Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2366319 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3330 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:00 »
O Buli sempre destruindo com esses patchs né!  :o

Quanto ao artigo no Phoronix e o GCC eu acho isso normal! 

O pessoal sempre está alterando alguma coisa, Bugs são corrigidos ao longo do uso de cada versão do GCC, e se alguma distro com grande base adota essa versão como padrão, tem sempre mais gente reportando problemas e soluções.  O Debian 6 mesmo tá usando o GCC 4.4.5, o Red Hat 6 usa o 4.4.4, já viram então que essas versões do GCC ainda vão ter muitas correções e melhoramentos!

Ainda acho que temos que levar em consideração que essas três últimas versões do Kernel Linux, a 2.6.36 / 37 e 38 mudaram muita coisa da estrutura dele em pontos muito importantes para o desempenho do sistema. Isso também acaba afetando o desempenho geral!  E tem outro ponto importante que muita gente não leva em conta, que é o Xorg! 

Um dos motivos do Ubuntu 10.04 responder tão bem em modo gráfico é o Xorg 1.7.6!  A série 1.9 não tem desempenho tão bom ainda!  O Debian 6 vem com a versão 1.7.7.

Fica claro nos testes do Phoronix como a nova versão do GCC 4.6 tira vantagem das instruções para renderização gráfica dos Core i7, mas quando a não tem gráfico a coisa pode ficar bem feia! Eles vão ter que arrumar isso! A versão 4.6 está em pleno desenvolvimento, nem lançaram ainda!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3331 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:12 »
o gcc 4.6 aparentemente só perdeu no tempo de compilação...
Acho que vale fica mais uns minutos compilando e ter um desempenho melhor.
Vou esperar sair uma versão boa dele e usar na maquina virtual, rs

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3332 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 00:31 »
brincar com o GCC é algo que não me atrevo.

Uso a versão padrão e pronto. E aqui por brincadeira fui experimentar o kernel .35 padrão do 10.10. Um lixo, bugou meu PC, o sistema caia do NADA. Que kernel abençoado esse hein...

Estou usando o padrão do lucid =)

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3333 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 02:56 »

MSXManiac, essa é super fácil!  Sem brincadeira! 

Você segue a instrução do site do Kernel Liquorix: http://liquorix.net/

Adiciona a lista de repositórios dele (não se esqueça de colocar a chave de assinatura para não ficar com aquela mensagem chata de pacote sem segurança) e depois instala o kernel 2.6.37!  Se estiver usando a versão 10.10, ela vai instalar numa boa sem nem precisar mexer no initfram! Aí é só reiniciar o sistema e torcer para que tudo dê certo!

Agora, se preferir, pode fazer como o vampire fez, baixar e compilar os patchs que ele já disponibiliza em um pacote binário prontinho pra gente!

Fui pelo site e rolou tudo bem.
Não notei uma melhora no tempo de boot, embora depois do login alguns processos tenham disparado mais rápido.
O MintMenu demorou a abrir da primeira vez mas depois não incomodou mais!
Notei uma melhora mas nada que se diga impressionante, mas ajudou muito! Tá mais esperto o bichim!
Mas tenho consciência que também colabora o fato de eu usar o openbox com o gnome e ter desabiitado o compiz!
Mas já me dou por contente!
Brigadão mesmo!
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3334 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 12:38 »
brincar com o GCC é algo que não me atrevo.

Uso a versão padrão e pronto. E aqui por brincadeira fui experimentar o kernel .35 padrão do 10.10. Um lixo, bugou meu PC, o sistema caia do NADA. Que kernel abençoado esse hein...

Estou usando o padrão do lucid =)

Eu não sei o que foi que fizeram ou deixaram de fazer com o kernel 2.6.35 do Ubuntu 10.10! É uma bomba mesmo!
Eu cosigo usar o 2.6.35 em outras distros, incluindo o Mint,  e não tenho problemas, só com o do Ubuntu!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3335 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 13:02 »
brincar com o GCC é algo que não me atrevo.

Uso a versão padrão e pronto. E aqui por brincadeira fui experimentar o kernel .35 padrão do 10.10. Um lixo, bugou meu PC, o sistema caia do NADA. Que kernel abençoado esse hein...

Estou usando o padrão do lucid =)

Eu não sei o que foi que fizeram ou deixaram de fazer com o kernel 2.6.35 do Ubuntu 10.10! É uma bomba mesmo!
Eu cosigo usar o 2.6.35 em outras distros, incluindo o Mint,  e não tenho problemas, só com o do Ubuntu!

Estranho, já uso o .35 há um tempão, foi o melhor que rodou aqui. Nunca tive problemas.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3336 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 17:05 »
Alguém tem o patch do aufs?

Esse aqui é o AUFS oficial:

1. No Debian em primeiro lugar é necessário instalar o GIT (não sei no Ubuntu):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get instal git-core
2. Uma vez instalado o GIT, baixe o patch do AUFS:

Código: [Selecionar]
git clone http://git.c3sl.ufpr.br/pub/scm/aufs/aufs2-standalone.git aufs2-standalone.git
cd aufs2-standalone.git
git checkout origin/aufs2.1-36
cd -

Importante: Na terceira linha acima, aufs2.1 é a versão do AUFS, no entanto que o 36 é a versão do kernel que você está tentando compilar, 2.6.36, no caso do exemplo acima. Aí você teria que mudar a versão do kernel que você utilizar.

Off-topic: Repare que o AUFS oficial é hospedado no site da UFPR, uma contribuição do Brasil para a comunidade do software-livre e open-source  :)

3. Aplique os seguintes patches:

aufs2-standalone.git/aufs2-kbuild.patch
aufs2-standalone.git/aufs2-base.patch
aufs2-standalone.git/aufs2-standalone.patch

4. Finalmente copie para o /usr/src/linux as seguintes pastas (junto com tudo seu conteúdo):

aufs2-standalone.git/Documentation
aufs2-standalone.git/fs
aufs2-standalone.git/include
 
5. make xconfig (ou make menuconfig):

File systems
   Miscellaneous filesystems (MISC_FILESYSTEMS)
      -> Aufs (Advanced multi layered unification filesystem) support (AUFS_FS)

Eu geralmente marco como módulo. Se for criar live-cd's acho mais facil de debugar.

6. Depois é so compilar o kernel como acostmado.




Funcionou!!!  :D

Valeu, agora vou fazer um liveCD e upar o Kernel para o Galactus testar, rsrsrsrs

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3337 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 21:00 »

Funcionou!!!  :D

Valeu, agora vou fazer um liveCD e upar o Kernel para o Galactus testar, rsrsrsrs

Não esqueça do amigo aqui!

basta informar por mp o endereço!
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3338 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 02:02 »
a todos!!!  ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3339 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 07:24 »
Positivo e no aguardo!  ;D
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3340 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 14:03 »
Estou nos ultimos dias usando o kernel padrão do Lucid, 2.6.32-29 e me lembrei o quanto esse kernel pode ser lento.

Copiando 5 arquivos totalizando 8GB de uma partição para outra deixa o PC completamente lento e travando a todo instante. Exibir vídeos em flash HD é ruim, navegar em muitas páginas abertas ao mesmo tempo, instalar mais de 4 programas ao mesmo tempo também é chato... Poxa, eu sei que o kernel não pode vim muito "forte" mas ai também já é demais.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3341 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 15:27 »
Estou nos ultimos dias usando o kernel padrão do Lucid, 2.6.32-29 e me lembrei o quanto esse kernel pode ser lento.

Copiando 5 arquivos totalizando 8GB de uma partição para outra deixa o PC completamente lento e travando a todo instante. Exibir vídeos em flash HD é ruim, navegar em muitas páginas abertas ao mesmo tempo, instalar mais de 4 programas ao mesmo tempo também é chato... Poxa, eu sei que o kernel não pode vim muito "forte" mas ai também já é demais.

O kernel do 10.04 é péssimo, mas isso foi ótimo porque assim eu entrei de cabeça na compilação de kernel. Ajudo a desenvolver uma distro chamada Lineduc, e tive vários problemas com o kernel nativo.

A propósito, galera, vou compilar em 32 bits e depois que eu acabar, vou upar para o repositório do Lineduc e criar um post lá no fórum. Mais fácil do que enviar MP a cada um, e mais fácil para discutir também.
Não uso 32 faz tempo. Vou me basear no PAE, que reconhece mais de 4GB de ram. O 64 por enquanto, no meu ponto de vista está ótimo. Estou gostando.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3342 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 15:36 »
Estou nos ultimos dias usando o kernel padrão do Lucid, 2.6.32-29 e me lembrei o quanto esse kernel pode ser lento.

Copiando 5 arquivos totalizando 8GB de uma partição para outra deixa o PC completamente lento e travando a todo instante. Exibir vídeos em flash HD é ruim, navegar em muitas páginas abertas ao mesmo tempo, instalar mais de 4 programas ao mesmo tempo também é chato... Poxa, eu sei que o kernel não pode vim muito "forte" mas ai também já é demais.

O kernel do 10.04 é péssimo, mas isso foi ótimo porque assim eu entrei de cabeça na compilação de kernel. Ajudo a desenvolver uma distro chamada Lineduc, e tive vários problemas com o kernel nativo.

A propósito, galera, vou compilar em 32 bits e depois que eu acabar, vou upar para o repositório do Lineduc e criar um post lá no fórum. Mais fácil do que enviar MP a cada um, e mais fácil para discutir também.
Não uso 32 faz tempo. Vou me basear no PAE, que reconhece mais de 4GB de ram. O 64 por enquanto, no meu ponto de vista está ótimo. Estou gostando.

assim como o do 10.10 o kernel também é cheio loucuras, acho que foi ele que quebrou meu X (sempre o maldito X, programa que odeio...)

Eu nunca usei 64bits aqui, somente 1GB de ram. Quando upar da o toque que pelo visto muitos aqui iram baixar e testar!

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3343 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 01:00 »
Ufa, finalmente acabei de compilar, upar e redigir um post explicativo (isso depois de dar aula, ainda  8)):

http://forum.lineduc.ctics.sigeduc.info/viewtopic.php?f=20&t=391

Peço paciência pois essa sala "avançada" é a única do fórum que é disponível apenas para membros.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3344 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 01:38 »
http://ck.kolivas.org/patches/Ubuntu%20Packages/

Agora o CK ta fazendo alguns kernels em .deb
Por essa não esperava. Prefiro configurar na unha mesmo  ;D


@vampire, o site do lineduc não ta podendo se cadastrar. O código de confirmação não aparece. o