Autor Tópico: Aplicativos para Química  (Lida 4756 vezes)

jlgomessouza

  • Visitante
Aplicativos para Química
« Online: 02 de Junho de 2010, 13:26 »
Prezados,

Trabalho em um Instituto Federal, onde há o curso de Polímeros e Química (Bacharel e Licenciatura. Gostaria de conhecer os aplicativos dessa área para oferecer como opção para os alunos e professores. Os do repositório até já vi, mais desejaria conhecer alguns com qualidade superior, às vezes tem alguém pode conhecer algum projeto fora do repositório oficial do Ubuntu. O pessoal deseja algo próximo ChemOffice e Spartus (acho que escreve assim).

Se alguém puder me ajudar fico agradecido. 

Gostaria de conhecer também Professores e Estudantes de Química que utilizam o Ubuntu em seus estudos e como ferramenta de ensino, principalmente da área superior e de iniciação científica.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2010, 19:11 »
Aí Brother, não sou Químico, sou Físico e posso lhe indicar alguns que sei que serve pra ambos. Para plotar graficos, por exemplo, onde estudo usava-se o Origin. Passado algum tempo substituiram esse Origin (que é pago e muito caro por sinal) pelo Qtiplot que é um clone do Origin. Eu, pessoalmente conheço os dois e prefiro o Qtiplot. Além do Qtiplot temos o Labplot, o Gnuplot, entre outros, porem, acho esses os melhores. Para escrita de relatórios envolvendo formulas temos o Latex (que por sinal é multiplataforma) porem existe uma IDE dele chamada de Kile que pra mim é excelente.

No mais, boa sorte e espero ter ajudado.

jlgomessouza

  • Visitante
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2010, 01:27 »
Agradeço pelas dicas, ainda mais pelo programa equivalente ao Origin. Porém, preciso conhecer estudantes de química que usem em potecial, Linux.

Abraços!!!

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2010, 01:31 »
hahaha

Também sou físico ( ;D) e, caso necessite de um substituto para o Matlab, sugiro o Octave.

IDE para fortran = geany.

Minha IDE preferida para latex é o TeXmaker ;)
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

jlgomessouza

  • Visitante
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2010, 02:18 »
Amém, obrigado pela dica!

Porém, estou tendo mais dificuldades na área de Química. Tem alunos de iniciação científica que utilizam o ChemOffice e realizam cálculos que dura um madrugada inteira. Gostaria de encontrar programas semelhantes, digo no mesmo nível de eficiência, ou não tem e é escasso mesmo nessa área???

Abraços!!!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2010, 15:45 »
Achei esse no fórum gringo: MarvinSketch
link deles com várias aplicações pra linux: http://www.chemaxon.com/
espero que ajude!

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2010, 20:14 »
Que bom ter um colega Físico no fórum. Só por você usar o linux já ganhou meu respeito brother.
Jilgomes sei de sua frustração inicial com relação  a encontrar bons programas para Química. Penso que se você der uma garimpada você deva achar  o que procura. Na área de Física temos muitos programas e conheço vários porque na instituição que eu estudo (Universidade Federal de Goiás) existe um grande esforço no sentido de aderir totalmente ao software livre. No Instituto de Física temos alguns professores que tem um nível de conhecimento sobre linux bem alto e, por isso, eles são incentivadores e muitas vezes os grandes salvadores da pátria nesses momentos de duvida e procura.

Sugiro a você que tente entrar em contato com outros Institutos federais e até mesmo com outras Universidades que ofereçam o curso de Química que com certeza você encontrará melhor orientação.

Digo isso porque das vezes que precisei de alguns softwares específicos tive grande dificuldade em encontrar material mesmo no google e nos fóruns  (como por exemplo do Qtiplot). Nesses momentos os professores me ajudaram bastante.


No mais, boa sorte.

jlgomessouza

  • Visitante
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2010, 19:18 »
Agradeço a ajuda de todos e ainda insisto na procura. Muito obrigado pelas dicas!

Não estou frustrado! Que nada, realmente desejo saber se há carência em algumas áreas e talvez possamos até idealizar um projeto de um software fomente a área, absorvendo os menores e se equiparar os pagos. Afinal o Linux é um sistema estável. Deve ter muitos softwares bons por ai a fora, que ainda não fazem parte do repositório oficial.

Aguardo mais novidades! Abs! E muito obrigado pelo esforço de todos!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2011, 20:25 »
O tópico é bem antigo, mas vou deixar algumas opções que venho usando e estou gostando bastante. Elas podem ser úteis para quem usar a pesquisa do fórum.  :)

Avogadro - ele tem várias moléculas já montadas e dá para a gente visualizar tudo em 3D. Da para ver várias informações, como: dipólo, esferas de Van der Waals, forças, ligações, ligação de hidrogênio e por ai vai ... É um aplicativo excelente! Gosto demais dele.  ;)

Kalzium - tem uma tabela periódica que pode ser visualizada de várias formas, inclusive com ícones que mostram as aplicações mais comuns para cada elemento químico. Possui também uma linha do tempo em que a gente clica no play e ele começa a mostrar a ordem de descoberta de cada elemento químico. Tem uma opção que mostra o estado físico de cada elemento conforme a temperatura vai subindo. Você clica no play, a temperatura (K) sobe e ai vai mostrando os elementos que começam a alterar o estado físico. É bem interessante! Ele tem editor molecular, resolve equações, possui tabela de isótopos, mostra propriedades de cade elemento químico, etc... etc... etc....

Os dois aplicativos estão disponíveis na central de programas do Ubuntu.

Booommm, agora que deixei essas dicas, vou aproveitar e fazer propaganda do meu tópico ... hehehe
Estou vendo se descubro algum software que ajude a medir o pH a partir de fotos.

O link é esse: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85047.msg469307.html#new


Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Aplicativos para Química
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2011, 15:25 »
Para quem acha que precisa ter Windows para estudar química, saiba que existem alternativas até mesmo online para simulações.

O PhET possui vários simuladores para química, física, biologia, matemática, entre outros. Tudo isso pode rodar diretamente pelo site ou então é possível fazer o download para uso off-line. O PhET é feito em java e por esse motivo é multiplataforma.

Link para simulações pelo site: http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry
Link para download do site inteiro: http://phet.colorado.edu/pt_BR/get-phet

Vale lembrar que ele também pode ser utilizado a partir de CD ou dispositivos USB.