Autor Tópico: Retirar o espaço ocupado por Reserved Block Count  (Lida 4362 vezes)

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Retirar o espaço ocupado por Reserved Block Count
« Online: 10 de MAR?O de 2015, 14:16 »
Há alguns dias estava recebendo o aviso de não haver espaço em disco para gravar, o que quer que fosse, e isto num disco de 1 também. e num SSD de 120 Gib, e em qualquer um deles vendo pelo Gparted ou por df -h verificava que ainda tinha espaço a ser ocupado.

Para minha sorte estava comentando isto por mail com um amigo e parente, estava presente o filho dele, então passou-me as seguintes ordens.

df -h com esta identificou-se a /home sdb2

sudo tune2fs -l /dev/sdb2 com esta verificou-se o espaço ocupado por reserved block count

sudo tune2fs -m 0 /dev/sdb2 com esta o valor do espaço reserved block count ficou a 0 (zero) ficando logo mais espaço na home.

Dando-me a seguinte explicação:O comando tune2fs permite alterar parâmetros de sistemas de ficheiros ext*. A opção -m define o número ou percentagem de blocos reservados para o utilizador root. Se bem me recordo, por defeito o sistema assume 10% para o root. No caso dos file systems / /usr ou /var isso é importante para um utilizador não encher o disco. No caso do /home, não faz sentido essa restrição.

Já fiz isso em dois portáteis, e agora todas as vezes que instalar um S.O. de novo, ou talvez também um Kernel, vou sempre verificar se este espaço está ocupado ou a zero.

JFMMF

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Retirar o espaço ocupado por Reserved Block Count
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2015, 15:22 »
Os blocos reservados para o root representam 5% por padrão e não 10%!  Só que 5% num HD de 1TB representam quase um disco Blu-Ray. Se necessário eu deixo 1%, nunca deixei 0. A explicação é que  existem processos que são de uso do root, então eles vão precisar de algum espaço, evita fragmentação e daemons como o syslogd precisam deste espaço. Então só usem 0 se tiverem a partição home separada!
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2015, 15:24 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Retirar o espaço ocupado por Reserved Block Count
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2015, 15:50 »
Os blocos reservados para o root representam 5% por padrão e não 10%!  Só que 5% num HD de 1TB representam quase um disco Blu-Ray. Se necessário eu deixo 1%, nunca deixei 0. A explicação é que  existem processos que são de uso do root, então eles vão precisar de algum espaço, evita fragmentação e daemons como o syslogd precisam deste espaço. Então só usem 0 se tiverem a partição home separada!

Desde que principiei com o Linux Ubuntu sempre usei a home separada, excepto a primeira vez, tendo um dissabor grande naquela altura, mas já lá vão alguns anos, em meu nome obrigado pela correcção da percentagem.