Autor Tópico: Prioridade na parada de serviços durante desligamento  (Lida 2267 vezes)

Offline mateusm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Prioridade na parada de serviços durante desligamento
« Online: 01 de Agosto de 2011, 23:29 »
Ola,
É possível alterar a prioridade em que os serviços são parados durante o desligamento do sistema. Eu tenho uma aplicação que está sendo encerrada depois de um serviço essencial ao 3G (modem-manager). Desta forma minha aplicação não consegue informar ao servidor o desligamento da máquina.
Eu preciso que minha aplicação seja encerrada antes que o modemmanager, pois ao contrário o modem 3G para de funcionar e minha aplicação logicamente fica sem conexão.
Minha aplicação é encerrada pelo "signal TERM", e o serviço do modemmanager é encerrado antes de qualquer script de rc0.d Portanto não sei como faço pra mudar estas prioridades.
Alguém pode ajudar?


Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Prioridade na parada de serviços durante desligamento
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2011, 09:39 »
Crie/Altere/Renomeie o link simbólico em /etc/rc?.d (onde ? é o runlevel):

Esses links são nomeados S##name ou K##name, onde S e K são (Start e Kill), ## é a prioridade e "name" é o nome do link.

Os links são "chamados" em ordem "alfabética". K10abobora é chamado antes de K10banana.
Altere o número: Menor, maior prioridade, maior, menor prioridade.

Supondo que seu "serviço" se chame "xpto":
Código: [Selecionar]
# ln -s /etc/init.d/xpto /etc/rc3.d/K99xptoCria o link K99xpto no runlevel 3 que tem muito baixa prioridade.

[]s
Fred