Autor Tópico: Bios setup não grava alterações  (Lida 5090 vezes)

Offline teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 251
    • Ver perfil
Bios setup não grava alterações
« Online: 09 de Outubro de 2010, 21:53 »
Olá pessoal. Uso o Ubuntu 10.4 em dual boot com o Windows XP.
A placa mãe de meu computador é uma Asus A7V8X-X e o processador é um AMD Athlon XP 2400+.
Ultimamente está acontecendo uma coisa estranha: ao ligar o computador abre-se a tela do Bios setup (sem que eu aperte a tecla 'Del'), indicando que a frequência do processador está abaixo da normal, 1500 MHz, quando deveria ser 2000 MHz (ao lado aparece em letras vermelhas uma advertência de que a frequência incorreta pode ocasionar danos ao computador, etc.).
Então eu edito essa informação, impondo a frequência correta de 2000 MHz, em seguida saio do setup da Bios, após aceitar a modificação e entro normalmente no Ubuntu.
Porém, após usar a máquina e desligá-la, ao religar acontece a mesma coisa.
Não sei a razão, mas parece-me que não está sendo possível gravar as alterações do setup da Bios.
Já tentei fazer a atualização da Bios pelo Windows, entrando no site da Asus, mas isso não resolveu o problema.
Alguém teria alguma ideia para superar esse problema? Será que a placa-mãe está com defeito?

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: Bios setup não grava alterações
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2010, 22:10 »
O problema pode ser com a bateria da placa mãe.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Bios setup não grava alterações
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2010, 00:28 »
Isso não é um erro relativo ao ubuntu, então em teoria não seria um erro para ser tratado no fórum, ou ao menos não ser tratado nas sessões de suporte daqui, que são apenas para problemas que tenham alguma relação com Ubuntu.

Assim estou movendo o tópico para o Café, assim o colega pode ter a ajuda.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Bios setup não grava alterações
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2010, 01:45 »
Isso é problema na bateria da bios, você deve troca-la por uma nova. Deve custar uns 10 "mangos" ;D
Aqui eu tambem tive esse problema foi só substituir a bateria e pronto
verifique tambem o jumper, o meu, certa vez, estava com o posicionamento errado o que fazia com que a bios "resetase"( ???) as conf. tova vez que o pc reiniciava!!
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Bios setup não grava alterações
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2010, 09:04 »
Mas se for a bateria a hora do sistema fica errada toda vez que ligar o computador.
Eu tenho um athlon xp 2000+ que de vez em quando o clock aparecia baixo quando ligava o PC, mas  hora ficava sempre certa.
Como era novo levei na assistência e eles disseram que pode ser variação de energia, o que duvido muito.
Deixei com eles o computador e quando peguei de volta tava bom. Não sei o que eles fizeram mas resolveu.
Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 251
    • Ver perfil
Re: Bios setup não grava alterações
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2010, 06:37 »
Obrigado companheiros pela tentativa de ajuda.
Porém, o problema continua e acrescento que não se trata de bateria, pois ela já foi trocada (o relógio estava atrasando).
Inclusive conversei com o técnico onde normalmente levo minha máquina, quando não consigo resolver problemas de hardware e ele me afirmou que o problema deve ser na placa-mãe... (talvez ele esteja querendo que eu compre uma nova...- ele que me perdoe por duvidar de sua integridade).
Aí alguém vai perguntar: se o técnico falou em trocar de placa-mãe, porque postar esse problema aqui no fórum? Respondo: neste fórum há mais cabeças pensando e alguém poderia ter passado por problema semelhante em que a solução foi outra que não a simples troca da mobo.
Aguardo novas sugestões para solução do problema.
Obrigado.

libonati

  • Visitante
Re: Bios setup não grava alterações
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2010, 12:22 »
Ok teles, vamos continuar as tentativas.
Quando você ligar seu computador e acertar a frequência do processador, não aceite sair das configurações do bios sem salvar. Se não tiver opção, saia mas volte logo em seguida e salve com F10 ou na opção de menu.
Até aqui você tem de chegar. Se não der certo continuaremos...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Bios setup não grava alterações
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2010, 13:00 »
Só uma duvida:

Se bootar pelo windows, desligar e religar no windows novamente o problema permanece?

Alterou algo no seu grub ?

A idéia é que uma eventual modificação de parametros possa estar ocasionando o problema

[]'s

Offline Dark_Earth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
    • Linux Total
Re: Bios setup não grava alterações
« Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2010, 13:14 »
Olá pessoal. Uso o Ubuntu 10.4 em dual boot com o Windows XP.
A placa mãe de meu computador é uma Asus A7V8X-X e o processador é um AMD Athlon XP 2400+.
Ultimamente está acontecendo uma coisa estranha: ao ligar o computador abre-se a tela do Bios setup (sem que eu aperte a tecla 'Del'), indicando que a frequência do processador está abaixo da normal, 1500 MHz, quando deveria ser 2000 MHz (ao lado aparece em letras vermelhas uma advertência de que a frequência incorreta pode ocasionar danos ao computador, etc.).
Então eu edito essa informação, impondo a frequência correta de 2000 MHz, em seguida saio do setup da Bios, após aceitar a modificação e entro normalmente no Ubuntu.
Porém, após usar a máquina e desligá-la, ao religar acontece a mesma coisa.
Não sei a razão, mas parece-me que não está sendo possível gravar as alterações do setup da Bios.
Já tentei fazer a atualização da Bios pelo Windows, entrando no site da Asus, mas isso não resolveu o problema.
Alguém teria alguma ideia para superar esse problema? Será que a placa-mãe está com defeito?

Com certeza a bateria dela tah fraca