Autor Tópico: Instalar programas  (Lida 1685 vezes)

Offline acacn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Instalar programas
« Online: 07 de Outubro de 2008, 14:16 »
Boa tarde.

Já uso ubuntu à 1 ano e pouco, mas basicamente era usar algumas programinhas para a escola. Agora quis começar a inventar um bocadinho, instalar programas e temas. Mas quando vou instalar programar e corro o ./configure dá erro:


Citar
checking for C compiler default output file name... configure: error: C compiler cannot create executables

Instalei o Kdevelop mas nao resolveu o problema. Alem desta duvida tenho outras, mas é melhor resolver esta primeiro =D

Se alguem estiver disposto a ajudar-me e quis adicionar no msn diga q envio msg com e-mail.

Beijo *

Ana

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar programas
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2008, 14:32 »
acacn,

Pelo que parece voce quer fazer instalação à partir do código fonte do programa.

Ou seja, ele é baixado na forma <programa>.tar.gz

O melhor é sempre procurar um pacote já compilado para o padrão Debian ( <programa>.deb )

Compilar um pacote como voce quer depende de varios fatores e voce tem que ter todas as bibliotecas instaladas para executar uma compilação.

Dentre os varios fatores pode - se citar que o autor do pacote não sabe exatamente em qual distribuição ele será instalado, logo ele faz no padrão de arvore de diretorios do GNU/Linux ( O nosso Ubuntu não obedece em 100% este padrão )

Então ele publica junto ao pacote um arquivo README e outro INSTALL ou CONFIG onde estão descritos a árvore de diretórios utilizada, e são necessários ajustes nesta árvore para adequar ao Ubuntu ou outra distribuição.

Depois disto feito é que se compila o pacote ( programa ).

Voce já deve ter experimentado o Gerenciador de Pacotes Synaptic e deve ter visto que lá tem pelo menos uns mil ( exagerando ) programas disponíveis. Todos eles são instaláveis num clique do mouse.

De qualquer modo, edite o primeiro post do seu tópico e coloque nele o nome do programa que voce quer compilar. Alguém já deve ter feito isto ( com toda a certeza ) e vai ajudar voce a compilar o pacote.

Ou visite o Site de quem fez o pacote, e verifique se tem instruções para a instalação no Ubuntu.

[],s

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar programas
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2008, 14:35 »
Bem Ana tudo bem?

Vamos começar pela dúvida... Para compilar programas no Linux você precisa de alguns pacotes instalados como pré-requisitos, então vou recomendar a leitura do tópico Instalação de Programas no Ubuntu, pois assim tera uma visão geral sobre o tema.

Quanto a adicionar pessoas no msn no intuito de resolver seu problema eu peço encarecidamente que não o faça, não que esteja falando para não adicionar contatos, mas sim resolver seu problema via mensageiro instantâneo (msn, gtalk e etc) visto que assim você tira dos demais membros do fórum a chance de aprender com seu erro, e também de poder ajudá-la.

Visto que um fórum é como uma comunidade, onde todos compartilham suas dúvidas, soluções, e etc, se você tem ajuda fora dele você esta tirando do fórum toda sua função... concorda?

[]'s e boa sorte com seu problema.

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline acacn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalar programas
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2008, 05:42 »
Muito obrigado pelas dicas. Vou tentar encontrar os programas em .deb.

Quando falo em adicionar no msn, é porque é muito mais facil quem me ajuda acompanhar o processo. Porque o outro assunto que queria tratar era sobre os themes. Quando entrei no site www.gnome-look.org, fiquei assim "agarrada" a alguns themes que encontrei. Mas nao entendo muito bem a diferença entre GTK e Metacity, e não os consigo instalar de modo a que fiquem tal e qual como nos screenshots que apresentam. E era este processo que gostava que me acompanhassem, depois poderia obviamente descrever aqui todo o processo.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalar programas
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2008, 08:59 »
Usuário Linux- 449417

Offline acacn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalar programas
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2008, 13:34 »
Eu ja tinha lido isso. E isso fala em compilar packages.