Autor Tópico: Análise do novo Ubuntu 9.04 -  (Lida 10320 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Online: 28 de Abril de 2009, 11:13 »
http://www.linuxmagazine.com.br/materia/analise_do_novo_ubuntu_904

Uma analise muito boa feita pelo pessoal da LINUX  MAGAZINE.



Conclusão

Em sua essência, o Ubuntu 9.04 não traz nenhuma mudança radical em relação às versões anteriores, mas muitas melhorias. Ao lado das alterações de interface gráfica, provavelmente o suporte ao Ext 4 deverá agradar a muitos usuários. No que tange ao suporte a hardware do X.org 1.6, entretanto, não se pode falar em evolução: no melhor dos casos, o usuário pode não ter qualquer problema (geralmente se usar placa de vídeo da Intel), mas caso use placas de vídeo mais “parrudas”, pode ser que a aceleração 3D, que funcionava no Ubuntu 8.10, simplesmente pare de funcionar. Por conta disso, antes de uma atualização para a nova versão, vale a pena verificar a situação do suporte ao hardware da placa de vídeo — de repente, é possível usar um driver mais antigo e que funcione. Como pontos altos do Jaunty Jackalope pode-se citar a redução do tempo de boot e a melhoria na aparência do sistema. Os avanços na instalação de programas e extensões também é digno de menção, muito embora avanços ainda tenham ficado a meio caminho da perfeição — que não está longe de atingir, no entanto. Nada que uma semana de trabalho consequente não resolva e que já poderia estar disponível na versão 9.10.


http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2009, 12:21 »
achei interessante varios aspectos, o que mais chamou a atenção foi este:

"Um recurso para aceleração do procedimento de inicialização do sistema (fastboot patch), usada pelo desenvolvedor Arjan van de Ven para reduzir o tempo de boot de uma outra distribuição GNU/Linux para apenas cinco segundos, também está disponível no kernel do Ubuntu — em virtude de problemas de estabilidade e compatibilidade, por enquanto esse recurso vem desativado por padrão."

Espero que nas próximas versões seja default.


Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2009, 12:34 »
Tbm gostei do suporte a codecs e plugins, instalei tudo pelo clik mesmo, o sistema pediu quando executei um arquivo wmv e outro mp3, instalou tudo certinho e funcional !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2009, 13:48 »
como tá o suporte a wireless? Ainda tem que fazer o wpa-supplicant na mão? O suporte a realtek 8185 continua desativado?
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2009, 17:07 »
como tá o suporte a wireless? Ainda tem que fazer o wpa-supplicant na mão? O suporte a realtek 8185 continua desativado?
Pelo jeito ainda tá sem suporte pois meu notebook da toshiba está rodando sem funcionar o wireless.  :'(

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2009, 19:45 »
Meu notebook HP Pavilion funcionou o wireless sem precisar instalar nada..
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2009, 21:28 »
O Meu Wileres está funcionando muito bem. Uso um CCE Win, Intel core 2 duo, 2Gb de Ram só com Ubuntu 9.04.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2009, 23:20 »
Eu tenho um Asus eeePC 1000H. O 8.10 não reconhecia o wireless e acabei instalando o eeeBuntu que instalava sem precisar fazer nada.

Agora, na 9.04, ele reconheceu o wireless sem necessidade de configurar nada.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Reuel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2009, 23:58 »
Estou gostando muito dessa nova versão, está mais rápida, e com suporte de drivers melhor, minha webcam que não funcionava no ubuntu 8.10 agora funciona.

O boot dele está muito mais rápido, sem falar que ele tem novos temas, mais bonitos.

Um vostro dell que eu tenho aqui em casa apenas rodava com o mandriva e olhe lá, não queria instalar o driver proprietário da ATI, quando fui testar com o ubuntu, funcionou tudo.

Gostei pra caramba ;D
Assinatura removida pela moderação.
???
Que eu lembro, eu já havia removido ela o.õ

Offline marcosrokc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • Dell Inspiron 14/Core i3/4GB/500HD/Win7/U12.04
    • Ver perfil
    • Marcos Meio Ambiente Ciência e Tecnologia
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2009, 01:32 »
Alguem sabe se a versão 9.04 suporta o modem 3g aiko 83d?

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2009, 14:18 »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline DeLiK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2009, 18:17 »

Ponto fraco:

Deixa de suportar ATI fglrx drivers....

Offline SmokinAkaSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2009, 15:53 »

Ponto fraco:

Deixa de suportar ATI fglrx drivers....

Pois, por isso mesmo ainda não actualizei. Tenho receio de instalar o driver opensource. Vou criar uma partição para testar...
É uma pena...

Offline DeLiK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2009, 07:39 »
É a razão pela qual ainda me vou deixar ficar com o 8.10 por mais uns longos tempos.... não me posso dar ao luxo de comprar outra placa gráfica só porque os meninos da ATI decidiram que tinha k ser...

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Análise do novo Ubuntu 9.04 -
« Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2009, 03:42 »

Ponto fraco:

Deixa de suportar ATI fglrx drivers....

Não acho. O Catalyst é uma piada: lento, instável e não acompanha as atualizações do X. Dizem que os drivers opensource são melhores, mas eu nunca testei.

Considero esta a melhor versão do Ubuntu desde o 6.06. Parece que a Canonical está, primeiro, melhorando a base do sistema (note-se a melhora de desempenho do 9.04 para o 8.10/8.04) para depois mudar a aparência, que é o de menos -- dificilmente eu vejo alguém usando o tema padrão do sistema operacional, seja ele qual for. Tema padrão my ass. Um clique nas opções de aparẽncia e o Ubuntu fica lindo.