Autor Tópico: 12.04S: não deteta redes wifi (antena DWL-G122 E1G)  (Lida 2215 vezes)

Offline mjoaoh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
12.04S: não deteta redes wifi (antena DWL-G122 E1G)
« Online: 09 de Abril de 2014, 14:58 »
Penso que o melhor é descrever todos os passos que percorri até à fase de "não consigo resolver este problema".

Tenho que utilizar um programa que só tem uma versão: em LINUX. Daí que fui obrigada a encontrar uma solução. Como não é um programa que venha a utilizar muito pensei em instalá-lo num computador pouco utilizado. Este tem quase 10 anos, tem SO Windows XP. Como não quero "perder" o acesso a várias das funcionalidades (como, por exemplo a que me permite estar a enviar esta mensagem) achei que o melhor era instalar também aí o LINUX.

Utilizei o instalador Wubi. Foi super fácil, foi instalado o SO Ubuntu 12.04LS,  e agora, quando o computador arranca, escolho se quero trabalhar em ambiente Windows ou Ubuntu.

Mas não há bela sem senão: nunca tive acesso à internet via Ubuntu.

Obviamente que, para ligar à rede wifi, pretendo utilizar o adaptador que já tenho, um USB Wifi D-Link DWL-G122 E1G . Sobre este adaptdor li que a partir da versão 10.10 do Ubuntu este adaptador é reconhecido automaticamente. Eu notei que, quando executo o comando iwconfig, a resposta quando o adaptador está instalado é diferente (devolve mais informação) do que quando o adaptador não está. Será sinal que está a ser identificado?

Por exemplo, a resposta ao comando lsusb é

Bus 001 Device 002: Id 07d1:3c0f D-Link System Airplus G DWL-G122 Wireless adaptar ... (rev.E1) [Ralink RT2070]

(surge mais alguma informação, nomeadamente sobre outros BUS)


Pra terminar a minha já longa mensagem acrescento que, carregando no icon de ligação à rede não acontece nada. O icon tem só a linha exterior, indicativo que não está a captar nenhuma rede.

Tentei alguns passos, nomeadamente executar  o comando

ifconfig wlan0 up

Deste consegui que a luz do adaptador acendesse. Mas sem detetar nenhuma rede wifi...

Será que as ferramentas de wireless estão instaladas? No network manager aparece um código (com muitos números, : e letras maiúsculas ...  endereços?) em cada uma das redes que podem ser ligadas.

Alguma sugestão?

Agradeço

Maria João H

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 12.04S: não deteta redes wifi (antena DWL-G122 E1G)
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2014, 15:04 »
Citar
Utilizei o instalador Wubi.

Mau começo. Essa opção é muito instável e dá resultados ruins.

Minha sugestão é que você faça a instalação do Linux em uma máquina virtual de sua escolha. Vai ficar mais fácil de trabalhar, e ainda vai resolver automaticamente o problema da rede para você.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mjoaoh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: 12.04S: não deteta redes wifi (antena DWL-G122 E1G)
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2014, 18:39 »
Agradeço o conselho mas confesso que não sei se terei interpretado bem o que quer dizer com instalação numa "máquina virtual á sua escolha".  é a instalação de um software que faz com que eu, sem sair do Windows, possa estar a trabalhar em ambiente Linux (caso que me interessa)?

pois esse foi o meu primeiro passo só que o  software que  eu tentei instalar no computador (vmwave) exige não menos de 2 GB de memória ram ... e o computador só tem 1GB.


daí me ter voltado para uma solução de partição, solução que me traria a vantagem de poder trabalhar "longe" do windows e do seu não-suportado Windows XP


mjoao

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 12.04S: não deteta redes wifi (antena DWL-G122 E1G)
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2014, 01:16 »
Pois é, mas pq vc tem só 1GB? Pq pegou uma máquina velha... com a máquina virtual vc poderia estar trabalhando com uma outra máquina mais potente e mais nova, entende?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D