Fórum Ubuntu Linux - PT

Área para Iniciantes => Iniciantes => Tópico iniciado por: chinesedg em 03 de Novembro de 2016, 14:14

Título: Live CD
Enviado por: chinesedg em 03 de Novembro de 2016, 14:14
Meu notebook perdeu o HD e como paliativo pensei em criar um DVD do Ubuntu para poder deixá-lo operante.
Acontece que não estou conseguindo fazer downloads dos arquivos corretos.
Toda distribuição que baixo vem com arquivos faltando.
Nesta imagem, mostra os arquivos corretos que devem estar no CD - https://help.ubuntu.com/community/BootFromCD?action=AttachFile&do=get&target=correctcd.png - porém todos arquivos iso que baixei e quando descompactei vem com arquivos faltando. 
As pastas que aparecem na compilação que baixei são: BOOT, CASPER, DISTS, INSTALL, ISOLINUX, PICS, POOL, PRESET mais dois arquivos aparentemente de texto README.diskdefines e .CHECKSUM.MD5. Me parece que só com estes arquivos o CD não se torna bootável.
Poderiam me indicar qual o link correto para a correta gravação do DVD? A que baixei é a Ubuntu 16.04.1 LTS. Desde já agradeço!
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 03 de Novembro de 2016, 15:55
Se for baixar e instalar o Ubuntu 16.04 baixe daqui e escolha a versão que quer, isto é, sistema 32-bit ou 64-bit:

http://releases.ubuntu.com/xenial/

Obseve na parte inferior da página que há uma entrada, um link, identificado mo MD5SUMS

http://releases.ubuntu.com/xenial/MD5SUMS

Confira o md5sum do arquivo iso que baixou comparando com o que está nessa página.

Esse é o método que deve ser feito para examinar a correção do arquivo baixado.

Se estiver usando um Windows para baixar procure na net o arquivo md5.exe que deve ser utilizado para isso.

Só como exemplo, dentre várias possibilidades,vamos usar a página do "Mundo dos Hackers".

Como gerar e checar hashs MD5

http://www.mundodoshackers.com.br/como-gerar-e-checar-hashs-md5

Lá está muito bem detalhado o que deve ser feito, ainda indicando que o arquivo pode ser baixado a partir desse endereço:

etree.org/cgi-bin/counter.cgi/software/md5sum.exe

Também a partir desse outro site:

http://www.fourmilab.ch/md5/md5.zip

Nesse caso é um pacote .zip, é só descompactar no sistema comercial e usar o md5.exe que está lá ambutido. Essa fonte é confiável, mas se quiser devem existir outros 'trocentos' locais bons de onde se possa baixar o md5 para Windows (Baixaki, Baboo, etc), só não vá baixar de algum site mais que suspeito pois, como disse, usuário Windows precisa estar sempre com a antena ligada nesse assunto de contaminação por vírus.

De toda forma, o roteiro de uso existente lá no "Mundo dos Hackers" é mais que claro sobre como fazer, além de farto e vasto material existente na internet.

Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 03 de Novembro de 2016, 17:20
Agradeço a colaboração!

Sou muito cru nesses parâmetros linux. Sei mexer bem com a interface do sistema mas os detalhes com código nada entendo.
Entendi em partes o uso do MD5 mas não entendi o porque de fazer este procedimento. A única coisa que preciso e de um download que contenha exatamente os arquivos que mostra na imagem do link que postei para gravá-los em um CD e usar a distribuição. Os arquivos dos links que deixou em sua resposta são exatamente iguais aos que eu tenho baixado. Esta é minha dúvida. Você pode ver que na imagem aparece o arquivo ubuntu.ico, autorun.inf, start.exe, start.ini o que nesta compilação que me passou estes arquivos não aparecem. Porquê?
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 03 de Novembro de 2016, 18:12
Por que é preciso conferir um arquivo baixado por download (aliás qualquer cópia por qualquer modo) usando md5 ou sha1 ou sha2 (uma evolução do sha1) ou qualquer outro algoritmo de conferência?

Porque durante uma cópia, qualquer cópia, por qualquer sistema, download de internet, de um disco para um pendrive, de um disco para um cdrom e vice-versa, de um disco para um outro disco dentro do mesmo computador, de um computador em rede com outro computador dentro do mesmo ambiente ou não, podem ocorrer falhas de transmissão e a cópia resultante não ser igual ao original.

Quando se fala então em download via internet, onde o arquivo original eventualmente se encontra a milhares e milhares de quilometros de distância, em algum servirdor em alguma parte do planeta que para chegar até você precisa passar por vários e vários outros computadores, então essa conferência passa a ser crucial.

É a única forma de assegurar que a cópia é **exatamente** igual ao original.

O link que lhe forneci é o oficial do desenvolvedor Canonical.
Esse é o arquivo iso original e que deve ser instalado, esqueça todo o resto.

O raciocínio que você está fazendo ("A única coisa que preciso e de um download que contenha exatamente os arquivos que mostra na imagem do link que postei para gravá-los em um CD e usar a distribuição") é obviamente imperfeito e incorreto e não há nenhuma garantia de que apenas conferindo nomes de arquivos se esteja diante do arquivo original.

É claro que a conferência para efeitos de comparabilidade não pode se basear nesse critério de nominalidade de arquivos e sim em algo muito mais robusto, que é o uso das técnicas de algoritmos apropriados para esse fim.

https://pt.wikipedia.org/wiki/MD5

https://pt.wikipedia.org/wiki/SHA-1

Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 03 de Novembro de 2016, 18:52
Talvez você já saiba, mas não custa alertar. Ao baixar um arquivo iso se está baixando uma imagem iso.

A criação de um live-iso não se trata apenas de fazer uma simples cópia desse arquivo iso para um pendrive ou cdrom e tampouco apenas usar um gerenciador de arquivos qualquer, pegar seu conteúdo e fazer uma simples cópia do conteúdo. Não é assim que funciona.

É necessário gravar como uma imagem, se fosse num cdrom usaríamos a antiga expressão "queimar um cd", usando software apropriado para isso.
É muito importante entender isso, não se trata de uma simples cópia, pois não vai funcionar, é preciso tornar o pendrive ou cdrom bootável e para isso a gravação precisa ser feita enquanto imagem.

Como você você está conseguindo fazer acessar aqui o seu tópico, então suponho que tenha acesso a algum outro computador que não apenas aquele com o disco avariado. Possivelmente nesse outro computador haja um Windows, questão de ver.

Tendo baixado o arquivo iso a partir do link do Ubuntu, feita a conferência do md5sum e hora então de criar de fato o live-iso (pendrive ou cdrom).

Use softwares apropriados para criação de live-iso, tais como:

RUFUS

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

UUI - Universal USB Installer

http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

UNetBootin

https://unetbootin.github.io/

Note que o pendrive precisa estar formatado em FAT.

Para o Ubuntu 16.04 é necessário um pendrive de 8GB

Há muito material na internet e também aqui no Fórum tratando desse assunto, é algo um tanto quanto trivial de ser feito e sem maiores dificuldades, desde que obtenha a informação adequada.
Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 04 de Novembro de 2016, 10:10
Suas informações estão sendo de muito valor. Agora estou entendendo! Na verdade continuo usando o notebook mas usando uma compilação Linux chamada Endeless OS que dá boot pelo pen drive porém a versão completa deste sistema não se instala. Tentei diversas vezes e sempre trava depois dos 90%. Consegui instalar a versão simples mas é muito limitada e por isso quero usar o Ubuntu como boot. Em meu PC faço isso pois tenho o CD mas estou fora do meu domicílio e aconteceu este problema do HD. Está quebrando o galho mas...

Uma coisa que me intriga: Baixei os arquivos do próprio site do Ubuntu. Não entendo porque vem incompletos! É possível que arquivos sejam desviados durante o download? É porquê sempre os mesmos?
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 11:50
Conheço o Endeless apenas de ler um ou outro artigo sobre ele, mas na prática nunca baixei e instalei, embora até onde saiba seja um Linux baseado num fork (=variante) do Gnome.
As referências são boas e a proposta parece bastante interessante, tendo em vista o público a que se destina.

Bem, como se trata de um Linux, então deve existir no Endless alguma forma de se abrir uma janela de terminal (=shell).
No Ubuntu, por exemplo, se consegue indo na barra de ícones, ou então clicando com o botão direito do mouse sobre o desktop e escolhendo a opção "Abrir Terminal" ou ainda acionando simultaneamente as teclas Ctrl Alt T, deve existir algo similar no Endless que possibilite alcançar um shell.

Digo isso porque, nesse caso, já que o sistema que você tem aí é um Linux, então possivelmente não precisa baixar o md5sum de lugar nenhum, pois muito provavelmente já o tem instalado no Endless, vez que todo Linux vem com ele, ou pelo menos nunca vi um que não venha.

Nessa caso, tendo conseguido abrir uma janela do shell onde se possa fazer um comando, basta ir ao diretório onde baixou o arquivo iso no website do Ubuntu e conferir o hash, que é o código resultante do algoritmo md5.

Vamos supor que baixou o arquivo iso em um diretório chamado Downloads (ou qualquer outro, tanto faz), use o comando cd (=change directory=mudar de diretório=mudar de pasta) para entrar no diretório Downloads.


Código: [Selecionar]
cd Downloads 
Estando dentro do local onde baixou o arquivo iso então é só fazer:

md5sum nome_do_arquivo.iso

Por exemplo, supondo que tenha baixado a versão 16.04.1 do Ubuntu na arquitetura 64-bit:

Código: [Selecionar]
md5sum ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso
Ao executar o código acima vai resultar em:

c94d54942a2954cf852884d656224186

Essa é a "assinatura md5" de autenticação do arquivo baixado (=hash).

É sempre comparar com o hash informado por quem está fornecendo o arquivo original, confirmando dessa forma a autenticidade e integridade do arquivo baixado.

Daí em diante é só gravar num pendrive ou cdrom utilizando um software apropriado, como já dito antes, de forma que seja bootável, isto é, gravar como imagem.

Vai ser interessante fazer isso usando um Endless.
Deve ser possível.

Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 11:56
Uma coisa que me intriga: Baixei os arquivos do próprio site do Ubuntu. Não entendo porque vem incompletos! É possível que arquivos sejam desviados durante o download? É porquê sempre os mesmos?

Não consigo compreender muito bem o que possa estar ocorrendo aí, mas note que é absolutamente irrelevante tentar olhar o que há dentro do arquivo .iso baixado do site do Ubuntu.
Interessa mesmo e é imprescindível conferir a assinatura md5 do arquivo, isso sim é de fato necessário.
Ou está exatamente conforme e é autêntico ou não está e, portanto, não é autêntico e não deve ser utilizado.

Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 04 de Novembro de 2016, 13:10
Entendi! Baixei uma compilação daqueles links que me passou e realmente o md5 não bate. Nesse caso terei que ir baixando várias compilações até que consiga o md5 que bata com este [ c94d54942a2954cf852884d656224186 *ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso ] ou os outros que lá estão. Vai ser como procurar uma agulha em um palheiro! Vamos nessa...Agradecido!
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 13:32
Entendi! Baixei uma compilação daqueles links que me passou e realmente o md5 não bate. Nesse caso terei que ir baixando várias compilações até que consiga o md5 que bata com este [ c94d54942a2954cf852884d656224186 *ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso ] ou os outros que lá estão. Vai ser como procurar uma agulha em um palheiro! Vamos nessa...Agradecido!

Veja, o normal (muito normal mesmo) é que o hash md5 "bata", esteja conforme logo de primeira.
Não estar sistematicamente "batendo" com o original pode estar indicando uma dificuldade maior na conexão com a internet, que está provocando falhas na transmissão e, por conseguinte, o arquivo que você obtém fica corrompido.
Talvez seja o caso, se possível, de fazer isso usando uma lan house ou um computador de alguém com uma boa conexão.

Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 13:49
Para facilitar as coisas sugiro que tente baixar o arquivo iso do Ubuntu da versão 14.04.5, que é igualmente uma versão com suporte de longo prazo, porém mais estável porquanto já consolidada e além disso é um arquivo menor e mais fácil de gravar e instalar, essa pode ser gravada num pendrive de 4GB, sobremodo considerando as condições concretas que você tem aí.

O link para baixar é esse:

http://releases.ubuntu.com/trusty/

Mesma coisa de sempre, conferir md5 etc.

Conforme seja a arquitetura escolhida, 32-bit ou 64-bit, esses são os hashes:

807fa1f246b719d28d0b362fd2f31855 *ubuntu-14.04.4-desktop-amd64.iso

51b53fa15c0b89948bbaba311d64a962 *ubuntu-14.04.4-desktop-i386.iso

Escolha 32-bit se seu computador possuir pouca memória ram, até 2 GB, se tiver mais que isso pode escolher 64-bit.
Na verdade pode escolher 64-bit sempre, embora possa consumir um pouco mais de memória ram, mas não é muito mais.
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 13:59
Se e quando ultrapassada essa dificuldade inicial de baixar o arquivo iso há mais um importante aspecto que precisamos detalhar.

Quando sugeri lá no post #4 a utilização de um daqueles softwares (rufus ou UUI ou UNetBootin) para gravação da imagem iso no pendrive/cdrom, essa sugestão foi feita com base na premissa que de uma forma ou de outra você estaria tendo acesso a um sistema com Windows.

Pois bem, agora sabemos que isso não é verdade, o que você tem aí disponível é o Endless, que é um Linux, portanto, a premissa foi modificada, não há um Windows imediatamente disponível e isso tem evidentes implicações.

O Rufus e o UUI são versões para Windows, arquivos executáveis do tipo .exe, isto é, não servem para um ambiente Linux como o Endless, simplesmente não irão funcionar.

O UNetBootin possui versão para Windows e Linux, então em tese serve, pois há a versão para Linux.

https://unetbootin.github.io/linux_download.html

No Ubuntu e Debian a forma padrão de instalação de software novo são os chamados pacotes .deb

Há então aqui um porém, não sei qual é a forma de instalação de software novo no Endless, isto é, qual é o padrão de pacotes que ele usa para instalar software novo. Sabe dizer?

Existe uma outra possibilidade, talvez o mais recomandado, que é usar um comando nativo do Linux, que é o comando dd, um clássico do Linux e que existe praticamente em todas as distribuições, é bem possível que tenha também no Endless e se tiver dá para gravar muito facilmente o arquivo iso baixado num pendrive ou num cdrom.

Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 14:06
Nada como o grande e sábio oráculo da informação, achei no Google.   :)

"O Endless OS é um sistema baseado no kernel Linux 4.4, baseado no Ubuntu, cujo o ambiente de trabalho é um fork do Gnome 3 (Gnome Shell 3.10.1). Para gerenciador de aplicações, o Endless Os não usa sistemas de pacotes habituais como .deb ou .rpm, optando por um sistema de arquivos raiz habilitado apenas para leitura, e gerido pelo OSTree."

Endless OS – sistema operacional baseado em Linux com foco na inclusão digital

http://www.linuxdescomplicado.com.br/2016/06/endless-os-sistema-operacional-baseado-em-linux-com-foco-na-inclusao-digital.html

Como se vé pelo excerto acima, não usa pacote .deb do Ubuntu/Debian, tampouco rpm do Fedora/Red Hat, então agora lascou, sobrou mesmo só o comando dd.

Como  o texto diz que é baseado no Ubuntu arrisca de ter o dd já pré-instalado.


Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 16:08
Retornando à questão de baixar e conferir o arquivo iso Ubuntu, pensando melhor, se ainda estiver com problemas para baixar corretamente o arquivo iso, talvez seja melhor fazer algo mais simples ainda que a última sugestão.

Baixe o arquivo iso do Lubuntu, que é um "sabor" (=variante) do Ubuntu padrão (=Unity), também na versão 14.04.5, ou seja, um ambiente desktop muito mais leve, baseado no LXDE desktop (Lightweight X11 Desktop Environment).

Da família Ubuntu é o Lubuntu é o mais leve e que tem o menor iso.
O arquivo .iso tem apenas 762MB na arquitetura 64-bit e 752MB na arquitetura 32-bit.


O link oficial para baixar é esse aqui:


Lubuntu 14.04.5 LTS (Trusty Tahr)

http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/14.04.5/release/

Como sempre, md5sum etc.

b37dfa5fff7c668a95f1bb82ac4453a0 *lubuntu-14.04.5-desktop-amd64.iso

f651a8a5d81d80a318a327b9f48f6b58 *lubuntu-14.04.5-desktop-i386.iso

Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 04 de Novembro de 2016, 16:20
Muito difícil viu! Todas que baixei até agora nunca bate o MD5. Já que se dispôs a ajudar vou ir tirando dúvidas que tenho. Arquivos .iso são como se fossem arquivos compactados, certo? Me corrija se estiver errado. É possível compactar arquivo .iso,  passa-lo  para .tar ou .gzip (Se não me engano padrões Linux). Se sim, na transferência de um arquivo .iso compactado ainda assim ele poderia perder pacotes?
Título: Re:Live CD
Enviado por: creto em 04 de Novembro de 2016, 17:51
Amigo, respondendo...

Arquivo .ISO é sim um arquivo compactado
Sim, você pode compactá-lo como .tar.gz; .tar.xz, etc, porém para gravar em um DVD a melhor opção é a imagem de disco que é o .ISO

Deste arquivo .ISO você pode usar o Nero, Ashampoo e queimar o DVD, claro depois de conferir o md5sum da imagem, meter em um pendrive que irá fazer a mesma coisa de um DVD

No pendrive você pode usar o Lili USB Creator (windows), colocar o .ISO no pen por linha de comando:
Código: [Selecionar]
sudo dd if=imagem.iso of=/dev/sd"B"
Onde o B representa o seu pendrive. Portanto a melhor forma de você não ter erros ao fazer o download é baixar através de clientes torrents como: "Deluge, qbittorrent, etc

Espero ter sido útil de alguma forma.

t+
Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 04 de Novembro de 2016, 18:15
Finalmente consegui gerar o pen drive usando o rufus-2.11 e o iso do ubuntu-14.04.5-desktop-i386. Agradeco muito a todos os envolvidos que ajudaram. Agora tenho mais um probleminha e uma duvida. Teclado? podem perceber que esta errado alguns caracteres. Neste texto la na interrogacao depois da palavra teclado era para ser dois pontos. Reparem que nao estou usando cedilha nem acentuacao. No momento esta setado para English (US). Ja tentei mudar para codificacoes Portugues (Native) entre outras configuracoes mas ainda assim o problema persiste. Meu laptop e um Samsung Ativ Book 2 e seu teclado e daquele que nao possui teclado numerico. Saberiam dizer qual codificacao uso para ele?

Outra coisa, tenho um HD externo conectado. Existe a possibilidade de instalar programas nele e quando eu reiniciar o Ubuntu reconhecer que estes programas estao instalados? Ou quando se instala um programa ele o faz no pen drive? Como funciona o Live CD? Pergunto porque o pendrive que eu criei tem pouca capacidade, so 4G. Tenho outro aqui de dezesseis e se ele grava tudo no pen drive vou criar o sistema no de 16G. desde ja agradeco!
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 18:31
Ótimo que tenha conseguido gravar o pendrive do Ubuntu 14.04.5. (conta como é que fez para gravar usando o Rufus).

Se tudo deu certo deve estar sendo possível dar o boot pelo pendrive com o Ubuntu, onde irá aparecer um menu no qual se encontra uma opção do tipo "Experimentar o Ubuntu".

Este é apenas um live-iso (live-pendrive), não é o Ubuntu instalado propriamente dito, note que são coisas diferentes (e muito diferentes).

A partir de um live-iso é possível fazer uma instalação definitiva do Ubuntu, o que sempre é a melhor opção, porém se gerou o live-iso usando o "modo persistente" ele poderá armazenar algumas coisas quando instaladas, mas não todas, há várias limitações, já que o live-iso não é realmente o Ubuntu instalado e atualizado.

Experimente um pouco o Ubuntu apenas a partir do live-iso, até para se familiarizar um pouco mais com ele e também verifique se todo o hardware funciona adequadamente (notebooks Samsung podem ser problemáticos).

Se possui um pendrive de 16GB dá para tranquilamente fazer uma instalação nele (instalação mesmo, não live-iso), aí sim se terá o sistema completo num pendrive.

Evidentemente também dá para fazer isso no hd externo, desde que haja uma partição disponível, mas deixemos isso para mais adiante, penso que o adequado, no momento, é usar um pouco o live-iso e depois, se o caso, fazer a instalação no pendrive de 16GB, que irá trabalhar como se fosse um disco, apenas que evidentemente mais lento em razão do acesso mais lento próprio da mídia pendrive.
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 04 de Novembro de 2016, 18:50
Quanto a configuração normal do teclado no Ubuntu é algo simples de ser feito, mas não tão óbvio, são necessárias duas etapas.

Abra o ícone Configurações do sistema na barra de ícones à esquerda (aquela roda dentada com uma chave de boca com cabo vermelho ao meio).

No quadro aberto click em Suporte a idiomas

Vai aparecer uma mensagem assim e assado, click em "Lembar-me mais tarde" (não deixe tentar atualizar, não dá certo num live-pendrive)

Segure com o mouse a linha Português (Brasil) e arraste para a primeira posição (onde normalmente estará English), soltando quando chegar lá.

Na aba ao lado click em "Formatos regionais".

Escolha igualmente "Português (Brasil)"

Fechar

Agora nesse mesmo quadro de "Configurações do sistema" click no ícone "Teclado"

Na parte inferior click em "Entradas de texto"

No novo quadro observe ainda na parte inferior que há um pequeno retângulo com os símbolos + - (mais e menos)

Click nesse símbolo de +

Escolha Português (Brasil)

Possivelmente já deverá existir no quadro a opção Inglês (EUA)

No outro retângulo ao lado com setas direcionais para cima e para baixo, faça mover a opção "Português (Brasil) para a primeira opção, antes do Inglês (EUA).

Observe na barra superior que há um ícone de idiomas (fundo branco) onde é possível alternar os idiomas selecionados.

Reinicie a sessão (log out, a sessão, não o sistema, pois aí se o pendrive não for do "modo persistente" irá perder a configuração)

Ao fazer o logon num live-iso (pendrive ou cdrom) o username (nome de usuário) é ubuntu e a senha é em branco, só dar um enter.

Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 05 de Novembro de 2016, 11:45
Legal, Consegui! Me lembro que quando crei este pen setei os parâmetros de persistência, acho que é isso, para 512MB. Este parâmetro pelo que eu entendi serve para gravar modificações que eu fizer aqui no sistema. No caso de instalação de programas, ele vai gravar no Pen ou me dará a opção para gravar no HD externo e gravará no pen as configurações desta instalação? Ou o Live CD não permite instalação de programas? Desde já agradeço!
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 05 de Novembro de 2016, 13:14
Guarda apenas algumas modificações, é bastante limitado, não é uma instalação, é apenas um live-iso feito principalmente para experimentar o Ubuntu e muitas vezes também para resolver problemas atuando no sistema realmente instalado em disco, mas nem de longe apresenta a amplitude de um sistema instalado.

No live-iso o disco é a própria memória RAM, é possível instalar alguns programas, mas não todos porque onde depender de outros repositórios não vai adiante, já que o sistema não está instalado.
Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 07 de Novembro de 2016, 11:43
Nesse caso então o Pen drive de 16G que comprei perde a função que era para armazenamento e instalçao de programas. Eu tenho este live USB também instalado em um Pen de 4 e nesse caso é preferível usá-lo para acessar o sistema certo?
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 07 de Novembro de 2016, 12:57
Nesse caso então o Pen drive de 16G que comprei perde a função que era para armazenamento e instalçao de programas. Eu tenho este live USB também instalado em um Pen de 4 e nesse caso é preferível usá-lo para acessar o sistema certo?

Se tudo do hardware estiver funcionando bem (verifique o touchpad inclusive), então nesse caso use o pendrive de 16GB para instalar o sistema nele, como se fosse realmente um disco rígido, isto é, suba o sistema por um outro live-iso (pendrive ou cdrom) qualquer e instale naquele de 16GB.
Nesse caso é uma instalação mesmo e não apenas um live-iso.
Nessa instalação, aí sim, haverá as atualizações normais, instalação de programas, enfim, tudo como se fosse de fato um disco rígido.

Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 08 de Novembro de 2016, 12:54
Você diz para eu usar aquele ícone de instalação e quando ele perguntar qual volume usar eu aponto para o Pen drive de 16G, é isso? Se for meu caro e der certo, meu notebook vai ficar sem HD enquanto estiver comigo pois quando estou trabalhando nele, todas as gravações de arquivos e atualizações gravo no HD externo para quando estiver no escritório transfirir para o PC.
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 08 de Novembro de 2016, 15:38
Você diz para eu usar aquele ícone de instalação e quando ele perguntar qual volume usar eu aponto para o Pen drive de 16G, é isso? [...]

O que estava dizendo é exatamente isso, na instalação apontaria para o pendrive de 16GB.

Entretanto talvez eu não esteja entendendo completamente o cenário que há aí.
Parece que você tem também um hd externo (disco rígido mesmo).
Se for esse o caso, então porque apenas não cria as partições apropriadas e instala o Ubuntuj no disco externo?

Se tem um disco rígido externo é muito melhor utilizá-lo com o sistema instalado nele próprio.
Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 08 de Novembro de 2016, 16:39
Cheguei a pensar nisso mas estou dando preferência ao pen drive mesmo. Já lí em alguns tutoriais que o sistema roda liso. Fiz a instalação no pen de 16 e no final ele perguntou se eu queria reiniciar ou continuar com o live, escolhi reiniciar. Quando a máquina desligou e começou a  religar e tirei o pen live para ele buscar o sistema no recem gravado porem nada aconteceu. Apareceu uma tela preta com um cursor intermitente. Fiz algo errado? No pen 16 tem dois arquivos vmlinuz e inird.img e as pastas sendo uma boot. É assim mesmo?
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 08 de Novembro de 2016, 17:54
1) Uma primeira questão é saber se o seu computador tem o setup do tipo BIOS convencional ou se já é UEFI. Sabe dizer?

2) Também suba o sistema pelo live-iso (live-pendrive, habilite os 4 repositórios (se já não o fez) e instale o pacote inxi.

Click em:

Citar
-->  Configurações do sistema/Pogramas e atualizações

Na aba "Aplicativos Ubuntu" verifique se estão marcados os repositórios:

main / universe /restricted / multiverse

Se o caso assinale os 4 e click em Fechar.

Click em Reload (=Recarregar)

Também dá para chegar nessa tela mais diretamente indo através de uma janela de terminal fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
Agora espete o outro pendrive 16GB onde supostamente foi instalado o sistema.

Agora instale o pacote inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Depois faça o comando abaixo, com o mouse copie a saída e cole o resultado aqui no tópico:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Faça ainda o seguinte comando e igualmente traga o resultado:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(sinal de hífen mais letra ele no final do comando acima)

Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 08 de Novembro de 2016, 18:15
Esse trem é complicado parrai rsrsrsrsrrs! Estou refazendo o processo seguindo este tutorial https://www.youtube.com/watch?v=fLYBXOVn6ow (https://www.youtube.com/watch?v=fLYBXOVn6ow). Amanhã te falo se deu certo. Se Não der tentarei seguir suas últimas instruções.
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 08 de Novembro de 2016, 18:52
Esse trem é complicado parrai rsrsrsrsrrs! Estou refazendo o processo seguindo este tutorial https://www.youtube.com/watch?v=fLYBXOVn6ow (https://www.youtube.com/watch?v=fLYBXOVn6ow). Amanhã te falo se deu certo. Se Não der tentarei seguir suas últimas instruções.

É complicado não, é simples, muito simples.  :)

Trata-se apenas da tal "curva de aprendizagem", daqui a pouco você está fazendo isso, como se diz, com as duas mãos amarradas e um pé nas costas.   :D
Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 09 de Novembro de 2016, 10:07
A Bios é UEFI.
Não consegui ver os itens  marcados main, etc.

Resultados:
ubuntu@ubuntu:~$ inxi -FxZ
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/all-main.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/all-multiverse.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/i386-main.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/i386-multiverse.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/i386-restricted.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/i386-universe.db: [Errno 5] Input/output error
gdbm fatal: read error
Bus error (core dumped)

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sdc1            2048    28575743    14286848   83  Linux
/dev/sdc2        28577790    30527487      974849    5  Extended
/dev/sdc5        28577792    30527487      974848   82  Linux swap / Solaris
ubuntu@ubuntu:~$
Título: Re:Live CD
Enviado por: chinesedg em 09 de Novembro de 2016, 12:50
Tem uma coisa que achei muito estranha. Este instalador que vem no LiveUSB aparentemente cria o disco para ser botavel em ambiente Windows não? Vendo os arquivos contidos no pen abri o autorun.inf e ele aponta para abrir o arquivo wube.exe e .exe é arquivo DOS/windows. Ou estou errado?

[autorun]
open=wubi.exe
icon=wubi.exe,0
label=Install Ubuntu

Me expliquem isso. Minha cabeça está uma co0nfusão só!

Estou tentando outra maneira de instalar por este link https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-no-Pendrive-Definitivamente-configuravel-e-persistente?pagina=1 (https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-no-Pendrive-Definitivamente-configuravel-e-persistente?pagina=1)
Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 09 de Novembro de 2016, 15:22
Não consegui ver os itens  marcados main, etc.

Conseguiu ou não instalar o inxi?

Na verdade com ele o que pretendia é obter informações sobre o seu computador para melhor poder orientá-lo, pois só no escuro, sem saber nenhuma característica da máquina, fica mais difícil.

A descrição do que fazer está correta, não estou entendendo muito bem quando você diz "Não consegui ver os itens  marcados main, etc." em "Configurações do sistema/Programas e atualizações" na primeira aba, indo pelo modo gráfico normal, ou seja, clicando nos ícones correspondentes.

De outra forma, para chegar no mesmo lugar, como já dito, se abrir um terminal e copiar aqui e colar nele:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
Abre a mesma tela (Programas e atualizações) do mesmo jeito

Quando coloca isso no terminal dá o que? Abre ou não a tela de "Programas e atualizações"?

Nesse quadro, na primeira aba que é Aplicativos Ubuntu está:

Citar
Disponíveis para baixar da internet

Aplicativos livres de código aberto suportados pela Canonical (main)

Aplicativos livres de código aberto mantidos pela comunidade (universe)

Drivers proprietários pra dispositivos (restricted)

Aplicativos restritos por copyright ou questões legais (multiverse)

Os quatro quadrados à esquerda, de fundo amarelo, precisam estar marcados (ticados), isto é, os repositórios precisam estar habilitados antes de instalar o inxi.

(https://ubuntuforum-br.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2F8bXNfXtt.png&hash=f98a86e04126df7c0be8dfd706b8ac793f7ccd88) (http://imgur.com/8bXNfXt)

Você não está conseguindo ver essa tela?

Título: Re:Live CD
Enviado por: druidaobelix em 09 de Novembro de 2016, 15:26
Tem uma coisa que achei muito estranha. Este instalador que vem no LiveUSB aparentemente cria o disco para ser botavel em ambiente Windows não? Vendo os arquivos contidos no pen abri o autorun.inf e ele aponta para abrir o arquivo wube.exe e .exe é arquivo DOS/windows. Ou estou errado?
Me expliquem isso. Minha cabeça está uma co0nfusão só!


A Bios é UEFI.

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sdc1            2048    28575743    14286848   83  Linux
/dev/sdc2        28577790    30527487      974849    5  Extended
/dev/sdc5        28577792    30527487      974848   82  Linux swap / Solaris
ubuntu@ubuntu:~$


Esquece isso de wubi.exe, isso não existe mais, nada a ver, era um antigo método de experimentação do Ubuntu, está aí apenas para enviar à tela de instruções, isso não existe mais.

Se o setup é UEFI e está setado para UEFI não vai dar certo mesmo do modo que está instalado, está errado, o particionamento está errado, não há a partição EFI, enfim, tudo errado e não vai rolar.

Duas opções possíveis:

1) altere o setup da máquina para o modo Legacy, que corresponde ao MBR clássico do BIOS;

2) se for usar UEFI reformate o pendrive de 16GB particionando em GPT, criando uma partição EFI que é onde deve ser instalado o bootloader, isto é, naquela tela de instalação deve ser indicado para instalar o grub em /dev/sdx1 que corresponde à partição efi.

No sdx mencionado acima o x correspnde à concreta letra de unidade identificada no sistema e que corresponde ao pendrive 16GB, o que se apura pelo fdisk, possivelmente seja sdc1