Autor Tópico: Notebook, poderiam me indicar alguns?  (Lida 9663 vezes)

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Online: 03 de MAR?O de 2011, 17:00 »
Boa tarde amigos, tive que formatar o meu PC por causa de problemas no Windows e junto com o mesmo foi o meu sistema Ubuntu :(

Então amigos, minha dúvida é a seguinte, não quero mais misturar sistemas "dual-boot", então estou pensando em comprar um Notebook e nele instalar o sistema operacional Ubuntu, então gostaria de saber por parte dos amigos se me indicam alguns modelos com compatibilidade total em Hardware com o Ubuntu e também com preços acessíveis, lembrando que posso adquirir o mesmo no máximo até R$ 2.000,00, mas lembrando que para mim seria muito importante um Notebook é a compatibilidade total com o Linux Ubuntu, ok!

Muito grato á quem puder me ajudar,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2011, 18:48 »
Saudações.
Primeiramente seria bom estabelecer além do preço, também o uso que será feito e desempenho que espera do equipamento que virá adquirir.
Neste ponto é bom pensar em tamanho de tela, placa gráfica, chipset, processador, HD (tamanho, velocidade) ou SSD...
Isto posto, começe a procurar pelo que mais se aproxima das suas expectativas dentro do seu orçamento.
Quanto a compatibilidade, citando marcas, posso indicar os HP (são dois aqui em casa) que me satisfazem plenamente com Ubuntu. Além disso, a Dell mantém uma linha que sai com linux da fábrica e ainda dá a oportunidade de configurar a máquina ao seu gosto (e $$$).
Se mora em SP Capital, sugiro que visite a Sta. Ifigênia, existem lojas que trabalham com seriedade e bons preços e você leva o produto na hora, já configurado, testado e pronto para uso, além de poder comparar vários modelos ao vivo, pegando na mão. Para mim o melhor modo de comprar qualquer coisa.
Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2011, 21:05 »
Uma opinião simples e direta: recomendo que adquira um notebook que tenha chipset da Intel, preferencialmente. Esse chipset é muito bem aceito pelo mundo GNU/Linux-Ubuntu, tanto o de 32 bits quanto o de 64 bits. Principal recomendação que dou é que procure comprar um notebook que oferece sempre o máximo de memória RAM, ou seja, quanto mais, melhor (algo em torno de 4 GB, de preferência DDR3). Se puder adquirir um notebook Core i5 com chipset H55, estará muito bem servido e é só correr para a instalação e ser feliz.


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #3 Online: 04 de MAR?O de 2011, 08:13 »
Aos dois amigos que me indicaram marcas e finalidades de Notebook, agradeço muito por sanarem minhas dúvidas, vocês não tem ideia de como me ajudaram, fico muito agradecido por isso!

Vou pesquisar por Dell e HP ainda hoje, que bem que ví uns Sony lindos, mas verei mesmo qual é mais compatível com Ubuntu.
Outra coisa quando eu estava utilizando o meu Ubuntu no PC eu estava mais trabalhando com Gambas, ou seja, eu utilizo o mesmo mais para parte de programação!

Fiquem com Deus e muito obrigado novamente!
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

clodoaldops

  • Visitante
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #4 Online: 06 de MAR?O de 2011, 22:10 »
Já instaleo ubuntu nestes note sem problemas:
1-dell
2-lenovo
3-itautec

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #5 Online: 07 de MAR?O de 2011, 09:43 »
Já instaleo ubuntu nestes note sem problemas:
1-dell
2-lenovo
3-itautec


Dos três o que mais gostei foi o Itautec, com a marca InfoWay... placa de vídeo da Intel,,, excelente...!!!


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #6 Online: 09 de MAR?O de 2011, 03:20 »
Pronto amigos, comprei o notebook!

Foi da Marca HP modelo HP Pavilion DM4-1055BR, espero que este modelo consiga instalar o Linux Ubuntu, pois o vendedor me garantiu total compatibilidade com hardware, mas pelo visto o Ubuntu aceita o modo somente CD, então caso todos os recursos deste notebook funcionarem via CD, quer dizer que instalando ele no HD também ocorrerá total compatibilidade?
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #7 Online: 09 de MAR?O de 2011, 09:40 »
Pronto amigos, comprei o notebook!

Foi da Marca HP modelo HP Pavilion DM4-1055BR, espero que este modelo consiga instalar o Linux Ubuntu, pois o vendedor me garantiu total compatibilidade com hardware, mas pelo visto o Ubuntu aceita o modo somente CD, então caso todos os recursos deste notebook funcionarem via CD, quer dizer que instalando ele no HD também ocorrerá total compatibilidade?


Esse notebook apresenta essa placa gráfica?

Gráficos ATI Mobility Radeon™ HD 5450

Se sim... eu não sei como andam os drivers do Ubuntu para as placas gráficas da ATI... até algum tempo atrás era um tanto complicadas no Ubuntu... mas é bom você dar uma pesquisada para confirmar...!!!


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #8 Online: 09 de MAR?O de 2011, 11:53 »

Esse notebook apresenta essa placa gráfica?

Gráficos ATI Mobility Radeon™ HD 5450

Se sim... eu não sei como andam os drivers do Ubuntu para as placas gráficas da ATI... até algum tempo atrás era um tanto complicadas no Ubuntu... mas é bom você dar uma pesquisada para confirmar...!!!


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!

Vixi amigo, tomara que dê certo, senão entrei em uma furada :(

Vou ver pelo próprio CD do Ubuntu sem instalá-lo, se por acaso funcionar daí eu instalo o sistema, senão vai me complicar!

Que coisa!

"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #9 Online: 09 de MAR?O de 2011, 14:35 »
Pronto amigos, achei no site da ATI o drive desta placa de vídeo, mas veio com uma extensão de arquivo em *.RUN, eu sinceramente nunca ví esta extensão no Ubuntu, está correto a forma que veio isso, abaixo segue o site para vocês olharem!

site: http://support.amd.com/us/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx

Grato aos amigos,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline Niox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #10 Online: 09 de MAR?O de 2011, 14:56 »
Consegui instalar os drives da n vidia com essa extensão *.run nesse tutorial http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69789.0.html

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #11 Online: 09 de MAR?O de 2011, 15:01 »
Consegui instalar os drives da n vidia com essa extensão *.run nesse tutorial http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69789.0.html


Teoricamente pode ser que funcione... apenas substituir onde está o driver da NVidia pelo driver da ATI... mas detalhe: precisa colocar o nome exato do driver da ATI...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #12 Online: 09 de MAR?O de 2011, 17:11 »
Teoricamente pode ser que funcione... apenas substituir onde está o driver da NVidia pelo driver da ATI... mas detalhe: precisa colocar o nome exato do driver da ATI...!!!

Oh! Meu amigo, você está me ajudando tanto, mas poderia me dizer o que seria esta extensão *.RUN é a mesma que *.EXE? ou *.MSI?

Grato,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #13 Online: 09 de MAR?O de 2011, 17:18 »
Teoricamente pode ser que funcione... apenas substituir onde está o driver da NVidia pelo driver da ATI... mas detalhe: precisa colocar o nome exato do driver da ATI...!!!

Oh! Meu amigo, você está me ajudando tanto, mas poderia me dizer o que seria esta extensão *.RUN é a mesma que *.EXE? ou *.MSI?

Grato,
Renato.

Não é a mesma coisa não... a diferença é que esse arquivo .run ele precisa ser compilado como demonstrado no tutorial referenciado acima... segue-o e vê se dá certo... qualquer coisa posta aqui os erros que aparecerem...!!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Notebook, poderiam me indicar alguns?
« Resposta #14 Online: 09 de MAR?O de 2011, 18:47 »
Amigos, nem acredito, só coloquei o CD do Ubuntu e estou executando o mesmo sem intalar, daí o mesmo encontrou todos os drives do meu notebook, ou seja, ele está funcionando perfeitamente, placa de vídeo, placa wireless, placa de rede, som, bluetooth, ou seja, tudo foi reconhecido :)

Agora é só fazer o DUAL-BOOT, pois o Windows que veio neste notebook é original e não quero perdê-lo, então vou particionar o HD e instalar o sistema Ubuntu!

Obrigado á todos pela ajuda e atenção!

Até mais e fiquem com Deus,
Renato.

PS: Esta mensagem já foi enviada no sistema Ubuntu 10.10, funcionando :)
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".