Autor Tópico: Firewall em rede doméstica com e sem fio  (Lida 3278 vezes)

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Firewall em rede doméstica com e sem fio
« Online: 03 de MAR?O de 2010, 11:27 »
Oi Pessoal

Eu tenho dois computadores, um desktop e um laptop, que compartilham a internet através de um roteador sem fio. O esquema é aquele bem simples, o sinal da Velox entra pelo modem dlink que está ligado por cabo ao roteador sem fio também da dlink. Daí o sinal vai por cabo para o desktop e sem fio para o laptop.
O desktop roda Ubuntu e o laptop também vai rodar Ubuntu, mas eu vou manter o windows7 numa partição separada.
O que eu quero saber é qual é a melhor opção para configurar o firewall. Se eu configurar o firewall só do desktop isso serve para toda a rede? (Digo isso pois eu li que na verdade só quem está conectado à internet é o computador principal e os outros navegam com IP dele.) Ou eu tenho que configurar um firewall para o desktop outro para o laptop? Ou será que a melhor opção é usar o firewall do roteador (um dlink di524)? Se eu usar esta última opção eu ainda assim preciso de firewall no desk e no lap?

O que vcs acham?

Obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Firewall em rede doméstica com e sem fio
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2010, 12:46 »
No seu caso, quem faz a conexão com a internet é o roteador, então o melhor lugar pra por o firewall é lá.

Mas veja só:

1) O DI-524 é muito ruim. Eu não confiaria nele.

2) Mesmo havendo um firewall no ponto de compartilhamento, cada estação ainda precisa de firewall, embora nem tão restritivo, já que boa parte das ameaças seria filtrada pelo firewall central.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Firewall em rede doméstica com e sem fio
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2010, 13:06 »
Obrigado zekkerj

E vc tem alguma dica de onde eu posso aprender mais sobre regras de firewall, como configurar, etc...
Eu estou lendo este artigo do guia do hardware http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/leia/index.php?p=cap11-2
mas queria ver outras fontes.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Firewall em rede doméstica com e sem fio
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2010, 17:37 »
Se vc quer só ativar um firewall, sem se preocupar mto em aprender a fazer um, tente o FireStarter ou o Shorewall.

Se quer aprender a configurar um, tem um tópico meio antigo, mas mto legal no fórum Guia do Hardware chamado "iptables comunitário". Joga esse nome no google que vc chega lá ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Firewall em rede doméstica com e sem fio
« Resposta #4 Online: 03 de MAR?O de 2010, 17:46 »
Valeu zekkerj

Vou dar uma olhada

abs