Autor Tópico: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)  (Lida 4687 vezes)

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Online: 21 de Setembro de 2006, 23:02 »
Saudações,

Meu sistema é um AMD64 3200+, placa de vídeo ATI Radeon 9600 Pro, 256 mb, mas está rodando o Ubuntu Edgy Eft Knot 3 versão 32 bits.

Hoje à tarde percebi que meus screensavers 3d estavam rápidos, resolvi verificar o porquê, digitei no terminal "glxinfo |grep rendering" e eis a resposta:

Citar
amd64@amd64:~$ glxinfo |grep rendering
libGL warning: 3D driver claims to not support visual 0x4b
direct rendering: Yes

Pode até parecer normal, mas ocorre que eu não instalei o driver fglrx da ATI e até onde me consta, os drivers open source da Radeon não deveriam dar aceleração 3D para minha placa, apenas 2D.

Então? Alguém consegue explicar como posso estar com aceleração 3d? (se possível, alguém também puder me explicar o que parece ser aquele erro)


Offline vlad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! Alguém consegue explicar?
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2006, 23:42 »
Não é aquele driver que dri ou mesa, não lembro hehehe ... que vem no kernel inbutido? Eu tenho uma Radeon 7500 com aceleração on e não instalei os driver frglx.

boi

  • Visitante
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! Alguém consegue explicar?
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2006, 23:56 »
Qual a surpresa? A partir do Edgy essas placas estão sendo suportadas pelo driver open source com aceleração 3D, já tinha comentado sobre isso nesse outro tópico:
Citar
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10733.0

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2006, 01:46 »
Não é aquele driver que dri ou mesa, não lembro hehehe ... que vem no kernel inbutido? Eu tenho uma Radeon 7500 com aceleração on e não instalei os driver frglx.

Tu estás utilizando o Edgy Eft? Porque no Dapper Drake minha placa não tinha aceleração 3d.

Qual a surpresa? A partir do Edgy essas placas estão sendo suportadas pelo driver open source com aceleração 3D, já tinha comentado sobre isso nesse outro tópico:
Citar
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10733.0

Pois é, acho que eu não tinha compreendido muito bem o que tu tinhas falado depois daquilo. Desculpe-me.

De qualquer forma, só fui perceber hoje isso.

Acabei de instalar o AIGLX + Compiz aqui e tá funcionando beleza. Pena que parece que os temas do cgwd não estão disponíveis ainda ou estão fora do ar no Edgy Eft Knot3.

Mas acho que não se pode querer tudo de uma só vez, não é?

boi

  • Visitante
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2006, 09:39 »
Também fui tentar instalar o compiz, mas como mudei para o KDE, precisava do pacote compiz-kde, que está com problemas de dependências e não instala no Edgy. Agora meu Ubuntu está fora de combate, fui fazer uma atualização e o resultado é que ele trava na inicialização. Faz parte dos riscos de se usar uma distro instável. Se não conseguir recuperar a instalação, vou dar um tempo com o Ubuntu, pelo menos até sair a versão estável do Edgy.

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2006, 11:06 »
Que outra distribuição tu usas?

Eu estou pensando em experimentar outras.

Offline vlad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2006, 18:09 »
Não é aquele driver que dri ou mesa, não lembro hehehe ... que vem no kernel inbutido? Eu tenho uma Radeon 7500 com aceleração on e não instalei os driver frglx.

Tu estás utilizando o Edgy Eft? Porque no Dapper Drake minha placa não tinha aceleração 3d.

Qual a surpresa? A partir do Edgy essas placas estão sendo suportadas pelo driver open source com aceleração 3D, já tinha comentado sobre isso nesse outro tópico:
Citar
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10733.0

Pois é, acho que eu não tinha compreendido muito bem o que tu tinhas falado depois daquilo. Desculpe-me.

De qualquer forma, só fui perceber hoje isso.

Acabei de instalar o AIGLX + Compiz aqui e tá funcionando beleza. Pena que parece que os temas do cgwd não estão disponíveis ainda ou estão fora do ar no Edgy Eft Knot3.

Mas acho que não se pode querer tudo de uma só vez, não é?

To de dapper mesmo ... tinha xgl aqui de boa .. mas não sei o que mexeram que agora não vai nem com reza

boi

  • Visitante
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2006, 18:57 »
Que outra distribuição tu usas?

Eu estou pensando em experimentar outras.
Atualmente, o Kurumin. E em livecd. Mas agora, como não está dando para recuperar o Ubuntu, vou experimentar o Freespire, uma distro que ainda não usei. Não consigo me decidir definitivamente por uma distro. Todas tem seus pontos fortes e fracos, e até hoje não encontrei uma que me agradasse completamente.

boi

  • Visitante
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2006, 19:01 »
To de dapper mesmo ... tinha xgl aqui de boa .. mas não sei o que mexeram que agora não vai nem com reza

Então diga como fez esse milagre. Não é possível rodar XGL numa Radeon 7500.

Offline vlad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2006, 22:17 »
eu consegui rodar quando o Hanover tinha colocado aquele tutorial na seção de dicas e truques, mas um mês atrás mais ou menos, ele fizeram umas modificações nos pacotes do xgl, que se eu instalar aqui, o sistema fica instável e é só ativar o xgl que ele trava tudo  :'(


Offline vlad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Estou com aceleração 3d sem fglrx! (resolvido)
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2006, 13:16 »
pior que não, eu fiz passo a passo seguindo o tutorial do hanover.

Eu lembro que quando ainda funcionava, ao girar o cubo, ele não dava aquela "recuada", então nessa última atualização, eu percebi essa diferença e vi que depois de um pouco de uso, o sistema congelava. Apesar que eu estou desconfiado que instalei algum pacote meio estranho ai no meio.

Quando eu tiver um tempinho, vou reinstalar o dapper numa hd aqui pra testar isso ....