Autor Tópico: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu? [RESOLVIDO]  (Lida 17132 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #15 Online: 29 de Junho de 2008, 01:23 »
Caro Kernel,

Eu gostaria de instalar o Ubuntu e futuros programas na partição de 10,5 GB e deixar a partição de 80 Gb para guardar somente dados. Para isso'na hora de particionar é só colocar a partição de 10,5 GB com ponto de montagem "/"?

Não exatamente, é isso sim, mas tem que mudar o tipo de partição para Primária e ao invés de deixar NTFS deverá ser ext3.
E deixar a de 80 GB como Lógica (NTFS).

Segue uma imagem das partições e uma dos tipos de partições(FAT,NTFS...) da qual não aparece a opção NTFS como voce me disse para colocar na partição de 10,5Gb!
http://img165.imageshack.us/my.php?image=cimg1763jm7.jpg
http://img165.imageshack.us/my.php?image=cimg1766ky9.jpg

É o que pensei: A partição de 8,21 GB está como primária, neste caso, não poderá criar mais nenhuma partição Primária. Tente criar essa nova como FAT32 como partição Lógica que servirá para guardar dados. (A de 10,5 ou como você quer trocar, seria a de 80 GB).

Tente novamente.

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2008, 11:43 »
Então irá ficar desta forma:

1- 10,5 Gb ext3 "/" =Primária FAT32 (Aonde serao instalado o Ubuntu e outros progs)
2- 2 Gb Swap=Secundária
3- 80 Gb Fat32=Nao se pode escolher entre pimária ou secundária como lhe enviei na foto.Aceito assim mesmo? Ela acabará ficando como?

Pois eu gostaria que ficasse o Ubuntu e os progs instalados na 10,5 Gb, e a de 80 Gb fica uma area de dados comum para o Windows e o Ubuntu.

Então aí eu teria uma partição para Windows e Progs | Uma partição para Ubuntu e progs | E uma partição comum aos dois para dados!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #17 Online: 29 de Junho de 2008, 14:01 »
Então irá ficar desta forma:

1- 10,5 Gb ext3 "/" =Primária FAT32 (Aonde serao instalado o Ubuntu e outros progs)
2- 2 Gb Swap=Secundária
3- 80 Gb Fat32=Nao se pode escolher entre pimária ou secundária como lhe enviei na foto.Aceito assim mesmo? Ela acabará ficando como?

Pois eu gostaria que ficasse o Ubuntu e os progs instalados na 10,5 Gb, e a de 80 Gb fica uma area de dados comum para o Windows e o Ubuntu.

Então aí eu teria uma partição para Windows e Progs | Uma partição para Ubuntu e progs | E uma partição comum aos dois para dados!

Esta errado. Vou passar como deve ser:

a) - 52 GB -- NTFS -- Primária -- Windows™ (Essa você não deve mexer)
b) - 10,5 GB -- ext3 -- Primária -- Ubuntu (ext3 e NTFS são Sistemas de Partição, o Ubuntu deverá ser somente ext3, a NTFS é só para Windows™. Um Sistema Operacional funciona somente com um único Sistema de Partição.)
c) - 2 GB -- SWAP -- Primária -- Área de Troca (Não pode ser Lógica, somente Primária)
d) - 80 GB -- FAT32 -- Lógica -- Dados (Será comum aos dois sistemas, e deverá ser uma partição Lógica, não Primária, pois é permitido somente 4 partições primárias, e a de 8,21 GB já completa o ciclo)
e) - 8,21 GB -- NTFS -- Primária -- Partição da sua Impressora  (Essa você não deve mexer)


Deverá ser dessa forma. Vamos adotar esta como a forma definitiva. Tente, não vejo nada que impeça de dar certo.
« Última modificação: 29 de Junho de 2008, 14:06 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #18 Online: 29 de Junho de 2008, 15:51 »
Particionei nesta sequencia e instalei.

a) 10,5 GB -- ext3 -- Primária -- Ponto de montagem "/"          -- Ubuntu
b) 80 GB -- FAT32 -- Lógica -- Ponto de montagem  "nenhum"  -- Dados
c) 2 GB -- SWAP -- Primária -- Ponto de montagem "Nenhum"   --Área de Troca

Mesmo assim, ele nao reconheceu o modem Yiso U893. Entrei no consola e digitei " sudo lsusb" e não apareceu nenhum modem reconhecido.

E agora?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #19 Online: 29 de Junho de 2008, 17:09 »
Particionei nesta sequencia e instalei.

a) 10,5 GB -- ext3 -- Primária -- Ponto de montagem "/"          -- Ubuntu
b) 80 GB -- FAT32 -- Lógica -- Ponto de montagem  "nenhum"  -- Dados
c) 2 GB -- SWAP -- Primária -- Ponto de montagem "Nenhum"   --Área de Troca

Mesmo assim, ele nao reconheceu o modem Yiso U893. Entrei no consola e digitei " sudo lsusb" e não apareceu nenhum modem reconhecido.

E agora?


neoseal, isso é muito estranho.

Tentou carregar o modem mesmo assim? Certifique se que ele esta conectado em uma porta USB 2.0 que esteja funcionando corretamente. Então Copie e cole isto no Terminal e aperte Enter (Crtl + C aqui e Crtl + Shift + V no Terminal):

Código: [Selecionar]
sudo modprobe usbserial=0xeab product=0xc893
Se não der nenhuma mensagem de erro é por que funcionou. Daí é só dar seguimento ao tutorial.

Olha aqui um exemplo do meu lsusb (Estou no Debian no momento, mas no Ubuntu é a mesma coisa):

Código: [Selecionar]
kernel-script@debian:~$ lsusb
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 004: ID 0eab:c893


O meu cat:

Código: [Selecionar]
kernel-script@debian:~$ cat /proc/version
Linux version 2.6.18-5-686 (Debian 2.6.18.dfsg.1-13) (dannf@debian.org) (gcc version 4.1.2 20061115 (prerelease) (Debian 4.1.1-21)) #1 SMP Fri Jun 1 00:47:00 UTC 2007
kernel-script@debian:~$

Veja que mesmo utilizando um kernel mais antigo, o meu Modem é reconhecido normalmente (Estou no Debian Stable Ecth, no momento migrando para o Debian Testing Lenny).
No ubuntu o suporte é ainda mais moderno. Nunca tive problemas, e esse seu "erro" ao reconhecer eu não consigo entender. Ao meu ver é problema com suas entradas USB, porém você conecta normalmente no Windows™ não é?



Outro coisa é que a imagem ISO do Ubuntu que você baixou pode conter defeitos, você verificou o MD5SUM? E "Procurar por defeitos" na hora do Boot do LiveCD?
« Última modificação: 30 de Junho de 2008, 00:10 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #20 Online: 29 de Junho de 2008, 18:08 »
Particionei nesta sequencia e instalei.

a) 10,5 GB -- ext3 -- Primária -- Ponto de montagem "/"          -- Ubuntu
b) 80 GB -- FAT32 -- Lógica -- Ponto de montagem  "nenhum"  -- Dados
c) 2 GB -- SWAP -- Primária -- Ponto de montagem "Nenhum"   --Área de Troca

Mesmo assim, ele nao reconheceu o modem Yiso U893. Entrei no consola e digitei " sudo lsusb" e não apareceu nenhum modem reconhecido.

E agora?


neoseal, isso é muito estranho.

Tentou carregar o modem mesmo assim? Certifique se que ele esta conectado em uma porta USB 2.0 que esteja funcionando corretamente. Então Copie e cole isto no Terminal e aperte Enter (Crtl + C aqui e Crtl + Shift + V no Terminal):

Código: [Selecionar]
sudo modprobe usbserial=0xeab product=0xc893
Se não der nenhuma mensagem de erro é por que funcionou. Daí é só dar seguimento ao tutorial.

Olha aqui um exemplo do meu lsusb (Estou no Debian no momento, mas no Ubuntu é a mesma coisa):

Código: [Selecionar]
kernel-script@debian:~$ lsusb
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 004: ID 0eab:c893


O meu cat:

Código: [Selecionar]
kernel-script@debian:~$ cat /proc/version
Linux version 2.6.18-5-686 (Debian 2.6.18.dfsg.1-13) (dannf@debian.org) (gcc version 4.1.2 20061115 (prerelease) (Debian 4.1.1-21)) #1 SMP Fri Jun 1 00:47:00 UTC 2007
kernel-script@debian:~$

Veja que mesmo utilizando um kernel mais antigo, o meu Modem é reconhecido normalmente (Estou no Debian Stable Ecth, no momento migrando para o Debian Unstable Lenny).
No ubuntu o suporte é ainda mais moderno. Nunca tive problemas, e esse seu "erro" ao reconhecer eu não consigo entender. Ao meu ver é problema com suas entradas USB, porém você conecta normalmente no Windows™ não é?



Outro coisa é que a imagem ISO do Ubuntu que você baixou pode conter defeitos, você verificou o MD5SUM? E "Procurar por defeitos" na hora do Boot do LiveCD?

Caro kernel,

Nao tenho a menor ideia do que seja MD5SUM e ainda nao procurei por defeitos na hora do boot como voce descreveu. Eu baixei a minha distro do Ubuntu 8.04 lts na pagina oficial (www.ubuntu-br.org/).

Digitei conforme voce disse ""... sudo modprobe usbserial=0xeab product=0xc893". Apesar do meu modem ser u893. A respota foi " FATAL: module usbserial=0xeab not found". Logo depois digitei "sudo lsusb" e apareceu "BUS 005 device 002: ID 0eab:c893".
   Porem na config do modem subpasta (modem) tinha como opções "/dev/ttyS0  --  /dev/ttyS1 até o número 3" mas nao tinha a opção de c ou u893 ou qualquer outra.

E ai?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #21 Online: 29 de Junho de 2008, 19:57 »
   Porem na config do modem subpasta (modem) tinha como opções "/dev/ttyS0  --  /dev/ttyS1 até o número 3" mas nao tinha a opção de c ou u893 ou qualquer outra.

E ai?

Lhe passei o comando errado. Peço desculpas. O correto é:

Código: [Selecionar]
modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893


Não neoseal, a opção não é u (No sistema ele é reconhecido como c mesmo, o meu também é U893). Na lista de Modem que você falou acima, o nome é ttyUSB0 ou ttyUSB1, isso varia de acordo com o seu Hardware. Porém, para aparecer isso, você deve carregar o módulo do seu Modem dentro do kernel do sistema, isso é feito com o comando sudo modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893
A propósito, o seu Modem foi sim reconhecido pelo sistema, agora só falta carrega-lo no mesmo.
O comando é este mesmo, e o Modem só funcionará se ele for carregado no sistema. Caso não dê certo, tente outro comando que também carrega o Modem no sistema. Tente:

Código: [Selecionar]
sudo insmod /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/usb/serial/usbserial.ko vendor=0x0eab product=0xc893

Se não der, tente:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe usbserial vendor=0x0eab product=0xc893


Siga o restante do tutorial e não se esqueça de colocar o argumento noccp no KPPP. Caso esteja utilizando ele para se conectar,
« Última modificação: 29 de Junho de 2008, 20:00 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #22 Online: 29 de Junho de 2008, 21:38 »
   Porem na config do modem subpasta (modem) tinha como opções "/dev/ttyS0  --  /dev/ttyS1 até o número 3" mas nao tinha a opção de c ou u893 ou qualquer outra.

E ai?

Lhe passei o comando errado. Peço desculpas. O correto é:

Código: [Selecionar]
modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893


Não neoseal, a opção não é u (No sistema ele é reconhecido como c mesmo, o meu também é U893). Na lista de Modem que você falou acima, o nome é ttyUSB0 ou ttyUSB1, isso varia de acordo com o seu Hardware. Porém, para aparecer isso, você deve carregar o módulo do seu Modem dentro do kernel do sistema, isso é feito com o comando sudo modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893
A propósito, o seu Modem foi sim reconhecido pelo sistema, agora só falta carrega-lo no mesmo.
O comando é este mesmo, e o Modem só funcionará se ele for carregado no sistema. Caso não dê certo, tente outro comando que também carrega o Modem no sistema. Tente:

Código: [Selecionar]
sudo insmod /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/usb/serial/usbserial.ko vendor=0x0eab product=0xc893

Se não der, tente:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe usbserial vendor=0x0eab product=0xc893


Siga o restante do tutorial e não se esqueça de colocar o argumento noccp no KPPP. Caso esteja utilizando ele para se conectar,

Realizei a digitação das 3 linhas de comando que voce me passou( A 1 nao resolveu e assim eu testei a 2 e a 3). Elas nao dao erro.Sao aceitas, porem na subpasta modem da Config do Modem continua somente aparecendo as opçoes de /dev/ttyS0 e assim por diante. Deveria aparecer algo d tipo USB..., certo?

Qual o proximo passo?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #23 Online: 29 de Junho de 2008, 22:47 »
Isso é muito estranho :-\
Se o Modem foi carregado com sucesso, deveria aparecer na lista de Modems do KPPP algo como /dev/ttyUSB0 ou /dev/ttyUSB1, tem certeza que não aparece? Se tiver certeza que mesmo carregando o Modem ele não aparece na lista de Modems do KPPP, então vamos utilizar o wvdial para conectar, eu particularmente prefiro e recomendo ele, mas para iniciantes recomendo o KPPP por causa da interface gráfica amigável, mas nós já estamos "botando a mão na massa do bolo" mesmo, então vamos de Terminal :)

Carregue o Modem, com um dos comandos que você disse que deu certo.

Depois, digite no Terminal:

Código: [Selecionar]
ls /dev/ | grep ttyUSB0
A resposta tem que ser ttyUSB0 ou ttyUSB1

Se obtiver êxito na resposta, então faça o meu tutorial do wvdial.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35209.0.html

Se tiver dúvidas sobre o tutorial, post lá, não aqui.
« Última modificação: 29 de Junho de 2008, 22:59 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #24 Online: 29 de Junho de 2008, 23:29 »
Caro Kernel,


Fiz os dois comandos(Nao deram erro). Porem na subpasta Modem da config do modem só aparece " /dev/ttyS0 -- S1 e ... "


Esse modem funciona perfeitamente no Windows Vista.


Qual o próximo passo?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #25 Online: 29 de Junho de 2008, 23:45 »
Caro Kernel,


Fiz os dois comandos(Nao deram erro). Porem na subpasta Modem da config do modem só aparece " /dev/ttyS0 -- S1 e ... "


Esse modem funciona perfeitamente no Windows Vista.


Qual o próximo passo?

??

Leia a minha mensagem anterior novamente ↑
Acredito que a pergunta já esteja respondida.
Por favor responda o que eu perguntar e fale sobre o que eu indicar para você, para eu saber o que está dando certo ou não. Siga os passos que falei acima na minha mensagem anterior.
« Última modificação: 30 de Junho de 2008, 00:11 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #26 Online: 30 de Junho de 2008, 01:02 »
Caro Kernel,

Segui o seu tutorial porem alguns comandos deram erro:

1-Apos "sudo echo "usbserial ...." .Obtive a  seguinte resposta: Bash: /ect/modules: permissao negada

2-Após o comando "sudo gedit /etc/rc.local
O " killall wvdial" é pra ser colocado em que linha?

3-Após o comando "pon.wvdial vivo"

cannot get informatin for serial port....
...
Initialized modem
configuration does not specify a valid phone number, a valid login name, a valid password

Coloquei conforme seu tutorial
phone: #777
senha:****
username:0000000@vivozap.com.br

PS: É para manter "<" e ">" que tinha no exemplo
"username: <000000@vivozap.com.br> "

Ou é para retirá-los? Deixando  --> username:0000000@vivozap.com.br

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #27 Online: 30 de Junho de 2008, 01:15 »
Por favor neoseal, poste a dúvidas relativas ao tutorial no tópico do tutorial, não aqui.

A linha que falava do killall wvdial estava errada, já corrigi.

Não existe "username: <000000@vivozap.com.br> " em nenhum dos exemplos deste tutorial especificamente. "<>" Não deve ser utilizado. Preste atenção na acentuação: Não é username:seunumerocomdddaqui@vivozap.com.br e sim Username = seunumerocomdddaqui@vivozap.com.br

O número é o seu número de discagem com DDD. Não entendo as suas dúvidas, está muito bem explicado no tutorial. Inclusive com exemplos. Tente entrar como sudo su primeiro, depois executar os comandos. Exemplo:

Código: [Selecionar]
user@ubuntu:~$ sudo su
Digite a sua senha aqui (Que é invisível)
user@ubuntu:~# modprobe usbserial vendor=0x0eab product=0xc893

Faça o tutorial novamente, com muita calma, e com muita atenção. Não tem erro se o fizer desta forma.

É extremamente simples e fácil conectar o vivo Zap™ no Ubuntu, principalmente com o wvdial:

1 - Carregar o Modem no sistema
2 - Editar apenas algumas poucas linhas no arquivo /etc/wvdial.conf
3 - Conectar

Repetindo: Não tem mistérios nem segredos, só seguir o tutorial, com muita calma, e com muita atenção. Não tem erro se o fizer desta forma.

Caso dê muitos mais erros, provavelmente ou você está fazendo errado e tem que rever o que está fazendo com mais atenção ou a imagem ISO do Ubuntu que você baixou e gravou estava defeituosa (Erro geralmente causado por perdas de informação durante o Download, não do conteúdo do download). Não vejo outras explicações para isso.
« Última modificação: 30 de Junho de 2008, 02:47 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #28 Online: 30 de Junho de 2008, 19:45 »
Obrigado por tudo e pela paciencia. Estou escrevendo esta reposta pelo Firefox do Ubuntu. Estou muito feliz. Mais uma vez obrigado pelo tempo.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #29 Online: 30 de Junho de 2008, 20:20 »
Obrigado por tudo e pela paciencia. Estou escrevendo esta reposta pelo Firefox do Ubuntu. Estou muito feliz. Mais uma vez obrigado pelo tempo.

De nada :)
Parabéns pela perseverança neoseal, fico feliz que tenha conseguido. Eu demorei cerca de quatro mêses para fazer o que você fez:

1 - Carregar o Modem no sistema
2 - Editar apenas algumas poucas linhas no arquivo /etc/wvdial.conf
3 - Conectar

Tudo por causa de um único parâmetro no wvdial.conf que estava faltando e eu não conhecia/sabia: Stupid Mode. (Que "deixa" que a conexão seja autenticada)

Antes eu utilizava o KPPP, e quando eu era iniciante instalava o Ambiente Gráfico KDE inteiro só pra ter o KPPP... :P
Nada como uma pequena dose de conhecimento pra resolver né? :)
Agora é tudo mais simples e posso ajudar outras pessoas com os tutoriais que criei, para não ficarem mêses tentando conectar de uma forma aceitável ou deixarem de usar o sistema por causa disso.
Mais uma vez, parabéns pela perseverança.

Abraço e até mais.
« Última modificação: 30 de Junho de 2008, 20:26 por kErNeL_sCrIpT »