Autor Tópico: Instalador do Ubuntu 11.10 não reconhece HD SATA (ST380013AS) [RESOLVIDO]  (Lida 6368 vezes)

Offline Miles Vero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Olá pessoal!
Esta é a primeira vez que escrevo aqui no forum.

O meu problema é o seguinte:
São já vários dias que venho tentando instalar exclussivamente o Ubuntu 11.10 em meu PC (sem dual boot, só ele mesmo...) e não tenho conseguido porque o instalador simplesmente não reconhece o HD. Consigo chegar até à tela onde se pede para marcar as opções de atualizações enquanto instala e programas de terceiros, mas depois pula diretamente para a tela de configuração do dispositivo (HD, Partições, etc) mas não aparece nenhum HD e se tento mesmo assim instalar aparece a mensagem "nenhum sistema de arquivos raiz foi definido".

Não sou muito de pedir ajudas diretamente, pois gosto de pesquisar e tentar resolver sozinho (inclussive encontrei um aqui no forum com um problema bem parecido com o meu mas não consegui resolver o meu problema seguindo e adptando as soluções lá encontradas http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=50323.0). Mas desta vez esgotei todas as possibilidades e não obtive resultado algum:

* Iniciei o Ubuntu 11.10 pelo Live CD e lá encontro o HD. Consigo até manipula-lo pelo GParted. Mas quando vou ao
   instalador, nada;
* Já formatei, com o GParted, umas trozentas vezes o HD em todos os formatos de arquivos disponíveis e com as
   partições aconselhadas (Raiz, Swap, Home), mas o instalador não o vê;
* Já tentei montar a partição Raiz "manualmente" pelo Terminal (sudo mount -t Ext4 /dev/sd1/ /) e nada. Neste
   caso algumas vezes até travou o sistema do Live CD;
* Já desmontei o PC quase todo testando cabos de alimentação e de dados diferentes em slots diferentes, sem
   adptadores, e nada;
* Já modifiquei as configurações da BIOS (ligadas a HD SATA) e tentei a instalação em cada uma delas, e nada;
* Já atualizei a BIOS, e nada;
* Já usei quase todos os Argumentos da linha de comando do instalador e nada (apm=off acpi=off  noapic nolapic
   nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce pci=nomsi irqpoll all-generic-ide all-generic-ide=1
), e nada;
* Já tentei mais umas outras coisas que já não me recordo mais, algumas até arriscando a integridade do PC, e nada;

* * * E nada, E nada, E nada...

Só não desisti ainda porque tenho esperança que alguem por aqui possa ter uma ideia do que se passa e indicar a solução.

Seguem especificações uteis (as configuração são as atuais):

Hardware:
- Placa Mãe Intel DH55TC, Versão AAE7O932-204, BIOS TCIBX10H.86A.0048.2010.1206.1342;
- Processador Intel (R) Core (TM) i3 CPU, 530 @ 2.93GHz, Intel 64 Architecture Capable;
- Memorias DDR3 1333 MHz, 4 Gb total;
- Placa de video e audio OnBoard, e tenho uma outra placa audio em PCI mas acho que isto não interesa;
- HD Sansung/Seagate ST380013AS Barracuda 80 Gb;

Configurações da BIOS:
- Ata/ide mode = Native;
- Configure Storage Controller as = ide;
- S.M.A.R.T. = Enable;
- eSATA Port = Enable;
(Acho que as outras configurações de BIOS são irrelevantes para o problema em questão, mas seja como for tudo está no modo de configuração otimal da propria placa mãe)

"Log" de sudo fdisk -l:
Disk /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders, total de 156301488 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x000dda69

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1            2048   156301311    78149632   83  Linux

Sistema de arquivos atual  = ext4


"Log" de sudo gedit /etc/fstab:
(gedit:6511): Gtk-WARNING **: Attempting to store changes into `/root/.local/share/recently-used.xbel', but failed: Falha ao criar arquivo "/root/.local/share/recently-used.xbel.A8PRBW": Arquivo ou diretório não encontrado

(gedit:6511): Gtk-WARNING **: Attempting to set the permissions of `/root/.local/share/recently-used.xbel', but failed: Arquivo ou diretório não encontrado
--------------------------------------
overlayfs / overlayfs rw 0 0
tmpfs /tmp tmpfs nosuid,nodev 0 0
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 07:00 por Miles Vero »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Instalador do Ubuntu 11.10 não reconhece HD SATA (ST380013AS)
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2012, 16:03 »
Cara você verificou se não há bad blocks em seu hd ?
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Miles Vero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalador do Ubuntu 11.10 não reconhece HD SATA (ST380013AS)
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2012, 16:13 »
Cara você verificou se não há bad blocks em seu hd ?

Já rodei o verificador de defeitos de disco do proprio CD Live do Ubuntu e não acusou nada.
Mas também tinha, até antes de formatar o HD, o Win 7 instalado e tudo corria bem, sem defeitos, no disco.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalador do Ubuntu 11.10 não reconhece HD SATA (ST380013AS)
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2012, 17:24 »
Ola

Já viu na BIOS se existe a possibilidade de alterar as configurações do SATA? Tente mudar de AHCI para IDE ou vice versa.

[]'s
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, 17:37 por Tota »

Offline Miles Vero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalador do Ubuntu 11.10 não reconhece HD SATA (ST380013AS)
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2012, 18:21 »
Já viu na BIOS se existe a possibilidade de alterar as configurações do SATA? Tente mudar de AHCI para IDE ou vice versa.

Amigo, já tentei isto.
Mudei esta opção e outras e tentei a instalação em cada uma delas.
Só para acrecentar mais uma informação ao que já disse lá em cima: estou usando um Live CD com Ubuntu 32 Bit.

Pessoal acho que a única coisa que ainda não tentei foi mexer no Kernel do Ubuntu (e nem sei se isto é possível do momento que ele não se instala...), mas sinceramente digo que se isto for nescessário, eu até me animo a tentar pois gosto de desafios, mas isto não conta nadinha a favor do Linux...
:-[

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalador do Ubuntu 11.10 não reconhece HD SATA (ST380013AS)
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2012, 21:39 »
mas isto não conta nadinha a favor do Linux...

Não é fato. O problema é especifico de seu HD Seagate ou da configuração do RAID de sua mobo.

Existem relatos na internet sobre problemas neste modelo de hd desde 2005.

1. Boote pelo Live CD
2. Abra o terminal
3. Remova=> dmraid
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove dmraid4. Instale o Ubuntu clicando em “Instalar o Ubuntu…” na sua area de trabalho.

Veja se o gparted reconhece seu hd. (ou desabilite o RAID na BIOS para ver no que dá)

Com core i3 o melhor mesmo é o Ubuntu 64 bits.

[]'s
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, 21:45 por Tota »

Offline Miles Vero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalador do Ubuntu 11.10 não reconhece HD SATA (ST380013AS)
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2012, 10:49 »
Amigo, muitissimo obrigado!
Executei o código que me passastes e finalmente o instalador reconheceu o HD.

Com core i3 o melhor mesmo é o Ubuntu 64 bits.

Tenho ouvido falar que não convem ainda instalar o Ubuntu x64 porque muitos programas ainda não possuem suporte ou não são compativeis com esta arquitetura...
Até no site oficial (em ingles) do Ubuntu aparece o Ubuntu x32 como opção recomendada.
Mas, você acha mesmo que no meu caso convenha o Ubuntu x64?

Observação: - a minha placa mãe suporta tecnologia RAID mas não encontrei configurações relativas na BIOS.
                  - Gostaria que você me explicace o que me estava impedindo de instalar e o que fez concretamente o
                     comando "sudo apt-get remove dmraid".
« Última modificação: 04 de Abril de 2012, 12:41 por Miles Vero »