Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2374563 vezes)

Online gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1185 Online: 26 de Janeiro de 2009, 04:33 »
Alguém me ajuda aqui numa configuração para o sysctl?basicamente o que eu quero é que cada vez que se fecha um programa seja libertada a maior quantidade possivel de memoria.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1186 Online: 26 de Janeiro de 2009, 06:52 »
vm.dirty_background_ratio = 3
vm.dirty_ratio = 50
vm.swappiness = 10
vm.overcommit_memory = 2
vm.vfs_cache_pressure = 150

O sistema vai usar a memória normalmente (sem ser muito guloso...), usar bem a cache, usar pouco a swap (mais vai usar)...

Eu estou essa configuração desde o dia 17 e geralmente deixo a máquina ligada por umas 10 horas e faço bastante coisa mas quando fecho tudo sempre fica uns 80 e poucos mega (KDE 3.5.10).

Foi a que usei na imagem com screenshot em alguns posts atrás e eu consigo usar muitas coisas ao mesmo tempo sem uma perda visível de desempenho...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1187 Online: 26 de Janeiro de 2009, 07:06 »
Vc ao menos leu o link anterior que coloquei???

Pois ele tem o link para o driver...

ftp://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/173.14.15/NVIDIA-Linux-x86-173.14.15-pkg1.run

hehe, valeu!

Percebi outra coisa aqui quanto tentei reinstalar:
Citar
Testing for an existing GRUB menu.lst file ... found: /boot/grub/menu.lst
Searching for splash image ... none found, skipping ...
Found kernel: /boot/vmlinuz-2.6.28.1.1-omnislash5
Found kernel: /boot/vmlinuz-2.6.27-9-generic
Found kernel: /boot/memtest86+.bin
Replacing config file /var/run/grub/menu.lst with new version
Updating /boot/grub/menu.lst ... done

Examining /etc/kernel/postinst.d.
run-parts: executing /etc/kernel/postinst.d/dkms
run-parts: executing /etc/kernel/postinst.d/nvidia-common
run-parts: /etc/kernel/postinst.d/nvidia-common exited with return code 20
Failed to process /etc/kernel/postinst.d at /var/lib/dpkg/info/linux-image-2.6.28.1.1-omnislash5.postinst line 1181.
dpkg: erro processando linux-image-2.6.28.1.1-omnislash5 (--install):
 sub-processo post-installation script retornou estado de saída de erro 2

Erros foram encontrados durante o processamento de:
 linux-image-2.6.28.1.1-omnislash5

Tá dando esse erro aí, mas o pacote aparece como instalado no Synaptic e o PC inicia.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1188 Online: 26 de Janeiro de 2009, 08:03 »
Citar
Tá dando esse erro aí, mas o pacote aparece como instalado no Synaptic e o PC inicia.

Então não instalou direito...

Esse erro ocorre no ubuntu (não no debian) quando usamos um kernel customizado

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/nvidia-common/+bug/292606

A parte final do arquivo...

Citar
Hello

I had the same Problem. I solved it like this:

Boot system in FileSave Mode
Go to root Console
do apt-get purge nvidia-common
install your Kernel. dpkk -i "KERNEL.deb"

Quer dizer que vai ter que tirar o nvidia antes de instalar o kernel... então é só fazer o seguinte:


1 - Remova o kernel omnislash (Apt-get --purge)
2 - Remova o nvidia-common (Apt-get --purge)
3 - Instale o omnislash (Apt-get)
4 - Dê o boot e instale manualmente o nvidia

E acabou...

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1189 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:16 »
Citar
Tá dando esse erro aí, mas o pacote aparece como instalado no Synaptic e o PC inicia.

Então não instalou direito...

Esse erro ocorre no ubuntu (não no debian) quando usamos um kernel customizado

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/nvidia-common/+bug/292606

A parte final do arquivo...

Citar
Hello

I had the same Problem. I solved it like this:

Boot system in FileSave Mode
Go to root Console
do apt-get purge nvidia-common
install your Kernel. dpkk -i "KERNEL.deb"

Quer dizer que vai ter que tirar o nvidia antes de instalar o kernel... então é só fazer o seguinte:


1 - Remova o kernel omnislash (Apt-get --purge)
2 - Remova o nvidia-common (Apt-get --purge)
3 - Instale o omnislash (Apt-get)
4 - Dê o boot e instale manualmente o nvidia

E acabou...



Perfeito! Agora funcionou direitinho.

Muito obrigado aí.


Agora, como faço mesmo aquelas outras configurações de otimização, do tipo as que o gatohumano citou?

Edit: também não consigo instalar o modem HSF:

Citar
WARNING: missing file /lib/modules/2.6.28.1.1-omnislash5/build/include/linux/modversions.h
The cause of this problem is usually a missing or misconfigured
kernel source tree (and sometimes an incorrect directory or symbolic link).

First, ensure that the proper kernel source and compiler packages
from your distribution vendor and/or the community are installed.

The Linux kernel can then be reconfigured by running "make menuconfig"
under the kernel source directory (usually /usr/src/linux).

Verify that the proper options for your system are selected,
and that CONFIG_SMP ("Symmetric multi-processing support" under
"Processor type and features") is disabled, as this driver is
presently designed to work on single-processor machines.

Then compile and install your new kernel (for more information about
this procedure, see the README file under the kernel source directory),
reboot the system using the new kernel, and re-run "hsfconfig".
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2009, 00:22 por vampire_thunder »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1190 Online: 27 de Janeiro de 2009, 04:26 »
Citar
Edit: também não consigo instalar o modem HSF:

Citar
WARNING: missing file /lib/modules/2.6.28.1.1-omnislash5/build/include/linux/modversions.h
The cause of this problem is usually a missing or misconfigured
kernel source tree (and sometimes an incorrect directory or symbolic link).

First, ensure that the proper kernel source and compiler packages
from your distribution vendor and/or the community are installed.

The Linux kernel can then be reconfigured by running "make menuconfig"
under the kernel source directory (usually /usr/src/linux).

Verify that the proper options for your system are selected,
and that CONFIG_SMP ("Symmetric multi-processing support" under
"Processor type and features") is disabled, as this driver is
presently designed to work on single-processor machines.

Then compile and install your new kernel (for more information about
this procedure, see the README file under the kernel source directory),
reboot the system using the new kernel, and re-run "hsfconfig".

Alternativas

1 - O modem pode não ser compatível com a versão 2.6.28
2 - Vc apagou a pasta de compilação linux-2.6.28 em /usr/src por isso não existe o fonte (source) e aí não compila
3 - Não existe o link simbólico build e sources em /lib/modules/2.6.28.1.1-omnislash5/
4 - É necessário o kernel sources em deb para instalar esse modem
5 - Etc...

Verifica a alternativa 2 e 3 para mim...
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 23:32 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1191 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:24 »
Fiz um downgrade para o 8.04 novamente, pq nessa versão tem um pacote deb que instala o modem. Vou recompilar o kernel mais uma vez.

Só mais uma dúvida, agora com relação ao "--revision=i686". Que outras revisões eu posso colocar? Isso interfere ou é apenas uma nomenclatura? Já mudei para meu processador no xconfig, isso basta?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1192 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:51 »
Citar
Fiz um downgrade para o 8.04 novamente, pq nessa versão tem um pacote deb que instala o modem. Vou recompilar o kernel mais uma vez.

Só mais uma dúvida, agora com relação ao "--revision=i686". Que outras revisões eu posso colocar? Isso interfere ou é apenas uma nomenclatura? Já mudei para meu processador no xconfig, isso basta?

Revisão é só uma nomenclatura mesmo...

Vou te passar uma mp vampire é de um novo omnislash nos "moldes antigos"...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1193 Online: 27 de Janeiro de 2009, 13:11 »
Olá!
Quero compilar um kernel. :D
Encontrei o projeto OmniSlash http://hqxriven.co.cc/blog/ (jah usei a uns meses atrás)
e dessa vez encontrei também o projeto do DiamondMax http://diamondmax.wordpress.com/

Agora pergunto a vocês, qual projeto vocês nos recomendam?
Eu estava pensando em compilar cada um deles e testá-los, mas não sei se vou ter tempo!

Li em algum lugar que o DiamondMax é otimizado para processadores Multi-Core (pode ser inverídico)...
eu, 32 bits single-core que sou, se usar esse kernel terei problemas de desempenho? =x


Agradeço desde já a atenção!
Abraço!

Prefiro não falar em melhor, mas qual se adapta as suas necessidades. Temos o KDE e o GNOME que são largamente utilizados e bem aceitos pela comunidade e cada usuário tem a opção de escolha e há longos debates pelos diversos fóruns sobre qual o melhor, mas que não chegam a lugar algum.
Assim como o Hqxriven, eu ficava profundamente insatisfeito com o desempenho do sistema e uma das alternativas foi fazer modificações no próprio kernel via patchs, alterando o .config para que o kernel fosse construído para o meu PC eliminando coisas desnecessárias e enxugando o kernel. O Zen vai além do vanila trazendo novas opções, algumas experimentais caso o usuário queira usar e tem ajudado muito no novo sistema de arquivos ext4.
Qualquer um pode, por exemplo, amanhã unir o omnislash e o diamondmax e dar um novo nome e adicionar mais patchs já que muitos estão espalhados pela internet, isso é possível. E o diamondmax é otimizado para processadores com um ou mais núcleos, 32 bits e 64 bits.


Olá , DiamondMax, tenho uma dúvida uso internet discada com o modem sm56 da motorola , driver smartlink, usei o pacote  V27 do Alarcon no ubuntu 8.10 Kernel 2.6.27.7 , no Kernel otimizado que vc criou
dá para instalar esse modem ou 3g em último caso , onde resido não tem banda larga por cabo, somente 3g, minha preferência é discada. Valeu por enquanto.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1194 Online: 27 de Janeiro de 2009, 16:18 »
Olá!
Quero compilar um kernel. :D
Encontrei o projeto OmniSlash http://hqxriven.co.cc/blog/ (jah usei a uns meses atrás)
e dessa vez encontrei também o projeto do DiamondMax http://diamondmax.wordpress.com/

Agora pergunto a vocês, qual projeto vocês nos recomendam?
Eu estava pensando em compilar cada um deles e testá-los, mas não sei se vou ter tempo!

Li em algum lugar que o DiamondMax é otimizado para processadores Multi-Core (pode ser inverídico)...
eu, 32 bits single-core que sou, se usar esse kernel terei problemas de desempenho? =x


Agradeço desde já a atenção!
Abraço!

Prefiro não falar em melhor, mas qual se adapta as suas necessidades. Temos o KDE e o GNOME que são largamente utilizados e bem aceitos pela comunidade e cada usuário tem a opção de escolha e há longos debates pelos diversos fóruns sobre qual o melhor, mas que não chegam a lugar algum.
Assim como o Hqxriven, eu ficava profundamente insatisfeito com o desempenho do sistema e uma das alternativas foi fazer modificações no próprio kernel via patchs, alterando o .config para que o kernel fosse construído para o meu PC eliminando coisas desnecessárias e enxugando o kernel. O Zen vai além do vanila trazendo novas opções, algumas experimentais caso o usuário queira usar e tem ajudado muito no novo sistema de arquivos ext4.
Qualquer um pode, por exemplo, amanhã unir o omnislash e o diamondmax e dar um novo nome e adicionar mais patchs já que muitos estão espalhados pela internet, isso é possível. E o diamondmax é otimizado para processadores com um ou mais núcleos, 32 bits e 64 bits.


Olá , DiamondMax, tenho uma dúvida uso internet discada com o modem sm56 da motorola , driver smartlink, usei o pacote  V27 do Alarcon no ubuntu 8.10 Kernel 2.6.27.7 , no Kernel otimizado que vc criou
dá para instalar esse modem ou 3g em último caso , onde resido não tem banda larga por cabo, somente 3g, minha preferência é discada. Valeu por enquanto.

Segundo o link de onde o Alarcon retira os arquivos ( http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/Ubuntu/ ), ainda não há um driver smartlink para a versão do kernel 2.6.28. A mais recente, para o Ubuntu, é para a versão 2.6.27-9-generic. A V27 feita pelo Alarcon, segundo ele ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg262158.html#msg262158 ), só funciona no kernel 2.6.27-7-generic, logo, não é aconselhável, por enquanto, usar o kernel 2.6.28.
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1195 Online: 27 de Janeiro de 2009, 17:40 »
Valeu pela resposta Diamondmax,

Uma pergunta para  o Hqxriven você usa discada e seu Kernel é omnislash5 2.6.28.2

qual seu modem  softmodem ou hardmodem, pretendo instalar um dos dois kernel ( Diamondmax ou omnislash5 )

segundo o Diamondmax não há driver smartlink para o kernel 2.6.28.xx como você faz para conectar no seu Debian Lenny

no momento estou usando o Big , pois o meu ubuntu 8.10 depois das atualizações mais recentes está muito lento para abrir os

programas, aguardo sua resposta  e obrigado a todos.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1196 Online: 27 de Janeiro de 2009, 20:12 »
Citar
Uma pergunta para  o Hqxriven você usa discada e seu Kernel é omnislash5 2.6.28.2

Na verdade é o 2.6.28.2.1 é que sempre uso durante um tempo (uma semana mais ou menos) um kernel a frente da galera, assim se der bugs aparecerão vários comigos antes do lançamento...

Por enquanto em testes a versão abaixo:

uname -a
Linux debian 2.6.28.2.1-omnislash5 #1 SMP PREEMPT Tue Jan 27 01:50:44 BRST 2009 i686 GNU/Linux

Citar
Qual seu modem  softmodem

01:05.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)



Citar
segundo o Diamondmax não há driver smartlink para o kernel 2.6.28.xx como você faz para conectar no seu Debian Lenny

De fato o DiamondMax tem razão. A partir do kernel 2.6.24 o sl-modem não compila mais pq essa parte foi mudada no kernel. Drivers de modens que não fossem gpl não seriam compilados e o driver possui uma parte com módulos usb que não são... logo ele não compila.

Porém desde lá nenhuma modificação radical foi feita então se vc consegue conectar na versão 2.6.24 vc conseguirá com o mesmo driver conectar na versão 2.6.28.

O driver que uso é justamente o mesmo desde a versão 2.6.24 e ele é modificado para que compile corretamente já que ele não possui referências a parte usb...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg250536.html#msg250536

Com exceção disso instalei o sl-modem daemon (deb) dei um make (user) mais make install (root) no arquivo  sl-modem e no ungrab a mesma coisa (root)

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1197 Online: 28 de Janeiro de 2009, 14:30 »
Hqxriven valeu pelos esclarecimentos, só mais uma dúvida, o sl-modem-daemon .deb que vc citou é o que está incluído no pacote que o alarcon criou v27,v28 etc
acredito que ele já esteja modificado em relacão a parte usb, se istiver errado me corrija por favor. por enquanto obrigado.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Versão em testes do novo omnislash!!!
« Resposta #1198 Online: 28 de Janeiro de 2009, 23:12 »
Citar
Hqxriven valeu pelos esclarecimentos, só mais uma dúvida, o sl-modem-daemon .deb que vc citou é o que está incluído no pacote que o alarcon criou v27,v28 etc
acredito que ele já esteja modificado em relacão a parte usb, se istiver errado me corrija por favor. por enquanto obrigado.

Eu uso o Lenny e não uso o pacote do alarcon faço o processo todo manualmente... por isso não posso dizer nada em relação ao pacote dele.

Estou usando uma versão de testes do omnislash5 com novos patches para performance que foram portados pelo buli

Quem quiser testar
também e só usar os links abaixo


http://rapidshare.com/files/190013688/omnislash.bz2

http://rapidshare.com/files/190016399/cfg

Mensagem do buli

http://www.guiadohardware.net/comunidade/member.php?u=86609

Citar
Tenho algumas novidades que tal vez sejam do seu interese. Portei alguns patches para o 2.6.28. Tudo está testado e deu certo. Testado significa que o kernel compila sem erro e dá boot na boa, o sistema funciona de maneira aparentemente estável e o recurso em questão faz o que deveria fazer.

Aqui tem os detalhes:

compcache: compila bem tanto como built-in "y" o como módulo. Coloquei um screenshot, para que vc. veja, ai está compilado propositalmente como built-in por isso o modprobe dá erro.

sched-cfs-boost: esse patch é aquele que faz rodar o X com prio -10 por default. Veja no screenshot o htop. Teste, acho que vale a pena.

mm-convert-swappiness-to-mapped: é aquele patch de kolivas que faz o que nome indica. Ele não é muito interessante se vc. compara com os outros patches ck, mas também deu certo.

Obrigado buli e a todo o pessoal pela ajuda no omnislash5!!
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 23:34 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1199 Online: 29 de Janeiro de 2009, 16:29 »
Hqxriven estou tentando instalar o slmodem no kernel 2.6.27.11 mas não estou conseguindo, mando instalar o .deb ai retorna a mensagem na instalação

tirei um printScreen da tela no link abaixo

 se possível da uma olhada valeu desde já,
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!