maquina sem o cd de driveres da placa mãe e periféricos é a mesma coisa que nada.

O Xp na maioria dos casos não vai reconhecer som, vídeo, etc... No Linux ainda no 1º boot já foi tudo carregado, e o aperto é com uma parcela muito pequena de equipamentos. E isso se deve aos fabricantes e não ao sistema.

Outra coisa que ele esqueceu de mencionar é que as distribuições Linux evoluem, como era o linux a 8 anos atrás? Pra ler um cd-rom tínhamos que monta-lo por linha de comando. Hoje no Ubuntu você coloca um cd virgem e ele pergunta se você que gravar. Isso é só um exemplo, pois antigamente só que conseguia instalar um sistema Linux era um geek ou técnico. Hoje até um semi-analfabeto dando seus primeiros passos no mundo da informática consegue instalar o Ubuntu.

Vamos ver como vai estar o Linux em alguns anos. Garanto que vai estar infinitamente melhor, sem a necessidade do uso de linha de comando.

Todos falam do Linux como se ele nunca mudasse, como se não evoluísse como se os usuários do Linux não soubessem de suas limitações.

Esse cara deveria se informar melhor antes de falar coisas. E acho que a Fabiane também.
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 15:24 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2007, 16:03 »
É acho que as distros linux deviam vir com os requerimentos.
1º saber ler
2º saber que linux não é um OS cópia do windows e por isso tem suas particularidades.
3º saber que o Shell não é o MS Dos.

Quem sabe assim as pessoas se empenhariam mais em descobrir as diferenças entre os OSs e
paravam de tentar tornar o linux em um windows.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2007, 16:13 »
É acho que as distros linux deviam vir com os requerimentos.
1º saber ler
2º saber que linux não é um OS cópia do windows e por isso tem suas particularidades.
3º saber que o Shell não é o MS Dos.

Quem sabe assim as pessoas se empenhariam mais em descobrir as diferenças entre os OSs e
paravam de tentar tornar o linux em um windows.

Olha só que um palhaço escreveu no post!

resposta do Marcos Roberto:
NQ6,
Você deve ser mais um maniaco obssessivo pelo linux.
Respeite a opnião dos outros.
Muitos aqui não tem tempo disponível como você deve ter, pra poder ficar tempos e tempos fuçando um sistema operacional que não tem muita coisa a oferecer.
Conselho: Vai fazer alguma coisa mais útil.
Abraços.

Minha resposta:
Marcos Roberto essa é a típica resposta de quem não tem argumentos e conhecimento suficiente para responder a altura e com embasamento.
Eu não ando fuçando nada, e sim utilizando o sistema, estudando, aprendendo e me aperfeiçoando.
Conselho: Vai estudar, se informar, ler e aprender um pouco antes de responder um post sem informações apenas com palavras vazias.
Abraços.

resposta do Marcos Roberto:
Eu sou um profundo conhecedor do mundo linux, uso o linux desde o sistema conectiva marumbi, acho que você nem se lembra desta época. Hoje uso um sistema robusto e que serve como base pra muitas distribuições linux, a Debian.
Trabalho com linux tem 10 anos, acompanhando a evolução, trabalhando com ele no âmbito de servidor, o que requer muita informação, estudo e aperfeiçoamento.
Uso o linux para ganhar dinheiro, pois o tempo que perdi aprendendo eu converti em R$$, e acho que você perdendo tanto tempo de sua vida, pra aprender tantas coisas que não tem nenhum valor, esteja jogando tempo fora.
Bem. Não tenho nada com sua vida, apenas estou te informando que você não está falando com qualquer pessoa que não tem conhecimento.
Quando você conseguir criar um servidor completo de DB ou NET no linux em linha de comando, você volta aqui pra conversarmos.

Abraços mais uma vez e juízo.

Minha resposta:
Primeiro você fala que o sistema Linux não tem nada a oferecer! Agora você diz que ganha dinheiro com o Linux e que conhece o sistema profundamente a muitos anos.
Estranho ouvir isso. Pois um sistema que não tem muito a oferecer, e lhe possibilita ter lucros com ele!
Se realmente seu currículo é verdadeiro você não teria dito o que disse anteriormente. Pra mim você é fake.
Um abraço amigo, passar bem.

resposta do Marcos Roberto:
NQ6,
Amigo, pra terminar o assunto, eu falei que o sistema não tem nada pra oferecer em modo desktop.
Esta discurssão não irá levar a nada.
Abraços.

Minha resposta:
Amigo eu não estou afim de discutir com você não! Continua criando seus servidores no Linux por comando que é melhor. Só não entendo uma pessoa que se diz hard user usar Xp em casa e diz que não tem condições de usar o Linux como desktop.
A minha sobrinha de 13 anos conseguiu isso... Mais tudo bem...
Passar bem.
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 16:16 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2007, 19:12 »
1 - sim, é perda de tempo ficar discutindo isso.

2 - vc, nq6, está certo sobre o que a leiga escreveu.

3 - o outro cara que esqueci o nome TAMBEM precisa respeitar a opiniao de vc, user Linux(o que ele também DEVE SER...) acerta do... Linux.

4 - nao repsondo lá, acho perda de tempo ficar discutindo com ignorante sobre oa ssunto, e que fica falando as coisas sem conhecer.

Offline Cassiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2007, 09:08 »
É por isso que sempre me lembro da frase do morimoto, " o windows venceu desista ". Não adianta batermos de frente com a burrice adquirida pelas pessoas durante anos usando o windows. Esse cara que diz que o linux não tem nada a oferecer em desktop deve ser cego. Os efeitos de desktop 3d estão em fase alpha, funciona, mas pode não funcionar como foi meu caso. Mas o cara não pode fechar os olhos para uma série de efeitos incriveis com máquinas simples que não dependem de nota para o hardware. O  MAC é um windows disfarçado. Caro, cheio de publicidade.

boi

  • Visitante
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2007, 10:44 »
É isso aí. O Windows venceu, desista! Não adianta ficar nessas discussões intermináveis com  esse pessoal. Se o Windows está bom para eles, fiquem com o Windows e acabou. Do nosso lado temos um sistema cada vez melhor, e que atende as necessidades de um número cada vez maior de usuários. O Linux vai continuar crescendo naturalmente, não há motivo para pressa.
Antigamente, por exemplo, uma das maiores críticas ao Linux era de que era feio. Mas hoje em dia com todas essas interfaces gráficas, o compiz/beryl e tudo o mais, isso mudou bastante. Você pode construir uma interface muito bonita, com efeitos visuais incríveis, e sem exigir muito da máquina. E o que é melhor, você escolhe como vai ficar, você pode deixar o desktop com a sua cara. Nenhum sistema fechado oferece isso.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2007, 19:58 »
Eu não vejo os comentários da moça como uma crítica ao Linux. Acho que foi mais uma crítica aos usuários radicais do Linux e de qualquer outro sistema. Afinal, ela inicia o artigo dizendo que reconhece que, em alguns aspectos, o Linux funciona melhor do que o MacOS, mas, por questões pessoais, ela não troca o MacOS por nada no mundo. Eu também adoro o Linux! Tenho urticária quando preciso usar o Windows (por exemplo, quando vou usar o PC da minha mãe ou o da minha esposa). Contudo, reconheço que o Linux tem problemas e que ainda é necessário muitos conhecimentos técnicos para tirar 100% de proveito do Linux.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2007, 15:10 »
Nq6, pelo que percebi o cara usa o Linux no trabalho por ser obrigado. Não gosta de usar como nós fazemos. Para esse não tem jeito: em breve será substituído por alguém que realmente gosta de linux. Não dá pra fazer algo sem gostar, a tendência é gostar menos ainda.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2007, 15:19 »
1o - Peço que controlem os termos utilizados. Caso contrário fecharei o tópico.
2o - A Fabiane tem um estória com o Linux. Inclusive já abriu um blog para desenvolver design gráfico para Linux e passar sua experiência.
3o - O pior inimigo do Linux é o radicalismo. Não vi nada demais no texto dela.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2007, 19:26 »
1o - Peço que controlem os termos utilizados. Caso contrário fecharei o tópico.
2o - A Fabiane tem um estória com o Linux. Inclusive já abriu um blog para desenvolver design gráfico para Linux e passar sua experiência.
3o - O pior inimigo do Linux é o radicalismo. Não vi nada demais no texto dela.
Não sei c esse teu post tem a ver com o meu. Mas de qualquer forma, vou esclarecer melhor ele.
Não tenho nada contra a Fabiane, nem contra qualquer um que postou no relato dela.
Só acho que um usuário final consientizado do que vai encontrar no linux, tem muito mais chances de gostar do pinguim do que alguém que instala o linux achando que vai poder instalar o msn client da MS ou o seu MMORPG que roda sob o directx.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2007, 19:45 »
Me refiro ao adjetivo referido ao texto. É grosseiro e agressivo por um texto com a opinião pessoal da autora.

Solicito ao autor do tópico que modifique o título.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

boi

  • Visitante
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2007, 22:15 »
Antes que esse tópico seja trancado, deixa eu dar minha opinião. Não li o texto referido, e nem vou ler, simplesmente porque não me interessa. Não adianta ficar todo mundo preocupado com o que o Baboo, o Piropo ou essa tal Fabiane não sei das quantas diz. E nem com o que os usuários do Windows, do Debian, do Slackware ou do Suse pensam do Ubuntu.  Eu que não perco meu tempo lendo as colunas do Piropo, que trata de temas que não me interessam, ou frequentando fóruns específicos de distros que não uso e não pretendo usar.
Se um determinado site ou colunista publica coisas que não são verdadeiras, para que continuar lendo esse site ou colunista? Ficar dando audiência para eles? Melhor é deixar para lá, mesmo porque muitas vezes o que eles querem é isso mesmo, provocar, gerar polêmica, já que isso atrai mais leitores.

Offline volenti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Confissões de um linuxer - Mais um post idiota!
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:48 »
Usuário ®Windows, é preguiçoso, não quer um sistema estável, quer um "legalzinho", acham que Windows Vista é a última geração (acho que a metade não sabe que ele é "semelhante" ao Mac OS X)

Tenho em minha casa 2 pc's o meu com Ubuntu ja a +/- um mês (não largo mais dele =D) e Windows XP onde meu irmão utiliza, e neim tento mudar a cabeça dele pra usar o linux:

1º > Pq ele naum quer apreder coisas novas
2º > Não quer usar o teclado pra instalar algo
3º > Windows ta ligando, abrindo jogo, tocando música e filme, e entrando na internet, quer mais oq? (¬¬")
4º > Esta acho que é a mais importante, quando da algum erro; como vírus/bugs inesplicáveis... quem arruma? eu ... ¬¬º

Não querem usar um sistema onde precisem pensar querem que pensem por eles!

[]'s
vnt
contato: volenti.mess@gmail.com

Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Confissões de um linuxer
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2008, 14:43 »
Sabem o que vem em mente quando leio tais artigos? Que o linux melhora a cada dia e que o Windows sabe-se lá quando.

O Windows tem defeito, o linux tem defeito, as pessoas têm defeitos, portanto, vamos viver a nossa vida em paz.