Fórum Ubuntu Linux - PT

Área para Iniciantes => Iniciantes => Tópico iniciado por: edbucker em 19 de Novembro de 2016, 14:44

Título: Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 19 de Novembro de 2016, 14:44
Boa tarde amigos do fórum, como vão vocês?

Por questões organizacionais, dividi esse tópico. Sabe, pra facilitar tanto a escrita quanto a leitura.

Pano de fundo
Recentemente eu tive problemas com o OS X no meu Macbook Pro 13" 7,1 de 2010. Além de muito lento, eu era forçado a me manter no Mavericks, que já um sistema desatualizado, pra poder ao menos operar. Mas foi necessária a atualização - quase forçada - pro mais recente e, por fim, o Macbook parou. Então resgatei o Ubuntu, que era um SO que eu usei bastante antes de entrar na faculdade e era muito feliz com ele, apesar de ter sido sempre um iniciante em quase tudo.

As dúvidas
Até já recorri à ajuda do fórum aqui para resolver um problema com o dispositivo de WiFi, mas agora eu venho não com um problema e sim com algumas dúvidas.
Na pilha de ver o computador funcionando ok, com uma leve lentidão quando muitos processos são executados juntos (ex.: ouvindo música no Spotify, navegando na internet, operando o terminal pra pequenos ajustes. Vide macfanctld), mas com o Ubuntu 16.04 mais bonito do que nunca, resgatando essa máquina pela qual eu tenho tanto carinho, eu adquiri um SSD Sandisk de 240GB e um caddy, adaptador para instalar o SSD no lugar do superdrive CD/DVD do Macbook.
Esse é um procedimento já bastante comum dentre usuários de Mac, mas que eu vinha me negando a fazer porque não tinha muita disposição e nem tempo. Só que agora empolgado, e como tempo a gente arruma, decidi: eu vou fazer.  :P

Tenho dúvidas com relação a duas coisas, principalmente:
1) como configurar corretamente o Grub para que / e suas devidas pastas fiquem instaladas no SSD, enquanto que /home ficará no HDD de 1TB que eu já tenho instalado?
Essa dúvida existe, basicamente, porquê eu nunca executei essa operação nesse sentido. Quando era mais moleque, geralmente, eu e meus amigos adquiríamos as peças (ou computador pronto) e montávamos o / no HD que tínhamos disponível, pra bem depois arrumar outro e transpor o /home pra ele. Era essa a "operação padrão".
2)Por já ter me virado aqui pra resolver "n" pequenos empecilhos que surgiram, não queria ter que passar por tudo isso de novo. Portanto, qual seria a forma mais prática de manter as configurações que já tenho estabelecidas nesse sistema que está instalado em meu Macbook Pro? Backup ou existe um pacote de arquivos que eu posso salvar em algum lugar e substituir na nova instalação? Lembrando que, nunca utilizei essa ferramenta de Backup do Ubuntu. Sempre fiz tudo na mão.

Concluindo, ou não
Bom, essas dúvidas são as que mais me incomodam no momento e causaram esse tópico (que aliás, espero que esteja no lugar certo, já que sou iniciante ), mas conforme forem surgindo outras, eu venho aqui e posto.
Ainda vai demorar a realizar o procedimento. O caddy está previsto para chegar segunda ou terça feira, então provavelmente, só no meio da semana que vem eu vou começar.

P.S.: tenho lido um monte de documentações sobre a instalação do linux em SSD e já sei mais ou menos como deve ser - incluindo o lance de se deixar o swap fora dele, pra evitar a escrita constante no dispositivo. Alguém poderia opinar sobre isso ou ter outras sugestões?
P.P.S.: passou pela minha cabeça particionar o SSD e também instalar o OS X, mas eu só consigo imaginar o quanto isso vai ser complicado depois que eu formatei e forcei o modo UEFI. Longe de ser minha vontade também. ::)

É isso, gente. Vamos nessa!
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 19 de Novembro de 2016, 15:43
Atualizando o tópico com uma informação que eu não sei se pode ser útil, mas essa é a atual estrutura do meu HDD (instalado no modo automático por Live Stick USB).

$ sudo fdisk -l
[...]
Dispositivo   Start          Fim                 Setores             Size         Tipo
/dev/sda1     2048          1050623        1048576            512M      EFI System
/dev/sda2     1050624   2050047        999424              488M      Linux filesystem
/dev/sda3     2050048   1953523711 1951473664     930,5G   Linux LVM

Eu tenho a intenção de deixar ao menos 48GB livres no SSD de 240 (20%). Li que o ideal é deixar esse espaço "em branco". Se entendi bem, é apenas parte não formatada do disco, feito um sda* vazio e que não tem nome nem nada.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 19 de Novembro de 2016, 16:44
O tópico é apenas conceitual sobre organização de discos e o povo do Fórum certamente poderá colaborar com várias e úteis sugestões, entretanto, no momento vou opinar rapidamente apenas sobre a questão do uso do LVM no disco atual.

Como certamente você sabe, LVM se trata do Logical Volume Manager que tem por finalidade adicionar um camada de abstração ao gerenciamento de discos, permitindo tratar vários discos como se fosse um único.

Se bem entendi o que você tem é um notebook com um disco e pretende apenas adicionar um segundo disco nele. O uso do filesystem do tipo LVM à primeira vista não parece ser adequado ao seu caso, isto é, não é ao menos aparentemente a situação típica em que se faz uso disso, que é em situações onde realmente se pretenda incorporar vários outros discos ao sistema, onde então o LVM facilita o gerenciamento. No caso de um simples notebook não há razão razoável para manter LVM. Um sistema LVM cai bem, por exemplo, num servidor de uso profissional, que é uma outra arquitetura de trabalho, não sei se é o seu caso. Em condições normais não se usa isso, só complica, não ajuda em nada.

Num  servidor, por exemplo, a arquitetura física é a utilização de um rack onde se vai empilhando os discos adicionados ao sistema na medida em que surgem novas necessidades de aumento do espaço em disco.

O pressuposto que justifica LVM é a adição futura de vários discos adicionais, o que, salvo engano, não parece ser o seu caso.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 19 de Novembro de 2016, 16:57
Citação de: druidaobelix link=topic=121042.msg664559#msg664559

Como certamente você sabe, LVM se trata do Logical Volume Manager que tem por finalidade adicionar um camada de abstração ao gerenciamento de discos, permitindo tratar vários discos como se fosse um único.

[...]
O pressuposto que justifica LVM é a adição futura de vários discos adicionais, o que, salvo engano, não parece ser o seu caso.

Entendi. Pois é, quando eu optei por instalar o LVM na instalação do sistema, pensei em fazê-lo por ter entendido errado. O que eu compreendi de uma explicação que eu encontrei - já não me lembro onde - na internet, foi que isso facilitaria a manipulação do disco posteriormente e, como na época, eu estava cogitando particionar o disco pra ter um /home separado, mas no mesmo drive. Na hora me pareceu correto, mas agora vejo que sequer fez sentido.
Menos um ponto pra mim.

Dito isto, há como reverter o LVM sem precisar reinstalar o sistema? E mesmo que não, e acho que isso cai novamente na questão de salvar as configurações pra uma nova e posterior instalação, qual seria o procedimento mais correto? Corrigir agora ou esperar pra depois que instalar o SSD? Já que vou ter que instalar o ubuntu nele.

Agradeço muito sua observação, druidaobelix. Extremamente pertinente e sequer havia passado pela minha cabeça que isso poderia se tornar um problema.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 19 de Novembro de 2016, 17:49
Mais um dedinho de prosa, agora com relação à partição swap.

O seu sistema é de uso pessoal e possui 8GB RAM e terá ainda uma unidade SSD.

Nessa circunstância não é necessária a existência de swap, exceto se precisar fazer renderização intensiva (trabalhos gráficos) ou fizer questão de hibernação.

Leia esse tópico e os links nele indicados:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120746.msg662820.html#msg662820


Para sermos conservadores, querendo, deixe criada uma partição swap no disco rígido convencional (aquele atual do 1TB), porém deixe a swap desativada no fstab. Caso por alguma razão futura venha a precisar mesmo, ainda que topicamente, basta ativar manualmente para aquele trabalho específico.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 19 de Novembro de 2016, 19:03
Citar
Nessa circunstância não é necessária a existência de swap, exceto se precisar fazer renderização intensiva (trabalhos gráficos) ou fizer questão de hibernação.
A questão é que eu utilizo sim softwares de edição de imagem e já faz um tempo que essa VRAM disponível é insuficiente. Pensei em deixar o swap só por prevenção, o que, no caso, poderia muito bem ser realizado conforme o descrito no seu link. Vou botar aqui na planilha do projeto. hehehe

Outra coisa, eu tenho a intenção de futuramente aumentar a RAM dele pra 16GB, mas só caso ache necessário mesmo com o SSD. Neste caso, torna-se completamente desnecessário o swap, mesmo nas situações específicas supracitadas.
Vou deixar isso anotado também e pensar sobre o assunto.

Sabe que o que me mata aqui é não poder atualizar a placa de video do Macbook. Ao menos no OS X era inviável.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 19 de Novembro de 2016, 19:43
Um disco SSD de 256GB é uma preciosidade, é uma mudança de paradigma, sai definitivamente do mundo da mecânica e ingressa finalmente no mundo da eletrônica (ou quase, porque ainda resta o fan), não tem paralelo, merece uma instalação nova, clean, tudo partindo do zero, nada de aproveitar isso ou aquilo de instalação anterior.

Os dois discos, o novo SSD e o existente convencional devem estar particionados em GPT, sobremodo que o firmware do equipamento é do tipo UEFI, não há a menor razão de deixar um em GPT e outro não, além do que esse particionamento dá uma enorme liberdade de eventuais redimensionamentos, sem ficar preso nas amarras do sistema convencional que só admitia e 4 primárias ou 3 primárias e 1 estendida, nas quais se criava as partições lógicas. No GPT todas são primárias e a quantidade possível é enorme.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 19 de Novembro de 2016, 23:14
Sim! Eu tenho impressão que todos os planos que tenho de longo prazo vão mudar quando instalar o SSD. É um mundo completamente novo.  :)

Estou anotando tudo o que tem me dito, druidaobelix. Vou colocar os discos em GPT. Tenho um pouco de receio nessa parte de formatar o disco novo e fazer o atual funcionar em conjunto. Mas é meio tolice minha, eu sei.

Bonus: realmente, o fan é o que mata nesse computador. Ontem eu cheguei a registrar 98 ºC com o fan rodando a ~6200RPM. Este é outro problema que eu pretendo sanar mais adiante. De forma preventiva, comprei uma bandeja de alumínio pra ajudar a dissipar o calor pela carcaça. Seja com o macfanctld ou macfan, o fan*_min e fan*_max têm valores iguais, ou seja, só faz diferença se está ligado ou desligado. Lameira.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 20 de Novembro de 2016, 02:34
Verifique no setup se a opção AHCI (Advanced Host Controller Interface) está ativada, se não estiver, ative.

Quanto ao AHCI acima, caso exista no setup e não esteja ativado, note que **antes** de alterar para AHCI é preciso fazer um backup dos seus arquivos pessoais que estão no hd convencional de 1TB, pois se está usando no modo IDE e alterar para AHCI não vai mais conseguir acessar os dados, então **antes** de alterar, backup para um outro disco e como todo backup, preferencialmente backup para um local externo (mesmo porque computadores, como todo e qualquer aparelho elétrico, também queimam).
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 20 de Novembro de 2016, 03:31
$ lspci
[...]
00:0a.0 SATA controller: NVIDIA Corporation MCP89 SATA Controller (AHCI mode) (rev a2)

Esta foi a única linha que envolvia Serial ATA na saída do comando. Deve ser essa mesmo, certo?

Agora, estranho é que a absurda maioria dos dispositivos estão descritos como fabricados pela NVIDIA. Que eu saiba, não é assim. Ou pelo menos isso era maquiado no OS X. Será que estou com erro de leitura?
A placa de video consta como sendo GeForce 320M, por exemplo. Eu jurava de pé juntos que era Ati Radeon.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 20 de Novembro de 2016, 04:14
$ lspci
[...]
00:0a.0 SATA controller: NVIDIA Corporation MCP89 SATA Controller (AHCI mode) (rev a2)
Esta foi a única linha que envolvia Serial ATA na saída do comando. Deve ser essa mesmo, certo?

Tudo indica que sim, que está setado para AHCI, porém não conheço o específico setup desse modelo, então, por via das dúvidas, confirme também olhando diretamente no setup da máquina.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 20 de Novembro de 2016, 04:18
$ lspci
[...]
Agora, estranho é que a absurda maioria dos dispositivos estão descritos como fabricados pela NVIDIA. Que eu saiba, não é assim. Ou pelo menos isso era maquiado no OS X. Será que estou com erro de leitura?
A placa de video consta como sendo GeForce 320M, por exemplo. Eu jurava de pé juntos que era Ati Radeon.

O que os comandos do Linux estão mostrando é o que é, não existe a hipótese de erro de leitura que fizesse uma gpu Radeon ser mostrada como NVidia, isso apenas não existe.

Vamos conhecer um pouco melhor sua máquina, instale o pacote inxi.

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
uma vez instalado, faça o comando abaixo e traga aqui ao tópico o resultado do sequinte comando:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Quanto a gpu propriamente dita, faça também e traga ao tópico:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display



Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 20 de Novembro de 2016, 04:42
Um detalhe importante que havia esquecido: ao receber a unidade SSD, **antes** de iniciar seu uso, certifique-se se há alguma atualização de firmware por parte do fabricante.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 20 de Novembro de 2016, 04:43
Eu tenho a intenção de deixar ao menos 48GB livres no SSD de 240 (20%). Li que o ideal é deixar esse espaço "em branco". Se entendi bem, é apenas parte não formatada do disco, feito um sda* vazio e que não tem nome nem nada.

Note que **não** é obrigatório deixar nenhum espaço "em branco", sem utilizar no disco SSD.
É possível fazer todo o particionamento exatamente como faria com um hd normal e deixando que o kernel identifique e faça as configurações necessárias.

O que existe, como também é assim nos discos rígidos convencionais, é que não se deve "lotar" o disco, "entupir até a boca" a capacidade do disco, deixando uma partição muito apertada de espaço, pois aí o sistema perderá desempenho. É assim com um disco convencional, é igualmente assim com um disco SSD, mas isso não tem nada a ver com deixar um "espaço em branco", sem particionar, na unidade.

No caso do overprovisioning [OP] (excesso de provisionamento), note que os SSD atuais já vem com OP embutido e isso é controlado diretamente pelo firmware, não é acessível para o usuário e totalmente transparente ao sistema operacional.

No seu caso o SSD real físico é de 256GB, entretanto cerca de 7% dele são utilizados para OP, o que resultaem aproximadamente 240GB disponíveis ao usuário, ou seja, algo em torno de 16GB já está alocado como OP e sendo diretamente gerenciado pelo firmware da unidade SSD.

Sobre essa questão leia, por exemplo, esse artigo:

Entendendo excesso de provisionamento

https://www.kingston.com/br/ssd/overprovisioning

Com você disse que o SSD adquirido é um Sandisk, verifique também essa nota técnica de alguém que é Senior Technical Marketing Manager, SanDisk:

https://oemblog.sandisk.com/commercial/why-overprovision-an-ssd/

Veja que ele até diz que, no caso Sandisk, esse valor muito possivelmente é adequado para usuários stander (padrão), entretanto, no caso de usuários comerciais e ambientes de servidores existem meios de alterar e indica um white paper:

Overprovisioning and the SanDisk X400 SSD
Improving Performance and Endurance with Overprovisioning


https://www.sandisk.com/content/dam/sandisk-main/en_us/assets/resources/enterprise/white-papers/overprovisioning-and-the-sandisk-x400-ssd.pdf


Veja também que muito possivelmente o SSD adquirido seja atual, fabricado recentemente, note que as gerações atuais de SSD possuem durabilidade muito maior que as gerações iniciais, é na casa do PB (petabyte - copiar 1000 vezes seu disco de 1TB ou 4000 vezes seu disco de 256GB) até começar a falhar, tudo aquilo que você ler por aí em artigos mais antigos (i.e. 2010/2014), considere que eventualmente nem tudo pode valer mais para as gerações atuais de SSD, sobretudo porque o kernel incorporou a tecnologia e cuida disso tudo.

Como é sua primeira experiência com SSD, creio que seja o caso de deixar tudo o mais padronizado possível, depois, com o tempo e a experiência concreta, se quiser pode melhorar aqui e ali as configurações otimizando o uso de disco.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 20 de Novembro de 2016, 16:45
Também esse artigo dos SSDs da Samsung é interessante:

Over-provisioning
Maximize the lifetime and performance of your SSD with small effect to earn more

http://www.samsung.com/semiconductor/minisite/ssd/downloads/document/Samsung_SSD_845DC_04_Over-provisioning.pdf
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 20 de Novembro de 2016, 19:21
Esse aqui da Seagate também é muito legal, faz uma analogia com o que chamam de "15 squares puzzle" (quebra-cabeças de números) para tentar explicar o conceito, além disso conceitua muito bem e esclarece de uma forma simples a diferença entre a forma de funcionamento de um HDD e um SSD.

Essa é uma informação importante existente no artigo:

"In practice, an SSD’s performance begins to decline after it reaches about 50% full."

(Na prática, o desempenho de um SSD começa a diminuir depois que ele atinge cerca de 50% de sua capacidade total de armazenamento.)

Esse artigo já não é tão enfático quanto a manter apenas os 7% de over-provisioning, da leitura resulta um certo tom de que mais é melhor.


SSD Over-Provisioning And Its Benefits

http://www.seagate.com/br/pt/tech-insights/ssd-over-provisioning-benefits-master-ti/
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 20 de Novembro de 2016, 19:39
Bem, fazendo um resumo sobre o over-provisioning (OP) é muito importante levar em consideração a espécie de uso efetivo dos trabalhos realilzados no computador e consequente utilização concreta do disco. Para a imensa maioria das pessoas deixar com vem de fábrica, apenas com os 7%, parece ser adequado.

Entretanto, se o uso do caso concreto indica uma alta taxa de manipulação de dados no disco, então esse valor pode e deve ser aumentado.

Você disse a um certo ponto que usa para trabalhos gráficos, então, apenas ilustrando a questão, se todo dia se faz a renderização de arquivos de 40GB, que corresponde a 1/5 da capacidade do SSD, parece mesmo melhor aumentar o OP para os 28% mencionados pelos fabricantes, pois muito rapidamente todas as células terão sido ocupadas.

Também de uma forma conservadora, nada impede deixar inicialmente um espaço maior reservado e ao longo do tempo, em razão da utilização real, incorporar ou não aquele espaço de OP deixado inicialmente.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 20 de Novembro de 2016, 22:08

Tudo indica que sim, que está setado para AHCI, porém não conheço o específico setup desse modelo, então, por via das dúvidas, confirme também olhando diretamente no setup da máquina.


Eu ainda não sei como verificar o setup da minha maquina. Estou pesquisando aqui.

Citar
Vamos conhecer um pouco melhor sua máquina, instale o pacote inxi.

Instalado e funcionando. Eis os resultados:

$ inxi -FxZ
System:    Host: Gaspar Kernel: 4.4.0-47-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.4.0)
           Desktop: Unity 7.4.0 (Gtk 3.18.9-1ubuntu3.1)
           Distro: Ubuntu 16.04 xenial
Machine:   System: Apple product: MacBookPro7 1 v: 1.0
           Mobo: Apple model: Mac-F222BEC8
           Bios: Apple v: MBP71.88Z.0039.B0E.1111071400 date: 11/07/11
CPU:       Dual core Intel Core2 Duo P8600 (-MCP-) cache: 3072 KB
           flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 ssse3 vmx) bmips: 9556
           clock speeds: max: 2394 MHz 1: 1862 MHz 2: 798 MHz
Graphics:  Card: NVIDIA MCP89 [GeForce 320M] bus-ID: 04:00.0
           Display Server: X.Org 1.18.4 drivers: nouveau (unloaded: fbdev,vesa)
           Resolution: 1280x800@60.22hz
           GLX Renderer: Gallium 0.4 on NVAF
           GLX Version: 3.0 Mesa 11.2.0 Direct Rendering: Yes
Audio:     Card NVIDIA MCP89 High Definition Audio
           driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:08.0
           Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.4.0-47-generic
Network:   Card-1: Broadcom BCM4322 802.11a/b/g/n Wireless LAN Controller
           driver: wl bus-ID: 02:00.0
           IF: wlp2s0 state: down mac: f8:1e:df:ec:b2:53
           Card-2: Broadcom NetXtreme BCM5764M Gigabit Ethernet PCIe
           driver: tg3 v: 3.137 bus-ID: 03:00.0
           IF: enp3s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full
           mac: 58:b0:35:ef:6d:66
Drives:    HDD Total Size: 1000.2GB (5.3% used)
           ID-1: /dev/sda model: SAMSUNG_HN size: 1000.2GB
Partition: ID-1: / size: 909G used: 42G (5%) fs: ext4 dev: /dev/dm-0
           ID-2: /boot size: 473M used: 114M (26%) fs: ext2 dev: /dev/sda2
           ID-3: swap-1 size: 8.32GB used: 0.00GB (0%) fs: swap dev: /dev/dm-1
RAID:      No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Sensors:   System Temperatures: cpu: 71.0C mobo: N/A gpu: 77.0
           Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
Info:      Processes: 230 Uptime: 8:54 Memory: 1796.5/7726.3MB
           Init: systemd runlevel: 5 Gcc sys: 5.4.0
           Client: Shell (bash 4.3.461) inxi: 2.2.35

E o comando
$ sudo lshw -c display
  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: MCP89 [GeForce 320M]
       fabricante: NVIDIA Corporation
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:04:00.0
       versão: a2

Como eu disse, tenho a impressão de que esse tipo de informação era muito maquiado no OS X. Também não sei se quem é consumidor Apple comum se interessa, então não é de se estranhar.
A placa de vídeo tá rodando pelo driver que vem no Ubuntu mesmo. Tentei realizar a instalação do NVIDEA próprio lá na primeira instalação e perdi o display. Nem conseguia abrir o terminal na inicialização pra reverter a treta, daí reinstalei. Portanto, nem vou mexer com isso. Tá funcionando, então tá bom.  ::)

E sim, eu havia dito sobre manter uma parte em branco no SSD baseado num artigo que li falando justamente sobre o Over Provisioning, mas a sua explicação foi muito esclarecedora. Creio que não vou me atrever a mexer em muita coisa e deixar tudo no padrão. Meu SSD provavelmente já é destes que vêm preparados para tal.
Amanhã vou ler os artigos que separou para mim nos teus outros posts. Muito obrigado pelo material.

Citar
Você disse a um certo ponto que usa para trabalhos gráficos, então, apenas ilustrando a questão, se todo dia se faz a renderização de arquivos de 40GB, que corresponde a 1/5 da capacidade do SSD, parece mesmo melhor aumentar o OP para os 28% mencionados pelos fabricantes, pois muito rapidamente todas as células terão sido ocupadas.

Sim, faço algumas coisas do gênero, mas não são frequentes e nem me recordo de ter trabalhado com um arquivo deste tamanho no último ano. Então, acho que estou tranquilo quanto a isso.

Citar
Também de uma forma conservadora, nada impede deixar inicialmente um espaço maior reservado e ao longo do tempo, em razão da utilização real, incorporar ou não aquele espaço de OP deixado inicialmente.

É bem isso que vai acontecer. Um SSD de 240GB pra alojar um sistema que ocupa o quê? Nem um quarto disso, eu acho.

Citar
Um detalhe importante que havia esquecido: ao receber a unidade SSD, **antes** de iniciar seu uso, certifique-se se há alguma atualização de firmware por parte do fabricante.
Bem lembrado. Preciso ver isso mesmo.

No geral, estou bem mais tranquilo com relação a instalação e utilização. Vou fazer mesmo um backup legal dos meus arquivos, anotar as configurações e instalar de novo do zero. Vou ter que me virar com a placa de rede wireless que é o que mais dá trabalho no computador até agora, mas, fora isso, nenhuma dor de cabeça.

Novamente druidaobelix, muito obrigado por toda sua ajuda e seu tempo em me prover tantas informações pra esse projeto. Vou correr atrás disso tudo a partir de amanhã e conforme for progredindo, informo aqui.


Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 21 de Novembro de 2016, 15:50
Hoje eu descobri uma ferramenta de backup que parece ser muito útil, o Systemback. http://www.diolinux.com.br/2013/06/como-instalar-o-systemback-no-ubuntu.html (http://www.diolinux.com.br/2013/06/como-instalar-o-systemback-no-ubuntu.html)
Aparentemente, o aplicativo é capaz de realizar o backup do sistema e reinstalá-lo posteriormente em outros discos, ou seja, também serve para transpor o que se tem no meu HDD de 1TB pro SSD novo. Vou ler a documentação dele pra procurar por erros.

druidaobelix, tenho duas coisas pra te perguntar:
A primeira é referente à verificação de AHCI. Lá no meu outro post, trouxe o indicativo de que o modo está ativado em meu HD, através do comando $ lspci, no entanto, você me sugeriu uma dupla confirmação no setup. Acontece que eu não consigo encontrar nada sobre como acessar tal setup em meu computador. Sei que maquinas que rodam com UEFI não têm aquela janela feito o BIOS (no máximo uma simulação, o que não é o caso do Macbook Pro), então não estou procurando por isso. Mas também não consegui entender o que seria o tal "setup". Desculpe a pergunta leiga.

A segunda é sobre o firmware do Solid State Drive. Já sei o modelo de meu, um SDSSDA-240G-G26 e, pelo que eu entendi, existe uma ferramenta feita pela própria marca que realiza essa atualização (conforme pode ser visto nesse artigo: http://www.storagereview.com/how_to_upgrade_sandisk_ssd_firmware (http://www.storagereview.com/how_to_upgrade_sandisk_ssd_firmware)), no entanto, a ferramenta roda no Windows e obviamente interage com SSDs instalados. Você sabe como funciona o procedimento no Linux?

Li os artigos que você me passou e já entendo melhor o conceito de OP, além de ter me decidido por manter a sua sugestão e ir no padrão.

Ansioso pra receber o caddy e poder instalar... Mas só após o backup, claro.  ::)
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 22 de Novembro de 2016, 02:57
[...] referente à verificação de AHCI. Lá no meu outro post, trouxe o indicativo de que o modo está ativado em meu HD, através do comando $ lspci, no entanto, você me sugeriu uma dupla confirmação no setup. Acontece que eu não consigo encontrar nada sobre como acessar tal setup em meu computador. Sei que maquinas que rodam com UEFI não têm aquela janela feito o BIOS (no máximo uma simulação, o que não é o caso do Macbook Pro), então não estou procurando por isso. Mas também não consegui entender o que seria o tal "setup". Desculpe a pergunta leiga.

O tal "setup" é exatamente a janela do convencional BIOS, que representa o firmware da máquina e é configurável. No tipo UEFI é exatamente a mesma coisa.
Nos computadores PC em geral o acesso se dá acionando a tecla DEL durante o P.O.S.T (=as rotinas iniciais de verificação do hardware), conforme a marca ou modelo o acesso é acionando a tecla F2 ou coisa parecida.

Talvez não haja isso no MacBook, o que é incrível, mas na Apple certamente não existir esse acesso é sim possível.

Voltando objetivamente ao AHCI, traga o resultado desse comando:

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i ahci
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 22 de Novembro de 2016, 03:10
Li os artigos que você me passou e já entendo melhor o conceito de OP, além de ter me decidido por manter a sua sugestão e ir no padrão.

Voltando à questão do OP e sendo conservador, ao receber o SSD faria inicialmente o particionamento de apenas 200GB, deixando o final do disco sem particionar.

Nada impede que posteriormente, chegando-se a uma conclusão diversa, se venha a aumentar o tamanho usado no disco, então de forma conservadora inicial faria dessa forma, dos 240GB deixe os 40GB no final do disco sem particionar, ao menos por enquanto.

Ainda é necessário estudar melhor para essa específica marca SanDisk a questão do uso do hdparm (o que ainda não tive tempo).

Ainda não cheguei a uma conclusão se é realmente a mesma coisa apenas deixar uma área final sem particionar ou fazer isso de forma ativa usando o hdparm, como sugere aquele artigo da própria SanDisk.

Preciso reler melhor o artigo, o que fiz muito rapidamente, mas faltou tempo.


Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 22 de Novembro de 2016, 03:34
A segunda é sobre o firmware do Solid State Drive. Já sei o modelo de meu, um SDSSDA-240G-G26 e, pelo que eu entendi, existe uma ferramenta feita pela própria marca que realiza essa atualização (conforme pode ser visto nesse artigo: http://www.storagereview.com/how_to_upgrade_sandisk_ssd_firmware (http://www.storagereview.com/how_to_upgrade_sandisk_ssd_firmware)), no entanto, a ferramenta roda no Windows e obviamente interage com SSDs instalados. Você sabe como funciona o procedimento no Linux?

Quanto à questão do SSD Toolkit para atualização do firmware, note que a forma adotada, segundo o link, é através de um USB bootável (bootable USB flash drive), ou seja, uma imagem gravada no pendrive (por analogia, da mesma forma como se faz um live-iso para o Linux).

O programa não é para Windows porque isso encerraria um paradoxo para quem só tem um único disco, que é o que ele diz no artigo que você referencia. Se tenho o Windows instalado e vou fazer uma atualização do firmware que destrói o conteúdo, iria destruir também o Windows instalado, daí o paradoxo, então a forma adotada é vir "por fora" de qualquer sistema operacional através de um pendrive bootável.

O link do artigo está quebrado, dando erro, e por consequêcia não deu ainda para achar o software propriamente dito toolkit), talvez ele seja um iso, se for então a partir de um Linux instalado fica fácil.

Note que esse website que você indicou é bom, porém para qualquer coisa relacionada ao firmware é essencial usar diretamente as instruções do próprio fabricante, website do fabricante, até porque o artigo do site é de 2013 e não sei se isso está ainda valendo para o SanDisk atual, questão de ver.

Mas amanhã estudamos em maiores detalhes isso.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 22 de Novembro de 2016, 03:54
Quanta coisa. Preciso ler isso tudo, mas só amanhã.

Agora estou aqui sofrendo com minhas redes. Estava tentando ajeitar o wl e quase que danei tudo.
Enfim, deu tempo de fazer isso.


Citar
Voltando objetivamente ao AHCI, traga o resultado desse comando:

Código: [Selecionar]

dmesg | grep -i ahci

$ dmesg | grep -i ahci
[    0.000000] ACPI: SSDT 0x00000000BF957000 00023A (v01 APPLE  SataAhci 00001000 INTL 20061109)
[    2.530960] ahci 0000:00:0a.0: version 3.0
[    2.531337] ahci 0000:00:0a.0: AHCI 0001.0300 32 slots 2 ports 3 Gbps 0x3 impl SATA mode
[    2.531341] ahci 0000:00:0a.0: flags: 64bit ncq sntf pm led pio slum part apst
[    2.537092] scsi host0: ahci
[    2.542271] scsi host2: ahci


Creio que não tenha mesmo um menu setup na Apple, mas isso parece confirmar o modo AHCI.

Amanhã eu prometo que volto com novidades nos outros assuntos.
 Talvez precise formatar a maquina e, se for o caso, aproveito pra zerar o LVM.

Novamente, obrigado pela sua atenção. Preciso melhorar a minha e entender melhor os artigos que você me trouxe.

Boa noite, meu caro. Até amanhã
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 22 de Novembro de 2016, 04:00
Diretamente no site do fabricante já está dizendo que o software é para Windows.

Agora não dá pra ler extensivamente como deve ser feito, deixe marcar o site aqui para não ter que procurar outra vez.

SanDisk SSD Dashboard Support Information

http://kb.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/15108/

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 22 de Novembro de 2016, 20:48
Diretamente no site do fabricante já está dizendo que o software é para Windows.

Agora não dá pra ler extensivamente como deve ser feito, deixe marcar o site aqui para não ter que procurar outra vez.

SanDisk SSD Dashboard Support Information

http://kb.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/15108/



Eu tenho a impressão de que já li esse link e foi por causa dele que eu me confundi antes, achando que o Tool funcionava no Windows. Bom, eu até tenho uma maquina com W10, mas não vejo como instalar o SSD nela pra atualizar o firmware. Impraticável.

Caro druidaobelix, peço desculpas, mas hoje não tive tempo de ler os materiais que me disponibilizou. Precisei formatar minha maquina e reconfigurar a coisa toda. Problema na placa de rede sem fio, que agora nem funciona mais.

A boa notícia é que eu consegui reinstalar o sistema sem o LVM, conforme havia dito ontem.
Vou resolver umas coisas aqui e logo mais retorno pro computador pra ler os materiais.

Um abraço
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 23 de Novembro de 2016, 04:16
Citar
Bom, eu até tenho uma maquina com W10 [...]


Então ficou fácil, pois instala o executável (.exe) nessa máquina Windows e a partir dela gera um pendrive ou cdrom bootável, depois é só iniciar por ele.

Na máquina Windows faz o download do instalador e instala o software (que nessa máquina obviamente não irá identificar nada, só servirá para gerar o pendrive/cdrom bootável):

SanDisk SS Dashboard Installer

http://downloads.sandisk.com/Dashboard/SanDiskSSDDashboardSetup.exe


Depois para criar o pendrive/cdrom bootável veja:

SanDisk SSD Dashboard User Manual

http://downloads.sandisk.com/downloads/um/ssddashboard-um-en.pdf

Na página 15:
Create Bootable USB drive

ou adiante na página 17:
Create Bootable CD/DVD

Leva jeito que seria possível fazer também usando apenas o Wine ou uma VM (máquina virtual), mas aí só testando mesmo para ver se de fato dá certo.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 23 de Novembro de 2016, 15:54
Citar
Bom, eu até tenho uma maquina com W10 [...]


Então ficou fácil, pois instala o executável (.exe) nessa máquina Windows e a partir dela gera um pendrive ou cdrom bootável, depois é só iniciar por ele.

Na máquina Windows faz o download do instalador e instala o software (que nessa máquina obviamente não irá identificar nada, só servirá para gerar o pendrive/cdrom bootável):

SanDisk SS Dashboard Installer

http://downloads.sandisk.com/Dashboard/SanDiskSSDDashboardSetup.exe


Depois para criar o pendrive/cdrom bootável veja:

SanDisk SSD Dashboard User Manual

http://downloads.sandisk.com/downloads/um/ssddashboard-um-en.pdf

Na página 15:
Create Bootable USB drive

ou adiante na página 17:
Create Bootable CD/DVD

Leva jeito que seria possível fazer também usando apenas o Wine ou uma VM (máquina virtual), mas aí só testando mesmo para ver se de fato dá certo.

Poxa vida, eu tinha entendido errado!  :-[ Sim, fica bem mais fácil mesmo. Nunca consegui usar o Wine direito.  :P

Vou baixar assim que chegar em casa. Obrigado, druidaobelix!
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 24 de Novembro de 2016, 16:09
Boas novas: chegou o caddy pra instalar o SSD!

Finalmente, depois de uma certa ansiedade, o negócio foi entregue em minha residência. Estou empolgado.

Tomei a manhã de hoje inteira lendo os artigos dispostos pelo druidaobelix e já tenho mais ou menos certo o procedimento a ser tomado, dividindo-o em duas partes.

A parte física, que é inteiramente comigo. Abrir o Macbook Pro, remover os cabos e a bateria, que provavelmente obstrui a remoção do Superdrive CD/DVD, e instalar o caddy com o SSD montado e ligado nele. É um procedimento até simples que eu já vi sendo feito na minha frente por outros colegas na agência em que eu trabalhava.
Preciso averiguar a necessidade de upgrade no firmware do SSD, que, conforme a sugestão do druidaobelix, deve ser feito ANTES da instalação do sistema. Já estou com o SanDisk SSD Dashboard instalado em minha maquina com o Windows e vou ver como criar o USB bootável que vai realizar o procedimento, mas também tenho que ver se o firmware que já vem no SSD não é o mais atual. Outra coisa, devido a necessidade de se realizar o upgrade antes da instalação do sistema, penso em proceder da seguinte forma:
Instalar o SSD no caddy em meu Macbook e ligar o computador. Ver se o sistema o reconhece e/ou me joga pro Ubuntu direto. Em todo caso, é apenas um teste de que tudo correu bem. Então realizo o boot pelo USB e *cruzo os dedos* pra que o EFI não complique nada, o USB seja lido e que, se preciso, o firmware seja atualizado. Daí sim, religo a maquina, faço novamente o teste de sistema pra ver se o SSD está reconhecível e só aí parto pro Live USB do Ubuntu e instalo o sistema no SSD.

Agora, a parte "virtual", que é onde eu mais precisava de ajuda, surpreendentemente me parece mais clara do que nunca.
Depois de uma longa conversa com o druidaobelix, resolvi acatar a sugestão final de deixar 40Gb no final do SSD sem particionar, pra que assim, no futuro, haja a possibilidade de se expandir o que está particionado no caso de decidir por não "aumentar" o Over Provisioning. Certo, quanto à isso, também fiz os testes indicados por ele pra ter certeza de que meu HDD de 1TB já instalado está em modo AHCI. $ dmesg | grep -i ahci foi o último comando sobre o assunto.
Enfim, o particionamento não vai sair muito do comum, já que não pretendo alterar a tabela de fato. Apenas irei remover o Swap se este for sugerido pro SSD, caso não seja, vou deixar como está e apenas reservar aqueles 40Gb não particionados.
Ainda sobre o swap, vou fazer como ficou descrito neste tópico: uma partição de 8Gb reservada, mas fora do fstab. Neste assunto, vou precisar de ajuda. Consigo desativar a partição do fstab pelo Gparted mesmo ou preciso editar o arquivo?

Uma única dúvida que me resta sobre essa parte é se na prática seria mais sensato formatar o HDD de 1TB primeiro, evitando assim conflitos no GRUB depois que instalar o sistema no SSD, ou se posso deixar pra fazer isso depois pelo Gparted.
Lembrando que já tenho dois backups diferentes do meu atual sistema: um pelo Aptik, com configurações, pacotes e outros detalhes, e outro pelo Simple Backup, cuja a intenção é mesmo salvar os arquivos que tenho em meu /home.
Mais cedo comentei sobre o Systemback, mas confesso que não fui muito com a cara do aplicativo. Nada intuitivo e travando muito.

Bom, esse é o plano A. Na falta de um B, vou esperar pra fazer tudo isso amanhã. Até porquê, hoje é aniversário meu com minha mulher e não dá pra ficar colado no computador enquanto ela espera o dia ir se esvair.  :)

No mais, retorno amanhã, ou de madrugada  ::), pra contar novidades.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 24 de Novembro de 2016, 16:23
Voltei antes mesmo do que pensava.  :o

Com o SanDisk SSD Dashboard aberto no Win 10 aqui. Não tenho a opção de criar o USB de atualização porque o computador não reconheceu nenhum SSD. Ao que parece, essa é só uma alternativa à atualização direto no programa.  :-\
Também não encontro mais o SSD Toolkit pra baixar. Acho que foi substituído por esse.

Miou o firmware upgrade.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 24 de Novembro de 2016, 16:30
Citar
Ainda sobre o swap, vou fazer como ficou descrito neste tópico: uma partição de 8Gb reservada, mas fora do fstab. Neste assunto, vou precisar de ajuda. Consigo desativar a partição do fstab pelo Gparted mesmo ou preciso editar o arquivo?

Crie a partição swap (se é que já não existe) no hd comum (1TB), ou também tanto faz, se já não existir lá, pode fazer isso depois, não muda nada.

O que interessa é **não** ter partição swap no SSD.

Se já existir uma partição swap no segundo disco (hd comum) e você fizer a instalação do sistema no SSD com esse segundo disco também plugado, o que irá acontecer é que o sistema irá reconhecer a existência de uma partição swap e irá acrescentar uma linha no /etc/fstab, mais ou menos dessa forma (só um exemplo, dados de sdb e uuid obviamente serão diferentes):

# swap was on /dev/sdb3 during installation
UUID=2884786d-4740-4e2c-b0e1-96d2d8644001 none            swap    sw              0       0

Então, se for esse o caso, depois de tudo instalado e funcionando você simplesmente vai lá no fstab e coloca um # (tralha) no início da linha e isso inutiliza que ela seja executada durante a inicialização.

sudo gedit /etc/fstab

#UUID=2884786d-4740-4e2c-b0e1-96d2d8644001 none            swap    sw              0       0

Se ainda não existir partição swap no disco comum, então essa linha sequer existirá no fstab (e querendo, depois pode ser tranquilamente criado)

Se fizer a instalação com o disco comum desplugado, idem.

Se existir e fizer com o disco comum plugado, deixe correr normalmente, depois de tudo instalado apenas inutilize como dito acima.

Toca em frente que depois acertamos os detalhes.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 24 de Novembro de 2016, 16:38
Citar
Se já existir uma partição swap no segundo disco (hd comum) e você fizer a instalação do sistema no SSD com esse segundo disco também plugado, o que irá acontecer é que o sistema irá reconhecer a existência de uma partição swap e irá acrescentar uma linha no /etc/fstab, mais ou menos dessa forma (só um exemplo, dados de sdb e uuid obviamente serão diferentes):

Caro druidaobelix, já tenho um swap no HDD sim. Se não me engano, de 7,5Gb. Eu tenho meu fstab salvo no meu email pra consulta no trabalho. Segue aqui o conteúdo:
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda2 during installation
UUID=8a573fc9-e5f9-481c-aa19-3730e433b5a1 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /boot/efi was on /dev/sda1 during installation
UUID=1AE9-8B08  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
# swap was on /dev/sda3 during installation
UUID=bd5a6cfe-0403-4981-912c-866d4b404569 none            swap    sw              0       0

O sda2, obviamente, é a partição com o espaço em disco. Logo, fica sendo a primeira do  "/boot", a segunda do "/" e a terceira do "/swap". Vou deixar pra editar depois essas partições, mas já adianto a dúvida: vale a pena mesclar a sda1 e a sda 2 em uma só partição, mantendo assim a do /swap? Digo isso porque realmente não sei se faz diferença ela estar no começo ou no final do disco.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 24 de Novembro de 2016, 16:53
Citar
mas já adianto a dúvida: vale a pena mesclar a sda1 e a sda 2 em uma só partição, mantendo assim a do /swap? Digo isso porque realmente não sei se faz diferença ela estar no começo ou no final do disco.

Esse /boot/efi não vai mais existir aí e sim no SSD, porque será por lá que o boot passará a ocorrer.

A swap existente pode deixar exatamete como está, não muda nada qualquer ordem que esteja no disco.

Na verdade apenas esqueça o disco comum, faça como se ele não existisse, não faz a menor diferença, depois que o sistema estiver instalado no SSD você pode mudar como quiser o disco comum.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 24 de Novembro de 2016, 17:14
Voltei antes mesmo do que pensava.  :o

Com o SanDisk SSD Dashboard aberto no Win 10 aqui. Não tenho a opção de criar o USB de atualização porque o computador não reconheceu nenhum SSD. Ao que parece, essa é só uma alternativa à atualização direto no programa.  :-\
Também não encontro mais o SSD Toolkit pra baixar. Acho que foi substituído por esse.

Miou o firmware upgrade.

Se não dá, não dá, parece meio estranho, mas pode ser sim que seja isso.

De toda forma, tem um cara lá da SanDisk (drlucky SanDisk Guru), num post mais ou menos recente, de 08/11/2015 (um ano), alguém pergunta como para para, se o caso, atualizar o firmware pelo Linux e ele responde dizendo:

Disk image to upgrade firmware from linux?

you have the latest FW for the Ultra II SSD. If a FW is released sandisk  posts ISO that can be burned to a CD for updating on Mac and Linux on this forum and the sandisk Knowledgebase.

Estou olhando lá na página desse modelo, que acho seja o SSD Plus, para ver se há algo.

Aqui é o Fórum onde está a resposta:

http://forums.sandisk.com/t5/SanDisk-Ultra-II-SSD/Disk-image-to-upgrade-firmware-from-linux/td-p/341551

Aqui é a página do Forum deles para esse modelo:

http://forums.sandisk.com/t5/SanDisk-SSD-Plus/SanDisk-SSD-Plus/td-p/350960

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 24 de Novembro de 2016, 17:27
Confirmou aí agora que o disco chegou, é esse modelo mesmo que você havia dito?

SDSSDA-240G-G26

Especialmente, é o release G26 (vinte e seis)?

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 24 de Novembro de 2016, 22:30
Confirmou aí agora que o disco chegou, é esse modelo mesmo que você havia dito?

SDSSDA-240G-G26

Especialmente, é o release G26 (vinte e seis)?
Oi druidaobelix, sim, é esse o modelo. O que chegou mesmo foi o caddy, o ssd já está aqui há quase uma semana. Estou lendo o o post do link que você colou anteriormente.

Enviado do meu smartphone ASUS ZenFone 2.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 24 de Novembro de 2016, 22:39
Ao que me parece, pelo site da sandisk, o G26 é o vendido na América latina. Os modelos europeus são outra terminação.
Só uma curiosidade mesmo.

Enviado do meu smartphone ASUS ZenFone 2.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 24 de Novembro de 2016, 23:08
druidaobelix, li os tópicos linkados do fórum da SanDisk, mas infelizmente, acho que não há muita novidade nele pra mim.

No específico do meu modelo (http://forums.sandisk.com/t5/SanDisk-SSD-Plus/SanDisk-SSD-Plus/td-p/350960), o tópico termina sem uma resposta e, apesar de datar de 2015, a última edição do primeiro post é deste ano, em 12 de julho. Acho que ainda vou precisar esperar pra ver se algo é falado ali.

Já no outro tópico (http://forums.sandisk.com/t5/SanDisk-Ultra-II-SSD/Disk-image-to-upgrade-firmware-from-linux/m-p/341580#M113), no post introdutório, o cara diz conseguir ver o firmware do SSD dele na descrição do disco. Acho que vou precisar montar mesmo o SSD no computador pra verificar qual a versão do meu FW, mas não devem haver muitos problemas se não for. Quero dizer, sendo o Ubuntu Xenial um sistema recente, o que posso fazer é torcer para que tudo seja compatível, e se não for, com a informação sobre a versão, posso pedir o FW no mesmo fórum e gravar a imagem num flash drive.

Acho que vou prosseguir com a instalação.

Só uma última dúvida pertinente ao backup: alguém sabe dizer se posso carregar o backup realizado em outro HDD neste novo, mesmo com partições e fstab diferente? Lembrando que o /home e o /swap vão pro HDD. A ideia era instalar o SSD, instalar o Ubuntu, atualizar a distro, ajeitar as localizações de /home e /swap e aí sim restaurar o backup que tenho aqui.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 00:24
A conclusão que cheguei após examinar o site e o Fórum deles é que se houver uma atualização de firmware eles disponibilizam no formato .iso para Linux e Apple, permitindo então um usb bootável.

Cheguei a encontrar alguns isos de atualização de firmware, porém de modelos mais antigos.

Não há atualização de firmware para esse específico modelo que é o seu, o que está nele é o que vale.

Toca em frente.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 00:37
Se bem entendi, essa arquitetura que você está pensando não vai deixar o sistema tão rápido quanto poderia.

Não tem nada a ver montar o sistema no SSD e deixar a home no HDD, deixe tudo no SSD, sistema e home.

Depois de quando em quando faça backup da home do SSD para o HDD (ou outro externo, melhor ainda e mais seguro).

Apenas, talvez, para não ocupar muito o SSD e dependendo de quanto você tem de arquivos pessoais (pessoais mesmo, não configurações de home), talvez deixe uma partição no HDD apenas para seus arquivos pessoais. Se não for muito deixe tudo na home no SSD mesmo.


Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 03:20
Se bem entendi, essa arquitetura que você está pensando não vai deixar o sistema tão rápido quanto poderia.

Não tem nada a ver montar o sistema no SSD e deixar a home no HDD, deixe tudo no SSD, sistema e home.

Depois de quando em quando faça backup da home do SSD para o HDD (ou outro externo, melhor ainda e mais seguro).

Apenas, talvez, para não ocupar muito o SSD e dependendo de quanto você tem de arquivos pessoais (pessoais mesmo, não configurações de home), talvez deixe uma partição no HDD apenas para seus arquivos pessoais. Se não for muito deixe tudo na home no SSD mesmo.

Entendi. Poxa, pensei que não faria diferença no sistema ter o /home em separado. Achava até que era bem prático, pelo fato de que o protocolo de quem faz isso em mac é justamente jogar a pasta pessoal pro HDD. Mas enfim, vou deixar o /home no SSD então. Mas devo passar alguns arquivos para o HDD, talvez músicas e vídeos os quais uso para editar filmes. Não sei, vou precisar pensar.

Bom, vamos ao que interessa: instalei o SSD. O sistema o enxerga como o esperado (sdb) e parece que está tudo ok.
O retorno do comando continua o mesmo, mas se eu entendi direito o comando $ dmesg, ele retorna respostas dos drivers. Como ainda não "executei" nada no SSD, parece-me que não haveria de mudar mesmo.

Citar
Disk /dev/sda: 931,5 GiB, 1000204886016 bytes, 1953525168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: E77330BF-2E1B-43EB-8AF4-F987C241A2FC

Dispositivo      Start        Fim    Setores   Size Tipo
/dev/sda1         2048    1050623    1048576   512M EFI System
/dev/sda2      1050624 1937278975 1936228352 923,3G Linux filesystem
/dev/sda3   1937278976 1953523711   16244736   7,8G Linux swap


Disk /dev/sdb: 223,6 GiB, 240057409536 bytes, 468862128 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes

Tá aí, instalado e bem vindo ao computador. Vou agora começar a instalar o Ubuntu nele.
Desejem-me sorte.

Só uma nota: o SSD dispões de 240Gb mesmo, e não 256 com parte reservada ao OP, e o que é "pré-reservado" pelo SSD são os tais 7% citados no artigo da SanDisk, se não me engano (7,3% pra ser mais preciso; 240/223.6=1.073).
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 04:07
Sistema instalado no sdb. Demorei um pouco pra entender como seria o esquema de particionamento, já que o live stick queria instalar um swap no automático pra mim no SSD. Até pensei em deixar rolar e depois editar, mas sinceramente prefiro não arriscar. Editei a tabela na mão mesmo, colocando o boot e o root nos lugares certos.

De toda forma, acho que demorei mais editando isso do que o Ubuntu levou pra ser instalado por completo. E após ligar a maquina, só tenho uma coisa a dizer: que velocidade é essa? :o
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 10:19
Backup restaurado, o sistema e todas as suas configurações foram mantidas. Apenas algumas pequenas coisas, feito o config de bluetooth que eu havia editado pra que permanecesse sempre visível, parecem estar diferente até agora. Mas é impressionante o quão eficiente a ferramenta Aptik é. Literalmente, com o clique de um botão, tudo de volta no lugar. Pena que não posso dizer o mesmo da Simple Backup, que travou por três vezes sem resposta.

Agora, à instalação, o Grub ainda reconhece o sistema instalado no outro disco, é claro. Vantagem pra mim. Sinal de que foi tudo bem. Em breve irei formatá-lo e remover o menu Grub da inicialização.

Quanto ao uso do volume de 1TB para a /home, o druidaobelix me recomendou não fazê-lo, pois, assim o computador não teria a performance do SSD como deveria. Entendo que por ter velocidade de escrita inferior ao SSD, o HDD acabaria por influenciar com operações de gravação e leitura, mas acho que ainda é a forma mais interessante de se aproveitar os dois hds na maquina. Li vários tópicos em diversos fórums do Ubuntu e em todos recomendam isso mesmo.

Recomendo a qualquer pessoa que esteja com a intenção de instalar um SSD para dar um "up" em seu computador, ter um pouco de paciência na hora de fazê-lo. Ao que me parece, cada fabricante tem suas recomendações, suas formas de instruir o consumidor e, se não fosse o druidaobelix para me ajudar com diversos artigos, de ao menos três marcas: San Disk, Samsung e Seagate, eu provavelmente teria feito de outra forma, que não necessariamente seria a mais aconselhável. Pode parecer uma recomendação boba, já que estamos num fórum de entendidos. Mas esta área em especial, a de iniciantes, é voltada para aqueles que são, acima de tudo, desprovidos das informações que os mais experientes têm. E isso não significa que são apenas sobre linux ou Ubuntu, mas informações de todos os tipos. Logo, é muito saudável se utilizar do tempo e da boa vontade de pessoas que, assim como o druida, não estão aqui de passagem.
Espero poder contribuir pra comunidade do fórum da mesma forma que contribui pra mim, e que este tópico seja útil a todos os usuários dos computadores Apple que estejam interessados em se aventurar pelo Ubuntu.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 12:11
Ok, um problema surgiu. O computador ficou sem audio. Verifiquei os dispositivos de saída e havia apenas a saída digital (S/PDIF) mas nada de alto falantes. Rebootei algumas vezes e nada. Daí procurei por ajuda online e encontrei um post em algum lugar, se não me engano, pro archlinux, que dava instruções de primeiro tentar resetar o dispositivo, pra depois sugerir uma série de comandos no apt-get, installando e reconfigurando toda a parafernalha de drivers de audio. Enfim, fiz o negócio e dei reboot.

Em seguida o sistema não inicia. O que é estranho, já que o tempo de inicialização do ubuntu foi reduzido a menos da metade de antes. Consigo reverter isso pelo safe mode?

Bootei pelo HDD e estou no sistema antigo (do qual eu fiz o backup). Tudo funcionando.

Sugestões?
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 12:31
Citar
Só uma nota: o SSD dispões de 240Gb mesmo, e não 256 com parte reservada ao OP, e o que é "pré-reservado" pelo SSD são os tais 7% citados no artigo da SanDisk, se não me engano (7,3% pra ser mais preciso; 240/223.6=1.073).

Possui 256GB, apenas que você só vê 240GB, os 7% reservados estão lá.
São a diferença entre a notação binária (base 2) e a notação decimal (base 10) do SI (sistema internacional de unidades), que é aproveitada para essa finalidade.
Um GB no sistema binário possui na realidade 2³⁰ = 1.073.741.824 bytes em contraposição ao 10⁹ = 1.000.000.000 do sistema decimal (ou notação comercial), cuja diferença corresponde a 73.741.824, que são os tais 7% aproximados.
Os fabricantes de dispositivos de armazenamento se referem a gigabyte dentro do contexto do Sistema Internacional de Unidades, isto é, com base decimal.

Fonte:
Seagate
SSD Over-Provisioning And Its Benefits
Amount of Over-provisioning

http://www.seagate.com/br/pt/tech-insights/ssd-over-provisioning-benefits-master-ti/

"All SSDs reserve some amount of space for these extra write operations, as well as for the controller firmware, failed block replacements, and other unique features that vary by SSD controller manufacturer. The minimum reserve is simply the difference between binary and decimal naming conventions. Many people are blissfully unaware that one gigabyte (GB) is precisely 1,000,000,000 bytes, and one gibibyte (GiB) is precisely 2^30 = 1,073,741,824 bytes, or about 7.37% more than a GB. Many people are also blissfully unaware that storage is properly measured in gigabytes, whereas memory is properly measured in gibibytes. Even though SSDs are built from NAND flash memory chips, they are marketed as storage devices, and SSD manufacturers reserve the extra 7.37% of memory space as a provision for background activities such as garbage collection. For example, a 128GB SSD will inherently include 128 * 73,741,824 = 94.4 million bytes of built-in over-provisioning."

O artigo é mais extenso e traz melhores informações, deve ser consultado por quem queira aprofundar o entendimento.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 12:34
Citar
O sistema o enxerga como o esperado (sdb) e parece que está tudo ok.

Curioso, esperava que o SSD ficasse como sda e não com sdb, sempre uso dessa forma, ligando o SSD na primeira porta SATA, mas não faz diferença prática, é apenas o hábito.

O fdisk (ou parted) aparece daquela forma porque ainda não há particionamento.

Citar
E após ligar a maquina, só tenho uma coisa a dizer: que velocidade é essa?

Posteriormente podemos medir concretamente.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 12:39
Citar
O sistema o enxerga como o esperado (sdb) e parece que está tudo ok.

Curioso, esperava que o SSD ficasse como sda e não com sdb, sempre uso dessa forma, ligando o SSD na primeira porta SATA, mas não faz diferença prática, é apenas o hábito.

O fdisk (ou parted) aparece daquela forma porque ainda não há particionamento.
Acredito que isso aconteça por que na prática eu não troquei o HDD de porta, apenas removi o dvd e usei a porta sata dele pro SSD. Se fosse o caso de querer mexer com isso agora, eu até faria a troca e colocaria o HDD no caddy e o ssd no lugar dele, mas não quis complicar. E funciona de qualquer jeito.

Enviado do meu smartphone ASUS ZenFone 2.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 12:50
Eu entrei pelo recovery mode, mas não há pacotes a serem corrigidos.
Entretanto, no fsck eu percebi o seguinte
[img=600]http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161125/1530a85d0af96fbab832b3ee3f84c5ce.jpg[/img]
A checagem chega até a placa, mas não passa dela.

Outra coisa:
[img=600]http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161125/bb0d793c23d0f4b2f37a9f87878f236c.jpg[/img]
Tentativa de iniciar o failsafe xserv. Provavelmente o xserver que não inicia e por isso a tela fica preta na hora iniciar o sistema.

Enviado do meu smartphone ASUS ZenFone 2.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 12:52
Já que a questão é essencialmente a instalação de um novo disco no sistema, do tipo SSD, interessa mais imediatamente verificar as informações do disco novo, o particionamento e os parâmetros do fstab, principalmente isso. Tão logo possa, traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final de ambos os comandos acima)

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Código: [Selecionar]
cat /etc/fstab
Código: [Selecionar]
sudo hdparm -I /dev/sdb
(sinal de hífen mais vogal i em maiúscula no comando acima)
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 13:11
Já que a questão é essencialmente a instalação de um novo disco no sistema, do tipo SSD, interessa mais imediatamente verificar as informações do disco novo, o particionamento e os parâmetros do fstab, principalmente isso. Tão logo possa, traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final de ambos os comandos acima)

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Código: [Selecionar]
cat /etc/fstab
Código: [Selecionar]
sudo hdparm -I /dev/sdb
(sinal de hífen mais vogal i em maiúscula no comando acima)
Posso fazer isso do sda? Ou preciso ligar como root no recovery do sdb?

Enviado do meu smartphone ASUS ZenFone 2.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 13:20
A pergunta acima foi por causa do fstab. Não sabia se faria diferença o sistema pelo qual eu bootei. Bom, entrei aqui pelo sda e executei todos os comandos.
Seguem:
Citar
~$ sudo fdisk -l
[sudo] senha para eduardo:
Disk /dev/ram0: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram1: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram2: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram3: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram4: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram5: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram6: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram7: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram8: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram9: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram10: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram11: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram12: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram13: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram14: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram15: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/sda: 931,5 GiB, 1000204886016 bytes, 1953525168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: E77330BF-2E1B-43EB-8AF4-F987C241A2FC

Dispositivo      Start        Fim    Setores   Size Tipo
/dev/sda1         2048    1050623    1048576   512M EFI System
/dev/sda2      1050624 1937278975 1936228352 923,3G Linux filesystem
/dev/sda3   1937278976 1953523711   16244736   7,8G Linux swap


Disk /dev/sdb: 223,6 GiB, 240057409536 bytes, 468862128 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: 6E7FB4F5-EC65-40A2-A0A2-389DB992DC13

Dispositivo   Start       Fim   Setores   Size Tipo
/dev/sdb1      2048   1050623   1048576   512M EFI System
/dev/sdb2   1050624 375851007 374800384 178,7G Linux filesystem
eduardo@Gaspar:~$ sudo parted -l
Modelo: ATA SAMSUNG HN-M101M (scsi)
Disco /dev/sda: 1000GB
Tamanho do setor (lógico/físico): 512B/512B
Tabela de Partição: gpt
Opções de disco:

Número  Início  Fim     Tamanho  Sistema de arquivos  Nome                  Opções
 1      1049kB  538MB   537MB    fat32                EFI System Partition  boot, esp
 2      538MB   992GB   991GB    ext4
 3      992GB   1000GB  8317MB   linux-swap(v1)


Modelo: ATA SanDisk SDSSDA24 (scsi)
Disco /dev/sdb: 240GB
Tamanho do setor (lógico/físico): 512B/512B
Tabela de Partição: gpt
Opções de disco:

Número  Início  Fim    Tamanho  Sistema de arquivos  Nome                  Opções
 1      1049kB  538MB  537MB    fat32                EFI System Partition  boot, esp
 2      538MB   192GB  192GB    ext4


eduardo@Gaspar:~$ sudo blkid
/dev/sda1: UUID="1AE9-8B08" TYPE="vfat" PARTLABEL="EFI System Partition" PARTUUID="51db4115-4792-4bbb-89a5-81433642e9ee"
/dev/sda2: UUID="8a573fc9-e5f9-481c-aa19-3730e433b5a1" TYPE="ext4" PARTUUID="9af4746a-9411-4133-a2d7-5ea2d82017cc"
/dev/sda3: UUID="bd5a6cfe-0403-4981-912c-866d4b404569" TYPE="swap" PARTUUID="0344d6e6-d17a-41b2-a4a9-d8052b63f623"
/dev/sdb1: UUID="DD6B-823B" TYPE="vfat" PARTLABEL="EFI System Partition" PARTUUID="b24f4036-9dd2-401a-97a0-1f52c5e6e338"
/dev/sdb2: UUID="6d6c5917-e0e9-431d-9d80-cb33e8ad204c" TYPE="ext4" PARTUUID="ce999667-1eb7-44b9-8590-80b2aa2ec103"
eduardo@Gaspar:~$ cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda2 during installation
UUID=8a573fc9-e5f9-481c-aa19-3730e433b5a1 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /boot/efi was on /dev/sda1 during installation
UUID=1AE9-8B08  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
# swap was on /dev/sda3 during installation
UUID=bd5a6cfe-0403-4981-912c-866d4b404569 none            swap    sw              0       0
eduardo@Gaspar:~$ sudo hdparm -l /dev/sdb

hdparm - get/set hard disk parameters - version v9.48, by Mark Lord.

Usage:  hdparm  [options] [device ...]

Options:
 -a   Get/set fs readahead
 -A   Get/set the drive look-ahead flag (0/1)
 -b   Get/set bus state (0 == off, 1 == on, 2 == tristate)
 -B   Set Advanced Power Management setting (1-255)
 -c   Get/set IDE 32-bit IO setting
 -C   Check drive power mode status
 -d   Get/set using_dma flag
 -D   Enable/disable drive defect management
 -E   Set cd/dvd drive speed
 -f   Flush buffer cache for device on exit
 -F   Flush drive write cache
 -g   Display drive geometry
 -h   Display terse usage information
 -H   Read temperature from drive (Hitachi only)
 -i   Display drive identification
 -I   Detailed/current information directly from drive
 -J   Get/set Western DIgital "Idle3" timeout for a WDC "Green" drive (DANGEROUS)
 -k   Get/set keep_settings_over_reset flag (0/1)
 -K   Set drive keep_features_over_reset flag (0/1)
 -L   Set drive doorlock (0/1) (removable harddisks only)
 -m   Get/set multiple sector count
 -M   Get/set acoustic management (0-254, 128: quiet, 254: fast)
 -n   Get/set ignore-write-errors flag (0/1)
 -N   Get/set max visible number of sectors (HPA) (VERY DANGEROUS)
 -p   Set PIO mode on IDE interface chipset (0,1,2,3,4,...)
 -P   Set drive prefetch count
 -q   Change next setting quietly
 -Q   Get/set DMA queue_depth (if supported)
 -r   Get/set device readonly flag (DANGEROUS to set)
 -R   Get/set device write-read-verify flag
 -s   Set power-up in standby flag (0/1) (DANGEROUS)
 -S   Set standby (spindown) timeout
 -t   Perform device read timings
 -T   Perform cache read timings
 -u   Get/set unmaskirq flag (0/1)
 -U   Obsolete
 -v   Use defaults; same as -acdgkmur for IDE drives
 -V   Display program version and exit immediately
 -w   Perform device reset (DANGEROUS)
 -W   Get/set drive write-caching flag (0/1)
 -x   Obsolete
 -X   Set IDE xfer mode (DANGEROUS)
 -y   Put drive in standby mode
 -Y   Put drive to sleep
 -z   Re-read partition table
 -Z   Disable Seagate auto-powersaving mode
 --dco-freeze      Freeze/lock current device configuration until next power cycle
 --dco-identify    Read/dump device configuration identify data
 --dco-restore     Reset device configuration back to factory defaults
 --dco-setmax      Use DCO to set maximum addressable sectors
 --direct          Use O_DIRECT to bypass page cache for timings
 --drq-hsm-error   Crash system with a "stuck DRQ" error (VERY DANGEROUS)
 --fallocate       Create a file without writing data to disk
 --fibmap          Show device extents (and fragmentation) for a file
 --fwdownload            Download firmware file to drive (EXTREMELY DANGEROUS)
 --fwdownload-mode3      Download firmware using min-size segments (EXTREMELY DANGEROUS)
 --fwdownload-mode3-max  Download firmware using max-size segments (EXTREMELY DANGEROUS)
 --fwdownload-mode7      Download firmware using a single segment (EXTREMELY DANGEROUS)
 --fwdownload-modee      Download firmware using mode E (min-size segments) (EXTREMELY DANGEROUS)
 --fwdownload-modee-max  Download firmware using mode E (max-size segments) (EXTREMELY DANGEROUS)
 --idle-immediate  Idle drive immediately
 --idle-unload     Idle immediately and unload heads
 --Istdin          Read identify data from stdin as ASCII hex
 --Istdout         Write identify data to stdout as ASCII hex
 --make-bad-sector Deliberately corrupt a sector directly on the media (VERY DANGEROUS)
 --offset          use with -t, to begin timings at given offset (in GiB) from start of drive
 --prefer-ata12    Use 12-byte (instead of 16-byte) SAT commands when possible
 --read-sector     Read and dump (in hex) a sector directly from the media
 --repair-sector   Alias for the --write-sector option (VERY DANGEROUS)
 --security-help   Display help for ATA security commands
 --trim-sector-ranges        Tell SSD firmware to discard unneeded data sectors: lba:count ..
 --trim-sector-ranges-stdin  Same as above, but reads lba:count pairs from stdin
 --verbose         Display extra diagnostics from some commands
 --write-sector    Repair/overwrite a (possibly bad) sector directly on the media (VERY DANGEROUS)

Apenas o hdparm retornou com "problema".
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 13:33
Citar
Apenas o hdparm retornou com "problema".

Não é letra l (ele) é a vogal i (maiúscula), está digitado letra ele, daí o retorno do erro.

================

Foi digitado assim:

sudo hdparm -l /dev/sdb

O certo é assim:

sudo hdparm -I /dev/sdb

Se estiver em ambiente gráfico, copie com o mouse e cole no terminal.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 13:38
Perdão, ato falho.

Citar
$ sudo hdparm -i /dev/sdb
/dev/sdb:

 Model=SanDisk SDSSDA240G, FwRev=Z32080RL, SerialNo=164025468010
 Config={ }
 RawCHS=16383/16/63, TrkSize=0, SectSize=0, ECCbytes=0
 BuffType=unknown, BuffSize=unknown, MaxMultSect=1, MultSect=off
 CurCHS=16383/16/63, CurSects=16514064, LBA=yes, LBAsects=468862128
 IORDY=on/off, tPIO={min:120,w/IORDY:120}, tDMA={min:120,rec:120}
 PIO modes:  pio0 pio1 pio2 pio3 pio4
 DMA modes:  mdma0 mdma1 mdma2
 UDMA modes: udma0 udma1 udma2 udma3 udma4 udma5 *udma6
 AdvancedPM=yes: unknown setting WriteCache=enabled
 Drive conforms to: unknown:  ATA/ATAPI-4,5,6,7

Eu não associei o problema que está ocorrendo ao SSD, mas sim a alguma mudança que fiz no sistema e não deveria ter feito.
Existe a opção de reinstalar de novo e restaurar o backup. Estou insistindo em consertar porque gostaria de aprender.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 13:49
Está errado de novo, Eduardo, não é vogal i minúscula e sim vogal I maiuscula.

Não é assim:

sudo hdparm -i /dev/sdb

É assim:

sudo hdparm -I /dev/sdb

Se possível, use o mouse para copiar o comando e cole no terminal e dê enter, evitando digitar
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 13:51
Citar
Existe a opção de reinstalar de novo e restaurar o backup.

Creio que você está se complicando desnecessariamente com essa questão do backup, está trazendo configuração velha para um sistema novo.
Como havia dito em um post anterior, um SSD novo no sistema merece de fato um sistema novo.
Backup só para trazer seus arquivos pessoais (fotos, músicas, documentos autorais, etc), coisas únicas e não disponíveis de outra forma.
Um sistema realmente novo pressupõe reconfigurar tudo novamente, como de fato é uma instalação verdadeiramente limpa.
O foco é o disco SSD novo, não o restante.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 13:57
Citar
Existe a opção de reinstalar de novo e restaurar o backup.

Creio que você está se complicando desnecessariamente com essa questão do backup, está trazendo configuração velha para um sistema novo.
Como havia dito em um post anterior, um SSD novo no sistema merece de fato um sistema novo.
Backup só para trazer seus arquivos pessoais (fotos, músicas, documentos autorais, etc), coisas únicas e não disponíveis de outra forma.
Um sistema realmente novo pressupõe reconfigurar tudo novamente, como de fato é uma instalação verdadeiramente limpa.
O foco é o disco SSD novo, não o restante.

Eu entendo isso, druidaobelix. E você está certo. Acontece que este computador não foi trivial de configurar e fazer tudo funcionar direito. Além de WiFi e controladores de fan, precisei realizar a instalação de diversas coisinhas pra tudo correr bem. Mas enfim, acho que vou ter que fazer tudo de novo do zero.

E desculpe pelo comando errado novamente, segue o retorno.

Citar
/dev/sdb:

ATA device, with non-removable media
   Model Number:       SanDisk SDSSDA240G                     
   Serial Number:      164025468010       
   Firmware Revision:  Z32080RL
   Media Serial Num:   
   Media Manufacturer:
   Transport:          Serial, ATA8-AST, SATA 1.0a, SATA II Extensions, SATA Rev 2.5, SATA Rev 2.6, SATA Rev 3.0
Standards:
   Used: unknown (minor revision code 0x0110)
   Supported: 9 8 7 6 5
   Likely used: 9
Configuration:
   Logical      max   current
   cylinders   16383   16383
   heads      16   16
   sectors/track   63   63
   --
   CHS current addressable sectors:   16514064
   LBA    user addressable sectors:  268435455
   LBA48  user addressable sectors:  468862128
   Logical  Sector size:                   512 bytes
   Physical Sector size:                   512 bytes
   Logical Sector-0 offset:                  0 bytes
   device size with M = 1024*1024:      228936 MBytes
   device size with M = 1000*1000:      240057 MBytes (240 GB)
   cache/buffer size  = unknown
   Form Factor: 2.5 inch
   Nominal Media Rotation Rate: Solid State Device
Capabilities:
   LBA, IORDY(can be disabled)
   Queue depth: 32
   Standby timer values: spec'd by Standard, no device specific minimum
   R/W multiple sector transfer: Max = 1   Current = 1
   Advanced power management level: 254
   DMA: mdma0 mdma1 mdma2 udma0 udma1 udma2 udma3 udma4 udma5 *udma6
        Cycle time: min=120ns recommended=120ns
   PIO: pio0 pio1 pio2 pio3 pio4
        Cycle time: no flow control=120ns  IORDY flow control=120ns
Commands/features:
   Enabled   Supported:
      *   SMART feature set
          Security Mode feature set
      *   Power Management feature set
      *   Write cache
      *   Look-ahead
      *   Host Protected Area feature set
      *   WRITE_BUFFER command
      *   READ_BUFFER command
      *   DOWNLOAD_MICROCODE
      *   Advanced Power Management feature set
          SET_MAX security extension
      *   48-bit Address feature set
      *   Device Configuration Overlay feature set
      *   Mandatory FLUSH_CACHE
      *   FLUSH_CACHE_EXT
      *   SMART error logging
      *   SMART self-test
      *   General Purpose Logging feature set
      *   WRITE_{DMA|MULTIPLE}_FUA_EXT
      *   64-bit World wide name
      *   WRITE_UNCORRECTABLE_EXT command
      *   {READ,WRITE}_DMA_EXT_GPL commands
      *   Segmented DOWNLOAD_MICROCODE
      *   Gen1 signaling speed (1.5Gb/s)
      *   Gen2 signaling speed (3.0Gb/s)
      *   Gen3 signaling speed (6.0Gb/s)
      *   Native Command Queueing (NCQ)
      *   Phy event counters
      *   READ_LOG_DMA_EXT equivalent to READ_LOG_EXT
          DMA Setup Auto-Activate optimization
          Device-initiated interface power management
      *   Software settings preservation
          Device Sleep (DEVSLP)
      *   DOWNLOAD MICROCODE DMA command
      *   WRITE BUFFER DMA command
      *   READ BUFFER DMA command
      *   Data Set Management TRIM supported (limit 8 blocks)
      *   Deterministic read ZEROs after TRIM
Security:
   Master password revision code = 65534
      supported
   not   enabled
   not   locked
   not   frozen
   not   expired: security count
      supported: enhanced erase
   2min for SECURITY ERASE UNIT. 2min for ENHANCED SECURITY ERASE UNIT.
Logical Unit WWN Device Identifier: 5001b444a66849f5
   NAA      : 5
   IEEE OUI   : 001b44
   Unique ID   : 4a66849f5
Device Sleep:
   DEVSLP Exit Timeout (DETO): 90 ms (drive)
   Minimum DEVSLP Assertion Time (MDAT): 26 ms (drive)
Checksum: correct

Aproveito pra dizer que já criei um tópico no fórum da SanDisk informando meu FW e pedindo suporte.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 14:13
Citar
Aproveito pra dizer que já criei um tópico no fórum da SanDisk informando meu FW e pedindo suporte.

OK, fez bem, mas acredito que a Firmware Revision:  Z32080RL não tenha alteração, seja esse mesmo o firmware vigente para esse SanDisk SDSSDA240G .

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 14:24
Nesse ponto, no que diz respeito ao SSD, há ainda os seguintes interesses:

1) vez que a unidade SSD não foi instalada na porta SATA principal, então verificar se as portas SATA existentes possuem de fato a mesma velocidade de transferência;

2) configurar o fstab para minimizar a escrita no disco SSD (noatime ou não).

3) avaliar o tempo de boot (systemd-analyze --> ver tópico específico).

Antes de ver tais pontos é conveniente estabilizar a nova instalação, ou seja, corrija os problemas pontuais e depois faça as avaliaçõs retro.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 14:30
Citar
1) vez que a unidade SSD não foi instalada na porta SATA principal, então verificar se as portas SATA existentes possuem de fato a mesma velocidade de transferência;
Existe algum comando pelo qual eu possa efetuar tal verificação?

Citar
2) configurar o fstab para minimizar a escrita no disco SSD (ou não).
Acho que o possível já foi feito, quer dizer, o swap está no outro HD. Posso também transferir o /home e o / tmp pro HDD, que são diretórios frequentemente usados.

Citar
3) avaliar o tempo de boot.
O boot estava bem rápido, mesmo após o backup restaurado. Eu diria que menos de 10 segundos pra carregar o sistema uma vez saído do GRUB.

Citar
Antes de ver tais pontos é conveniente estabilizar a nova instalação, ou seja, corrija os problemas pontuais e depois faça as avaliaçõs retro.
Desculpe, não sei se entendi direito, mas o que quis dizer é efetuar toda a reinstalação, corrigir os eventuais problemas do Ubuntu no Mac e fazer avaliação retro? É isso?
Também não sei o que seria avaliação retro, quer dizer, até imagino o quê é, mas não como funciona no linux.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 14:43
Citar
Desculpe, não sei se entendi direito, mas o que quis dizer é efetuar toda a reinstalação, corrigir os eventuais problemas do Ubuntu no Mac e fazer avaliação retro? É isso? Também não sei o que seria avaliação retro, quer dizer, até imagino o quê é, mas não como funciona no linux.

Sim, é isso, se for reinstalar, então reinstale primeiro, configure o que tem que configuar, acerte o sistema, estabilize o sistema, depois faça as tais avaliações.

Avaliação retro quer dizer apenas, avaliações antes mencionadas, usei o retro com o sentido de antes mencionadas, dito atrás, dito antes.  :)


=========
editado:
Vi seu post lá no Fórum da SanDisk, ficou ótimo, vamos ver se respondem.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 14:47
Citar
1) vez que a unidade SSD não foi instalada na porta SATA principal, então verificar se as portas SATA existentes possuem de fato a mesma velocidade de transferência;
Existe algum comando pelo qual eu possa efetuar tal verificação?

O verificação do dmesg pelo ahci já deve estar dando um indicador.
Reinicie o sistema e repita aquele comando.

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i ahci
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 15:35
Adicionalmente, instale:

Código: [Selecionar]
sudo apt install smartmontools
Execute:

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i sata | grep 'link up'
Código: [Selecionar]
sudo smartctl -a /dev/sda | grep "^SATA"
Código: [Selecionar]
sudo hdparm -I /dev/sda | egrep "Model|speed|Transport"
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 18:28
Por partes:

Reinstalado o sistema e feitas as devidas atualizações pelo apt.
$ sudo apt-get update $$ sudo apt-get upgrade

Nota: não adicionei repositórios ou mudei qualquer coisa, apenas abri o terminal logo após o primeiro boot do sistema novo.

Feito isso, instalei o smartmontools e novamente fiz o update.

Agora os retornos dos comandos, todos copiados e colados dos posts aqui no fórum pro terminal.

Citar
$ dmesg | grep -i ahci
[    0.000000] ACPI: SSDT 0x00000000BF957000 00023A (v01 APPLE  SataAhci 00001000 INTL 20061109)
[    2.460001] ahci 0000:00:0a.0: version 3.0
[    2.460549] ahci 0000:00:0a.0: AHCI 0001.0300 32 slots 2 ports 3 Gbps 0x3 impl SATA mode
[    2.460553] ahci 0000:00:0a.0: flags: 64bit ncq sntf pm led pio slum part apst
[    2.465526] scsi host2: ahci
[    2.471058] scsi host3: ahci

Citar
dmesg | grep -i sata | grep 'link up'
[    2.852046] ata2: SATA link up 3.0 Gbps (SStatus 123 SControl 300)
[    2.852064] ata1: SATA link up 3.0 Gbps (SStatus 123 SControl 300)

Citar
sudo smartctl -a /dev/sda | grep "^SATA"
SATA Version is:  SATA 3.0, 3.0 Gb/s (current: 3.0 Gb/s)

Citar
sudo hdparm -I /dev/sda | egrep "Model|speed|Transport"
   Model Number:       SAMSUNG HN-M101MBB                     
   Transport:          Serial, ATA8-AST, SATA 1.0a, SATA II Extensions, SATA Rev 2.5, SATA Rev 2.6, SATA Rev 3.0
      *   Gen1 signaling speed (1.5Gb/s)
      *   Gen2 signaling speed (3.0Gb/s)
      *   SMART Command Transport (SCT) feature set

Aproveitei e também já executei os dois últimos comandos também com o /dev/sdb

Citar
$ sudo hdparm -I /dev/sdb | egrep "Model|speed|Transport"
   Model Number:       SanDisk SDSSDA240G                     
   Transport:          Serial, ATA8-AST, SATA 1.0a, SATA II Extensions, SATA Rev 2.5, SATA Rev 2.6, SATA Rev 3.0
      *   Gen1 signaling speed (1.5Gb/s)
      *   Gen2 signaling speed (3.0Gb/s)
      *   Gen3 signaling speed (6.0Gb/s)

Citar
$ sudo smartctl -a /dev/sdb | grep "^SATA"
SATA Version is: 
SATA 3.2, 6.0 Gb/s (current: 3.0 Gb/s)

Neste último chama a atenção o fato do SDD ter a velocidade de transmissão em 6.0Gb/s, mas a atual ser metade disso, 3.0 Gb/s. Pode isso ter a ver com o fato de estar instalado na SATA 2?

Não vou prosseguir com backup nem instalação alguma até a resposta do amigo druidaobelix, ou alguma indicação de quem por ventura se interesse em ajudar.

A seguir vou fazer:
1 - Comentar a linha do swap no fstab, o qual eu ainda sequer toquei depois da reinstalação
2 - instalar o macfanctdl, para melhor a performance do fan e diminuir a temperatura da maquina - padrão em Macbooks e computador Apple com Linux;
3 - instalar o driver do USB dongle de WiFi;
4 - Resgatar meus arquivos pessoais do HDD pra nova /home no SSD;
5 - começar a personalizar e instalar aplicativos.

Ê lê-lê.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 19:22
Citar
Aproveitei e também já executei os dois últimos comandos também com o /dev/sdb

Fez bem, eu é que havia errado nos comandos, o desejado era mesmo sdb mas por hábito acabei colocando sda. ;)

Releia o post #56, por favor, ainda faltam as duas outras providências lá mencionadas.



Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 19:45
Citar
Neste último chama a atenção o fato do SDD ter a velocidade de transmissão em 6.0Gb/s, mas a atual ser metade disso, 3.0 Gb/s. Pode isso ter a ver com o fato de estar instalado na SATA 2?

O bus de transferência está igual para ambos (current: 3.0 Gb/s), não há ṕroblema nisso.
Estava preocupado com isso, não apenas por causa da controladora, que até poderia segundo o projeto da Apple, ser diferente, mas porque no mercado há (ou havia, não sei dizer exatamente como está agora) Caddy com interface Sata 2. Se coloca o HDD no Caddy e o SSD no cabo principal não dá problema, mas o inverso pode eventualmente dar, dependendo da interface, mas no seu caso estão iguais.

Por falar nisso e apenas para constar, nesse modelo de MacBpok Pro 7.1 o adaptador é de que altura, 9,5 mm ou 12,7 mm?

O SSD de fato apresenta a capacidade de transmissão no dobro da atual, porém no caso é a motherboard que é mais antiga e não possui o barramento para 6 GB/s.

Quanto a isso não há o que fazer, pois é mesmo a questão da idade do equipamento.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 25 de Novembro de 2016, 20:10
Citar
2) configurar o fstab para minimizar a escrita no disco SSD (noatime ou não).

A próxima questão é quanto ao parâmetro noatime no fstab.

Basicamente se trata do seguinte: cada vez que é feito um acesso de leitura a um arquivo o sistema operacional altera a data informando que aquele arquivo foi acessado, ou seja é um update da data de acesso.

Como exemplo, pegue qualquer arquivo aí e faça:

Código: [Selecionar]
stat /path/nome-do-arquivo
exemplo:

stat /etc/profile

resulta:

Citar
stat profile
  Arquivo: 'profile'
  Tamanho: 581          Blocos: 2          Bloco IO: 1024   arquivo comum
Dispositivo: 16h/22d   Inode: 935         Links: 1
Acesso: (0644/-rw-r--r--)  Uid: (    0/    root)   Gid: (    0/    root)
Acessar: 2016-04-22 03:29:32.000000000 -0300
Modificar: 2016-04-22 03:29:32.000000000 -0300
Alterar: 2016-04-22 03:29:32.000000000 -0300

Como se observa (em negrito), todo arquivo mantém esses registros que o stat está mostrando.

Nos SSD modernos isso não chega a se constituir num enorme problema, pois a durabilidade foi enormemente ampliada, então se isso era muito importante lá atrás quando começou a implantação da tecnologia, hoje já pode ser relativizada.

Bem, de toda forma, evidentemente que algum ganho tem se achar que não precisa ter essa data sempre atualizada.

Para fazer isso, querendo, é preciso editar o fstab colocando o parâmetro noatime.

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Modifique:

errors=remount-ro

por

noatime,errors=remount-ro

Veja que é o parâmetro, uma virgula (sem espaço entre um e outro) e o restante.

De forma mais completa no fstab:

Antes:
UUID=7a0f44d0-f6b9-4660-bee6-b83634b2af41 /               ext4    errors=remount-ro 0       1

Depois
UUID=7a0f44d0-f6b9-4660-bee6-b83634b2af41 /               ext4    noatime,errors=remount-ro 0       1

Salvar, sair, reboot.

Existe mais alguma coisa a se falar sobre isso, que seriam os parâmetros discard e nodiratime, mas tratamos disso no próximo post, se eu conseguir mais um pouquinho de tempo daqui a pouco.  :)


Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 25 de Novembro de 2016, 20:35
Citar
Aproveitei e também já executei os dois últimos comandos também com o /dev/sdb
Fez bem, eu é que havia errado nos comandos, o desejado era mesmo sdb mas por hábito acabei colocando sda. ;)
Releia o post #56, por favor, ainda faltam as duas outras providências lá mencionadas.

Passou batido. Desculpe.
Citar
$ dmesg | grep -i ahci
[    0.000000] ACPI: SSDT 0x00000000BF957000 00023A (v01 APPLE  SataAhci 00001000 INTL 20061109)
[    2.399619] ahci 0000:00:0a.0: version 3.0
[    2.399993] ahci 0000:00:0a.0: AHCI 0001.0300 32 slots 2 ports 3 Gbps 0x3 impl SATA mode
[    2.399997] ahci 0000:00:0a.0: flags: 64bit ncq sntf pm led pio slum part apst
[    2.403895] scsi host1: ahci
[    2.404239] scsi host2: ahci

Citar
Por falar nisso e apenas para constar, nesse modelo de MacBpok Pro 7.1 o adaptador é de que altura, 9,5 mm ou 12,7 mm?
Você quer dizer o adaptador físico, ou seja, o caddy?

Citar
próxima questão é quanto ao parâmetro noatime no fstab.
Este é ligeralmente mais fácil. Mas ainda assim, por excesso de zêlo, copio o fstab na íntegra aqui. Negrito na linha mudada.
Citar
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sdb2 during installation
UUID=b1d16c75-158b-4d61-b6dd-5c9ab63084f2 /               ext4    noatime,errors=remount-ro 0       1
# /boot/efi was on /dev/sda1 during installation
UUID=1AE9-8B08  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
# swap was on /dev/sda3 during installation
#UUID=bd5a6cfe-0403-4981-912c-866d4b404569 none            swap    sw              0       0

Aproveitei que estava aqui e já comentei o swap. Vou rebootar aqui, mas só devo conseguir retornar mais tarde. Vou fazer jantar etc.

Obrigado pela gigantesca paciência, druidaobelix. Sua ajuda é mais do que bem-vinda.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 26 de Novembro de 2016, 00:20
Faça esses dois comandos e traga o resultado para conferirmos determinada condição de configuração:

Torne-se root (prompt #)

Código: [Selecionar]
sudo su
Agora execute:

Código: [Selecionar]
for f in /sys/block/sd?/queue/rotational; do printf "$f is "; cat $f; done
Código: [Selecionar]
for f in /sys/block/sd?/queue/scheduler; do printf "$f is "; cat $f; done
Para sair do root e retornar ao usuário (prompt $):

Código: [Selecionar]
exit
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 26 de Novembro de 2016, 00:40
Pronto! Eis os retornos:
Citar
# for f in /sys/block/sd?/queue/rotational; do printf "$f is "; cat $f; done
/sys/block/sda/queue/rotational is 1
/sys/block/sdb/queue/rotational is 0
/sys/block/sdc/queue/rotational is 1

Citar
# for f in /sys/block/sd?/queue/scheduler; do printf "$f is "; cat $f; done
/sys/block/sda/queue/scheduler is noop [deadline] cfq
/sys/block/sdb/queue/scheduler is noop [deadline] cfq
/sys/block/sdc/queue/scheduler is noop [deadline] cfq
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 26 de Novembro de 2016, 01:47
Citar
/sys/block/sdb/queue/rotational is 0
/sys/block/sdb/queue/scheduler is noop [deadline] cfq

Ok, os valores estão conforme o esperado, estão corretos.

Mas o que é esse sdc aparecendo no resultado?
Não me recordo de ter visto antes sdc no sistema.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 26 de Novembro de 2016, 02:03
Citar
/sys/block/sdb/queue/rotational is 0
/sys/block/sdb/queue/scheduler is noop [deadline] cfq

Ok, os valores estão conforme o esperado, estão corretos.

Mas o que é esse sdc aparecendo no resultado?
Não me recordo de ter visto antes sdc no sistema.

Neste exato momento estou logado no sistema antigo, no sda, procurando alguns arquivos pra salvar. Também achei estranho este sdc, mas procurei aqui agora no GParted e não acusa nada do tipo. Vou logar no outro pra procurar por ele de novo.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 26 de Novembro de 2016, 02:15
Citar
$ sudo fdisk -l
Disk /dev/ram0: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram1: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram2: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram3: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram4: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram5: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram6: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram7: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram8: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram9: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram10: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram11: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram12: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram13: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram14: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/ram15: 64 MiB, 67108864 bytes, 131072 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes


Disk /dev/sda: 931,5 GiB, 1000204886016 bytes, 1953525168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: E77330BF-2E1B-43EB-8AF4-F987C241A2FC

Dispositivo      Start        Fim    Setores   Size Tipo
/dev/sda1         2048    1050623    1048576   512M EFI System
/dev/sda2      1050624 1937278975 1936228352 923,3G Linux filesystem
/dev/sda3   1937278976 1953523711   16244736   7,8G Linux swap


Disk /dev/sdb: 223,6 GiB, 240057409536 bytes, 468862128 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: 6E7FB4F5-EC65-40A2-A0A2-389DB992DC13

Dispositivo   Start       Fim   Setores   Size Tipo
/dev/sdb1      2048   1050623   1048576   512M EFI System
/dev/sdb2   1050624 375851405 374800782 178,7G Linux filesystem

Não tem nada. Pode ter sido um flash drive que eu esqueci plugado na porta USB. Não lembro de ter tirado ou colocado, mas é a única explicação.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 26 de Novembro de 2016, 02:26
Só para registro e enquanto não se finaliza a questão da configuração dos parâmetros de disco (que na verdade talvez não falte mesmo mais nada), faça o seguinte:

Faça o reboot do computador por 3 (três) vezes, evidentemente pelo SSD, sem alterar nada entre uma e outra dessas vezes.

Depois execute e traga ao tópico o resultado para:

Código: [Selecionar]
systemd-analyze
Peraí, antes de executar o comando e os reboots sucessivos, faltou uma observação: deixe em autologin, isto é sem parar na tela de logon.

Citar
--> Configurações do sistema/Contas de usuários/Opções de início de sessão/Início automático de sessão

Em seguida toque em frente o que pretende fazer no sistema (instalações, outras configurações, etc.)
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 26 de Novembro de 2016, 02:29
Só para registro e enquanto não se finaliza a questão da configuração dos parâmetros de disco (que na verdade talvez não falte mesmo mais nada), faça o seguinte:

Faça o reboot do computador por 3 (três) vezes, evidentemente pelo SSD, sem alterar nada entre uma e outra dessas vezes.

Depois execute e traga ao tópico o resultado para:

Código: [Selecionar]
systemd-analyze
Peraí, faltou uma observação: deixe em autologin, isto é sem parar para na tela de logon.

Em seguida toque em frente o que pretende fazer no sistema (instalações, outras configurações, etc.)


Entendido. Vou realizar o procedimento e já retorno, mas acho que está tudo ok.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 26 de Novembro de 2016, 02:40
Citar
$ systemd-analyze
Startup finished in 4.288s (kernel) + 4.054s (userspace) = 8.342s

Pronto. Engraçado, não conhecia esse comando pra cronometrar o startup. Muito legal.

Acho que está tudo certo, druidaobelix. Vou prosseguir aqui com meus trabalhos de hoje, anotando os repositórios que preciso adicionar pra instalar tudo. Amanhã eu concluo.

Mais uma vez, muito obrigado por toda a atenção que você deu a este problema alheio. Sua atitude me deixa nostalgico e me faz perguntar "por quê eu larguei o Ubuntu no passado". hehe
Trago novidades amanhã. Boa noite, meu caro.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: Mario Limão em 27 de Novembro de 2016, 10:18
... o existente convencional devem estar particionados em GPT ...  além do que esse particionamento dá uma enorme liberdade de eventuais redimensionamentos, sem ficar preso nas amarras do sistema convencional que só admitia e 4 primárias ou 3 primárias e 1 estendida, nas quais se criava as partições lógicas. No GPT todas são primárias e a quantidade possível é enorme.

Amigo Prof. druidaobelix,
Brilhante desenvolvimento no assunto do "iniciante" edbucker. MAS, que novidade libertária é esta do particionamento em GPT?  O Gparted faz isso também?
Até.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 27 de Novembro de 2016, 19:46
Pois então prezado, Mario Limão,

A tabela de partição GPT (GUID Partition Table) em disco é tipicamente usado em sistemas cujo setup é do tipo UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), mais modernos, aproximadamente de 2011/2012 para cá em PCs comuns, em contraposição ao convencional BIOS (Basic Input Output System) que largamente conhecemos. Há muito material na internet tratando disso.

O GPT também pode ser usado em sistemas de setup BIOS (não UEFI), funciona, mas não é comum utilizar dessa forma.
Fiz algumas instalações em sistemas antigos usando GPT e funcionou bem, embora aqui e ali possa haver algum "estranhamento" de programas que não esperavam encontrar isso.

Como exemplo, ao se tentar usar o Boot-Repair num sistema com BIOS convencional e particionamento GPT ele fica "perdido", não reconhecendo a situação e não vai adiante, mas enfim, é possível fazer isso sim. O GParted evidentemente faz.

Como referência básica inicial no nosso idioma nativo o verbete da Wikipédia:

Tabela de Partição GUID
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_Parti%C3%A7%C3%A3o_GUID

EFI
https://pt.wikipedia.org/wiki/EFI

No caso do notebook do Eduardo neste tópico o Macbook Pro, a Apple já usava UEFI/GPT de forma pioneira em seu equipamentos, então vai no automático para essa configuração.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 27 de Novembro de 2016, 20:21
Apenas complementando, caro Mario Limão,

Na verdade o tópico não adicionou nada que já não soubéssemos e que não houvesse sido tratado anteriormente aqui no Fórum

Na verdade aproveitei o disco novo do Eduardo apenas para fazer uma revisão no assunto SSD, para ver se havia algo novo.
Não há nada novo, exceto a consolidação do SSD com tempo de vida útil semelhantes aos HDD.

Nas instalações que tenho de SSD para uso pessoal apenas não faço nada, do jeito que vem simplesmente é particionado e usado, como sempre se fez com qualquer disco, sem a necessidade de cuidados especiais, entretanto, claro que o uso no caso concreto pode interferir em alguma coisa, especialmente na questão do  overprovisioning [OP], daí a cautela, neste tópico, de deixar um espaço não particionado um pouco maior.

No meu caso pessoal onde o uso é mínimo, para coisas absolutamente triviais, apenas não altero nada, mas alguém que diariamente vá copiar 40GB ou 50GB de dados num disco de 240 GB, então vale a cautela, apenas isso.

Como disse, motivado pelo tópico apenas aproveitei para efetuar uma revisão, o que também não deixa de ser uma oportunidade para que eventuais leitores mais novos tenham contato com o tema, pois esse assunto já havia sido bastante e muito bem tratado aqui no Fórum, onde há vários muito bons tópicos sobre isso.

Especialmente esse tópico do colega /pĺatao/ anteriormente tratou com excelência o tema, tornando muito bem sedimentado o entendimento e, por isso, já havia colocado uma pá de cal no assunto.

Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,114082.msg630430.html#msg630430

Aqui, neste tópico, foi apenas uma simples revisão.

Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: Mario Limão em 28 de Novembro de 2016, 10:23
Há muito material na internet tratando disso.
O GPT também pode ser usado em sistemas de setup BIOS (não UEFI), funciona, mas não é comum utilizar dessa forma.
O GParted evidentemente faz.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_Parti%C3%A7%C3%A3o_GUID
https://pt.wikipedia.org/wiki/EFI
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,114082.msg630430.html#msg630430
Aqui, neste tópico, foi apenas uma simples revisão.

Prof druidaobelix, a modéstia destaca o mestre.
Até.
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: edbucker em 28 de Novembro de 2016, 17:39
Desculpem a demora pra postar novamente.

Seguidos dois dias desde que realizei todo o procedimento, o Macbook segue bem com o Ubuntu em seu SSD. Já realizei a formatação do HDD e particionei o mesmo afim de manter um espaço separado para o backup #1 e outro para arquivos "pesados", feito videos e renders. Tudo tranquilo nessa parte. O swap continua desativado e nessa partição também.
Dei uma organizada no fstab e eliminei os comentários criados durante a instalação e também inclui as partições.
Citar
#<file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# /
UUID=b1d16c75-158b-4d61-b6dd-5c9ab63084f2   /   ext4   noatime,errors=remount-ro   0       1
# /boot/efi
UUID=1AE9-8B08           /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
# swap
#UUID=bd5a6cfe-0403-4981-912c-866d4b404569 none          swap    sw              0       0
#heavy partition /sda2
UUID=a56a787d-0b32-4366-bab8-7dbbd1b30a37 /mnt/heavy   ext4    auto,rw      0   1
#backup partition /sda4
UUID=a5e15aa2-824a-4fd8-8938-5be28591809b /mnt/backup   ext4    auto,rw      0   1
Reparem que mantive o UUID como identificador dos discos para o caso de precisar trocá-los de posição no futuro, mas creio que não será necessário.

Também já programei um backup incremental diário nessa partição e outro semanal em um disco externo que tenho separado.
Acho que posso dizer que tudo funciona bem nessa parte. Ainda falta remover o Grub da inicialização e deixá-lo para ser acionado apenas pressionando o ESC.

A única coisa a qual eu tenho dificuldades no momento é com o nm-applet, que nada mais é do que o ícone de rede na barra superior. Quando utilizo o dongle USB de WiFi, volta e meia ele some e aparece uma mensagem de erro do sistema, dizendo que o Ubuntu encontrou um erro e que ele precisou ser fechado, sem especificar o quê ou aonde está o erro. A conexão também cai. Para resolver, preciso abrir um terminal e executar o nm-applet e deixá-lo aberto. Se fechá-lo some o ícone, mas a conexão estranhamente continua.
Estou atrás da solução pra este problema, mas se não encontrá-la, devo abrir outro tópico no fórum dedicado a isso.

No mais, tudo parece funcionar tremendamente bem. Cheguei a cogitar particionar o SSD para instalar o OS X em paralelo, mas posso dizer que não me faz mais falta.

Novamente, agradeço ao druidaobelix que em toda sua sabedoria, me ajudou e muito no processo, além de me ensinar bastante sobre SSDs etc.

Em breve eu pretendo comprar um dual drive da WD de 1Tb HDD/240Gb SSD para instalar na minha outra maquina (a com Windows) e fazer um dual boot com o Ubuntu. Quando opero o Win 10 sinto uma lerdeza absurda que me faz sentir falta desse computador aqui.  :D O que aprendi aqui vai vir muito a calhar. ;)
Título: Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
Enviado por: druidaobelix em 28 de Novembro de 2016, 18:28
Citar
Reparem que mantive o UUID como identificador dos discos para o caso de precisar trocá-los de posição no futuro, mas creio que não será necessário.

Certamente o UUID é o melhor identificador, deve sempre ser usado.
Note, entretanto, que o UUID se altera no caso de um novo particionamento completo ou ainda na formatação.

O comando blkid dará a relação dos UUIDs.

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Como já havia comentado, usualmente se instala o SSD na porta SATA principal (sda) e o HDD no Caddy (sdb), que é o inverso do que se instalou aí.

Caso algum dia venha a modificar isso, fique atento à questão da temperatura do disco que estiver no Caddy, que nessa hipótese será o HDD disco convencional, pois já via uma situação (uma única, é verdade) que ocorria um aquecimento elevado no disco convencional quando colocado no Caddy, o que obrigou a deixar como está o seu, mas como disse, em apenas um caso constatei isso.

Para monitorar temperatura do disco pode instalar e usar hddtemp (para discos que suportam o S.M.A.R.T., só muito antigos não suportam)

Código: [Selecionar]
sudo apt install hddtemp
Para usar:

Código: [Selecionar]
sudo hddtemp /dev/sdx
onde x é a unidade específica que se quer verificar (sda, sdb, etc)

ou de uma forma mais genérica, executando como root (sudo su):

Código: [Selecionar]
for f in /dev/sd?; do hddtemp $f; done

De uma forma mais ampla para monitoramento de temperaturas o lm-sensors:

Código: [Selecionar]
sudo apt install lm-sensors
Uma vez instalado:

Código: [Selecionar]
sudo sensors-detect
Normalmente é só ir dando [enter] às questões perguntadas pelo detector.

Para usar no terminal:

Código: [Selecionar]
sensors
Mas para essas coisas e para quem gosta existem também vários applets que igualmente fazem isso.

Numa outra situação aconteceu de ligar um determinado disco (externo) num Caddy e entrou em curto circuito, estorou, pegou fogo, destruiu o disco, foi falta de cuidado de testar antes a alimentação elétrica. Mas era uma questão de defeito no Caddy, cuja qualidade não era lá tão boa e daí o desastre.  >:(