Autor Tópico: Com Ubuntu: Tablet ou netbook? (Solucionado)  (Lida 4770 vezes)

Offline HDD_Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Com Ubuntu: Tablet ou netbook? (Solucionado)
« Online: 26 de Dezembro de 2012, 09:55 »
Ola Pessoal!
espero que tenham tido um feliz natal!

Minha duvida é a seguinte:
estou montando um servidorzinho pra rodar o aplicativo stoq, para minha distribuidora.
dai queria que o vendedor pudesse fazer as vendas diretamente no sistema.
para tanto, preciso de um dispositivo movel portatil, agil e com boa duraçao de bateria que rode o ubuntu, com uma conexao sem fio (3g) onde o cara ja vai fazendo as operações.

dai acho que um notebook nao é lá muito agil. portanto pensei em um netbook ou um tablet.
neste eu instalaria o ubuntu e dai faria as configuracoes etc etc

dai o que voces acham?
netbook ou tablet?

e no tablet é possivel instalar o ubuntu?

qual modelo recomendam?
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 11:50 por HDD_Man »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2012, 10:08 »
Amigo entre um notebook, netbook e tablet.

Descartaria as 2 últimas opções. Não terá um hardware decente e muito menos uma bateria que presta.

Se tiver um pouco mais de grana invista num ultrabook, é fino e leve, possui HD SSD e excelente duração de bateria.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline HDD_Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2012, 11:40 »
Amigo entre um notebook, netbook e tablet.

Descartaria as 2 últimas opções. Não terá um hardware decente e muito menos uma bateria que presta.

Se tiver um pouco mais de grana invista num ultrabook, é fino e leve, possui HD SSD e excelente duração de bateria.

Ola!
obrigado pela resposta!
mas e a questao do tamanho?

considerando que é pro vendedor, nao vou dar um ultrabook cada, entende?
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, 11:43 por HDD_Man »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2012, 12:04 »
Nas condições colocadas pela situação eu iria de netbook. Instalação via Live Pendrive, leve, fácil locomoção, tem acesso a Wi Fi, com um modem 3G provavelmente funcionará fácil, etc, etc, etc...

Tablet os melhores são com Android. Se tiver como configurar, ótimo, se joga. Caso não, nem adianta.


OBS.: como sistema operacional padrão ao invés do Ubuntu, utilizaria o Xubuntu 12.04.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline HDD_Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2012, 12:22 »
Nas condições colocadas pela situação eu iria de netbook. Instalação via Live Pendrive, leve, fácil locomoção, tem acesso a Wi Fi, com um modem 3G provavelmente funcionará fácil, etc, etc, etc...

Tablet os melhores são com Android. Se tiver como configurar, ótimo, se joga. Caso não, nem adianta.


OBS.: como sistema operacional padrão ao invés do Ubuntu, utilizaria o Xubuntu 12.04.

o xubuntu é uma versao mais leve, certo?
eu tambem desconfio que o melhor seria um netbook

quanto à compatibilidade do programa, vou testar um micro antes com o xubuntu pra ver se funcionara bem

recomendam algum modelo de netbook, com boa autonomia da bateria?

grato

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2012, 12:32 »
recomendam algum modelo de netbook, com boa autonomia da bateria?

Recomendo os Asus, são 100% compatíveis

[]'s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2012, 13:12 »
Ola Pessoal!
espero que tenham tido um feliz natal!

Minha duvida é a seguinte:
estou montando um servidorzinho pra rodar o aplicativo stoq, para minha distribuidora.
dai queria que o vendedor pudesse fazer as vendas diretamente no sistema.
para tanto, preciso de um dispositivo movel portatil, agil e com boa duraçao de bateria que rode o ubuntu, com uma conexao sem fio (3g) onde o cara ja vai fazendo as operações.

dai acho que um notebook nao é lá muito agil. portanto pensei em um netbook ou um tablet.
neste eu instalaria o ubuntu e dai faria as configuracoes etc etc

dai o que voces acham?
netbook ou tablet?

e no tablet é possivel instalar o ubuntu?

qual modelo recomendam?

Ola

Partindo do principio inicial que o GNU/Linux foi concebido para maquinas de mesa e servidores, e partindo do principio que seu vendedor não vai utilizar o Ubuntu em si, mas um pacote erp compilado e especifico para coleta de dados como pedidos e preços e eventualmente situação de estoques, não vejo a idéia de notebook nem netbook interessante.

Um smartphone ou um tablet farão o processo com muito mais facilidade

O ruim é que voce irá ter que compilar seu proprio aplicativo

Mas ficará bem mais profissional, mostrando um espelho de sua empresa

[]'s

Offline HDD_Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2012, 14:02 »
Ola Tota!

realmente seria mais legal uma interface propria

infelizmente nao sou programador profissional e portanto nao tenho conhecimento aprofundado pra desenvolver tal interface :(

eu estou usando o stoq.
porem agora voce me deu uma ideia

eu ja cheguei a usar o openerp. se usasse ele, o vendedor acessaria pelo browser mesmo

dai nao importaria muito. poderia ser um smartphone ou um tablet certo?


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2012, 14:44 »
Melhorou e muito, fica bem profissional e um smartphone de 500 Reais com android deve dar conta do recado.

Seu funcionário irá ficar contente em não carregar muita "tralha" ao recolher pedidos, seu cliente verá você como uma grande empresa, e você tera seus pedidos "on the fly"

Pacotes 3g ilimitados para empresas giram na casa dos 50 Reais/mês, ou 600 Reais/ano.

Um notebook sai na faixa de 2.000 Reais e você não recupera o investimento (hoje computador é material de consumo, e não mais patrimônio imobilizado) já 3g é despesa e entra na folha de gastos diminuindo seu imposto a pagar.

Smartphone você negocia com a operadora no contrato corporativo e se tiver gastos use o caixinha.

Coloque o Ubuntu no servidor, lasque um bom erp nele e configure do seu jeito para acesso remoto.

Quando você estiver na praia com as crianças voce acessa sua empresa bem debaixo da barraca (guarda sol para os paulistanos)

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2012, 15:00 »
Só adicionando mais informação, eu iria sugerir um Linux Mint Mate Desktop em um netbook. O Linux Mint já vem com mais coisas instaladas (é instalar e sair usando!), é derivado do Ubuntu, sendo compatível com este, e o desktop Mate é leve, e mais completo e mais configurável que o XFCE (minha opinião).

Ahh, seja Ubuntu ou Linux Mint, prefira as versões LTS, que são de longo suporte (5 anos), Ubuntu 12.04 ou Linux Mint 13 (com repositório de backport ativado).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline HDD_Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu: Tablet ou netbook?
« Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2012, 11:50 »
Pessoal, obrigado pelas respostas!

vou estudar o que consigo. estou em duvida entre o openerp e o stoq.

o stoq achei muito bom, com suporte, porem ainda nao tem essa opcao no browser. acredito que o projeto é muito bom e ainda vai crescer muito.

o openerp é gigantesco e tem mais recursos, inclusive no browser, o que é muito legal

vou tentar dar uma fuçada no openerp novamente e enquanto isso, pra nao me atrapalhar, vou usando o stoq.



Feliz ano novo a todos e obrigado!