Fórum Ubuntu Linux - PT

Espaço da Comunidade => Café com Ubuntu => Tópico iniciado por: wildner em 28 de Agosto de 2008, 08:10

Título: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: wildner em 28 de Agosto de 2008, 08:10
Pessoal,

Antes de mais nada quero dizer que uso Linux há mais de dois anos, não tenho outro SO em meu PC e Adoro o Linux (Ubuntu). Sou defensor desta idéia. Por isso a intenção não é criar polemica e abalar a imagem do Ubuntu(Linux), ao contrario, estou preocupado com o video que vi.

Um usuário mostra como detonar o Ubuntu com apenas um comando, ele mostra que as versões do Windows não se auto-destroem.

http://www.youtube.com/watch?v=j6JPENvzoX8

Considerações:
1 - Isso é verdade, acontece mesmo?
2 - Se isso for verdade, existe algum projeto de desenvolvimento para que isso deixe de ocorrer, alguém sabe mais sobre isso?
3 - De forma geral, como podemos considerar a segurança do sistema? (Não quero dizer virus, digo, auto-destruição de arquivos do sistema, auto-reparo, sei lá, isso me preocupou um pouco).
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Polaco em 28 de Agosto de 2008, 09:12
Não é mentira não, aliás qual é o problema com isso?  ???

Como o sistema iria impedir um "comando suicida" de um usuário root, e mesmo que impedisse, porque o faria? um usuário administrador possui super-poderes sobre o sistema, podendo escrever e apagar o que e onde bem entender.

Se eu usar uma conta de super-usuário no Windows e sair apagando diretórios a torto e a direito eu também detono o sistema, aliás é possível detonar o sistema com um único comando também:

c:\format c:

Falta de segurança? de maneira nenhuma, quem faz isso sabe o que está fazendo e quem não sabe, não deve ter privilégios administrativos sobre o sistema.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: JeffersonX em 28 de Agosto de 2008, 09:14
Não vi o vídeo ainda, mas essa questão de detonar o sistema com um comando é relativo...
O Windows mesmo pode ser danificado deletando um simples boot.ini... Basta ser administrador...
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: agente100gelo em 28 de Agosto de 2008, 09:22
Veja os vídeos do autor do vídeo.
Windows-xiita, troll.

Não é questão de insegurança. Se você colocar um live-cd com um "formate" automático qualquer sistema será destruído. Seja ele Windows, Linux, Mac, Freebsd, Unix...
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: sylvester em 28 de Agosto de 2008, 09:31

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg177.imageshack.us%2Fimg177%2F6778%2Ftrollwebqw4.jpg&hash=c8a923c643e326451af5c8ba696286f436e91867) (http://imageshack.us)
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: carlosaluisio em 28 de Agosto de 2008, 12:20
Sou a favor que o Ubuntu tinha que ter proteção a esse tipo de comando.o resulinux, por exemplo, parece que tem.
Isso é realmente uma falha grave.
Escrever um script que o usuário dê um duplo clique e execute esse comando é ridiculo. Imagine se fosse popular mesmo.


Carlos
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: alarcon em 28 de Agosto de 2008, 17:05
Este usuário windows gosta muito de falar meias verdades e para aqueles que não conhecem o sistema linux ficam com uma sensação errada do que realmente pode ou não ser feito e este vídeo é um caso típico disso.

Vejam em qualquer sistema operacional que se use com privilégios administrativos é possível detonar o sistema, basta querer.  Lá ele usou, mais não falou para os leigos, o comando sudo su que é para virar o super-usuário, conhecido como root, sendo necessário ainda digitar a senha que ele também não falou que fez e só então usou o comando para apagar tudo no sistema (rm -rf /, isso logado no terminal como root).

Escrever um script para o usuário executar só funcionaria se o usuário desse permissão de execução ao script, portanto mais uma vez não é assim tão fácil detonar o sistema como o vídeo quer transparecer.

Agora é lógico que se um usuário não sabe o que faz é muito provável que em algum momento ele possa ou por conta própria ou por má fé de terceiros destruir seu sistema e por isso é sim muito importante que o usuário, principalmente o iniciante, entenda um pouco do seu sistema operacional ao invés de ficar pensando: sou usuário final e não tenho e nem quero perder tempo tentando entender o mínimo do sistema operacional que uso.

É por isso que os golpes da internet no windows tem um índice de sucesso incrível com golpes já batidos tais como o do email de banco e etc. Ele mesmo no vídeo reconhece que se fossem usuários windows usando o sistema linux em maior quantidade a K* seria maior por que são os reconhecidamente, até por ele mesmo, tolos/inocentes na sua grande parte em relação a informática em geral.

Alguém ainda poderia dizer mais o comando rm -rf / sem sudo (usuário comum) também afeta o sistema, é verdade mais só nos lugares em que não é negado ao usuário comum, por isso o mesmo precisa saber o básico do seu sistema e dos comandos que executa, o que também não é muito diferente no windows no qual o usuário pode sair deletando pastas e etc com comandos semelhantes.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Chucknoris em 28 de Agosto de 2008, 19:02
Quando eu comecei usar linux eu nem sabia o que era um terminal, porem a ideia de poder modificar certas coisas e customizar outras, ou seja a infinidade de programas e configurações que me permitem deixar o meu desktop como eu quero, é muito legal.... a ideia de poder destruir tudo se eu quiser também não é ruim pois quem da o comando sou eu e isso não é autodestruição até para instalar as actualizações de segurança sou eu quem da permissão então não vejo nenhum problema nisso ...gosto de poder modificar e se o ubuntu não fosse assim eu usaria Debian
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: leo2005 em 28 de Agosto de 2008, 20:03
Achei engraçado que ele diz que dá para detonar o Linux com um só comando!
E o ruindows que detona sozinho sem precisar de comando algum? Ou será que alguém que ja usou o rwindows não teve que formatar e instalar tudo de novo varias e varias vezes, pois estava com virus ou simplesmente lento demais???
E o pior, se for considerar tudo que a porcaria do ruindows tem para instalar como drivers e programas piratas, isto no minimo ocupa o seu dia inteiro!!!
E por falar nisto o usuário administrador do ruindows é uma piada de mal gosto, pois não é administrador coisa alguma, pois seguer consegue matar um vírus no gerenciador de tarefas. Dá que o programa (vírus) esta em execução e por isto não pode ser finalizado, pois ele esta ocupado em destruir o sisteminha e contaminar tudo que vê pela frente e por isto não pode ser incomodado!!! Ha Ha Ha isto sim é que é segurança! Segurança para os virus e programas mal instalados!!!
Agora se quer ver videos de porcarias procure um que ensina a fazer uma bomba, será bem mais instrutivo do que este!!! 
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: livio em 28 de Agosto de 2008, 20:31
o comando "rm -rf /" não é permitido nem para usuário root no Ubuntu 8.04, se quiserem podem testar numa máquina virtual
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: wildner em 28 de Agosto de 2008, 20:59
Livio.

Essa informação de que no Ubuntu 8.04 não é possível fazer o que está no vídeo é o que todos nós esperavamos.

Fiquei preocupado com o vídeo e acho que todos devemos ficar, é claro que nós não vamos sair como root no terminal digitando qualquer coisa, "detonando o sistema", mas com a popularização do Ubuntu, muitas informações de má fé começaram a surgir em Blogs, paginas de Crakers etc.

Então os usuários menos informados farão besteira se o sistema não os proteger, penso que arquivos do sistema, arquivos criticos, deveriam ser mais difíceis de mexer neles, tipo surgir alerta e uma nova confirmação se for o caso.

Mas acho que o tópico é válido para informar e dividir as opiniões, pensem que muitas pessoas leigas e que não entendem muito de informatica, pode ficar sabendo disso em outro lugar e com certeza vão ficar com dúvidas e aqui podemos debater e esclarecer o assunto.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: fabricioescalador em 28 de Agosto de 2008, 21:33
O pior de tudo é que foram 3 comandos

1º - sudo su
2° senha
3° rm -rf /

Uma completA besta.


.... a ideia de poder destruir tudo se eu quiser também não é ruim pois quem da o comando sou eu e isso não é autodestruição até para instalar as actualizações de segurança sou eu quem da permissão então não vejo nenhum problema nisso ...

Norris, vc falou TUDO....EU quero EU posso.  ;D
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: james_br em 28 de Agosto de 2008, 23:11
O vídeo é bem tendencioso, o cara até fica mexendo a câmera pra simular um desespero, ridículo...

E sou a favor de "se quiser se estourar e destruir tudo vai fundo", afinal qual o problema nisso ? Temos livre-arbítrio pra fazer o que quiser com nossos PCs. Se a facilidade q isso pode ocorrer preocupa alguém, é só fazer uma senha gigante que tenha várias letras e números, isso já deve deixar a pessoa mais tranquila. E quanto a scripts... é só você num ficar abrindo tudo que aparece pela frente, ter um pouco de bom senso.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: farinha em 29 de Agosto de 2008, 19:41
Bahhh, no windows também dá para dar cabo do sistema... Basta abrir a linha de comandos e fazes: "cd windows | del *.*". Reiniciem o windows e vejam o resultado...
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu
Enviado por: Bud Spencer em 29 de Agosto de 2008, 20:39
Bahhh, no windows também dá para dar cabo do sistema... Basta abrir a linha de comandos e fazes: "cd windows | del *.*". Reiniciem o windows e vejam o resultado...

Sério vey?

Faz um video desse e bota no Youtube como resposta.


Se eu usar uma conta de super-usuário no Windows e sair apagando diretórios a torto e a direito eu também detono o sistema, aliás é possível detonar o sistema com um único comando também:

c:\format c:

Só se for pelo Command do XP puro, porque se for pelo Ruindows XP ele só vai apagar o que não pertencer ao pasta windows ( a pasta windows não é afetada) e a o que fazer o sistema funcionar.


Sou a favor que o Ubuntu tinha que ter proteção a esse tipo de comando.o resulinux, por exemplo, parece que tem.

Tomara! E que a versão 2.5 tenha isso.

Sou a favor que o Ubuntu tinha que ter proteção a esse tipo de comando.o resulinux, por exemplo, parece que tem.
Isso é realmente uma falha grave.
Escrever um script que o usuário dê um duplo clique e execute esse comando é ridiculo. Imagine se fosse popular mesmo.
Carlos

[2]

Muitos de nós jamais iriamos querer fazer essa estupidez. Em um servidor SE, eu disse SE um meliante conseguir fazer isso, ninguém vai gostar.

o comando "rm -rf /" não é permitido nem para usuário root no Ubuntu 8.04, se quiserem podem testar numa máquina virtual

Tomara! Pena que não use essa versão.

O vídeo é bem tendencioso, o cara até fica mexendo a câmera pra simular um desespero, ridículo...
E sou a favor de "se quiser se estourar e destruir tudo vai fundo", afinal qual o problema nisso ? Temos livre-arbítrio pra fazer o que quiser com nossos PCs. Se a facilidade q isso pode ocorrer preocupa alguém, é só fazer uma senha gigante que tenha várias letras e números, isso já deve deixar a pessoa mais tranquila. E quanto a scripts... é só você num ficar abrindo tudo que aparece pela frente, ter um pouco de bom senso.

Não concordo.
Muitos de nós jamais iriamos querer fazer essa estupidez. Em um servidor SE, eu disse SE um meliante conseguir fazer isso, ninguém vai gostar.

Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Chucknoris em 29 de Agosto de 2008, 23:38
O bom de usar o Windows é que não precisamos se dar ao trabalho de abrir um terminal, chamar o modo super usuário digitar a senha e digitar o comando destruidor que apaga tudo, no Windows é bem mais simples você não tem trabalho nenhum pois os vírus já fazem esse árduo serviço
O que vocês acham não é bem melhor?????
Acho que vou voltar pro Windows  ;D ;D ;D ;D!!!!
Título: Re: Falta de segurança no Gnu/Linux
Enviado por: Bud Spencer em 30 de Agosto de 2008, 09:04
Rapaz, sou feliz em qualquer sistema
O bom de usar o Windows é que não precisamos se dar ao trabalho de abrir um terminal, chamar o modo super usuário digitar a senha e digitar o comando destruidor que apaga tudo, no Windows é bem mais simples você não tem trabalho nenhum pois os vírus já fazem esse árduo serviço
O que vocês acham não é bem melhor?????
Acho que vou voltar pro Windows  ;D ;D ;D ;D!!!!
Isso se o anti-vírus do Ruindows permitir HAUahuA porque dependendo do anti-vírus a coisa complica. E só se o n00b navegar como ROOT no ruindows. E mesmo digo no Linux e no Mac: tem que descobrir a senha não acham? :P

Baixei 3 programas propietários FREE, porém fechados e executei no ruindows no meio da instalação ele identificou o vírus e mandou logo pra quarentena.

Na boa mesmo mesmo o Linux sendo QUASE impossível pegar vírus (as chances do linux pegar é 0,1%) o linux devia usar anti-vírus pra além de escanear ruindows escanear ele mesmo.

E outra não existe Sistema Operacional que dá pau atualmente. Se o RUINDOWS ou o GNU/LINUX ou MAC OSX dá pau, a culpa é do usuário, pois em nenhum desses 3 que eu uso não lembro nem a última vez que formatei porque comigo nada dá errado

Hj em dia não vejo nenhum sistema dar pau do nada.. é lenda urbana. Só se o user fizer cagada no sistema.

E quero aprender usar Linux pra eu usar eles nas empresas pra não precisar pagar licença pra usar ele e seus aplictivos GNU

Esse é meu interesse no Linux
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Ernesto em 30 de Agosto de 2008, 09:25
Temos que lembrar também que no windows qualquer pessoa pode destruir a configuração do sistema, podemos citar um exemplo.
>crianças curiosas, o irmãozinho ou sobrinho pestinha em casa.

Sobre este comando destrutivo, esse já não funciona no hardy, nem mesmo logado como root e usando o ambiente gráfico como root, a mensagem que receberá é #impossível remover "/" não sei se em modo terminal puro sem ambiente gráfico carregado é possível deletar a raiz do sistema.


Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Bud Spencer em 30 de Agosto de 2008, 09:32
Eu ainda acho que um xiita devia botar o video de resposta a esse tr00l do Ruindows xp.
Temos que lembrar também que no windows qualquer pessoa pode destruir a configuração do sistema, podemos citar um exemplo.
>crianças curiosas, o irmãozinho ou sobrinho pestinha em casa.

Sobre este comando destrutivo, esse já não funciona no hardy, nem mesmo logado como root e usando o ambiente gráfico como root, a mensagem que receberá é #impossível remover "/" não sei se em modo terminal puro sem ambiente gráfico carregado é possível deletar a raiz do sistema.
Que bom que no Hardy ese problema foi sanado! Viva o Ubuntu! Agora só resta saber se o que o pessoal falou do ResuLinux também é verdade

E sobre o Ruindows, os guris só podem ferrar o sistema se eles souberem a senha pro Administrador, porque a pasta "arquivos de programas", pasta "windows" não é acessível no user limitado e se vc souber configurar direitinho não entra nada. E se a pasta do user normal for contaminada, é soh apagar o user que ficou infectado que o registro vai junto e com o ROOT cria outra conta sem formatar o PC.

E usem GNU/Linux na sua empresa. Se o programa Livre que vcs usam não está no nível do programa proprietário, contribua com doação pro programa crescer porque eles não podem fazer só pro Hobby gente!

Aproveitem amantes do Linux e façam doações pro Gimp e Inkscape ficar melhor cada dia!
O Blender conseguiu!


Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Chucknoris em 30 de Agosto de 2008, 13:39
É se voce levar a serio e conhecer o linux voce muda de ideia rapaz, já para os tecnicos de informatica o windows sempre será melhor e mais lucrativo.... Sabe de quanto em quanto tempo eu reinstalo meu ubuntu? Só quando eu quero, na sexta passada uma colega reclamou pra mim dizendo que conputador era com uma segunda familia e que ja iria gastar mais 85,00 R$ para formatar novamente e não havia 2 meses que tinha mandado formatar e reinstalar.....
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: james_br em 30 de Agosto de 2008, 18:55
É se voce levar a serio e conhecer o linux voce muda de ideia rapaz, já para os tecnicos de informatica o windows sempre será melhor e mais lucrativo.... Sabe de quanto em quanto tempo eu reinstalo meu ubuntu? Só quando eu quero, na sexta passada uma colega reclamou pra mim dizendo que conputador era com uma segunda familia e que ja iria gastar mais 85,00 R$ para formatar novamente e não havia 2 meses que tinha mandado formatar e reinstalar.....
esse negócio de formatar me preocupa, parece que os técnicos de computação estão preguiçosos hj em dia, qualquer coisinha q dá é um "é senhor...tem que formatar mesmo, não tem jeito", tem muito cara safado que age de má fé só pra explorar a ignorância das pessoas (apesar das semelhanças, não estou falando de religião não)
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: clcampos em 30 de Agosto de 2008, 19:18
Formatar tá tão na cultura do povo, que uma empresa da minha região fazia a seguinte propaganda:

"Compre seu computador e ganhe de brinde a primeira formatação grátis!"

Poxa, para mim é o fim da picada... usar um negócio que você tem certeza que vai ter que formatar daqui um tempo.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: livio em 30 de Agosto de 2008, 19:33
Eu ja vi um amigo meu comprar um computador topo de linha só com o dinheiro que ganhou formatando computadores.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Chucknoris em 30 de Agosto de 2008, 20:56
Eu só não estou instalando o Ubuntu para muita gente por que na minha cidade a maioria das pessoas usam Internet via radio, e eu nunca mexi com esse tipo de Internet no Linux, e acho chato pegar o pc de alguém para fazer experiências, Falando nisso como anda o suporte para Internet via radio no Ubuntu?  Alguém poderia explicar detalhadamente?
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: ewsg em 30 de Agosto de 2008, 21:29
Eu ainda estou me acostumando com essa idéia de que no Linux não é necessário nem sequer desfragmentar o disco. :)

Onde está a "mágica" da coisa, por exemplo? No sistema de arquivos utilizado, no meu caso o Ext3? Utilização mais inteligente dos clusters pelos diversos sistemas de arquivos utilizados no Linux, e coisas assim?
Título: Re: Falta de segurança no Gnu/Linux
Enviado por: Chucknoris em 31 de Agosto de 2008, 01:44


Citar
Isso se o anti-vírus do Ruindows permitir HAUahuA porque dependendo do anti-vírus a coisa complica. E só se o n00b navegar como ROOT no ruindows. E mesmo digo no Linux e no Mac: tem que descobrir a senha não acham? :P

Baixei 3 programas propietários FREE, porém fechados e executei no ruindows no meio da instalação ele identificou o vírus e mandou logo pra quarentena.

Na boa mesmo mesmo o Linux sendo QUASE impossível pegar vírus (as chances do linux pegar é 0,1%) o linux devia usar anti-vírus pra além de escanear ruindows escanear ele mesmo.

Por gentileza alguem saberia me dizer exatamente o que um anti-virus faz com um virus que ele coloca em quarentena? Eu nunca entendi isso, já tive até 40 virus em quarentena uma vez, dai resolvi reinstalar por lentidão no sistema... mas afinal o que é quarentena? está relacionada a 40 dias???


Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Assemblador em 31 de Agosto de 2008, 14:09
Olá pessoal,

cada um tem sua opinião e acredito que de uma forma geral todos nós estamos mesmo é querer ver o ubuntu e o linux expandir seu campo de atuação,levando mais liberdade,segurança real para as pessoas,entretanto se faz necessário também educar ou melhor re-educar as pessoas no uso dos computadores,afinal aquele outro sistema citado no vídeo já tem quase 20 anos dominando o mercado,algumas pessoas ainda acham que o windows é o computador,afinal ele é vendido nas lojas como eletrodoméstico hoje,a maioria das pessoas não tem noção do que é um sistema operacional ,e muitas nem querem saber (eu mesmo já escutei de advogados,psicólogos "não sei nem quero saber como funciona,pra mim basta funcionar e pronto!") daí a dificuldade em levar a informação correta e de qualidade.
Pra finalizar,fica aquela questão : Como prevenir que um usuário comum,desatento (pra não falar outra coisa  :P ),autodestrua o sistema usando o todo poderoso rm -rf /,como root? Será que é possível os desenvolvedores do Ubuntu criarem um mecanismo que dificulte um pouco mais este tipo de coisa ou o que existe já é suficiente? Me parece que existe algumas soluções,não sei como funciona,mas o SElinux teria como resolver o problema? Fica aí minha opinião como contribuíção pra refletirmos sobre o assunto.
Título: Re: Falta de segurança no Gnu/Linux
Enviado por: Ioca100 em 31 de Agosto de 2008, 15:13


Citar
Isso se o anti-vírus do Ruindows permitir HAUahuA porque dependendo do anti-vírus a coisa complica. E só se o n00b navegar como ROOT no ruindows. E mesmo digo no Linux e no Mac: tem que descobrir a senha não acham? :P

Baixei 3 programas propietários FREE, porém fechados e executei no ruindows no meio da instalação ele identificou o vírus e mandou logo pra quarentena.

Na boa mesmo mesmo o Linux sendo QUASE impossível pegar vírus (as chances do linux pegar é 0,1%) o linux devia usar anti-vírus pra além de escanear ruindows escanear ele mesmo.

Por gentileza alguem saberia me dizer exatamente o que um anti-virus faz com um virus que ele coloca em quarentena? Eu nunca entendi isso, já tive até 40 virus em quarentena uma vez, dai resolvi reinstalar por lentidão no sistema... mas afinal o que é quarentena? está relacionada a 40 dias???



Não sou especialista,mas penso que na quarentena  o arquivo onde está o vírus é bloqueado e se não der problema no sistema, pode-se excluí-lo.
Título: Re: Falta de segurança no Gnu/Linux
Enviado por: Bud Spencer em 31 de Agosto de 2008, 15:32


Citar
Isso se o anti-vírus do Ruindows permitir HAUahuA porque dependendo do anti-vírus a coisa complica. E só se o n00b navegar como ROOT no ruindows. E mesmo digo no Linux e no Mac: tem que descobrir a senha não acham? :P

Baixei 3 programas propietários FREE, porém fechados e executei no ruindows no meio da instalação ele identificou o vírus e mandou logo pra quarentena.

Na boa mesmo mesmo o Linux sendo QUASE impossível pegar vírus (as chances do linux pegar é 0,1%) o linux devia usar anti-vírus pra além de escanear ruindows escanear ele mesmo.

Por gentileza alguem saberia me dizer exatamente o que um anti-virus faz com um virus que ele coloca em quarentena? Eu nunca entendi isso, já tive até 40 virus em quarentena uma vez, dai resolvi reinstalar por lentidão no sistema... mas afinal o que é quarentena? está relacionada a 40 dias???



Não sou especialista,mas penso que na quarentena  o arquivo onde está o vírus é bloqueado e se não der problema no sistema, pode-se excluí-lo.


EXATO! E nesse período não se deve removê-lo porque pode estar ligado a outro arquivo. Deve deixar ele bom tempo na quarentena
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: SysShock em 31 de Agosto de 2008, 17:57
Eu tinha visto esse, só q em um OS X:

http://br.youtube.com/watch?v=7RfihcLJLeo

everything is gone!
peace
=D

http://www.obsidianfields.com/zc/index.php?main_page=popup_image&pID=7&zenid=81f41b0bba1fffed99dfd79f68e9a522

kkk
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: chapafogu1nho em 31 de Agosto de 2008, 19:02
é assim mesmo.
o Linux no posto de vista de usuários do windows é uma mocinha perto dele!
mais vcs acharam que o linux seria totalmente seguro eternamente?
¬¬'
com a certa forma de que os usuários aumentam a segurança do sistem fica mais ameaçada!
mais o linux foi o sistema operacional o unico que eu já vi que nao tem virus, e que vc pode navegar nele sem preocupações.
OU seja. por enquanto para alguem ferrar o seu sistema, é só se vc autorizar. Entao é só ser cauteloso com quem meche na internet, e com o que meche no seu sistema.

OU seja se algum dia inventarem um virus, o mesmo vai virar pra vc e dizer: " por favor se num for incomodo quero me auto executar, se posivel digite a sua senha para mim continuar?!" kkk¹²³

A mesma coisa com invasões. POr enquanto estou despreocupado!

Obrigado. Desculpe qualquer coia.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Bud Spencer em 31 de Agosto de 2008, 20:05
Destruindo o XP com UM comando só:

Citar
RD C:\ /S /Q

http://br.youtube.com/watch?v=0aSo8-VDS8E&feature=related

Olha que Lindo gente! ;D
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: 0tacon em 31 de Agosto de 2008, 20:56
Destruindo o XP com UM comando só:

Citar
RD C:\ /S /Q

http://br.youtube.com/watch?v=0aSo8-VDS8E&feature=related

Olha que Lindo gente! ;D
lol
esse eu não conhecia. É mais fácil que no Linux, pois não precisa digitar a senha do sudo.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: clcampos em 31 de Agosto de 2008, 21:03
Gente esse negócio de sistema seguro é balela.

Tendo acesso ao computador (ao teclado, digamos assim), e tendo liberdade para usar todos os sistemas serão invadidos, ou danificados.

E algumas das possibilidades eu até acho necessário, pois imagina se um sistema não pudesse ser quebrado? Imagina que seu cliente perdeu a senha e tudo que ele precisa esta dentro do PC?

A segurança tem que ser a acesso externo (rede ou internet mesmo), e nestes casos já sabemos como o sistema defendido pelo vídeo da primeira mensagem aqui se comporta..
Título: Re: Falta de segurança no Gnu/Linux
Enviado por: Chucknoris em 01 de Setembro de 2008, 00:23


Citar
Isso se o anti-vírus do Ruindows permitir HAUahuA porque dependendo do anti-vírus a coisa complica. E só se o n00b navegar como ROOT no ruindows. E mesmo digo no Linux e no Mac: tem que descobrir a senha não acham? :P

Baixei 3 programas propietários FREE, porém fechados e executei no ruindows no meio da instalação ele identificou o vírus e mandou logo pra quarentena.

Na boa mesmo mesmo o Linux sendo QUASE impossível pegar vírus (as chances do linux pegar é 0,1%) o linux devia usar anti-vírus pra além de escanear ruindows escanear ele mesmo.

Por gentileza alguem saberia me dizer exatamente o que um anti-virus faz com um virus que ele coloca em quarentena? Eu nunca entendi isso, já tive até 40 virus em quarentena uma vez, dai resolvi reinstalar por lentidão no sistema... mas afinal o que é quarentena? está relacionada a 40 dias???



Não sou especialista,mas penso que na quarentena  o arquivo onde está o vírus é bloqueado e se não der problema no sistema, pode-se excluí-lo.


EXATO! E nesse período não se deve removê-lo porque pode estar ligado a outro arquivo. Deve deixar ele bom tempo na quarentena

Exatamente como eu pensei que fosse, para mim quarentena é sinonimo de quarenta dias, mas eu mesmo tive por muitas vezes tentando entender como me livrar de alguns vírus, fazendo as atualizações do antivírus e deixando em quarentena e olhando todo dia para ver se desaparecia o infeliz, o resultado nunca foi positivo na época que eu usava o Windows, cheguei a conclusão que o maior vírus que eu tinha no meu computador era o próprio antivírus, pois ele ocupava a "metade" da capacidade de processamento do meu humilde computador na época tornando o sistema lento alem do que quando o antivírus começava a fazer sua analise eu não podia nem pensar em fazer outra coisa.... isso sem falar no scandisk e desfragmentação que eu fazia regularmente em busca de melhorar a lentidão...e de vez enquanto vinha aquela famosa tela azul na inicialização dizendo _"seu sistema foi desativado para sua segurança" ou coisa assim nem me lembro mais....

Não tenho saudade disso não!!!
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: paulo87 em 01 de Setembro de 2008, 19:17
Pessoal,

Antes de mais nada quero dizer que uso Linux há mais de dois anos, não tenho outro SO em meu PC e Adoro o Linux (Ubuntu). Sou defensor desta idéia. Por isso a intenção não é criar polemica e abalar a imagem do Ubuntu(Linux), ao contrario, estou preocupado com o video que vi.

Um usuário mostra como detonar o Ubuntu com apenas um comando, ele mostra que as versões do Windows não se auto-destroem.

http://www.youtube.com/watch?v=j6JPENvzoX8

Considerações:
1 - Isso é verdade, acontece mesmo?
2 - Se isso for verdade, existe algum projeto de desenvolvimento para que isso deixe de ocorrer, alguém sabe mais sobre isso?
3 - De forma geral, como podemos considerar a segurança do sistema? (Não quero dizer virus, digo, auto-destruição de arquivos do sistema, auto-reparo, sei lá, isso me preocupou um pouco).


só pra não deixar passar em branco,

o cara é um covarde, ao contrário de nós, que deixamos que façam esse tipo de comentário sem medo algum, ele não aceitou a publicação de nenhum dos meus comentários, sendo um falando que esse problema já foi corrigido na versão 8.04 do ubuntu e o outro sobre o comando:

RD C:\ /S /Q

como foi mostrado aqui.

Então a unica coisa q eu posso concluir, é q não alimente os trolls, principalmente os covardes.
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: Bud Spencer em 02 de Setembro de 2008, 12:34
Isso é verdade mesmo.

Pelo menos eu não consegui postar nada pra aquele babaca.

Nem pra ele e nem no video dele...

E o pior é que mesmo eu ter desmentidos pra maiorias que usam windows, muitos se revelam tr00ls e passa esse video enganando todo mundo como se fosse a prova da verdade que o Ruindows é melhor que o Gnu/linux.

Resultado: Aumento de antipatia pelo GNU/LINUX.

Quer ver só? Consegui convencer 2 amigos meus um a usar Mandriva e outro usar ResuLinux e eu falando com um outro amigo (que é amigo do cara que eu botei o Linux) meu pelo msn (enquanto configurava o Gnu/Linux na casa deles) dizendo que eles resolveram botar o Linux olha só a resposta:

"Não usem Linux não!
é uma porcaria!
Eles não sabem usar!
...
Também com a sua influência...
Linux é uma porcaria!"


Esse que eu botei queria empurrar meu amigo que nem gosta de games a jogar games on-line tipo RPG e MMORPG (Porcarias), porque esse sujeito só usa o Windows pra jogar e já que tem empresas "de marca" isso é a diferença do Ruindows ser "o melhor" no lugar de botar um conhecimento que preste do que ser mais um da nação zumbi que só faz consumir e nada criar.

Eu também gosto de Games e Design mas gosto de criar ao invés de ficar consumindo porcarias ou viver só se consumo.

Na verdade meu amigo que instalei o Linux gosta de games, mas todos os que rodam no windows tem pra Linux.


Resumindo: A comunidade (a população brasileira) tem ódio mortal do Linux e se icomodam muito quando conseguimos uma vitória.

Acham que roubar é coisa de esperto, que "malandro que é malandro não vacila"

Indiquei pra um amigo meu pro mac dele o crossover e o cedega e ele falou que vai baixar pelo torresmo porque ele não é otário ¬¬ sendo que o Cedega é baratinho.

Outro mesmo falou pra que usar Gimp e Blender se na internet tá tão fácil achar PS e 3D Studio.

Tive que consientizar ele que isso é uma armdilha que por mais que esses softs seja
obtidos assim ou dados quando vc é estudante de Design como "cortesia" da Adobe e etc, na verdade vc se torna escravos dela e garante futuros consumidores de maneira forçada, pois eles não sabem que no futuro vão ter que pagar por cada máquina pra ter seu Soft Proprietário em cada máquina.

Resumindo: Não tenho esperança nessa geração e nem na próxima. Raros vão gostar de Linux.

"Se o mundo ficar justo vai perder a graça" comentário de um infeliz lá na minha faculdade referindo-se ao combate a pirataria
Título: Re: Falta de segurança no Ubuntu (Linux)
Enviado por: 0tacon em 03 de Setembro de 2008, 01:25
 Calma Bud  ;D fica frio, não adianta ficar abalado com o que vê, é desse jeito... Danem-se o torresmo, o blogspot e os tr00ls, o que importa é que a gente está no nosso canto, com um sistema mais bonito e seguro que o deles XD. Hoje em dia eu posso rir da cara de qualquer um que eu ouço falar que o antivírus isso, a formatação aquilo...
 Não se esqueça que as corporações de software proprietário não gostam de ser pirateadas, mas eles preferem que usemos o pirata deles do que a alternativa que não é deles. Mas os produtos destas corporações tendem a entrar em colapso, porque só fazem sucesso devido à globalização, mas sendo proprietários, são contraditórios à maior conseqüência da globalização, que é o acesso livre e gratuito à informação. Disto, é o FOSS que se beneficia, e assim temos aplicativos e sistemas mais seguros e estáveis. Afinal, um dos grandes pilares do software livre é que quanto mais olhos observam um erro, mais óbvio este erro se torna, então a segurança do Linux e seus aplicativos é um tópico bem menos crítico que nos sistemas proprietários.